Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Augusto João

    E aqui e onde houver extremistas de direita persistem o ódio e o negacionismo climático. Continuam desmatando e queimando tudo.

    Responda
    1. Daniel Francisco

      Belo Monte, Margem Equatorial e Queimadas persistentes.. Não se resume em ideologia. A ânsia pelo poder, pela busca de seguidores e votos não dá lugar à sensatez!

  2. ALEXANDRE REBOUCAS

    Quem sabe se ao invés de termos adotado o modelo eurocêntrico desenvolvimentista e tivéssemos aprendido com os “selvagens” que viviam em harmonia com a natureza, o destino poderia ser bem mais bonito.

    Responda
  3. Fabiana Menezes

    O pior de tudo isso é o nosso egoísmo e incapacidade para proteger as novas e futuras gerações. Não por falta de conhecimento, ou por falta de recursos e possibilidades para uma transição energética mas porque a grande maioria se comporta como vírus. Já as comunidades tradicionais, em sua maioria, vivem de forma equilibrada. Quanto aos políticos, não voto em ninguém descomprometido com a questão ambiental.

    Responda
  4. Aristides Silva

    Aumento escalar da entropia, morte térmica, fim da vida tal como a conhecemos; horizonte possível. Não se atua sobre sistemas complexos sem consequências complexas, muitas das quais, irreversíveis.

    Responda
  5. Luiz Alberto Brettas

    O livro "Não verás País nenhum", de Ignácio de Loyola Brandão, inicia com a narrativa, pela TV, da derrubada da últim árvore da Amazônia e a inauguração do "Grande Deserto Amazônico". Quanto eu o li, era uma ficção assustadora... ERA... Não sei se o recomendo, embora seja uma obra respeitável...!

    Responda
  6. MARCO ANTONIO POLISELI

    Novo Átila iam arindo??? Profeta do caos???

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Isso, continue votando na canalhhhha escrhota em quem votas.

    2. Marcos Benassi

      Realmente, não vale a pena, Marco. É só profecia vazia. Vai que vai.

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Poliseli, nosso negacionista empedernido e incontornável, sempre a postos!

  7. Bianca S

    Não acredito que se possa fazer algo efetivo. Implicaria em mudanças profundas no nosso modo de vida e ninguém está disposto a fazer isso. Políticos não se elegem com propostas de autos sacrifício do seu povo. Infelizmente não teremos como evitar o apocalipse.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nem tanto! Sabia que o desmatamento é a agropecuária respondem por mais de 90% das emissões do Brasil? Só parar o desmatamento já seria uma contribuição extraordinária nossa.

  8. Maria Lopes

    A conclusão inescapável é que a maior parte da população mundial perecerá. Há alguns anos a revista Piauí publicou matéria sobre os bilionários americanos que estão construindo enormes solos climatizados e prontos para sobrevivência dos donos por anos de catástrofes possíveis. Eles sabem e estão se preparando.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bem, num eventual apocalipse vejo hordas famintas marchando sobre tudo. Talvez o Musk se salve indo para Marte. Ao menos adiaria sua morte por uns dois anos, o tempo da viagem.

    2. Maria Lopes

      Silos climatizados. Silos

  9. Geraldo Lacerda

    Lamentável que esse jardim maravilhoso esteja sendo destruído impiedosamente. Não basta somente educar as pessoas, é preciso muito mais. O capitalismo, grande estimulador da ganancia inconsequente, aumenta cada vez mais a distância entre ricos e pobres. Explora, sem o menor pudor, a natureza deixando rastro de destruição por todos os lugares. Além disso, os pobres, sem nenhuma esperança e nada mais a perder, não dão a mínima para aquecimento global, querem mesmo é botar fogo no mundo¹

    Responda
  10. Tadêu Santos

    Sou mais pessimista que o Carlos Nobre e que você Prata, pois perdemos a "normalidade do equilíbrio climático do planeta" e a Humanidade não tem como controlar, pois o inicio da queima de combustíveis fósseis foi na Revolução Industrial. Este alerta não é meu como ambientalista, mas estudiosos do clima, que já perceberam que o aquecimento global já chegou faz décadas e os eventos catastróficos já demonstraram a violência das águas e dos ventos, além crise hídrica e agora das queimadas...

