-
Nilton Silva
Quem discute seriamente esse tipo de coisa deve ter muito tempo a perder. De repente, já temos contemporâneos imortais e não nos demos conta.
-
José Cardoso
O inventor do sanduíche foi um homem. Pão é substantivo masculino. E como a coluna ressalta, é o componente universal e essencial desse lanche. É por essas e outras que Dom Pedro separou-nos de Portugal...
-
Fernando Capelo de Matos
Mais um absurdo do arcaico português arcaico. Sanduíche é masculino. Feminino só como brusqueta...
-
Marcos Benassi
Ôôô, esqueci da polêmica do "Sanduíche/Lanche": seu colega Prata, seu Pratrício lingüistico, já desceu o cacetete nela. Pra esclarecimento geral desta Ágora, vou até procurar o texto e boto aqui embaixo. Ele também não se conforma-se de modess algum, que nem ocê. Ademã, é já.
-
Marcos Benassi
A sençura da phoia é muitíssimo pundonorosa, e acha que "a sande" é giria pra prexeca. E que links da própria folha devem ser escrutinados por human@s. Tá. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2023/06/sanduiche-iche-iche.shtml
-
-
Marcos Benassi
Ricardíssimo, é vero! *A* sande! Como pude esquecer de uma das primeiras e mais úteis adaptações quando fui aí morar um pouco? Tanto o nome de batismo quanto nosso "sanduba" são masculinos. E me parecem bem assim. Cara (gajo? pá?), pedi a uma "inteligência" que somasse os lusófonos: disse-me que são 3OOmilhão, 2OOdeles brazucas. Não é argumento de otoridade, mas é de se considerar. Tá com medo de dar dentada em hômi? Hahahahaha!
-
ingrid muller xavier
Assaz desinteressante... ao lhe fugirem as ideias, venceu a tolice
-
Marcos Benassi
Que lindo, oh Lusófona Maiúscula! cê também lembrou da "parvoíce", outra bela estupidez. Língua mais graciosa, mesmo a dizer bobagens, Hahahahah!
-
ingrid muller xavier
Sim Marcos! Bravo! Toleima, dislate, necedade, hebetismo, parvulez, tarouquice. À tolice não lhe falta companhia, nem sinonimia
-
Marcos Benassi
Toleima, ingrid, toleima: saberá melhor no meio da sande.
-
Arthur Danton
Já eu achei interessante. Especialmente a formulação pão, não-pão mais pão.
-
-
Ricardo Thomazine
Em Portugal, os sandes; que meu sogro adorava; com pão do que tivesse, fiambre e queijo.
-
Joana Coloma
Ser parva não tem desculpa, e sei que o tema da crónica não é saúde, nem doença mental... Mas (pode ter sido por outros motivos, como o tempo que passou), eu deixei de pensar muito no RAP quando parei de fazer um esbabilizador de humor específico... Como recentemente deixei de ter pensamentos suicidas quando aumentei a dose de outro estabilizador de humor... Isto só para dizer que se tiverem sintomas, procurem ajuda - e quando tiverem ajuda, falem com os vossos médicos sobre a medicação
-
Joana Coloma
:) Marcos, há muitas pessoas (mesmo as que não fazem medicação) que precisavam de, pelo menos, uma década de terapia
-
Marcos Benassi
Ah, querida Joana, também estou dependente de uma vasta farmacopéia. Diabetes e maus-humores, meus males de véio são. E deve haver muita gente aqui no Brasil que nos acompanha nos psicotrópicos: Gente que abomina o Lula, Gente que abomina o Bozo, Gente que abomina tudo. Quem não tá nem aí e não abomina nada, bem, não precisa de muletas como as nossas: provavelmente precisava ficar década internado.
-
-
Joana Coloma
Ler e comentar aqui é um vício (há vícios piores). Mas comecei por ler e comentar as crónicas do RAP na Visão, no final de 2012. Adoeci, entre sintomas piores, pensava que o RAP escrevia para mim. Eu sei que é absurdo, soube isso logo em 2013, quando fiquei melhor... depois foi pior, porque achei que estava apaixonada. Se estava, não sei. Passaram-se muitos anos de idiotice, e deixei de pensar nele. O trabalho do RAP continua a interessar-me, o RAP nem por isso - ainda bem
-
Raymundo de Lima Lima
Lendo a boa crônica d RAP me esqueci das nossas queimadas, dos pages/bip usado pelo terrorismo d suposto povo eleito pDeus, das guerras d Ucrânia, Sudão e Gz, d atos amok comuns nos EUA, dos assaltos nas grandes cidades d Brasil, d falsa polarização entre centro-esquerda e extremismo-direita made inBrazil, d 1,5grau d aquecimento d Terra, e angústias existenciais e psiquicas pessoais. Muito obrigado pela crônica.
-
Marcos Benassi
Uai, Raymundo, pode ser o sanduíche. Melhor, a Sande: feminina e delicada, roçou-vos o farejador e te deu esse alívio - não pouco, mas temporário. Comigo, foi a mesma coisa, que aplaudo junto contigo.
-
Raymundo de Lima Lima
Sugiro ler a crônica-ensaio d Muniz Sodrè, q começa com alerta para os 61 candidatos com ficha criminal, q podem ser eleitos, no Brasil, claro. Parece não ser preocupação d brasileiros doutrinados pelas igrejas. Repito: 61 candidatos com ficha criminal.
-
-
Leo Alves
Bauru é um dos melhores.
-
Leo Alves
A história que conheço sobre esse sanduíche é de que um morador da cidade de Bauru que vivia em São Paulo, e sempre ia à lanchonete Ponto Chic no largo do Payssandu, pedia um sanduíche com queijo, rosbife e tomate no pão francês e por isso ficou conhecido assim. Todos pediam: "Faz um igual ao do Bauru pra mim".
-
Antonio Calmon
Esse dá confusão, não é italiano, mas brazuca da gema. Nem sei se leva ovos.
-
-
Joana Coloma
Pão (de uma série de cereais possíveis), escuro, branco, com sementes, de leite... Torrado, prensado... Sandes, sanduíche, "sande", o meu preferido é como o meu avô diz: "papo seco", mas também "bucha"... Em sopas de leite, na sopa de legumes... As baguetes... Aqui baguetes com recheio não se chamam sanduíches... Agora há wraps, que é suposto serem mais saudáveis, mas afinal não são... Com glúten, sem glúten... Haja apetite
-
Joana Coloma
:) Marcos, o Chico tinha bom gosto
-
Marcos Benassi
Caríssima, tive um Labrador, o Chico, que adorava pão. *Adorava*. Se colocasses pão e carne, ele comia o pão primeiro. Claro, nada de pão ruim: um bom pão fermentado devagar, pesadão; um delicioso "pão francês", o pão de se comer fresquinho; qualquer pão feito de boa farinha, sem porcarias. Sabe aqueles jogos de carta, tipo um jogador põe "hambúrguer", o outro "pão!", Pão vence hambúrguer? Ou "Chocolate", "Pão", pão vence chocolate. O Chico adoraria seu comentário.
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Uma das melhores invençoes humanas.
-
Carlos Jardim
Chefes de cozinha puristas que fiquem com a criação do Conde de Sandwich( pão rosbife e pão) mas no sanduíche cabe tudo desde que não ultrapasse altura apropriada.
-
Luiz Alberto Brettas
E qual é a altura apropriada, Carlos...?!? Eu, particularmente, destesto sanduíches com altura que só permitem ser abocanhados por personagens de desenhos animados...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.