Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ LEAL

    O colunista, democrata de carteirinha, se esforça para alavancar a campanha da Kamala Harris, o que é natural. Mas ele não consegue entender que o poder político dos Estados Unidos, que por décadas vem criando conflitos ao redor do mundo, está em dacadência exatamente por causa disso. Sua diplomacia é a das sanções, bloqueios, pirataria de bens de países inimigos, chantagens. Não se vê nada resolvido pela negociação de boa fé...

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      ... a continuidade do apoio incondiconal á sua criatura que fugiu do controle no Oriente Médio pode ser a pá de cal na sua hegemonia, que já passou da hora de acabar, para o bem do mundo.

  2. Rodrigo Correia do Amaral

    A Guerra Fria produziu um arranjo difícil de sustentar. Por um lado, o apoio a golpes de Estado nos países da América Latina e de outras regiões, para assegurar alinhamentos, gerou um ressentimento insuperável dos grupos políticos locais feridos por esta política. Por outro lado, o inchaço da balança comercial para financiar parceiros, principalmente da Ásia, cevou Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan, que dominaram o comércio global. Trump começa a sua narrativa isolacionista nos anos 1980.

    Responda