João Pereira Coutinho > Desaparecimento do 'wokismo' radical é prova de alguns dos seus méritos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Em parte, o wokismo parece uma moda porque é para nós (brasileiros ou portugueses) algo externo, surgido nos EUA para uma realidade americana. Um exemplo no Brasil é o fenômeno Lula. As últimas eleições mostraram mais uma vez sua enorme força no nordeste. Esse contingente regional tão representativo de nossa classe trabalhadora parece muito mais importante entre nós que o "movimento negro". No entanto esse último, pela influência americana, aparece muito mais na nossa academia e imprensa.

    Responda
  2. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Eu esperaria artigo melhor elaborado e, ainda que dissonante, melhor argumentado, de um doutor em ciências políticas. Texto raso, pautado em "achismos" e paupérrimo em argumentação. Tivesse o doutor vivido no final do século XIX e início do século XX, a "moda" passageira das sufragistas o teria indignado, também. O que teria escrito o doutor sobre aquelas "wokes" delirantes?. Ele diria, como alguns catedráticos da época: "a melhor mulher é intelectualmente inferior ao pior homem" (Browning,O.).

    Responda
  3. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Eu esperaria artigo melhor elaborado e, ainda que dissonante, melhor argumentado, de um doutor em ciências políticas. Texto raso, pautado em "achismos" e paupérrimo em argumentação. Tivesse o doutor vivido no final do século XIX e início do século XX, a "moda" passageira das sufragistas o teria surpreendido, também. O que teria escrito o doutor sobre aquelas "wokes" delirantes?. Ele diria, como alguns catedráticos da época: "a melhor mulher é intelectualmente inferior ao homem".

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      O texto foi excelente, admita q essa moda acabou, simples assim.

    2. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Corrigindo: como dizia Oscar Browning, um catedrático de Cambridge, à época daquela "moda woke" das sufragistas: "A melhor mulher é intelectualmente inferior ao pior homem". Não é, doutor?

  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O colunista acredita no "fim da História", não é precursor da tese de que a "democracia" liberal burguesa é o máximo que a humanidade pode alcançar em termos de organização social. Basta olhar a própria História para saber que essa crença não tem fundamento, aliás, desde o positivismo a classe dominante quer promover o congelamento da ordem, até agora sem sucesso !

    Responda
  5. sergio marcone da silva santos

    Excelente. Guilhotinescos e chatos de galocha. Tava mais que na hora de darem lugar a novos ares. Obrigado e adeus!

    Responda
  6. Raul de Jesus Duarte

    Que essa cuktura woke suma do mapa, que a direita volte ao poder, como está voltando ao redor do mundo, para que as coisas voltem ao normal. Deram muito espaço a essa gente e o estrago foi enorme.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      2 exemplos de normalidade, acessar a rede social que eu queira, e q humorista nao seja processado por piada em um show privado. Se quiser mais eu lhe dou, se eu for falar de esmolas estatais q.compram votos para a esquerda, fico até amanhã digitando..

    2. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Creindeuspai, Jesus!

    3. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Jesus! Você que leva o nome do revolucionário parece ser o exemplo dos que dizem"Jesus é legal, o problema é o fã clube". "Voltem ao normal". Jesus! Chega dá medo de perguntar a que normal se refere...

  7. Pedro Luis S C Rodrigues

    Que assim seja. Concordo que a dinâmica deve ser a descrita pelo colunista, e em algum momento a moda passa e os excessos são purgados, mas me parece que há um otimismo quanto ao prazo

    Responda
  8. Felipe Vasconcelos

    Esses valores e grupos antissistêmicos são úteis na medida em que ajudam a revitalizar o sistema, tornando-o mais dinâmico e criativo, ou seja, cumprem a função de corrigir desvios e abusos. Mas é importante que tais revolucionários cultivem o autoengano de que irão fundar as bases de um novo mundo a partir dos destroços do antigo. A ilusão e o delírio são produtivos, pois repercutem na realidade em reformas necessárias.

    Responda
  9. Ricardo Lyra

    Ótimo artigo .! Fiquei curioso em saber quais eram as obras "de inspiração marxista que aplicavam à história, à filosofia e à sociedade as lentes estreitas da teoria" ..

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Eu, também, fiquei, Ricardo...

  10. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Jogos de palavras para disfarçar vieses de preferência idelógica de direita com seu tom superior e ares de verdade sobre as demais ideias "menores". O Capytalismo por ser até agora dominante afirma seu status positivo por supostamente ainda não ter caído, é sério? Depois do caos do contribuinte estadunidense pagando a conta da quebra de 2008? Depois de ser o maior responsável pelo Colapso Ambiental em curso e quase irreversível ser capitaneado pelo consumo de carne e petróleo? Quase engraçado.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      2024, provado por A+B q o capitalismo tirou 90% da populacao mundial da pobreza e ainda tem gente q é contra.

  11. PEDRO HENRIQUE

    Vc já é doutor, mas acho que te falta um senso apurado sobre construção de conceitos. Essa história de wokismo... Não cola. Tipo, evolui ou melhor volta pro banco escolar e cria conceitos mais instigantes e significativos. Tipo, pense no conceito 'fetiche da mercadoria", criativo conceito! Agora pense, os conceitos que vc usa, se é que são conceitos, parecem mais fetiches da mercadoria do intelectual de escrivaninha. Bora renovar esse quadro!? Pode até ser conservador, mas q pense!

    Responda
  12. Raul Deodato Moura

    Como sempre: "só o que é verdadeiro sobrevive".

    Responda
  13. Alberto Melis Bianconi

    Esse tom blasé pode cativar as vezes, talvez poucas vezes. Lembro claramente que nos anos 80 do século passado já existia essa modinha (não majoritária) de dizer que Marx estava ultrapassado e isso, sim, numa escola de ciências humanas das mais marxista que tínhamos em Banânia. Sempre tem aquele ar de superioridade em quem profere uma pena de morte. A modinha mudou um pouco, com o advento do trumpismo, virou contestador ser conservador a la Olavo de Carvalho.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A conclusão foi censurada kkkkkkk

    2. Alberto Melis Bianconi

      Mas acho que vale olhar um pouco para esse extenso território acadêmico chamado de humanidades... chamá-lo de ciência é zombar da coisa, né não? Sabemos muito pouco, por isso continuamos lendo, com verdadeiro interesse heurístico, Platão, Maquiavel, Locke ou a Bíblia... Ainda reconhecemos esquerda e direita como os polos apostos durante a Revolução Francesa do sec XVIII...

  14. Wilson Junior

    O grande problema é que se tentou, e ainda tentam, uma tirania das minorias, mas o que pesa mais é a maioria.

    Responda
  15. LCA O

    Para aqueles que se beneficiam das desigualdades ou querem continuar perpetuando-as e desejam verbalizar as piadas machistas, misóginas sem censura bem como as violências de gênero e raça, vale todos os argumentos para desqualificar as lutas contra preconceitos.

    Responda
    1. Marcio Machado

      Sua premissa está equivocada. O "wokismo" não reduz as desigualdades.

    2. Rodrigo Andrade

      Se leu, não entendeu nada hein?

    3. Fabrício Schweitzer

      Concordo. Só os/as que temem a ascensão dos oprimidos pensam como o colunista. E o componente principal, diria, sobre o pânico moral é a questão da sexualidade.

  16. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Sempre um bom artigo.

    Responda
  17. Celso Augusto Coccaro Filho

    Adeus! Hasta la vista e muito obrigado gente woke! Levarei flores artificiais ao cemitério.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.