Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Telma Saraiva

    Brasil e seu eterno complexo de vira-lata. Que tristeza ver o Brasil subalterno aos interesses do Putin e Xi-Jiping.

    Responda
  2. Marco A Moreira

    Excelente artigo .Após 04 anos do ex e suas grosserias diplomáticas imaginei que o atual seria - mesmo sob o peso das ações não Republicanas do seu governo passado. Porém o Brasil conseguiu se apequenar com a defesa da pauta Russa e da democracia (aspas) Venezuelana. Vergonha internacional !

    Responda
  3. PAULO CURY

    Nos somos uns anoes políticos nesta roda viva das nações

    Responda
  4. Tadêu Santos

    Na eleição de 22 votei no HADDAD para evitar o pífio dep miliciano sentar na cadeira da PR e em 2022 votei no LULA DA SILVA para que o político brasileiro que mais foi denunciado por ameaças cumpridas, mas a Esperança Democrática venceu, apesar de ainda não ter sido recuperada e, corre série risco de sofrer retrocessos enquanto o Centrão do PL" dividir a gestão executiva e o INELEGÍVEL estiver livre fazendo campanha negacionista e mentindo terrivelmente para os patriOtários que acreditam no mito

    Responda
  5. MARCO ANTONIO POLISELI

    O negócio desse pessoal é fazer renascer a união soviética. Só não vê quem não quer!

    Responda
  6. Hernandez Piras

    Apesar de toda boa vontade com que o mundo recebeu a volta de Lula ao poder, sua política externa é um verdadeiro fiasco. Evidente que saímos do isolacionismo puro e simples no qual havíamos caído durante o desgoverno Mito, mas, em contrapartida, o Brasil tornou-se cada vez mais um parceiro menor de Pequim e Moscou, com pouquíssimos dos ganhos econômicos prometidos pela China. Uma diplomacia puramente ideológica e, neste aspecto em particular, atrasada.

    Responda
  7. Pedro Luis S C Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Política Interna do Governo Lula está certa. Externa do Governo Lula está errada. Lula é um pragmático. Se alia a Maluf, Centrão, Putin e Xi Jiaoping para colher melhores resultados para o Brasil. Em especial pelo estúpido descaso norte americano pelas Américas, e agora pela Europa também, com Biden roubando empresas europeias via subsídios. No entanto, pragmatismo demais, pode levar à ausência de princípios e valores, e aí, danou-se.

    Responda
  9. Peter Janos Wechsler

    Neste assunto só há interesses e nenhuma ideologia. Obviamente, os países da UE temem o jugo russo (soviético) por experiência nefasta própria. Mesmo em conluio com a China. O Brasil nada apita nesta história e deveria ficar neutro como o colunista sugere.

    Responda
  10. maria eloisa montero miguez

    Incompreensível e inaceitável o PT e Lula aliar-se a ditadores como Putin em nome do Brasil. Por essa e outras, incluindo as pregações que fatiaram a população entre bons e maus, talvez tenhamos pela frente novos bolsos e piorados. Esquerda retrógrada sem perspectivas de um upgrade.

    Responda
  11. sérgio dourado

    Conversa...Mundo hipócrita quer dizer que o Brasil não seria "respeitável" enquanto estende tapete vermelho pra quem sequer um dia pediram munições e armas: pois sabiam que jamais as teriam? E ainda tiveram de ver um abraço no Putin. Essa papagaiada midiática no Brasil é inocente ou muito desavisada, mesmo, do mundo real. Alguma petroleira das Democracias referenciais tiraram saiu da Venezuela, também!? É tudo interesse e os valores de fato são outros.

    Responda
  12. Antonio Carlos Cunha

    O presidente Lula, do alto da sua erudição, já afirmou que "Zelensky não pode querer tudo." e que " a Democracia é relativa" A primeira afirmação deveria ser dirigida à Rússia, o maior país do mundo que quer se apoderar de um país vizinho importante, e não ao presidente da Ucrânia. O pendor do presidente pela Rússia deve ser pela seu amor à Democracia.

    Responda
  13. Ricardo Knudsen

    DM errou sobre a Venezuela, dizendo q o governo brasileiro fazia jogo de cena antes de reconhecer as eleições. Não só não houve reconhecimento, como peitou Maduro no episódio da embaixada Argentina, protegendo os exilados. Errou sobre Gaza, dizendo q não havia genocídio, e q isso só ocorreria com a invasão do sul. A invasão ocorreu, a ICJ deixou claro q havia um genocídio e ordenou a retirada das IDF. DM nunca mais tocou no assunto, ignorando o genocídio q previu. Vai errar de novo agora.

    Responda
  14. Joao Pinheiro

    Excelente texto. Parece mesmo que Lula, inebriado (essa foi sem intenção) de poder, tem mesmo dificuldade de ocupar um lugar no banco dos corretos, oferecendo um pensamento linear aos que o escutam. Se diz defensor da democracia, mas não se livra da Venezuela, nem de Cuba. Vocifera a soberania nacional, mas fica dependurado na China e na Rússia. Ele até pode ter suas preferências tortas como cidadão, jamais como presidente do Brasil, pois, ao agir assim, rebaixa o país inteiro com ele.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A EU e os USA supostamente defendem a democracia, mas se calam sobre a ditadura na China e se dependuram economicamente nela. O Bozo, depois de um breve rompante de macheza, meteu o rabo entre as pernas e se manteve pendurado na China. Isso sem contar q é amigão do Putin e do autocrata hungaro Orban. Sua indignação “democrática” é tão hipócrita e seletiva qto a do colunista.

  15. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Lula e seus asseclas são lixo do pior esgoto .

    Responda
  16. Igor Cornelsen

    A frase de Lula aos diplomatas, "nós não queremos ser menor do que ninguém" não é crível e muito menos realista. Ao se unir aos BRICS e aceitar que Nicarágua e Venezuela sejam convidados a participar mostra que o Brasil não manda nada nessa associação, quem manda é o Xi Jinping e o Putin. O Brasil é um membro subalterno nesse governo. Soberana é a Argentina que se recusou a participar desse clube de ditadores.

    Responda