Dora Kramer > A política se degrada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só para ficar em São Paulo: Mário Covas, Franco Montoro, FHC e Ulisses Guimarães! OrasilSaudoso!
Essas avaliações de mérito (da conjuntura polÃtica) sofrem da ilusão dada pelas más lideranças. De um modo geral, o Congresso e a Câmara, assim como o Executivo, têm lÃderes decepcionantes, falastrões, verdadeiros paradoxos da democracia. Mas, são "ilusões representativas"? Não. São representativos de uma massa de homens - sobretudo homens, e inegavelmente misóginos, "bullies" metidos a "empresários" - que tem assaltado a nação desde a velha e inesquecÃvel UDR. Portanto, não é ilusão.
"O Lamarçal..." a senhora quis dizer? Quanto aos "organizadores dos encontros", valeria também destacar as nobres páginas deste jornal, que nos bombardearam diariamente com manchetes sobre o condenado por golpes na Internet, destacado aqui como "fenômeno" de mÃdia. Bonito isso.
Não falem de Dilma por favor. Vamos deixar ela quietinha lá na China...
Caro Castro, espero que oposto aos Castros Cubanos, o socialismo que a Dilma defende deve ser bacana, pois teriam todas as pessoas um salário em torno de trezentos mil por mês, como é o dela no Banco dos Brics! OrasilQuestionador!
Quanto à eleição da cidade de São Paulo, ela é um caso um tanto isolado. Mas vale como um ensaio das próximas eleições presidenciais. Brotará outro candidato dos miasmas das redes sociais?
Processo de degradação que se iniciou com a deposição de Dilma. Não se respeitou a soberania do voto popular. Com Cunha/Temer/Aécio, o poderio dos parlamentares se estendeu. Abocanharam para si os poderes do executivo com a posse das emendas impositivas. Com a falência do sistema neoliberal, veio a descrença, a desesperança e falta de perspectiva, aguçadas com as falcatruas de Moro, que resultou no descrédito da polÃtica. Abriram alas para a antipolÃtica, antipetismo, antidemocracia e aberrações
O erro foi ter apoiado Dilma II. Mas nosso grande guru afinou ao bater de frente com a vaidade feminina no poder. Muitos até o avisaram, porém não teve coragem de enfrentar a maluquice, deu no que deu.
Puxa vida, que lindo! Que civilizado, dona Dora. Agora, rasgando uma buraqueta no véu que empacota estas lindas palavras, a gente olha e identifica quem é que desceu o nÃvel até o subsolo. Depois de feito isso, a gente volta ao jornal e dá uma passada d'olhos nos artigos que contribuÃram para que essas pessoas, especificamente, tivessem lugar na vida pública: quem passou a mão na cabecinha, quem ficou fazendo picuinha com aqueles de melhor nÃvel, quem... A lista é longa. Portanto, dona, tchau.
É exatamente isso! O diagnóstico da Dora Kramer, uma das comentaristas de polÃtica mais antigas que temos, é perfeito. Dora e eu somos da época em que o STF não entrava na conversa e ministros não eram os pavões de hoje, que esculacharam a democracia, soltaram presidiário pra ser presidente e calaram a voz de 22 milhões sem motivo, exatamente como fizeram os militares canalhas durante 22 anos.
Rapá, verdade? Ceis tão aà faz tempo mesmo. Deve ser por isso que chegamos a essa Herda de hoje, que não se constrói de um dia pro outro.
O vale tudo iniciou quando aprovaram a PEC da bengala. Daà em diante viram a pr0stitu1ção foi institucionalizada.
Excelente artigo. Incluiria : degradação do STF agindo politicamente e como órgão censor. Temos um governo sem competência, um congresso voltado para os próprios interesses e um STF rasgando a constituição .
´´Em nome da saúde da democracia urge que a polÃtica camisista amarelista entre em processo de liquidação, antes da degradação total``. Já é!
Saudades da velha guarda tucana quando eles se digladiavam com a esquerda. Ao menos, tinham mais ombridade. Nada a ver com a atualidade.
Ouçam o podcast da Thais bilenky sobre o Lira, dá pra ter uma ideia da genealogia de algumas transformações recentes. É nisso que o quarto poder deveria focar - reequilibrar os poderes e induzir os processos de cidadania. Mas... Nisso tbm vamos devagar...
Temo que não seja uma questão de velocidade, prezado Pedro, mas da direção do vetor: a imprensa grandalhona, muito da Úndona, não tem o menor pudor de brigar pelos próprios interesses. Tem uma dúzia de jornalistas pela aà que mantém a coluna ereta, mas a média, ou é muito ruim, ou cede aos desejos do editor. Dá nisso.
