Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PEDRO HENRIQUE

    Vc já é doutor, mas acho que te falta um senso apurado sobre construção de conceitos. Essa história de wokismo... Não cola. Tipo, evolui ou melhor volta pro banco escolar e cria conceitos mais instigantes e significativos. Tipo, pense no conceito 'fetiche da mercadoria", criativo conceito! Agora pense, os conceitos que vc usa, se é que são conceitos, parecem mais fetiches da mercadoria do intelectual de escrivaninha. Bora renovar esse quadro!? Pode até ser conservador, mas q pense!

    Responda
  2. Raul Deodato Moura

    Como sempre: "só o que é verdadeiro sobrevive".

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    Esse tom blasé pode cativar as vezes, talvez poucas vezes. Lembro claramente que nos anos 80 do século passado já existia essa modinha (não majoritária) de dizer que Marx estava ultrapassado e isso, sim, numa escola de ciências humanas das mais marxista que tínhamos em Banânia. Sempre tem aquele ar de superioridade em quem profere uma pena de morte. A modinha mudou um pouco, com o advento do trumpismo, virou contestador ser conservador a la Olavo de Carvalho.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A conclusão foi censurada kkkkkkk

    2. Alberto Melis Bianconi

      Mas acho que vale olhar um pouco para esse extenso território acadêmico chamado de humanidades... chamá-lo de ciência é zombar da coisa, né não? Sabemos muito pouco, por isso continuamos lendo, com verdadeiro interesse heurístico, Platão, Maquiavel, Locke ou a Bíblia... Ainda reconhecemos esquerda e direita como os polos apostos durante a Revolução Francesa do sec XVIII...

  4. Wilson Junior

    O grande problema é que se tentou, e ainda tentam, uma tirania das minorias, mas o que pesa mais é a maioria.

    Responda
  5. LC Oliveira

    Para aqueles que se beneficiam das desigualdades ou querem continuar perpetuando-as e desejam verbalizar as piadas machistas, misóginas sem censura bem como as violências de gênero e raça, vale todos os argumentos para desqualificar as lutas contra preconceitos.

    Responda
    1. Marcio Machado

      Sua premissa está equivocada. O "wokismo" não reduz as desigualdades.

    2. Rodrigo Andrade

      Se leu, não entendeu nada hein?

    3. Fabrício Schweitzer

      Concordo. Só os/as que temem a ascensão dos oprimidos pensam como o colunista. E o componente principal, diria, sobre o pânico moral é a questão da sexualidade.

  6. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Sempre um bom artigo.

    Responda
  7. Celso Augusto Coccaro Filho

    Adeus! Hasta la vista e muito obrigado gente woke! Levarei flores artificiais ao cemitério.

    Responda