Antonio Prata > Seremos a penúltima geração? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Vc tá certo! Mas é preciso começar a enxergar as coisas de uma forma mais ampla, pois é extamente esse o problema da evolução dos humanos na Terra...filhos, netos, bisnetos, trinetos e por aà vai...essa longa e interminável linhagem causadora de aniquilação de tudo que é vivo no planeta.
Estamos vivendo o "Não olhe para cima".
Somos a última. Ainda bem que a morte não pode ser determinada. Pode acontecer nesse exato momento ou ser adiada para breve.
Triste fim.
Entendo sua preocupaçao ricardo botto, sua familia esta ameaçada de extinçao né? Os bottos kkk
Fiquei realmente assustado com o fato de que no futuro, só no futuro, haverá lugares inabitáveis, guerras, extermÃnios, faltará comida, água, remédios, tudo.
Pois é e o Bolsonarismo defende literalmente passar a boiada na Amazônia, nega a mudança climática e quer desmatar tudo. Os religiosos, como Silas Malafaia, o mesmo que defende as guerras de Netanyahu, São abertamente negacionistas!
Um amigo meu da Unirio tem uma mensagem tranquilizadora. Aceleremos a destruição ambiental, porque assim a gente acaba com nossa espécie. Sem ela a mãe-terra se recupera. SuicÃdio da espécie já.
Ah, meu caro Vanderlei, esse seu amigo, se não sabe de tudo, sabe do mais importante. E eu só não concordo com ele porque não estamos sós aqui nesse planeta; não somente o dividimos com uma infinidade de espécies, como isso seria assumir a plena iiiddiotice de que estamos "no topo" e temos todos os direitos. Sem dúvida, temos direito ao suicÃdio; todavia, não creio que explodir a bomba em avião lotado seja a melhor maneira. E se voarmos todos aos Estados Unidos e nos matarmos na base do tiro?
Duas coisas: leiam A lÃngua submersa, de Manoel Herzog; a nossa proverbial arrogância nos faz pensar que o mundo acabará quando extinguirmos... nada mais equivocado. O mundo continuará a existir com e apesar das transformações provocadas pelo humanos. O que extinguirá, penso que em parte, será a espécie humana. Bom, não penso que uma espécie que não consegue pensar em nada mais que o último modelo de IPhone mereça subsistir...
É tudo perfeitamente explicado pelo efeito do sapo aquecido lentamente num pote de água, e que morre cozido. Mas há muitas variáveis. Se houver uma guerra nuclear em grande escala as emissões de CO2 cairão muito, já que a infraestrutura dos principais paÃses industrializados será destruÃda. Além disso haverá o "inverno nuclear" devido à grande quantidade de fuligem na atmosfera, diminuindo a temperatura do planeta.
e o presidente insiste em explorar petróleo na foz do rio Amazonas.....
Ou melhor, da agropecuária! Sabia?
Acontece que se ninguém está deixando de produzir e prospectar petróleo uma medida unilateral do Brasil não fará a menor diferença, já que não produzimos nem 5% do petróleo do mundo. Ademais, a nossa contribuição para os gases do efeito estufa vem 70% do desmatamento e 26% da agricultura.
Há uma intenção polÃtica nessas queimadas. Não todas, claro. Esse intuito advém de extremistas de direita que tentam inputar incompetência ao atual Governo naquilo que lhe é mais caro: a preservação da Natureza, área em que a ultradireita não tem preocupação alguma, muito pelo contrário, quanto mais o circo pegar fogo, melhor. Ideologias corrompem o bom-senso e a sensatez: importa derrotar os adversarios politicos, mesmo que se morra junto deles.
Perfeito Prata, os id otas continuam a solta e relincham bobagens que seus parcos neurônios produzem
Segundo os bacanas da Faria Lima, Lula tem que agir, porém deve evitar a gastança, existe um teto de gastos imposto para restringir os gastos sociais e emergenciais. Um teto infinito quando se trata de manter os privilégios da elite financeira.
Lula encontrou ministérios, órgãos de prevenção e controle desmantelados. A senha era passar a boiada. As porteiras para os incêndios, assassinatos de lÃderes ambientais, desmatamento, grilagem, garimpo, invasões de terras indÃgenas, foram escancaradas. Um congresso, composto em sua maioria de reaças, composto pela turma do boi, do agro, da bala, da BÃblia, contrários a florestas improdutivas, a preservação do meio ambiente. E ávidos para votarem o Marco Temporal.
