Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo pires

    Quem foi o "inteligente " que criou meta de inflação de três por cento ao ano?

    Responda
  2. Marcos Louzada

    Sou economista, mas vivo neste planeta. Digo isso pois acho essas previsões tão equivocadas que a única justificativa plausível é que vivemos em mundos diferentes. Minha previsão é que em 2025 o juros estejam na casa de 9.5%. Vou printar e ano veremos quem está neste planeta.

    Responda
  3. Dionisio DeBarros

    Com a inflacao caindo, nao existe a menor necessidade de aumentar aumentar a Selic. Rentistas riquissimos sao os unicos que querem o aumento. Sao esses que ganham muito cevando os impostos do pais com a Selic nas alturas e entregando ZERO em retorno para a sociedade, uma verdadeira maffia. Brasil precisa crescer a taxas acima de 5%, nao pode conviver com juros que produzem uma ancora estagnacao economica e divida impagavel que mantem o pais eternamente no 3o mundo e refem desses predadores.

    Responda
  4. CARLOS SANTOS

    L precisa rever suas indicações p o futuro PR do BACEn e novos diretores. Ontem foi Sabo Tado por tds.

    Responda
  5. Fernando Ramalho

    Campos Neto já vai tarde, e os rentistas da Faria Lima estão aproveitando o quanto podem. O país não merece essa raça de economistas neoliberais, capachos da concentração de renda.

    Responda
    1. Marcelo pires

      LI **%&XOS mesmo.

  6. João Leite Leite

    O governo precisa reduzir drasticamente os gastos e investir no aumento da produção para baratear os preços através do aumento de ofertas. Toda vez que a economia ameaça crescer aumentam os juros para frear o crescimento. Assim vem desde a década de 70. quando a economia cresce eles aumentavam o juro até as empresas parar ficava até 2 meses totalmente parado. a inflação baixava. as encomendas chegavam e precisávamos faze oras extras para dar conta. era o voo de galinhas.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Penso de outra forma. O BC esta completamente alienado do pais Brasil. Serve apenas a rentistas da Faria Lima e Wall Streed. A unica forma de sair dessa ratoeira dos juros eh um verdadeiro golpe de estado, para retomar o BC para o Brasil e faze-lo implementar politica economica de um governo eleito pela populacao, e nao por rentistas riquissimos do mercado financeiro.

  7. João Leite Leite

    Aumento da SELIC é uma dose de veneno que vai matando a vítima aos pouco (Economista e jornalista Joelmir Beting) É verdade. A função do aumento de juro é reduzir o consumo para reduzir o crescimento da economia. No Brasil o consumo está muito abaixo do seu potencial e o crescimento da economia já está muito abaixo do que seria necessário crescer. Os economistas deveriam arrumar outro meio de fazer a inflação baixar sem aumentar juro.

    Responda
  8. Antonio Silva

    Ouvir quem ganha com os juros é fácil e os que pagam os juros, perderam a voz? o o jornal não ver relevância

    Responda
  9. João Vergílio

    Uma dinheirama entregue de mão beijada a rentistas bilionários para que o "radical" Gabriel Galipolo tenha condições de assumir a presidência do Banco sem um ataque especulativo. Puro jogo de expectativas, que os rentistas sabem manipular de modo a colocar na parede qualquer governo que esteja à esquerda de Jair Bolsonaro. Uma democracia desse tipo não nos interessa. O partido chinês teria colocado um freio na boca dessa gente que sufoca todo um país. Um partido com milhões de membros, não 100.

    Responda
  10. Antônio João

    A conta juros gira em torno de 850 bilhões de reais ano, com o aumento da Selic vai chegar aos 900 bilhões no próximo ano. Sozinha responde por mais de 70 por cento do endividamento público.

    Responda
    1. Antônio João

      Já pestaram atenção que os articulistas dos jornalões e dos canais news de tv nunca discutem a conta juros?

  11. Antônio João

    O mercado financeiro, via jornalões e canais news de tv, venderam ideologias de aumento da Selic para conter inflação e aceitação do BC sob Lula apenas para aumentar juros.

