Antonio Prata > Seremos a penúltima geração? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
E aqui e onde houver extremistas de direita persistem o ódio e o negacionismo climático. Continuam desmatando e queimando tudo.
Belo Monte, Margem Equatorial e Queimadas persistentes.. Não se resume em ideologia. A ânsia pelo poder, pela busca de seguidores e votos não dá lugar à sensatez!
Quem sabe se ao invés de termos adotado o modelo eurocêntrico desenvolvimentista e tivéssemos aprendido com os “selvagens” que viviam em harmonia com a natureza, o destino poderia ser bem mais bonito.
O pior de tudo isso é o nosso egoÃsmo e incapacidade para proteger as novas e futuras gerações. Não por falta de conhecimento, ou por falta de recursos e possibilidades para uma transição energética mas porque a grande maioria se comporta como vÃrus. Já as comunidades tradicionais, em sua maioria, vivem de forma equilibrada. Quanto aos polÃticos, não voto em ninguém descomprometido com a questão ambiental.
Aumento escalar da entropia, morte térmica, fim da vida tal como a conhecemos; horizonte possÃvel. Não se atua sobre sistemas complexos sem consequências complexas, muitas das quais, irreversÃveis.
O livro "Não verás PaÃs nenhum", de Ignácio de Loyola Brandão, inicia com a narrativa, pela TV, da derrubada da últim árvore da Amazônia e a inauguração do "Grande Deserto Amazônico". Quanto eu o li, era uma ficção assustadora... ERA... Não sei se o recomendo, embora seja uma obra respeitável...!
Novo Ãtila iam arindo??? Profeta do caos???
Isso, continue votando na canalhhhha escrhota em quem votas.
Realmente, não vale a pena, Marco. É só profecia vazia. Vai que vai.
Poliseli, nosso negacionista empedernido e incontornável, sempre a postos!
Não acredito que se possa fazer algo efetivo. Implicaria em mudanças profundas no nosso modo de vida e ninguém está disposto a fazer isso. PolÃticos não se elegem com propostas de autos sacrifÃcio do seu povo. Infelizmente não teremos como evitar o apocalipse.
Nem tanto! Sabia que o desmatamento é a agropecuária respondem por mais de 90% das emissões do Brasil? Só parar o desmatamento já seria uma contribuição extraordinária nossa.
A conclusão inescapável é que a maior parte da população mundial perecerá. Há alguns anos a revista Piauà publicou matéria sobre os bilionários americanos que estão construindo enormes solos climatizados e prontos para sobrevivência dos donos por anos de catástrofes possÃveis. Eles sabem e estão se preparando.
Bem, num eventual apocalipse vejo hordas famintas marchando sobre tudo. Talvez o Musk se salve indo para Marte. Ao menos adiaria sua morte por uns dois anos, o tempo da viagem.
Silos climatizados. Silos
Lamentável que esse jardim maravilhoso esteja sendo destruÃdo impiedosamente. Não basta somente educar as pessoas, é preciso muito mais. O capitalismo, grande estimulador da ganancia inconsequente, aumenta cada vez mais a distância entre ricos e pobres. Explora, sem o menor pudor, a natureza deixando rastro de destruição por todos os lugares. Além disso, os pobres, sem nenhuma esperança e nada mais a perder, não dão a mÃnima para aquecimento global, querem mesmo é botar fogo no mundo¹
Sou mais pessimista que o Carlos Nobre e que você Prata, pois perdemos a "normalidade do equilÃbrio climático do planeta" e a Humanidade não tem como controlar, pois o inicio da queima de combustÃveis fósseis foi na Revolução Industrial. Este alerta não é meu como ambientalista, mas estudiosos do clima, que já perceberam que o aquecimento global já chegou faz décadas e os eventos catastróficos já demonstraram a violência das águas e dos ventos, além crise hÃdrica e agora das queimadas...
Você me representa. Sou psiquiatra. Do meu ponto de vista estamos vivenciando um luto. O que morreu? Duas coisas: o normal e o futuro? E nos dividimos nas fases do luto, negação, raiva, negociação, tristeza e aceitação. Em 1755 no Terremoto de Lisboa, todos atordoados, o Marques do Pombal, estadista, liderou a reação, atravessando a tragédia, aceitando enquanto outros paravam. Perguntaram a ele o que fazer, disse palavras históricas: Enterrem os mortos, cuidem dos vivos. Precisamos de estadistas
Tragédia total! Horror absoluto! Conhecendo-se a História da humanidade, esse será mesmo o futuro próximo.
Triste, muito triste mesmo. Caminho quase sem volta, entretanto há que se ressaltar que também o homem está se perdendo a cada dia, deixando sua sensibilidade se esvair... correndo atrás do poder, perdendo muitas vezes o que há de mais precioso dentro de si: a capacidade de realmente ser humano.
Cara Nilva perfeito seu comentário, no detalhe de perder a humanidade ,td em prol do materialismo inconsequente ,será o atalho pro desastre.
O ser humano tem uma capacidade absurda de resolver problemas quando a água bate no pescoço, foi assim com doenças que atingiram a humanidade desde a idade média, já atravessamos outras crises climáticas, e sobrevivemos, não temos tempo para solucionarmos a crise como era sugerido até o inÃcio do século, talvez haja esperança se tomarmos medidas drásticas como a inserção de satélites que desviem a radiação solar ou mesmo lançarmos gases refrigerantes na estratosfera, é nossa última chance.
A medida drástica que ninguém aceita e é politicamente proibida de falar é o controle de natalidade. Sem isso não há planeta no universo que aguente.
Atualizo o tÃtulo do livro do Ignácio Brandão: Não verás planeta nenhum.
Kkkkk... Bem, não é para rir...
Realmente, se não houver mudança na raiz do problema, produção de CO2, estamos abrindo mão dos recursos naturais essenciais: água, terras cultiváveis e ar respirável. Não vejo reflexo dessa emergência nas atitudes dos governo. Precisamos do maior plano de reflorestamento do mundo no sul da Amazônia a fim de preservar o aceso a água. Plantar árvores e deixar de destruir nossa caixa d’água verde.
A maioria das árvores da Amazônia demora mais de 50 anos para se tornarem "adultas", por essa ótica não dá mais tempo.
Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Aq os incendios são criminosos. A quantidade de gente presa demonstra isso. E como em qq lugar aonde se dá mais importancia ao deus dinheiro/mercado estaremos fadados a destruir a unica casa q temos.
Achei que o Antonio Prata iria criticar o Lula que mal fez e provavelmente continuará sem fazer nada para o clima brasileiro além de se vangloriar em fórums internacionais. Nenhuma crÃtica sobre o plano de perfurar a Amazônia?
Sabia que o desmatamento é responsável por 70% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil e outros 26% são provenientes da agropecuária? E que produzimos menos de 4% do petróleo do mundo?
A turma do Bozo é que mais contribui para a destruição do planeta ,com o negacionismo.
É porque não existe plano de perfurar na Amazónia, salvo nos grupos de zap da fami lÃcia.
"Amanhã será pior". (Sêneca)
Concordo com vc Prata. O planeta é adorável, mas o povinho...quer maior exemplo que o nosso paÃs?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Seremos a penúltima geração? Voltar
Comente este texto