Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joao Luiz Coimbra

    Agora vão ter que copiar a lição no quadro ao invés de ficar tirando foto.

    Responda
  2. leonardo oliveira

    Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicaram, nesta sexta-feira, um comunicado com críticas à gestão do presidente do instituto de pesquisas, Marcio Pochmann, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho do ano passado. No documento, funcionários do órgão dizem que a escolha de Pochmann trouxe decisões "centralizadoras, arbitrárias e autocráticas" prejudiciais ao funcionamento do IBGE.

    Responda
  3. Rodrigo Rodrigues Pedra

    Governo fajuto e meia boca. Sou doutorando e na minha tese defenderei um mudança no curriculum para uso de celulares por todas as crianças para fins pedagógicos e, quanto mais cedo começar o letramento digital para fins educacionais, melhores os resultados dentro do processo educativo. O país andando para trás, em casa a criança tem tecnologias variadas e na escola cadeira dura e professores arcaicos de pedagogia dos anos 70.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Acho que você é doutorando em idio tices

    2. José Davi

      Não há incentivo ao esporte escolar, basta ver nossa participação nos jogos olímpicos, não há incentivo à cultura e artes, olha a pobreza das telenovelas, filmes, músicas, não há mais incentivo aos grêmios, que dali saiam pessoas com pensamento político amplo, olha a qualidade dos candidatos a prefeitos e vereadores pelo Brasil, só gente desqualificada para vida pública. Essa gente acha que educação é ter um aluno passivo fazendo contas e decorando gramática.

    3. José Davi

      Rodrigo, penso a mesma coisa, essa gente quer por culpa dos problemas sociais na tecnologia, no modelo pedagógico é voltado para modelo de sociedade fordista que já não existe, infelizmente tem muita gente viciada em autoritarismo, como se proibir o uso do celular resolvesse problemas complexos. O currículo brasileiro é rendentorista, ainda se fala que a educação escolar vai salvar o Brasil, mas inibem de todas as formas a educação libertadora, onde todos se educam em comunidade.

    4. André Luiz

      Desculpe, mas ser doutorando não lhe aumenta a inteligência ou a sua visão crítica, aumenta, talvez, a vaidade. Argumentos racionais meu caro! Na realidade não basta proibir, mas aos alunos deve ser explicado que a leitura de textos mais longos, de preferência livros, leva à reflexão. Isto é, o cérebro aprende a funcionar diferente, o que será útil na vida futura do cidadão. Coisa de neurolinguística..

    5. Erick Santos

      Amigo, reveja imediatamente sua tese. Você sofre um imenso risco em ser reprovado. A não ser que a banca também nunca tenha entrado numa sala de aula como professor ou estudado sobre o tema.

  4. Carlos Eduardo de Carvalho Carvalho

    Tanta coisa mais importante para o governo se preocupar, vai se preocupar com celular.... Celular, "a molecada esperta vai passar por cima dessa lei". E as queimadas!! E a amazônia em chamas!!! E o Pantanal! O governo atual não tem"cacife"para criticar o governo anterior em relação a atual a situação do meio -ambiente...

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Bov*ino afoito.

  5. Rafael Alves Albuquerque

    Apoiado!

    Responda
  6. Giovanni Giocondo

    Enquanto professor do ensino médio da rede pública, apoio o banimento total. Mas de nada adianta proibir, se pais e responsáveis não estiverem no mesmo barco e também ratificarem a proposta. Precisamos da comunidade escolar seguindo a mesma linha.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    isso plenamente justifica a presença de um milico aposentado fortemente armado na porta de entrada de cada sala de aula . ele fica lá sentado num banquinho, com uma caixa de papelão no colo e recolhe os celulares - de forma pacífica ou não pacífica .

    Responda
  8. Fabiana Passos de Melo

    Como professora do ensino fundamental, com tranquilidade defendo o banimento total dos celulares nas escolas, por uma simples razão: o aparelho é desnecessário. Os supostos fins pedagógicos de seu uso têm um nome tradicional: enrolação. Aliás, professores leitores de slides terão que se adaptar para dar aula nesses minutos de aula que têm sobrado...e não são poucos.

    Responda
  9. Francisco Neto

    Essa medida está, no mínimo, uns 20 anos atrasada.

    Responda
  10. daniel duarte

    Aproveita e tirem essas plataformas ilegais e inconstitucionais do Feder e do Gov es-cr4v0cr4t4 do Tarcinico o sucate-ador de serviços publicos

    Responda
  11. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Deixaram de fora países como Suécia e vários Estados dos EEUU, mas "tudo bem", "focas" não são obrigados a pesquisar tudo, aliás cada vez mais fazem uso da tal IA ou AI (inteligência do asno, em português, ou inteligência do c*, em inglês!). Fatos: - Usar somente polegares, do ponto de vista neurofisiológico nos faz tão inteligentes quanto demais primatas, em verdade ainda não sei ser uma benção ou maldição; - devemos lembrar que todas as empresas que vendem IA ou AI, vendem seus produtos.

