Vinícius Torres Freire > A conversa mole sobre Brasil líder mundial no ambiente tira a atenção de crises urgentes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
LÃder do que? DÃvida externa? Segundo maior juros do mundo?
o descondenado só se sustenta a base de narrativas....
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Acorda. Governo federal que eh ruim mesmo. Pt eh issoÂ…
O paÃs está pegando fogo e vem esse blá, blá, blá de lÃder mundial no ambiente. O pior é que tem uns baba ovo do apreciador de caldo de cana destilado que acreditam, tem bobo para tudo.
Valdir Roque se o argumento seu é só esse, realmente vc da razão a quem diz que o petista padrão tem baixo poder de cognição.
E tem o ladrão de jóias que também deixou passar a boiada na Amazônia, Pantanal e tal
O jagunço mediocre sabe que forças bolsonaristas, de forma coordenada, causam as queimadas, mas sempre vai optar pela mediocridade, é a sina dos fracassados.
Gostei do tom do artigo. CrÃtico, mas inteligente. E sem apelação de ter que meter o pau no governo .
Fora Lula
Papuda já para Bozó
Pouca gente entendeu que estamos em risco, e quando digo "estamos", estou falando do ser humano, ninguém realmente entendeu que 80% da próxima geração vai MORRER por culpa nossa.
O "lÃder mundial no ambiente" que ainda tem latifúndios e os cães do agro tocando fogo à vontade nas matas. Bem bra$iu.
Talvez agronegócio tenha uma solução para a crise ambiental brasileira. Talvez os "investidores" do "mercado". Talvez os joelzinhos, vinicinhos, helinhos, os netinhos do Tio Patinhas tenham um solução efetiva
Conversa de 'despeitado' é esse palavrório tosco contra o Presidente do Brasil, exatamente nos dias em que o Lula está sendo, mais uma vez, respeitado e ouvido pelas maiores lideranças mundiais. Estou do lado do Presidente e do Brasil!
Militância cega essa... Alias cega e capenga.
Opinião de paquito de petista não conta
O fã é um ser sem salvação
Assino embaixo, José Bueno. Exato.
Crise urgente é manter essa elite vivendo de juros cada vez mais altos. Quando entrarão nas análises?
Uma das coisas q mais me faz rir é quando o sujeito q está na presidência começa a discurseira sobre a salvação do planeta e sua preocupação com as gerações futuras. Dai ele começa a agitar o bracinho pra cima e pra baixo, e sobe volume da voz como se tudo fosse muito sério e verdadeiro, kkkkk. Quem aguenta isso kkkkk.
Com certeza esse 'sujeito' não está conversando sobre " sabemos lá o que", num bar de esquina em Nova Iorque, pago pelo puvo brasileiro para fazer diplomacia com hotdog.
Mas é sério, porém vivemos na época do cinismo.
Perguntas óbvias. Como o Brasil quer ser uma referência climática, se não consegue, minimamente, combater as queimadas. Como o Brasil se diz liderança da mudança e energética, se a gente ambiciosa explorar petróleo no foz do Amazonas? Como o Brasil pretende ser referência democrática, se adula regimes como o da Venezuela, da Rússia, do Irá e da Nicarágua?
O Carlos Celestino que comentou aà embaixo parece esquecer que o PT governou o paÃs em 16 dis últimos 22 anos anos e o discursinho de herança já virou conversa pra boi dormir
O.pessoal confunde ou finge confundir, que presidente, mandatário, estadista é tipo um mágico que num abrakafabra muda tudo e todos de uma hora para outra. Ainda mais depois de 6 anos de atraso absoluto.
Que conversa mole! Os brasileiros têm hoje um Presidente que está defendendo os nossos interesses onde for preciso estar.
Deitados em berço esplêndido, o Congresso não vai acordar...e teremos desmatamento zero quando não houver o que desmatar.