Kramer generaliza a má polÃtica, como se fosse tudo igual. Nunca ataca os dois terços podres do congresso e o coordenador Lira, nunca ataca TarcÃsio e as eliminações de vidas, privatizações fraudulentas, ou Nunes, que pagou ao patrão da Folha para ter notÃcias positivas dele, como provou o intercept. Generaliza pois os dois terços podres do congresso, Nunes e TarcÃsio, trabalham para o mesmo patrão da Kramer, a bilionária elite do atraso e o bilionário dono da Folha.
Dedo no'zóio. E depois, vai pedir "medalha de democrata". Arrã. Devia era ganhar uma fralda Cremer. Usada.
Sim Mauro, existem verdades citadas em meio a muitas mentiras, cheias de más intenções, isto o Marçal e a Folha também fazem.
Gilberto, vejo que tudo que você cita é verdadeiro, porém essas verdades estão no mesmo rol do que Dora falou.
Parte da polÃtica vem acompanhando o nÃvel da grande imprensa e seus velhos calunistas, deplorável. Defendem golpes, ascenção do fascismo, maior juros do mundo, privatizações fraudulentas. aumentos da gasolina por bilionário dividendos, apoio a genocÃdios. Esta parte podre da polÃtica representa nossa bilionária elite do atraso. Por sorte também temos uma nova imprensa surgindo, como icl notÃcias e polÃticos bons e bem intencionados, com histórico de lutas pelo povo, como Boulos.
Culpa da cultura woke, onde apenas um lado possui o monopólio da verdade e da moral, agora estão sentindo na pele o q faziam, e daà falam q o nivel é baixo, e tudo é extrema direita. Calma, a direita ja voltou ao congresso (maioria) e logo subira a rampa novamente.
Cópia da polÃtica dos States.
Verdade! O Brasil está indo ladeira abaixo, se continuar desse jeito vamos nos tornar um imenso território sem Governo Central e dividido em inúmeras facções criminosas, muitas delas poderosas como um paÃs.
Eu ouço esse papo desde criança.
São os trabalhadores e os pequenos e médios empresários que precisam acordar. Somos nós que pagamos a conta de tudo. Os polÃticos e os grandes empresários são agraciados com abatimento em impostos e juros privilegiados. os trabalhadores são pisoteados pelos polÃticos e poderosos. O salario mÃnimo valendo 10% do valor que está na constituição e dão R$7,00 de aumento e o deles aumentam até em 300%. E os polÃticos nenhum deles tem uma proposta para melhorar o salario dos trabalhadores.
Degradação da polÃtica e da cidadania e o pior de tudo é que continuamos na descendente, diminuindo as chances de reversão desse quadro maligno.
Um bom começo seria a ficha suja funcionar de fato. Petensos candidatos suspeitos de quaisquer ilÃcitos, envolvimento em corrupção, assédio, passagens pela policia etc não poderiam concorrer. Já daria uma boa limpeza.
O desproposito está aà para todo mundo ver. Fileiras de automóveis e um batalhão de centenas de militantes com bandeiras e conclamando o nome do candidato, e não é só um. Varias vezes no dia passa um batalhão de polÃticos seria até bonito mas. Não é o dinheiro deles que está sendo torrado, nem dinheiro dos empresários. É o nosso dinheiro que estão queimando. Por isso os trabalhadores e o paÃs está cada vez mais caindo na pobreza.
Falando em debate, o boules respondeu pq ele gosta tanto de band idos?
Nunca vi ele elogiando o BozoNero
Assim como ele deve gostar da phh///uhh///thaah da sua mother
Para mim a responsabilidade está na justiça eleitoral que permite fichas suja de todas as espécies, se candidatarem , permite também profusão de partidos com "donos" dos mesmos. Hoje, cargo de vereador só é disputado por milicianos, pms e traficantes.
Perfeito o comentário.
Na verdade, olhando pela polÃtica, o PaÃs precisa ser resetado mas, num paÃs dominado por hordas de polÃticos sem escrúpulos e oportunistas, isso vira utopia.
Sensacional!!
Mais a uns vinte anos atrás, até o tratamento dispensado entre polÃticos adversários, desafetos era bem mais " elegante": Vossa Excelência é um corrupto venal, e o outro na resposta: Vossa Excelência é um sanguessuga na politica.....acho que até essa polidez hoje se degrada
E que campo polÃtico, dona Dora, a senhora acha que é o principal responsável por essa degradação? Não vale dizer todos. Há grandes diferenças entre eles.