    Responda
  12. Izabeli Lemos

    Sou professora e vivencio diariamente os males que o uso do celular dentro da escola pode causar. As crianças não conseguem se concentrar, pois sabem que o celular está ao alcance das mãos cheio de jogos e notificações das redes sociais; a todo tempo precisamos cobrar que guardem os aparelhos e façam as atividades propostas, e aí eles terminam com pressa pra usar o celular novamente. É necessário comprar essa briga, essa medida é muito importante!

    Responda
    1. Moisés Rocha

      Vindo de você, uma professora, tendo o apoiar.

  13. Vito Algirdas Sukys

    Na Finlândia, em Riihimaki, professores e pais de alunos do ensino médio consideram que as telas são uma distração. O livro A Geração Ansiosa de Jonathan Haidt enumera os problemas causados pelas telas. Os celulares foram proibidos. Os livros voltaram. A concentração aumentou. A Finlândia é considerada um país modelo na educação. É como a IA, pode ser usada para o bem e para o mal. Há um limite para a IA, para ela aumentar a eficiência requer quantias enormes de energia, até energia nuclear.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Em Helsinki e Espoo, idem .

  14. raul neto

    Parabéns mais uma vez, Presidente Lula!

    Responda
    1. Marcos Juciuski

      Não fosse o governo, estaríamos em maus lençóis. Quando será que o congresso se debruçaria sobre esse importante tema? Será que seria após anistiar os gol pis thas e o coiso ou após acabar com a lei da ficha limpa?

  15. José Afonso Mota Mota

    Penso que não deve ser uma decisão fácil e ainda mais difícil implementar a lei e fazer com que ela seja cumprida, mas com certeza será saudável para nossos jovens e adolescentes.

    Responda
  16. LUIS FERNANDES

    Esse negocio de proibir acho complicado e muitos estudantes vao esconder aparelhos, faltar nas salas de aula etc. Como alternativa, porque nao punir severamente um aluno q use o celular em sala de aula? Do tipo, se usar, o celular sera confiscado e o aluno ficara sem o mesmo por alguns dias? Pra isso funcionar, essa regra deveria ser bem clara e discutida suas razoes na sala de aula. Isso seria educar e concientizar os alunos do perigo de alienacao. Entao um programa criado p governo pra isso.

    Responda
    1. Maria Teresa Meirelles Leite

      Essa geração é viciada em celular. É a mesma coisa que deixar um maço de cigarros no bolso de quem precisa parar de fumar. Pior, porque são crianças e adolescentes, com menos recursos dr controle emocional. Tem que proibir mesmo. Melhor que a ordem venha de cima. Não tem pra quem reclamar.

    2. Alessandra Naviskas Stasi

      Quando minha filha de 22 anos estava no ensino medio a escola que ela estudava tentou fazer isso. Os alunos se negavam a entregar o celular argumentando que a decisao se tratava de crime de apropriacao indebita. Houve casos de retirada ou entrega voluntaria de celular que, na após devolução, o aluno dizia que o aparelho tinha sido danificado enquanto não estava em seu poder. O buraco é muito mais embaixo.

    3. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      Vai tentar conscientizar esses jovens pra vc ver se vc consegue...

    4. Andre Moraes

      Luís, você tem está entrando nos detalhes operacionais de como cada escola vai implementar a lei; a lei não precisa dizer como isso será feito, ela precisa apenas dar segurança jurídica para que as escolas possam tomar a medida que achar mais correta e eficiente para evitar que alunos entrem com celulares, e se entrar, a escola estará amparada para por em prática sanções .

  17. Andre Moraes

    25% dos países do mundo adotam essa prática, entre eles países europeus, EUA, Canadá..todos no alto da pirâmide no desempenho escolar. Mas para o inepto que odeia tudo que vem do governo no qual ele não votou, não vai funcionar e é uma lei para não ser praticada. Certamente não leu a reportagem e não viu a necessidade de se criar uma segurança jurídica para as escolas; sim, existem alunos e pais lunáticos que alegam que a escola não tem autoridade para proibir.

    Responda
  18. Rodrigo Negrão

    Isso é um absurdo! O celular é essencial na educação! Com ele projetos de playboyzinhos armados aprendem a mugir em diversos dialetos!!! Desse jeito como vão aprender a espalhar mentiras?

    Responda
  19. João Batista de Junior

    Decisão histórica. Parabéns.

    Responda
  20. Carlos Victor Muzzi Filho

    Poderiam aproveitar e banir o celular também das celas dos presídios…

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor Ricardo funciona sim.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Aí você deve conversar com os governos estaduais, os responsáveis pela gestão da maioria dos presídios, pois duvido que celular funcione em presídio federal.

