Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PEDRO HENRIQUE

    Ouçam o podcast da Thais bilenky sobre o Lira, dá pra ter uma ideia da genealogia de algumas transformações recentes. É nisso que o quarto poder deveria focar - reequilibrar os poderes e induzir os processos de cidadania. Mas... Nisso tbm vamos devagar...

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Kramer generaliza a má política, como se fosse tudo igual. Nunca ataca os dois terços podres do congresso e o coordenador Lira, nunca ataca Tarcísio e as eliminações de vidas, privatizações fraudulentas, ou Nunes, que pagou ao patrão da Folha para ter notícias positivas dele, como provou o intercept. Generaliza pois os dois terços podres do congresso, Nunes e Tarcísio, trabalham para o mesmo patrão da Kramer, a bilionária elite do atraso e o bilionário dono da Folha.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Parte da política vem acompanhando o nível da grande imprensa e seus velhos calunistas, deplorável. Defendem golpes, ascenção do fascismo, maior juros do mundo, privatizações fraudulentas. aumentos da gasolina por bilionário dividendos, apoio a genocídios. Esta parte podre da política representa nossa bilionária elite do atraso. Por sorte também temos uma nova imprensa surgindo, como icl notícias e políticos bons e bem intencionados, com histórico de lutas pelo povo, como Boulos.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    Cópia da política dos States.

    Responda
  5. NACIB HETTI

    Eu ouço esse papo desde criança.

    Responda
  6. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Degradação da política e da cidadania e o pior de tudo é que continuamos na descendente, diminuindo as chances de reversão desse quadro maligno.

    Responda
  7. maria eloisa montero miguez

    Um bom começo seria a ficha suja funcionar de fato. Petensos candidatos suspeitos de quaisquer ilícitos, envolvimento em corrupção, assédio, passagens pela policia etc não poderiam concorrer. Já daria uma boa limpeza.

    Responda
  8. João Leite Leite

    O desproposito está aí para todo mundo ver. Fileiras de automóveis e um batalhão de centenas de militantes com bandeiras e conclamando o nome do candidato, e não é só um. Varias vezes no dia passa um batalhão de políticos seria até bonito mas. Não é o dinheiro deles que está sendo torrado, nem dinheiro dos empresários. É o nosso dinheiro que estão queimando. Por isso os trabalhadores e o país está cada vez mais caindo na pobreza.

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    Falando em debate, o boules respondeu pq ele gosta tanto de band idos?

    Responda
  10. Antonio Costa

    Para mim a responsabilidade está na justiça eleitoral que permite fichas suja de todas as espécies, se candidatarem , permite também profusão de partidos com "donos" dos mesmos. Hoje, cargo de vereador só é disputado por milicianos, pms e traficantes.

    Responda
  11. Edgar Candido Ferreira Candido

    Perfeito o comentário.

    Responda
  12. Luiz Antônio I

    Na verdade, olhando pela política, o País precisa ser resetado mas, num país dominado por hordas de políticos sem escrúpulos e oportunistas, isso vira utopia.

    Responda
  13. Alexandre Pereira

    Sensacional!!

    Responda
  14. José Tadeu Saraiva

    Mais a uns vinte anos atrás, até o tratamento dispensado entre políticos adversários, desafetos era bem mais " elegante": Vossa Excelência é um corrupto venal, e o outro na resposta: Vossa Excelência é um sanguessuga na politica.....acho que até essa polidez hoje se degrada

    Responda
  15. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    E que campo político, dona Dora, a senhora acha que é o principal responsável por essa degradação? Não vale dizer todos. Há grandes diferenças entre eles.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Todos, indistintamente.

  16. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Por que não há manchete de que o lamaçal é promovida pelo Bolsonarismo?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, Kramer generaliza a má política, como se fosse tudo igual. Nunca ataca os dois terços podres do congresso e o coordenador Lira, nunca ataca Nunes e Tarcísio e eliminações de vidas, privatizações fraudulentas, Nunes, que pagou ao patrão da Folha para ter notícias positivas dele. Generaliza pois os dois terços podres do congresso, Nunes e Tarcísio, trabalham para o mesmo patrão da Kramer, a bilionária elite do atraso e o bilionário dono da Folha.

  17. Antonio Rubio

    Chegamos ao ápice de 2002 quando para amalgamar seu lado fizeram-se palavras de ordens: nós contra eles, norte contra sul, pobre contra rico, herança maldita e então o outro lado reagiu com voracidade e cá estamos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  18. Marcelo de Souza

    Dorinha escreve como se ela e a Falha não tivessem culpa na ascensão de tipos como o inelegível e o ex-coach que aplica golpes em velhinhas

    Responda
  19. Claudio Luiz da Cunha

    Dorinhaa eterna viuvinha do ex juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol

    Responda
  20. Luciano Napoleão de Souza

    Realmente. Ter um candidato que expõe a hipocrisia esquerdista em praça pública atrapalha os planos da patota. Velha imprensa inclusa.

    Responda
    1. Marcelo de Souza

      Quem? O ex-coach ladrão do dinheiro das velhinhas? me poupe

  21. antonio brito

    Correto Dora. Você escreve muito bem. Qualquer governo é muito pior do que seu povo. A constituição também instituiu esse pluripartidarismo e deixou de criar o esboço do voto distrital. Nada é tão ruim que não possa piorar.

    Responda
  22. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    As denúncias são as únicas cores utilizadas pela colunista para pintar o quadro dos atuais debates, sem contudo oferecer ou sugerir matizes cambiantes objetivando melhorar a pintura.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Caro Vinícius, o diagnóstico é inócuo quando desacompanhado da prescrição do conveniente medicamento.

    2. Vinicius Branco

      Ennio,, a colunista não tem obrigação alguma de dar sugestões. Ela eh paga para fazer uma análise do quadro politico, e não para dar sugestões.

  23. Roberto Gomes

    A articulista quis dizer "A direita se degrada".

    Responda
  24. Frederico de Souza Cruz

    Sem hipocrisia é bom concordar que midia e imprensa não apenas conviveram mas colaboraram para esta degradação, a veja, jovem pan, cnn ,FSP, Estadão.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Kramer tem lugar honroso nisto tudo, jagunço dos bons,

  25. Humberto Giovine

    Muito difícil Dora, para não dizer impossível no curto e médio prazos. Os políticos e governantes dependem do povo que, aliás, fazem parte dele, e este está cada dia mais deseducado em todos os sentidos.

    Responda
  26. Frederico de Souza Cruz

    É verdade, não foi sempre assim, mas as formas abjetas tem muitas roupagens. Desde Lacerda, a Jânio, o período Vargas, o congresso durante a ditadura, Collor, FHC, Aecio, tudo isto estava lá. A diferença talvez fosse a roupagem e a linhagem dos velhos políticos. Mas com outras roupas e falas colocaram tapete vermelho para a barbárie de Bolsonaros e Marçais, passando pelo "refinamento" de Dória. Mas durante todo este período tiveram o apoio luxuoso de uma imprensa hipócrita.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Verdade. Cara de Um, Focinho do Outro. Por fim os ventrílocos mudam, mas a velha e podre elite do atraso paulistana e seus centenários jornais permanece, continuamente mudando para permanecer igual, e se nõa conseguir mudar, vai um golpinho.