Todos, indistintamente.
Por que não há manchete de que o lamaçal é promovida pelo Bolsonarismo?
Sim, Kramer generaliza a má polÃtica, como se fosse tudo igual. Nunca ataca os dois terços podres do congresso e o coordenador Lira, nunca ataca Nunes e TarcÃsio e eliminações de vidas, privatizações fraudulentas, Nunes, que pagou ao patrão da Folha para ter notÃcias positivas dele. Generaliza pois os dois terços podres do congresso, Nunes e TarcÃsio, trabalham para o mesmo patrão da Kramer, a bilionária elite do atraso e o bilionário dono da Folha.
Chegamos ao ápice de 2002 quando para amalgamar seu lado fizeram-se palavras de ordens: nós contra eles, norte contra sul, pobre contra rico, herança maldita e então o outro lado reagiu com voracidade e cá estamos.
Desde que Cabral chegou aqui. Realidade é nós contra eles. Tem gente que é contra pobre andar de avião , doméstica ir a Disney, gay ocupar cargo público, etc. Gente que detona o bolsa famÃlia e fica em silêncio pra pensão das filhas dos militares. Que crÃtica a isenção de impostos das igrejas evangélicas e fica de boa com o laudêmio pago pra católica Isso sem falar nos mÃlicos se aposentando com 45 anos porque estudaram no colégio militar
Concordo.
Dorinha escreve como se ela e a Falha não tivessem culpa na ascensão de tipos como o inelegÃvel e o ex-coach que aplica golpes em velhinhas
Dorinhaa eterna viuvinha do ex juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol
Realmente. Ter um candidato que expõe a hipocrisia esquerdista em praça pública atrapalha os planos da patota. Velha imprensa inclusa.
Não se esqueça de que toda a velha imprensa apoiou o golpe militar de 64 contra os ''comunistas'' João Goulart e Leonel Brizola. Grande elevação da carga tributária ocorreu tanto no governo militar —DE 16% do PIB em 1963 (perÃodo comunista) PARA 26%, em 1970 (na ditadura)— quanto no de FHC — DE 26% em 1995 PARA 32% em 2002. Paulo Guedes deixou um PICO recente DE 33,1% de carga tributária. No primeiro ano de Haddad, a carga CAIU para 32,4% (´´Sobre memes e justiça tributária``. Aqui na Folha).
Quem? O ex-coach ladrão do dinheiro das velhinhas? me poupe
Correto Dora. Você escreve muito bem. Qualquer governo é muito pior do que seu povo. A constituição também instituiu esse pluripartidarismo e deixou de criar o esboço do voto distrital. Nada é tão ruim que não possa piorar.
As denúncias são as únicas cores utilizadas pela colunista para pintar o quadro dos atuais debates, sem contudo oferecer ou sugerir matizes cambiantes objetivando melhorar a pintura.
Caro VinÃcius, o diagnóstico é inócuo quando desacompanhado da prescrição do conveniente medicamento.
Ennio,, a colunista não tem obrigação alguma de dar sugestões. Ela eh paga para fazer uma análise do quadro politico, e não para dar sugestões.
A articulista quis dizer "A direita se degrada".
Sem hipocrisia é bom concordar que midia e imprensa não apenas conviveram mas colaboraram para esta degradação, a veja, jovem pan, cnn ,FSP, Estadão.
Kramer tem lugar honroso nisto tudo, jagunço dos bons,
Muito difÃcil Dora, para não dizer impossÃvel no curto e médio prazos. Os polÃticos e governantes dependem do povo que, aliás, fazem parte dele, e este está cada dia mais deseducado em todos os sentidos.
É verdade, não foi sempre assim, mas as formas abjetas tem muitas roupagens. Desde Lacerda, a Jânio, o perÃodo Vargas, o congresso durante a ditadura, Collor, FHC, Aecio, tudo isto estava lá. A diferença talvez fosse a roupagem e a linhagem dos velhos polÃticos. Mas com outras roupas e falas colocaram tapete vermelho para a barbárie de Bolsonaros e Marçais, passando pelo "refinamento" de Dória. Mas durante todo este perÃodo tiveram o apoio luxuoso de uma imprensa hipócrita.
Verdade. Cara de Um, Focinho do Outro. Por fim os ventrÃlocos mudam, mas a velha e podre elite do atraso paulistana e seus centenários jornais permanece, continuamente mudando para permanecer igual, e se nõa conseguir mudar, vai um golpinho.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > A política se degrada Voltar
Comente este texto