  21. José Davi

    O governo Lula tem nos seus quadros muita gente autoritária, vide a turminha do Silvio Almeida, promover esporte, cultura, lazer, uma educação libertadora não! Proibir é mais fácil. Olha que o ministro dos esportes Fufuca, vem aqui com seu tigrão, incentiva aquela bobagem de e-sporte que nada mais que incentivar as criança a ficarem nos celulares e com seus joguinho. Essa gente do PT tá parada no tempo e não compreende nada sobre capitalismo financeiro e de plataforma.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      É o mesmo tipo de "autoritarismo" nos principais países do mundo, né ?

    2. José Davi

      Ricardo, tu és só um tipinho autoritário que acha que um problema complexo vai ser resolvido com proibição. Suponhamos que isso funcione, o professor vai continuar a ministrar aulas tradicionais voltada para uma formação do mundo do trabalho que não existe mais. Muito fácil lutar contra uma tecnologia e não encarar o sistema que produz o problema.

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Belo comentário! Tirado dos glúteos, né? Só pode, pois aposto que você não é professor ou nada parecido, é só "um Zé" que quer criticar uma medida correta do atual governo.

  22. Valdir Pretti

    Perfeito

    Responda
  23. DIRCE BUZATO

    Exatamente.

    Responda
  24. DIRCE BUZATO

    Correto!!!!!

    Responda
  25. Larissa Bertani

    Apoiado

    Responda
  26. LUCAS S FURIOZO

    Na prática será uma medida decorativa. A única forma efetiva de proibir seria barrando e exigindo o aparelho na entrada, porém a realidade se impõe a medida que as escola públicas sequer conseguem contornar o mal comportamento de seus alunos. Nossas escolas tem problemas mais urgentes, problemas de terceiro mundo que nunca foram sanados e parecem ser ignorados em nome de uma discussão bonitinha para parecer alinhados as grandes discussões acadêmicas.

    Responda
    1. Renata de Souza Santos

      Discordo. Os celulares se tornarem uma barreira de aprendizagem: alunos sem foco, com dificuldades de ter disciplina e graves problemas de socialização. O professor precisa “concorrer” com a rede social, os jogos etc. Pois em geral os estudantes não aprendem a ter limites de uso em casa. Com essa lei, aí sim, as escolas terão base legal para criar estratégias de banimento dos aparelhos. Sempre com o apoio da comunidade escolar.

    2. Marcelo Zottis

      Com a proibição regulamentada a escola tem espaldo para se impor contra os violadores da norma.

  27. roberta melissa oliveira sales

    Parabéns pela medida. A união dos lados opostos ideologicamente veio em boa hora em prol de crianças e adolescentes. Espero que as famílias também se ajustem.

    Responda
  28. Karina Kanazawa Rienzo

    Apoiados. Próximo passo seria banir redes sociais, todas! Taí uma invenção terrível da humanidade.

    Responda
    1. André Moraes

      Até o orkut?

  29. Fabio Martinez Serrano Pucci

    O celular pode ser usado como uma ferramenta de pesquisa nas salas de aula. Como os professores farão para ensinar em escolas que não têm recursos tecnológicos (a grande maioria)?

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      Consultar nos livros, como tem sido feito há 6 mil anos, popularizado após a imprensa de Gutenberg, meados do século XV.

    2. jose carlos toledo junior

      Kkkkkkk. Que piada

    3. André Moraes

      Terão de consultar livros na biblioteca...

  30. Beckenbauer Souza Simas

    Sou professor e apóio totalmente a ideia. É uma concorrência desleal.

    Responda
  31. sergio marcone da silva santos

    Até que enfim uma medida que não seja aumentar impostos. Parabéns a todos os envolvidos, pois além de todo o prejuízo na educação, essa é uma questão de saúde pública

    Responda
  32. Paulo Luizona Castagnao

    Finalmente governantes trabalhando em algo de útil. Agora está na hora em transformar o crime de queimadas e desmatamento em hediondo e inafiançável.

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      crime ambiental tem que se tratado como crime de terrorismo.

  33. Giovani Ferreira Vargas

    Pretexto da petezada e do STF para impedir acesso à informação diferente daquela passada pela "rede nacional de ensino"...

    Responda
    1. Rejane Silvia Rodrigues

      Quem disse que o aluno procura informação no celular e ainda por cima durante a aula.

    2. djalma gomez

      Muitos alunos ficam usando redes sociais durante as aulas atrapalhando a concentração e o aprendizado de matematica, fisica, portugues, etc, mas para esse cidadão o problema é a petezada, stf, cuba, venezuela, etc... etc. Dá uma tristeza, um desânimo! Será que não vamos sair desse atoleiro nunca?

    3. jose carlos toledo junior

      Alucinação de um possuído. Que vida miserável.

