Equilíbrio > Vera Iaconelli explora felicidade ilusória da sociedade em seu novo livro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vera Iaconelli representa a psicanálise atual q não tem vergonha d dialogar com o grande público, ao contrário d psicanalistas q ou não sabem escrever, ou só escrevem para seu gueto. Os pioneiros foram Eduardo Mascarenhas, Helio Pelegrino, depois vieram Contardo Calligaris, Maria Rita Khel. Desculpe-me se esqueci d alguém. Parabéns, Vera pelo livro.
Divulgado tão em cima! Adoraria ir, mas podiam programar com alguma antecedência.
...parte02 de meu ensaio:... O Freud implementou o comolexo de édipo para o Jung se afastar da Coroa Rica e Gostosona e de EspÃrito Livre-CRGEL que ria das táticas de Freud ( O Freud só conseguia convencer o Jung, o vacilão!) que Freud amava. Mas ela revelou ao Jung as táticas sórdidas de Freud contra Jung para o Jung não Fazer sexo com ela!... Jung, então, rompeu com o Freud e para surpresa da CRGEL, o vacilou do Jung rompeu e foi embora de Vienna! Jung, o Vacilão!!
Adorei seu comentário, só perderia para o silêncio!
... Sabia, pessoal, que este cachorrinho do Sr. Freud ( Don Juan de Viena) era treinadonpsda certificar a pureza da cocaÃna que Freud usava em suas orgias em Viena???... A vocaÃna do Sr. Jung era qualidade duvisosa! Freud trabalhou algumas barreiras de imoortação da coca para Yung! Freud nunca superouba rejeição de Frauleine Rica e gostosona que amava Jung que não a amava por Amar a filhas Dela que dava Todo dia com Freud que se vingava de Jung...o babado de Viena não contado até agora...
Já quero!! Um livro para ler e tbm presentear amigas.
A positividade tóxica engessa o "sentir". De fato, inúmeras vezes, vemos alguém que está sofrendo, se desculpando por vivenciar isso, negando o que sente ou impondo a si mesma que tem que "sentir-se bem", como se fosse uma fraqueza ou um defeito grave admitir que está triste, melancólica, frustrada ou vivenciando sentimentos semelhantes. Isso se torna nocivo porque é incompatÃvel com a vida real, afinal, ninguém vivencia apenas felicidade todos os dias.
Parabéns, Vera. Certamente irei lê-lo. Vivemos a ditadura da positividade, negando o que é negativo ou tedioso. A felicidade se tornou compulsória, o descontentamento e o desânimo devem ser rejeitados e negados. Quanto a diferença entre os gêneros, observo que cada um deles tem noções próprias do que seja ser feliz, bem como do que entende por sofrer. Aliás, felicidade e sofrimento são influenciadas e reguladas pela sociedade e seus padrões culturais.
Aliás, felicidade e sofrimento são influenciados e regulados pela sociedade e seus padrões culturais.
Curiosa deformação da psicanálise, ainda q para torna-la menos danosa. A psicanálise é machista e culpabilizadora dos pais. E não se tratam de “coisas do seu tempo”. Os documentários de Sophie Robert (“Le Mur” e “Le Phallus et le Néant”) expõem como a psicanálise contemporânea culpabilizou as mães pelo autismo e como Lacan negava a existência da mulher. Para Lacan, só o homem existe, a mulher é o ser humano em q falta o pênis. A visão da psicanálise sobre as mulheres é simplesmente abjeta.
Esqueci-me de mencionar q a psicanálise é tbém homofóbica. Freud incluÃa a homossexualidade entre as perversões. Tbém importa lembrar q foi criada para explicar um problema mental q sequer existe, visto q a histeria foi retirada do manual de diagnósticos. Quão cientÃfico é usar conceitos criados para uma doença inexistente para tratar outra meia dúzia de problemas nos dias de hoje?
Parabéns pelo trabalho! Na minha opinião, um ponto-chave é denunciar as tensões sociais/polÃticas e suas profundas implicações no sofrimento individual. Temos a cruel tendência de responsabilizar a pessoa pelo comprometimento de sua saúde mental. O Brasil, por exemplo, é campeão em adoecer a população - fÃsica e psiquicamente. A falácia sobre "povo alegre" deve ser combatida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio > Vera Iaconelli explora felicidade ilusória da sociedade em seu novo livro Voltar
Comente este texto