Tati Bernardi > É preciso não saber envelhecer Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gabo Franca

    Acabo de ouvir o pocast "Meu inconsciente coletivo", com a Tati Bernardi. Ouvi até o fim, achei divertido e tudo mais. Mas ao final, a impressão que fica é que a Tati é bastante pre conceituosa com os homens, todos são "boy li xo", de maneira generalizada. Então, é tipo uma estratégia corajosa, de se expor, mas que bate numa limitação mental gigantesca, de nao conseguir ver o obvio: que os homens, assim como as mulheres, enfrentam os problemas do tempo líquido, digamos assim, em que vivemos.

    Responda
  2. Adriana Santos

    Deixei de achar graça, depois que uma amiga foi diagnosticada com câncer de pâncreas.

    Responda
  3. Júlia Késia

    hahahahaha muito bom!!

    Responda
  4. Lorena Machado Fabrico

    As coisas vêm tão devagar que não sentimos de uma hora para a outra, vamos nos acostumando com elas, vamos nos adaptando e, se antes estávamos relativamente satisfeitas, seguimos da mesma forma. Viva a vida!

    Responda
  5. Elaine de Jesus

    Muito maravilhosa! Obrigada pelas boas risadas. Você não está sozinha!

    Responda
  6. CARLOS BECKER

    Hahahaha... me diverti um monte com esse artigo. E ufa!... ainda bem que essas coisas só acontecem com as mulheres, não é verdade, broto?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah! Carlos, "broto" foi ótemo - e denuncia Septa ou octa genarismo. Hahaah!

  7. Antonio Costa

    E ainda é novinha, ja ta assim. Aff

    Responda
  8. Marco A Moreira

    Muito bom artigo.

    Responda
  9. José Cardoso

    Vai piorar.

    Responda
    1. Vada A P GASPAR

      Que animador! Hahaha

  10. Amalia Safatle

    Sensacional! Espera só quando chegar na menopausa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Amália, prezada, sabe que eu rezo por isso? Minha amada, aos54, ainda não menopausou. O que significa que eu convivo impenitentemente com a TPM, coisa que nenhum bom marido merece. Talvez eu seja, no fundo, um péssimo marido. Só pode.

  11. FRANCISCO ROCHA

    Que alívio, Tati esse seu artigo!!! Coisa mais chata os artigos e fórmulas pro envelhecer feliz. Parabéns pela franqueza, uma boa característica sua!

    Responda
  12. Celso Augusto Coccaro Filho

    Te amo, velhinha

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Assim é que se faz! Ainda voto pela sinceridade discreta e respeitosa, mas que não foge do fato afetivo. Deve haver quem acha que o nome disso é assédio, é o risco da coisa.

  13. Pedro Luis S C Rodrigues

    É o mal do progressismo de nossos tempos. Um povo que habita a ilha da fantasia, um lugar onde a realidade é moldada pelo discurso. Basta um discurso bonitinho, politicamente correto, que tudo se resolve. Avançamos a passos largos numa infantilização absurda, adultos im becis que fingem ignorar o principio da realidade. Acho incrivel que essa seja sua turma

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Chatice, Pedro... Dá uma gargalhada e vira a página (clica!)

  14. Ruth Brustolin

    A mais pura verdade. Mas sinto dizer que na menopausa tudo ainda vai ficar pior.

    Responda
  15. Chiara Gonçalves

    Muito bom! Concordo que um mundo com senhoras com braços de polenteira é muito mais acolhedor do que as madama botocada. Mas você ainda tá muito gata, e um exercicinho sem grandes rompantes, pensando na saúde, resvala na forma e é bom para o moral. Além do mais, você sempre será atraente, porque é uma mulher interessante.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Hehehe. Mas me preocupa seriamente essa ameaça de extinção do véio, sabe? O véio é uma figura maravilhosa, obrigatória. É sinal de fim dos tempos um mundo sem fofas vovós, substituídas por idosos em patética negação, assustando os netinhos com aquelas caras de quem topou com um enxame.

    2. Marcos Benassi

      Todo, completo, absoluto, universal, impenitente, incondicional e racional apoio, minha clara Chiara. Inclusive à gravíssima questão dos "braços de polenteira", porque são criticados sem que se considere as pelotas da maravilhosa massa que voam nos peitos ("regaço", mas temo usar o termo) e braços da senhora que está ali a mexer a dita cuja. É muita injustiça. E, gente interessante, o é mesmo que produtora e consumidora de polenta com outros bichos. É nóis, querida Chiara! Hahahahah!