    4. André Moraes

      Em São Paulo a proposta é apoiada pelo PL e Republicanos. Pela dificuldade de leitura e interpretação, deve ter passado muito tempo no celular durante as aulas.

    5. Hudson Neves

      ?

  34. João Francisco dos Santos

    Excelente! Parabéns!

    Responda
  35. Elias Mendes

    É preciso agir, ainda que tardiamente. Medidas para combater esse problema podem ser impopulares, mas são necessárias.

    Responda
  36. ROGER HOEFEL

    Sugiro aplicar no ensino superior

    Responda
  37. jose prado

    Vai quebar a cara! Mexer logo com estudantes? Bozos vão adorar!

    Responda
  38. NACIB HETTI

    Melhor que uma legislação é uma campanha de educação; dos filhos e, principalmente, dos pais.

    Responda
  39. Francisco Estevam da Silva Neto

    Medida altamente benéfica, mas preparem-se para o xororô e a cantilena de "defesa da liberdade" por aquela parcela reacionária da sociedade.

    Responda
  40. Tadeu Duarte

    Excelente Proposta! Só não devemos retirar as ferramentas digitais que devidamente ajustadas apoiam as atividades dos Professores no ensino significativo e inclusivo.

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      Ferramentas digitais como apoio do trabalho pedagógixo, e não o método de ensino regente. Aqui no Paraná os livros idáticos desapareceram das salas de aulas. Se nada for feito para o retorno dos livros vamos descer ladeira abaixo nos próximo exame de proficiência.

  41. Mara Lucia Steiner

    Viva!!! Medida corretíssima! Bato palmas para o governo, se de fato isto acontecer! Em tempo - não sou petista, nunca votei no `PT, mas há que aplaudir medidas que a gente julga serem acertadas. Resta agora, de fato implementar a lei e principalmente - fazer valer!!!! a sociedade terá que aderir também

    Responda
  42. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Lula 3 esta cada dia melhor.

    Responda
  43. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    tá serto, igual no presídio, tem que proibir; vai dar serto. Ta tudo combinado e nada resolvido.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      No presídio, cobre do governo estadual.

  44. Laercio Andrade

    Excelente notícia! Tomara se torne realidade!!!

    Responda
  45. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Excelente, não dá nem para acreditar. Medida de país civilizado, resta saber se pais 50% bolsonarizados, vão aceitar a medida.

    Responda
  46. NACIB HETTI

    Mais uma Lei que não vai colar.

    Responda
    1. Mara Lucia Steiner

      não podemos pensar assim!!! temos que ajudar a "fazer colar", independentemente de quem partiu a belíssima iniciativa. Bora lá aplaudir!!!

  47. Jorge Rodrigues

    Lula faria muito melhor se, além do celular, proibisse também a linguagem neutra, doutrinação ideológica e as sectárias, insensatas e anticientíficas teses identitárias e da cultura woke.

    Responda
    1. Gabriel Henrique Pereira

      Você vive no mundo da fantasia.

    2. Mara Lucia Steiner

      Infelizmente isto ele não pode fazer, sob pena de ser taxado homofóbico e outras coisas piores. Esta linguagem neutra é uma aberração - mudar a língua portuguesa? absurdo!

    3. Itamar Perenha

      Acho essa linguagem "neutra" uma tremenda babaquice. Quando alguém se refere a todos está se referindo ao gênero humano. É o léxico quem diz. Esse tod(e)s é uma idiotice sem tamanho. Se os LGBTQIAPA+ não se sentem representados, paciência. Sempre foram aceitos. Cada um faz do seu corpo o que quiser. A história da humanidade sempre foi assim. Em Esparta até um batalhão de gays foi criado para enfrentar a Grécia. Precisa acabar com esse rematado disparate.

    4. Luiz Gomes

      Esqueceu os milicos bozistas, q pegaram a boquinha das escola civico militares.

    5. marcos fernando dauner

      jorjão - não te esqueças da milicada bolsomita nas portas das salas de aula

  48. Marcelo Levy dos Santos Braga

    Adeus "Free Fire" em sala de aula. Uma benção!

    Responda
  49. Mauro Lopez Rego

    Mais conscientização, menos leis! Mais Brasil, mais brasileiros, menos Brasília!

    Responda
  50. Ivo M Ferreira

    Impulsividade, ansiedade, perda de interações presenciais, transtornos de auto-imagem, tudo isso são GRAVES efeitos a quem usam em demasia Celulares e Mídias Sociais, sobretudo Crianças. No mundo todo, EUA, inclusive, há estudos Científicos provando esses malefícios provocados pelo USO excesso do Celular, e das Mídias Sociais. Os distúrbios são gravíssimos, inclusive, não é só em Crianças, não! Adultos, sobretudo Jovens, viúvas e viúvos, as grandes Vítimas.

    Responda