Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    A conclusão inescapável é que a maior parte da população mundial perecerá. Há alguns anos a revista Piauí publicou matéria sobre os bilionários americanos que estão construindo enormes solos climatizados e prontos para sobrevivência dos donos por anos de catástrofes possíveis. Eles sabem e estão se preparando.

    Responda
  2. Geraldo Lacerda

    Lamentável que esse jardim maravilhoso esteja sendo destruído impiedosamente. Não basta somente educar as pessoas, é preciso muito mais. O capitalismo, grande estimulador da ganancia inconsequente, aumenta cada vez mais a distância entre ricos e pobres. Explora, sem o menor pudor, a natureza deixando rastro de destruição por todos os lugares. Além disso, os pobres, sem nenhuma esperança e nada mais a perder, não dão a mínima para aquecimento global, querem mesmo é botar fogo no mundo¹

    Responda
  3. Tadêu Santos

    Sou mais pessimista que o Carlos Nobre e que você Prata, pois perdemos a "normalidade do equilíbrio climático do planeta" e a Humanidade não tem como controlar, pois o inicio da queima de combustíveis fósseis foi na Revolução Industrial. Este alerta não é meu como ambientalista, mas estudiosos do clima, que já perceberam que o aquecimento global já chegou faz décadas e os eventos catastróficos já demonstraram a violência das águas e dos ventos, além crise hídrica e agora das queimadas...

    Responda
  4. Dagmar Zibas

    Tragédia total! Horror absoluto! Conhecendo-se a História da humanidade, esse será mesmo o futuro próximo.

    Responda
  5. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

    Triste, muito triste mesmo. Caminho quase sem volta, entretanto há que se ressaltar que também o homem está se perdendo a cada dia, deixando sua sensibilidade se esvair... correndo atrás do poder, perdendo muitas vezes o que há de mais precioso dentro de si: a capacidade de realmente ser humano.

    Responda
    1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

      Cara Nilva perfeito seu comentário, no detalhe de perder a humanidade ,td em prol do materialismo inconsequente ,será o atalho pro desastre.

  6. Maria Aparecida

    O ser humano tem uma capacidade absurda de resolver problemas quando a água bate no pescoço, foi assim com doenças que atingiram a humanidade desde a idade média, já atravessamos outras crises climáticas, e sobrevivemos, não temos tempo para solucionarmos a crise como era sugerido até o início do século, talvez haja esperança se tomarmos medidas drásticas como a inserção de satélites que desviem a radiação solar ou mesmo lançarmos gases refrigerantes na estratosfera, é nossa última chance.

    Responda
  7. Ivan Bastos

    Atualizo o título do livro do Ignácio Brandão: Não verás planeta nenhum.

    Responda
  8. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Realmente, se não houver mudança na raiz do problema, produção de CO2, estamos abrindo mão dos recursos naturais essenciais: água, terras cultiváveis e ar respirável. Não vejo reflexo dessa emergência nas atitudes dos governo. Precisamos do maior plano de reflorestamento do mundo no sul da Amazônia a fim de preservar o aceso a água. Plantar árvores e deixar de destruir nossa caixa d’água verde.

    Responda
    1. Maria Aparecida

      A maioria das árvores da Amazônia demora mais de 50 anos para se tornarem "adultas", por essa ótica não dá mais tempo.

  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Aq os incendios são criminosos. A quantidade de gente presa demonstra isso. E como em qq lugar aonde se dá mais importancia ao deus dinheiro/mercado estaremos fadados a destruir a unica casa q temos.

    Responda
  10. Alexandre Tavares

    Achei que o Antonio Prata iria criticar o Lula que mal fez e provavelmente continuará sem fazer nada para o clima brasileiro além de se vangloriar em fórums internacionais. Nenhuma crítica sobre o plano de perfurar a Amazônia?

    Responda
    1. Paulo Augusto

      É porque não existe plano de perfurar na Amazónia, salvo nos grupos de zap da fami lícia.

  11. Alberto A Neto

    "Amanhã será pior". (Sêneca)

    Responda
  12. Gaya Becker

    Concordo com vc Prata. O planeta é adorável, mas o povinho...quer maior exemplo que o nosso país?

    Responda