  16. Marcos Alberto Menendez

    Desmistificar a aproximação da "melhor idade" é bom e eu gosto. Porém, quando a Tati chegar, (como eu cheguei há muito) vai se arrepender de ter reclamado tanto tempo antes e não ter lutado para seu arribo com saúde, beleza, disposiçaõ, tesão e alegria. Quem não batalha pela felicidade, a qualquer idade, chega a velha apenas durando, só para aguardar a morte com mais sofrimento que o necessário. Aonde eu comprei isso ? Não se compra; se têm ou não se têm. "Se conselho fosse bom.." De nada.

    Responda
  17. jorge frankiln zakimi

    Faremos coro com Cher, Paula Burlamaqui....."envelhecer é uma merda". Mas buscar o entendimento, a paz interior é o melhor caminho.

    Responda
  18. João Garcia

    Sossega Tati, ainda tem uns 40 anos de envelhecimento pela frente. Que delícia de texto, dei boas risadas por aqui.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      A unica vantagem é q no final desses quarenta anos ela nem vai lembrar do corpicho dos vinte. Aliás, a unica saudade q dá para ter dos vinte é essa...

  19. sebastiao carlos

    Muito bom Tati. Ri muito.

    Responda
  20. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Grande sacada, essa de não saber. Faz lembrar dos personagens de filmes sobre a máfia que sempre advertem pessoas da família de que é "melhor não saber" para não poder testemunhar.

    Responda
  21. Cláudio José Marabesi

    Tenta ser engracada vai?

    Responda
    1. Sandra C Possas

      Perdeu a chance de ficar calado

  22. MARIO RAMIRO

    É isso mesmo Tati. Esse negócio de melhor idade é, como diz minha mãe anciã, uma piada de mal gosto. Mas é o que temos para hoje. Bora namorar no asilinho!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mário, meu caro, "melhor idade" só para o tal do governador mequetrefe, de 30 dias, que teve sua pensão validada pelo Gilmar no STF. Aí, sim; senão, melhor em quê? Mamãe pode estar velha, mas é lúcida!

  23. Anete Araujo Guedes

    Envelhecer é mesmo difícil, mas com baixo-astral é ainda pior. Ou, mais ainda, de querer propagar uma farsa, um contentamento com a queda progressiva.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A minha (queda), Anete, nem pogride mais: desconfio que, se eu perder o freio da cadeira, poderei usar a Únda. Já tá no ponto! Hahahahah!

  24. Ricardo Schiavon

    Genial, genial

    Responda
  25. Marcelo Innecco

    É, por outro lado você tem o charme de um diálogo que te pode colocar deitada e sorrir em uma cama, por sobre alguém que te ame (uma perna, um braço) e conversar com cada um dos dois alternando pontos de vista: mais interessados em compartilhar o escutar das vozes trabalhadas ao longo do tempo do que em ganhar a conversa. Escutar a voz, sem ser em tom monótono e agora com variações de velocidade, profundidade conotativa e a sabedoria do toque discreto na massagem delicada em algumas articulações

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, que ninguém diga que aqui não houve poesia. Sei não se basta, mas que houve, ôve.

  26. Marcos Benassi

    [Desconfio que broxidão é tema proibido aqui pela sençurofrenia folhomática descontrol. Como se os executivos da phôia não brochassem. Aliás, mandinga explícita, brochem mesmo.]

    Responda
  27. Eduardo Oliveira

    A velhice não tirou dela a sanidade na escrita...

    Responda
  28. FRANCISCA FRANCINEUMA FERNANDES BASILIO

    Kkkkkkkkkkkk

    Responda
  29. Ricardo Knudsen

    Soa como um discurso de quem cultua mais a aparência do q outros valôres. Não, envelhecer não é uma maravilha físicamente, mas não deveria desmontar ninguém q tem um pouco de estofo e valoriza mais do q a aparência nas pessoas. Tem, é claro, todo direito de se lamentar, e os outros de acharem muita superficialidade no artigo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Orra, Mano Knudsen, aí venho eu, tentando fazer uma reflexão farmacopéica sobre a velhice e... levo sençula no labo, né? A Fiofosofia, aqui na folha, é completamente desprestigiada... Hahahahah!