Joao Francisco Ribeiro Erbetta
Para piorar essa situação temos uma epi demia de id iotas que se alastra no globo ,no Brasil parasse ser mais virul enta, os seus sintomas são : Cân cer Bolsonaro ,anen cefalia eleitoral Paulista ,trom bose das queimada das matas, a idio tia é algo muito sério, e não sei se existe antÃdoto para essa do ença ?
Ainda bem que na folha ainda existem articulistas e leitores inteligentes. Na medida em que aumentam os desastres ambientais aumentarão os votos dos eleitores no partido verde. Única possibilidade de escapar da irreversibilidade do fim.
Não é desmiolado não Prata. É só mais um pila ntra disfarçado de bom moço conservador.
Pratinha, isso tudo é ressaca com a campanha do boules ne? Realmente, nao vai dar, perdeu mané
Meu caro, se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a sua esthupidez e imbhecilidade já a perdeu por completo!
Seria ótimo se comentários tacanhos diminuÃssem o efeito estufa. EstarÃamos salvos.
Boulos será o novo fetiche?
Aff ! Inteligência zero !
Aff ! Além de tudo burro !
Pratinha, tu ta xato com essa fase ativista, volta pras cronicas , como diria seu talentoso pai
Já os seus comentários não são nada chatos, são apenas imbhecis!
"Xato" são seus comentários.
Tô achando pequeno o negacionismo-esculhambo-bozofrenia: meia dúzia em sessenta e seis comentários aqui debaixo... Se essa fosse a proporção de gentes, tava bão. AÃ, restava só ajustar a proporção de poder.
Os bozofrênicos estão lendo pondé e assemelhados; mas estão ativos, infelizmente
Garret Hardin e os demais apocalÃpticos dos anos 60 diziam o mesmo sobre o dilema maltusiano da alimentação e população, até que a Revolução Verde derrubasse a teoria. Depois veio o fim do mundo com a Guerra Fria. Agora os climáticos. Temos uma janela de uns 50 anos para reverter o clima, e creio que o faremos. Como fizemos antes.
Beleza, nos vemos em cinquenta anos. Prefere ao ponto ou mal passado?
Uai, então tá. Mas não seria bom começar *JÃ*?
"Só depois da última árvore derrubada, do último rio poluÃdo, do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come." Alanis Obomsawin
É estarrecedor: ao tempo em que alguns poucos(seguramente a excessão da minoria) se desespera ao ser alertado, quando não por cientistas renomados, por seu próprio senso de sobrevivência, a larga maioria da humanidade prossegue na sua marcha cega rumo a própria extinção; a cada dia mais e mais a cada dia fomentamos uma cultura vil e viciosa que nos conduz insidiosamente ao abismo; poucos já avistam sua bordas; muitos(a imensa maioria) não cessa seus "passos"...
Enchente, seca, incêndios, fumaça. Só esperando o próximo desastre ambiental que vai nos assolar.
Estás errado num ponto apenas, mas é a realidade. Sou gaúcho e atravessei aquela enchente catastrófica, que veio meio anos depois de outra igualmente recorde histórico. E agora assistimos atônitos ao funeral da Amazônia passando sobre nós, há semanas. Indo ser sepultada no meio do oceano. Teu erro? Tu vais, eu, nós estamos assistindo ao fim do mundo. O normal morreu, o futuro, aquele do passado, morreu também. A civilização atual já está insustentável nas atuais condições, colheitas falharão
Este ano já houve quebra de safra do agro. São Paulo estima em 400 mil hectares de cana queimada nos últimos incêndios.
O que acho engraçado, para não dizer trágico, é que conseguimos pensar e prever o fim do mundo, mas não conseguimos imaginar o fim do Capitalismo. Neste exato momento estamos todos em uma roda de ratinho adestrado, comemorando o lucro da Multinacional ou o aumento do PIB. Buscamos crescimento ilimitado em um planeta com recursos limitados. Urge pensarmos uma nova economia, para uma nova humanidade.
Dedo no'zóio! Colegas Gilberto e Anete batem nessa mesmÃssima tecla. Todo dia.
Você está certo. Todavia é uma questão de escolha. Nossa espécie precisa fazer escolhas melhores. Escolhas boas, consequências boas. Escolhas ruins, consequências ruins. Simples assim.