    Responda
    1. Antônio João

      80 por cento da inflação do Brasil vem de alimentos e dos energéticos, nenhum deles têm preços ou restrição de demanda por juros. Os alimentos e energia elétrica têm sua dinâmica de oferta e preços determinada pelo clima; os combustíveis fosseis sua oferta e preços determinadas pelos conflitos bélicos. Juros altos pioram a oferta global e aumenta a dívida do setor público.

  12. delane José de souza

    O presidente do BC não está preocupado com meta de inflação ou com o País. Ele está é lutando desesperadamente para vencer o campeonato de maior juro real do planeta. Ontem ele alcançou a vice-liderança. É a forma que encontrou para se cacifar para ser vice na chapa do candidato que estiver mais próximo da extrema direita em 2026.

    Responda
  13. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O maior impacto fiscal acontece em função dos juros sobre a dívida pública, por volta de setecentos bilhões, fora amortizações, subir juros ao faz nenhum sentido, se temos inflação baixa, se as taxas internacionais estão cadentes, hoje só a Rússia em guerra, tem juros reais maiores que o Brasil !

    Responda
  14. Alexandre Borgir Morais

    Quando a folha irá ouvir a opinião dos economistas da comunidade acadêmica?Quanto aos fãs dos cortês de gastos e só disserem de onde irão cortar,sobra 220 bilhões do orçamento da União depois de pagas todas as dívidas e custeio da máquina pública,destes o congresso nacional leva 23%com as famigeradas emendas(sem prestar conta)somos reféns do mercado financeiro e dos parasitas do congresso

    Responda
  15. flávio paes

    as justificativas para elevar a Selic, ou são tautológicas: " a decisão foi correta pq. foi técnica" ou são simplesmente afirmações desencontradas: Se a decisão de aumentar a Selic, foi buscar ancoragem das expectativas, qdo isto se iniciaria? e como prever que ocorrerão X elevações na Selic antes disto acontecer? . o real valorizando vai baixar a inflação? como usar a Selic para baixar a inflação se a mesma aumentar por fatores exógenos tipo seca/ custo energia? que nível de déficit público ..

    Responda
    1. flávio paes

      vai reduzir a Selic, se as maiores causas do déficit primário são previdência e isenções fiscais, ou seja mesmo que o governo congele salários pouco efeito terá para reduzir o déficit e pior para reduzir isenções fiscais (o que ajudaria muito) tem que passar pelo Congresso, que nem a isenção fiscal do setor de eventos dada na pandemia conseguiu quis zerar? No final tudo é pressão para favorecer o setor financeiro

  16. Cesar Simões

    Isso é um crime!!! Os juros no Brasil são pornográficos.

    Responda
  17. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Este desgoverno com o "calabouço"falido que só faz aumentar impostos sem qualquer corte de gastos desta torre de Babel de 40 Ministérios lotados de aspónes que não entregan nada, tentou colocar a culpa da própria incompetencia no Roberto Campos.A vergonhosa verborragia do lula era só mesmo palanque para aguçar seu gado

    Responda
  18. anderson santos

    Não houve surpresas: tanto o Banco Central quanto os analistas já antecipavam o aumento das taxas de juros, e o governo estava ciente da necessidade de melhorar sua situação fiscal. No entanto, o governo não tomou as medidas necessárias e continua a gastar, afastando-se ainda mais da meta fiscal.

    Responda
  19. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Landson Abercrombie

      Vc tomou o medicamento hj?

  20. Tersio Gorrasi

    O exagerado otimismo do ministro da economia parece estar com seus dias contados, obedecendo ao ao velho ditado Quem vai com muita sede ao pote se afogar

    Responda
  21. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Isso não é previsão, é pressão!

    Responda
  22. Luiz Antonio Sypriano

    O BC é o comitê de controle do capital rentista a fim de acumulação privada de juros e dividendos.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Comentário de DCE da década de 80.

  23. Antonio Sergio Gouveia Franco

    O que acontece é que os juros da SELIC sobe é porque existe INFLAÇÃO. O BANCO CENTRAL DO E não eleva as taxas se não tiver inflação. Essa deflação que disseram que teve em JULHO não sabemos da onde veio : será que foi porque o tomate e a batatinha caiu de preços? O Governo não tá vendo que os produtos Industrializado subiram até 200% ?

