Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Humberto Giovine

    Vivemos, nos tempos atuais, uma onda de ódio, grandes interesses político-econômicos, ignorância, e desinformação, cujos malefícios estão a vista de quem quiser enxergar. É preciso voltar ao equilíbrio e bom senso, por mais difícil que isto seja, ou a humanidade não terá futuro.

    Responda
  2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

    FSP censurando meu comentário.

    Responda
  3. José Cardoso

    O Japão não só não pediu desculpas a China e Coreia, como sempre posou de vítima devido às bombas atômicas lançadas sobre seu território.

    Responda
  4. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Não deve ser fácil esquecer as atrocidades cometidas pelo Japão. Que Deus traga paz e evite um conflito bélico entre esses 02 países , para que inocentes não paguem com a vida por crimes cometidos por seus bisavôs irresponsáveis.

    Responda
  5. José Tarcísio Aguilar

    Bruce Lee explorou muito bem tal ressentimento nos filmes. Mas já nos anos setenta havia uma iniciativa chinesa de abertura ao mundo, chamada de pontes para amizade, e uma das primeiras ações de intercâmbio cultural foi justamente com o Japão. Óbvio que há distância enorme entre o estado e o que sente cada cidadão, como em qualquer outro lugar.

    Responda
  6. Jorge Severo

    O Japão é a Alemanha da Ásia, no que tem de pior na evidente maldade de grande parte de suas populações.

    Responda
    1. Milton Nauata

      Em menos ou maior grau em toda história o homem sempre demonstrou crueldade, seja por afirmar sua superioridade sobre etnias, conquistar povos e países. Não precisamos ir muito longe, o Brasil massacrou e quase dizimou o Paraguai, quanta barbaridades devem ter cometidos. Dizem q o nosso cortex é similar a um réptil, reagimos em circunstâncias extremadas como bestas e todo o verniz civilizatorio é desnudado. Somos a pior espécie de animais da face da Terra.

  7. Daniel Wang

    O que a ação de um lunatico ajuda a entender qualquer coisa da disputa geopolítica e histórica? Péssimo gancho

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é um gancho. É análise da origem que levou a um fato.