Em 1981, Ignácio Loyola Brandão publicava "Não verás paÃs nenhum". Ignácio antecipou a distopia 40 anos atrás. A cretinização da "metalinguagem tribal" de sinais estupidificantes em redes sociais. A "última árvore da Amazônia" transformada no "deserto maior que o Saara" para visitação turÃstica tendo o "maior leito seco da Terra" como pano de fundo. Paulo Francis, em 1981, profetizara: "Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não se tenha dado conta disso".
Enquanto o mundo continuar a eleger polÃticos que só pensam no próprio bolso não haverá salvação.
É, Pratowski, é de se ficar chocado. Sabe que eu não havia lido o artigo? Achei que não precisava, e, agora, que li o excerto, a opinião se manteve. Pratônito. minha Amada e eu estamos juntos desde 2OOO; rapidamente nos combinamos "sem filhos, que o mundo tá muito louco". Potatoes. E quem os têm? E esses Agros cheios da grana, têm não? Netos? De que adianta a acumulação numa perspectiva dessas? Pessoalmente, tô bem feliz em estar mais perto do desmanche do que da linha de produção: podem amassar
Agora querem ver uma coisa? Quem aà consegue bater no peito e dizer: eu sou culpado! Enquanto não fizermos isso, nada mudará.
Vc tá certo! Mas é preciso começar a enxergar as coisas de uma forma mais ampla, pois é extamente esse o problema da evolução dos humanos na Terra: filhos, netos, bisnetos, trinetos e por aà vai...essa longa e interminável linhagem causadora de aniquilação de tudo que é vivo no planeta.
É verdade, mas pelo menos alguns de nós tentam alguma coisa: reciclam lixho, tentam um consumo sustentável, não desperdiçam o que é produzido e sobretudo apoiam politicamente todas as medidas de preservação da natureza e de combate à emissão de gases de efeito estufa, o que significa também não votar em quem não está comprometido com essa causa. Pessoalmente estou perto de ligar o phoda-se, o que vem me impedindo são os meus netinhos.
O planeta sempre se recicla e continuará nesse caminho. A dita “raça humana” que o habita há pouco tempo, na escala do universo, está cada vez mais reduzindo esse ciclo. Infelizmente para a tal humanidade e talvez, felizmente para a Terra.
O problema é que levaremos junto milhares de espécies.
Nem estarei viva até dois mil e trinta, mas, faço minha parte para deixar um mundo melhor: reciclo, cuido das minhas meninas da Flora de casa, cuido de minhas crianças aladas. Os Oportunistas polÃticos, Presidente, governadores , prefeitos, torram dinheiro público em propagandas autopromocional, e não conscientizam a população a cuidar da Fauna, da Flora e a fazer reciclagem.
Também não viverei por muito tempo, mas, como você, tento fazer a minha parte: reciclando, reutilizando, cuidando das criaturas etc.
Triste mesmo é ver a galera negacionista de sempre. De todo modo, ao fim e ao cabo, o planeta estará melhor sem a nossa espécie. Quem sabe se recupere em algumas centenas de milhares de anos.
Só uma grande catástrofe muda o rumo atual. Temos que esperar, mas vai acontecer.
Uma humanidade adoecida pelo consumismo, cujo deus se chama consumo, impiedosamente, exaure o planeta. Nega-se, recusa-se, a se conscientizar de seu capitalismo selvagem. O lucro a todo custo. O AGRO que é Pop, mas corrompe e mata quando desmata, e poucos verdadeiramente se incomodam. A China já começa a reflorestar, a plantar florestas em desertos, a Alemanha reflorestou 60% da destruição de suas florestas. O Brasil precisa por limites à ganância do agronegócio e começar a reflorestar.
Para o bem de Mario Prata gostaria de sugerir-lhe a leitura de dois livros: 1) GeopolÃtica do Ozônio(Ricardo FelÃcio) e 2) Aquecimento Global: Uma Visão CrÃtica (L.C. Molion). É sempre bom ouvir opiniões divergentes para não entrar em parafuso.
Claro, os outros 99,99% estão errados!