  30. Bruno Lima

    "O entusiasmo é uma vulgaridade", escreveu o Fernando Pessoa (?) no Livro do Desassossego. Estou beirando os 40 e as únicas "auto-descobertas" que tenho feito são relacionadas a locais que passam a doer e de cuja localização não tinha a mínima ideia até então.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nem da localização, nem da sua existência! Hahahahah!

  31. CARLOS TARDIVO

    Tenho 73 anos, estou na "melhor idade" para médicos, laboratórios, farmacias, envelhecer é uma osta!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, Carlos é duríssimo perceber esse fato, mas também já cheguei à mesma conclusão. No entanto, antes Tardivo do que nunca, né não? Hahahahah!

  32. Alice Felicissimo

    Ufaaaa que alivio e alegria de ler este texto  envelhecer é uma M e parem de fazer apologias à "melhor idade", melhor pra quem?? Não pra mim! Obrigada Tati, se conseguisse levantar fácil, te agradeceria de joelhos 

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Alice, desculpaê, mas não resisti: vou te contar procê uma coisa que talvez te deixe Felicíssima. Uma tia amada, Tia Guaraciaba - a Tia ial, já que Guaraciaba ninguém merece, muito menos a tia amada - ela até muito, muito velha, conseguia se ajoelhar. Certo dia, notei que ela tinha uns calombos, uns grosseiros, no joelho; piormente, notei isso no mesmo fim de semana em que percebi um móvel num cantinho da sala. Alice, a Tia ial tinha um genuflexório, e os calos eram da rezação. Cê tá ótema!

  33. Luiz Francisco Bueno

    Tati, aos 70 anos, posso dizer-lhe é phooda-com pH de farmácia antiga e dois os de cooperativa. Difícil aceitar tantas dores: joelhos, braços, osteoartite nos pés e o escamabal. Haja fé na vida! Bj

    Responda
  34. Adauto Lima

    Sabendo ou não sabendo, vai envelhecer.

    Responda
  35. Marcia Ferreira

    Não é fácil mesmo! Mas... Você já parou pra pensar na alternativa???

    Responda
    1. filipe moura lima

      Setembro é amarelo, meu caro.

  36. BENEDITA DE RIBEIRO

    Meu companheiro lembra que o crepúsculo dos bilaus também ocorrem. Kkkkkk.

    Responda
  37. Tadeu Dias

    Isso tudo não é verdade. Ah! Que saudades dos meus 44.

    Responda
  38. PAULA FARIA

    Foi pra manter isso que mandaram Janio de Freitas embora?

    Responda
    1. filipe moura lima

      Paula, não fale isso… Janio é um titã, mas a Tati é uma musa.

  39. filipe moura lima

    Crônica salva no último parágrafo.

    Responda
  40. Fabiano Caetano de Souza

    Obrigado por existir, Tati.

    Responda
  41. Arthur Augusto Rotta

    Kkkk Tati Bernardi, sempre genial.

    Responda
  42. Bira Scutari

    Ano que vem farei 60, me olho no espelho e vejo o que? Um homem de 60, uai, o que me consola e ver que alguns amigos não estão assim tão bem fisicamente como eu, rs. Mas tenho que concordar com a Tati, envelhecer é uma m., como dizia sei lá quem, cheguei na idade do Condor, com dor nos joelhos, com dor nos pés, com dor aqui e com dor ali, kkk

    Responda
  43. Claudio Messias

    Aos 54, concordo contigo. Aceito envelhecer e não concebo intervenções, pois sou da "filosofia" original de fábrica. Questão é que, como você diz, a cada primavera algumas coisas que antes se resolviam, não se resolvem mais. Se antes aqueles 3 quilos das festas de fim de ano iam embora até o Carnaval, agora parte deles fica e faz usocapião. E essas fotos de perfil, quando estamos sentados, são o máximo do deprimente. No meu caso, a cintura de gordura abdominal, titular o usocapião corporal.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Cláudio, adorei o usucapião! Lazalenta banha que não se vai! Hahaha!

  44. Marenildes Pacheco da Silva

    Tu me viu foi? Acho que tá falando de mim rs rs rs. Quer saber? Tô nem aí! A vida é muito cara para gastá-la com o processo natural do envelhecimento. Estou no meio termo, nem tão barbie, nem tão baranga, vejo pessoas melhores, mas vejo também piores.

    Responda
  45. EVA STAL

    Tenho 76 anos e concordo plenamente com a Tati. Certas”celebridades” querem aparecer de qualquer maneira, e como estão envelhecendo, só lhes resta dizer que estão adorando está fase da vida.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.