    Responda
  24. Sérgio Siqueira

    A impressão que fica , é que as condições de piora da economia, quem cria, são os próprios responsáveis pelo controle dos juros. Eles são os incendiários do real.

    Responda
  25. jarbas cabral

    O que me incomoda é o silêncio dis empresários da indústria e do comércio. Não irão se manifestar sobre o”o aumento dos juros que vai impactar no consumo e na produção? Ou é a imprensa que só houve o mercado financeiro?

    Responda
  26. antonio brito

    Espero que estejam errados, como usual

    Responda
  27. Marcelo Magalhães

    Mais um golpe sobre os pobres que são os trabalhadores criadores de riqueza. O dinheiro vai sair de circulação para ocupar lugar estéril no mercado financeiro. Até quando seguiremos esse modelo criador de desigualdades, que colocou 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões na fome, no governo Bolsonaro, com o economista Paulo Guedes. Esse terror monetário, acompanhado da austeridade fiscal, copiada de Mussolini, leva a concentrações de renda e miséria.

    Responda
    1. Sérgio Siqueira

      RC pensa em linha reta. O baldado é limitado e mal intencionado.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, se você se esforçar vai se lembrar que o presidente Lula pagou a dívida externa e acumulou 380 bilhões de dólares em reservas internacionais. O que você se refere como gastos, saúde, educação, estímulo à reindustrialização, assistência social o presidente considera investimentos, o que você valoriza, dinheiro estéril parado, o presidente enxerga como economia fútil. O problema é que tem poder. Você me parece um pobre de direita.

    3. Paulo César de Oliveira

      Culpa do Lula, que se recusa a cortar gastos para conseguir equilíbrio fiscal. O recurso que resta eh aumentar os juros.

  28. LUIZ MENDES

    O que eu duvido é QQ um desses economistas conseguirem explicar como a alta de juros consegue impactar uma.inflação.que.é provocada pela quebra de safra ou seca, a menos que deixar as pessoas sem comer para forçar a baixa seja.o objetivo. Isso não passa de uma.desculpa.pata.tranferir.renda.de.quem.trabalha para que nunca tira as nádegas da cadeira e vive no ar.condicionado. Mas.essa.heranca do plano real, o rentismo, nunca foi citado nas tais comemorações do plano.

    Responda
  29. victor gomes

    Fica fácil opinar "isentamente" quando você ganha juros de aplicação financeira e não tem que pagar juros de financiamento.

    Responda
  30. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Vai ser desemprego em massa. Insuportável.

    Responda
  31. Cristina Murta

    Os lucros futuros já estão encomendados. Garantir o rentismo das elites e ao mesmo tempo cobrar ajuste fiscal. Quem tem dinheiro ganha sem fazer nada, à custa do governo, que será cobrado a acertar sua conta com os pobres. Ganham dinheiro do governo e criticam o governo. Hipocrisia sem limites. Consideraram a questão climática em suas decisões? Aposto que nem sabem como fazer isso.

    Responda
  32. Rafael Moraes

    Chega a ser similar a uma tragédia pro Brasil uma taxa de juros alta em favor das elites. Estamos na época do cinismo mesmo.

    Responda
  33. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Se essa política de juros extorsivos fosse virtuosa, o Brasil já teria um prêmio Nobel de economia. É o Brasil a serviço de sua elite, mantendo os pobres pobres.

    Responda
  34. Evandro Botteon

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. Evandro Botteon

    Vocês são uns cretinos.

    Responda
  36. Itareru bahia

    os pobres trabalhadores tem que manter a vida boa da elite, não poderia ser diferente, é por isso que odeiam a esquerda com viés social, pobres tem mais é que se fo|der

    Responda
  37. ENOQUE SAMPAIO

    Alvíssaras! Se os “economistas” preveem alta, então será o contrário. Pena que quando a previsão se esboroar, os créditos serão do Temer. Ou de Getúlio. D. Pedro I. Qualquer um, menos do sortudo Lula.

    Responda
  38. Ricardo Andrade

    Ou não, né?!

    Responda