Negue a água que me expulsou de casa metros acima de 200 anos de registro, 3x nos últimos 12 meses aqui no RS. E negue a fumaça branca, o funeral absurdo da floresta vindo de 4.000km e indo mais 2-3.000km Atlântico adentro… precisamos de estadistas, imbecis tem aos montes
Ooo, José, prezado, esses cabras criticam os modelos climatológicos usados pra nos deixar arrepiados, certo? Contudo, os modelos projetavam Herda pra daqui *5Oanos*, e está ocorrendo agora, agorinha, debaixo de nossos pés. Os modelos estão errados? Pode ser mesmo. Eram otimistas. Não carece parafuso, mas também não dá pra vacilar.
Autoengano não vai resolver! Encare a situação como um adulto, rapaz e não como um aluno de 5a serie!
Suas sugestões são péssimas porque nenhum dois é cientista e os argumentos são muito fracos.
Molion e Felicio: os gênios não reconhecidos da “pesquisa” climática do Brasil. Aqueles que sabem o que 97% dos cientistas da área no resto do mundo não sabem. Aqueles que, ao contrário destes 97%, são incorruptÃveis e objetivos, portanto imunes a ideologismos. Molion e Felicio que, um dia quando no futuro a farsa climática for revelada em toda sua extensão e profundidade, terão estátuas erguidas paÃs afora, escolas e avenidas e premiações e aeroportos levando seus nomes. Anauê!
Os lÃderes mundiais desta e de gerações passadas recentes são medÃocres. Todos eles, os maus e os bonzinhos. São essas figuras, que se preocupam mais com seus cabelinhos da moda e terninhos bem cortados, que estão conduzindo nosso destino e nos levando à catástrofe. Infelizmente.
Num planeta onde existe Trump , Bolsonaro , Xi Jinping ,Putin ,Kim Jong-un,Netanyahu e tantos outros , realmente estamos fadados ao fim.
O lula também . Votei para ele pelo Meio Ambiente e digo: o pior voto que dei na vida. Deveria ter dado a nota que ele e o terrivelmente mau presidente mereciam: zerozero. Quer prospectar petróleo, quer asfaltar um,a estrada na Amazônia, faz propagandas apenas para promocional para si...
Todos nós somos culpados.
Seres humanos são capazes de construir e destruir na mesma proporção, triste para as novas gerações, a destruição está superando nos dias atuais
Estamos ferrados meu caro! Sabe por quê? Se já estava difÃcil, quase impossÃvel combater a poluição e desmatamento antes do ano 2000, agora vive a geração que só assiste, confunde o real com virtual e culpa os outros por nada fazerem. A geração dos cara-pintadas tá morrendo!
Pratinha, meu caro, brasileiro não respeita curriculo excelente. Também está se lixando para o aquecimento 1,5ou 5 do planteta, principalmente os qvivem sob ar condicionado e confiam em Deus. Esta geração d fanáticos religiosos ignora orgulhosamente a ignorância e estupidez. Seus lÃderes são os negacionistas d extrema-direita, q fizeram parceria com coronavirus e adoram respirar fumaça dentro d seus SUVs.
Kkkk...excelente .
Essa semana voltando da escola com minha filha, pensei o mesmo e disse para minha esposa. O que será da nossa filha em um planeta nitidamente mais hostil para os humanos? Vivemos um processo de expurgo lento. Eu que estou chegando aos 50 devo pegar um pouco desse apocalipse, ela, inevitavelmente vai pegar; já não penso em netos, não desejo que sofram com o legado miserável que estamos deixando para a próxima geração.
Meu caro André, to contigo e não abro. Não é perspectiva que possa tranquilizar pai e mãe
Caro André Moraes, compartilho contigo meu desapontamento com os humanos e plageando Machado de Assis, eu diria o seguinte " Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria” – afirmou Brás Cubas – ao final do homônimo romance – e (talvez) Machado – ao final de sua vida.
Um dia tinha que acabar mesmo.
Escrevi isso ontem aqui na Folha... não merecemos.
O pior é que, de alguma forma, merecemos...
Você está esquecendo dos Sonhos do Kurozawa.
Kurosawa deu indicações nada férteis para as próximas centenas de anos. O problema é que continua-se encontrando como fértil só a sexualidade e o agro. Quando na verdade, o espelho é muito fértil.
“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluÃdo o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” (Provérbio IndÃgena)
Atualizando: talvez bem cheguemos à ultima árvore, ao último peixe e ao último rio... mas enquanto isso, que se aumentem as extrações dos recursos naturais em favor de meia dúzia de insaciáveis bilionários...
Melhor sermos extintos mesmo. Só causamos problemas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Seremos a penúltima geração? Voltar
Comente este texto