    Responda
  11. Marcelo Moraes Victor

    Você me representa. Sou psiquiatra. Do meu ponto de vista estamos vivenciando um luto. O que morreu? Duas coisas: o normal e o futuro? E nos dividimos nas fases do luto, negação, raiva, negociação, tristeza e aceitação. Em 1755 no Terremoto de Lisboa, todos atordoados, o Marques do Pombal, estadista, liderou a reação, atravessando a tragédia, aceitando enquanto outros paravam. Perguntaram a ele o que fazer, disse palavras históricas: Enterrem os mortos, cuidem dos vivos. Precisamos de estadistas

    Responda
  12. Dagmar Zibas

    Tragédia total! Horror absoluto! Conhecendo-se a História da humanidade, esse será mesmo o futuro próximo.

    Responda
  13. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

    Triste, muito triste mesmo. Caminho quase sem volta, entretanto há que se ressaltar que também o homem está se perdendo a cada dia, deixando sua sensibilidade se esvair... correndo atrás do poder, perdendo muitas vezes o que há de mais precioso dentro de si: a capacidade de realmente ser humano.

    Responda
    1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

      Cara Nilva perfeito seu comentário, no detalhe de perder a humanidade ,td em prol do materialismo inconsequente ,será o atalho pro desastre.

  14. Maria Aparecida

    O ser humano tem uma capacidade absurda de resolver problemas quando a água bate no pescoço, foi assim com doenças que atingiram a humanidade desde a idade média, já atravessamos outras crises climáticas, e sobrevivemos, não temos tempo para solucionarmos a crise como era sugerido até o início do século, talvez haja esperança se tomarmos medidas drásticas como a inserção de satélites que desviem a radiação solar ou mesmo lançarmos gases refrigerantes na estratosfera, é nossa última chance.

    Responda
    1. Daniel Francisco

      A medida drástica que ninguém aceita e é politicamente proibida de falar é o controle de natalidade. Sem isso não há planeta no universo que aguente.

  15. Ivan Bastos

    Atualizo o título do livro do Ignácio Brandão: Não verás planeta nenhum.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Kkkkk... Bem, não é para rir...

  16. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Realmente, se não houver mudança na raiz do problema, produção de CO2, estamos abrindo mão dos recursos naturais essenciais: água, terras cultiváveis e ar respirável. Não vejo reflexo dessa emergência nas atitudes dos governo. Precisamos do maior plano de reflorestamento do mundo no sul da Amazônia a fim de preservar o aceso a água. Plantar árvores e deixar de destruir nossa caixa d’água verde.

    Responda
    1. Maria Aparecida

      A maioria das árvores da Amazônia demora mais de 50 anos para se tornarem "adultas", por essa ótica não dá mais tempo.

  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Aq os incendios são criminosos. A quantidade de gente presa demonstra isso. E como em qq lugar aonde se dá mais importancia ao deus dinheiro/mercado estaremos fadados a destruir a unica casa q temos.

    Responda
  18. Alexandre Tavares

    Achei que o Antonio Prata iria criticar o Lula que mal fez e provavelmente continuará sem fazer nada para o clima brasileiro além de se vangloriar em fórums internacionais. Nenhuma crítica sobre o plano de perfurar a Amazônia?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sabia que o desmatamento é responsável por 70% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil e outros 26% são provenientes da agropecuária? E que produzimos menos de 4% do petróleo do mundo?

    2. Amarildo Caetano

      A turma do Bozo é que mais contribui para a destruição do planeta ,com o negacionismo.

    3. Paulo Augusto

      É porque não existe plano de perfurar na Amazónia, salvo nos grupos de zap da fami lícia.

  19. Alberto A Neto

    "Amanhã será pior". (Sêneca)

    Responda
  20. Gaya Becker

    Concordo com vc Prata. O planeta é adorável, mas o povinho...quer maior exemplo que o nosso país?

    Responda