-
MARIA APARECIDA JESUS SILVA
Suzana, seu método funciona mesmo! Hoje atendi um aluno na Biblioteca da escola que trabalho, ao vê-lo soluçando me lembrei do que tinha lido no seu artigo e pedi para que fizesse, deu certo. Ele ficou surpreso (achar simples) e feliz (por se livrar do incomodo), mas também me disse que a professora havia falado sobre um método parecido em sala de aula.
-
RENATO PASCHOALINOTO
Não faz sentido uma "solução" para curar um soluço (essa é da 5a série!!)
-
Thiago Moreira
Para interromper o soluço, realize três inspirações profundas pelo nariz, seguidas por uma apneia de 15 segundos antes de exalar lentamente. Esse método hiperexcita o Complexo de Pré-Botzinger e relaxa o nervo frênico, interrompendo o soluço. O grupamento respiratório parafacial atua apenas em demandas respiratórias elevadas, como no exercício físico, e não há evidências de que projeta inibições para o gerador de ritmo inspiratório.
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Bebês e crianças que ainda não tem o desenvolvimento cognitivo para aplicar a solução proposta no artigo não conseguirão curar seus soluços.
-
Maria Ines Polotto
De vez em quando acordo com soluços. Vou testar. Obrigada :
-
José Cardoso
Nem me lembro da última vez que tive soluços. Será que desaparecem com a idade?
-
Maria Conceição Silva Bragança
Parabéns pelo seu lindo trabalho, dra. Suzana! Acompanho a sua trajetória e adoro seus artigos, sempre generosos, claros e fundamentais para o nosso bem-estar!
-
Maria Lúcia Rodrigues Muller
Suzana, adoro seus artigos. Em geral aprendo e quase sempre me divirto porque você é muito bem humorada. O dia que se cansar da neurociência pode se dedicar à literatura. Você tem muito talento.
-
Hélio Barbosa
Nunca mais tive soluços quando deixei de ser criança. Mas uma vez que estava soluçando, meu vizinho me acusou de ter furtado algo. Fiquei com tanta raiva que o soluço parou. Era o método dele.
-
CARLOS PINHEIRO TORGGLER
Uma colher de sobremesa de açucar resolve.
-
Jaqueline Mendes de Oliveira
Meu pai descobriu, empiricamente, que inspirar e expirar, devagar, mantendo boca e nariz dentro de um saco de pão (de papel) também funciona. É uma maneira de "enganar" o sistema, aumentando provisoriamente o nível de CO2 dentro do saco. Claro, saco de papel, não de plástico.
-
Fernandes Ronal Souza Chaves
Quando criança morava no interior e via muitas mães resolvedo o problema dos soluços dos filhos bebês colando com saliva um pedaço de papel na testa do rebento. Acho que era um efeito placebo terceirizado!
-
Dionisio DeBarros
Juro que nunca tinha ouvido sobre essa tecnica de curar soluco antes. Contudo, irritado com solucos interminaveis, tambem tentei expirar longamente para ver se a compulsao de solucar ia embora. Funcionou, mas so em 5O% dos casos. Ainda tenho solucos, que parecem que so acabam se eu parar de respirar de uma vez, e isso eu nao posso fazer De qualquer forma, muito obrigado pela dica.
-
Wilson Roberto Theodoro
Na primeira oportunidade, vou testar a "soluçonática".
-
José Alberto Armenio
No final da minha residência de Cínica Médica no HCFMRP-USP [ 1979 ] tivemos um paciente com soluços por 4 [ quatro ] meses. Já estavam para mexer no nervo frênico quando cessou expontaneamente. Foi extensivamente investigado com a propedêutica da época e nada descobrimos. Diagnóstico final: Soluço idiopático. Era a palavra que usavamos, bonita, para dizer de nossa ignorância.
-
Paloma Fonseca
Ouvi falar na adolescência de três soluções para o soluço: prender a respiração, beber muita água e levar um susto, três técnicas meio tronchas, nem sempre disponíveis e, uma delas, agonizante. Vou tentar essa sua da próxima vez: deixar o ar sair de forma prolongada pela boca (expirar gostosamente). Ah, é impressão minha, ou a expiração pode ser mais extensa e vagarosa que a inspiração, esta sempre mais curta e rápida, mais sôfrega?
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Sou gorila de auditório dessa neurocientista brasileira citada e reconhecida em algumas obras estrangeiras sobre Neurociência e cérebro humano.
-
Marcia Ferreira
Não sou neurocientista, não entendi a teoria da técnica, mas faço isso instintivamente desde que era adolescente há muuuuito tempo!!!!
-
Joel Aparecido Pimentel Corrêa
Tem o susto também, hahaha.
-
Telma Saraiva
Unir pressionando os dedos da mão direita com os da mão esquerda, apenas os dedos, como se você fosse se preparar pra rezar. Pode ser feito com você e outra pessoa também. Dizem que é Do-in. Não sei, mas NUNCA falhou. O soluço passa imediatamente.
-
Marcelo Caparelli
Tenho esse método que funciona com qualquer pessoa, independente de idade ou sexo. Tape os ouvidos da pessoa e com os ouvidos tapados, faça com que ela tome um longo gole de água. A pressão formada elimina o soluço na hora. Infalível!!!
-
DANIELA GATTERMAIER AZEVEDO
Há muitos anos meu marido usa esse método; somos médicos, e pensávamos em re-coordenar as ações da musculatura respiratória, principalmente o diafragma.
-
Vito Algirdas Sukys
Boa! Quando tiver soluços vou aplicar a sua solução.
-
roberto foz filho
Vamos tentar. Obrigado
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.