A formaçäo do atual congresso é a praga, a erva daninha, contra a grandeza dessa potência que é o Brasil, que o Presidente Lula não abre mão de sustentar.
Texto brilhante.
Lorena, piada é chamar descondenado de estadista...
Oi, Sérgio!? É piada, né? Então quá quá quá...
O ambiente é "a" crise urgente, VinÃcius!
É bom os petistas se confirmarem, o Brasil não é LÃder de p nenhuma, somos insignificantes perante o Mundo, tão medÃocre como o Governo que aà está, nunca tivemos um Prêmio Nobel e nem um Oscar dado a nossa ignorância, nunca tivemos eleitores, somente Fãs e Fãs nunca levantaram PaÃs nenhum. Me provém o contrário, ora ora
Vc eh a prova de que vc está certo.
Comparado aos 4 anos de desgraça que vivemos no governo do bozolóide ladrão de jóias até que estamos muito melhor!!!
É isto, Gustavo, quanta gente, dentro e fora do paÃs, remando contra a corrente, tentando segurar esta potência mundial que é o Brasil.
Por isso não temos Nobel, e falta de liderança... brasileiros se boicotam, preferem bater continência pra gringo.
Isso é o que eles querem que a gente acredite. Esse paÃs aqui é poderoso e querem fazer a gente acreditar que não. EUA não quer dividir sua liderança nas Américas, pra eles é importante ter brasileiro com complexo de vira lata.
Corrigindo, nós não somos lÃderesÂ…Â…
José, nós somos lideres porque nós não acreditamos em nós, e pessoas que parecem que nasceram para serem negativas, de alma negra, vc não acha isto José. Nós deverÃamos estar perguntando, porquê um paÃs que talvez tenha as melhores condições de estar entre os melhores paÃses do mundo e parece que tem alguma coisa que nos impedem de evoluir. E não adianta jogar a culpa no povo, está desculpa não cola.
Tem q colocar na cade ia quem colocou e quem mandou colocar fogo.
Lula é a expressão da mediocridade de um "poveco" da pior qualidade moral e polÃtica que o concebeu e a Bolsonaro como lÃderes. Mentiroso, desprovido de humidade etc. Uma vergonha nacional ambulante pelo mundo. A esperança é que seja por apenas mais dois anos ou que renuncie antes. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
*humildade
Namaste é o maior exemplo do que ele próprio considera como poveco. É o ser mediocre que é enganado de forma barata, pela bilionária elite do atraso. A sua ignorância de conhecimento, permite décadas de exploraçäo, pior, com todo apoio a tudo que lê na bilionária grande imprensa..
So sabe escrever Namastê no final dos escritos. hehehe
Sinto o maior orgulho pelo Presidente Lula e pelo povo brasileiro, nesta hora que estamos defendendo os nossos interesses, com uma diplomacia corajosa e competente. O Brasil está no caminho certo.
Walter , surgiu uma classe de pessoas no Brasil, que criticam e reclamam de tudo. Talvez o Nelson tenha nascido na Noruega ou Dinamarca, será que foi com um sobrenome deste?
Nelson, quem vc acha pior o nosso congresso ou o presidente?
Faz parte do poveco e habita a bolsolandia. Chose de loc!
Nelson, vc está sendo injusto, o povo é bom. O povo apenas escolheu o que tinha como opção e escolheu o menos pior. Vc deveria estar criticando nossas elites e não o povo. Não critique o povo, critique a elite nossa.
Ainda bem q o sr faz parte desse poveco
Ainda nem q o Sr faz parte desse poveco
Alguém mande um bombom para o VinÃcius em meu nome pela clareza do artigo sem a eterna papagaiada servil midiática vendida daqui. Problema imediato não é o petróleo, são realmente as queimadas; segundo, ninguém está diminuindo produção de petróleo, ao contrário, estão buscando mais petróleo na própria margem equatorial que querem proibir ao Brasil. E o Brasil será lÃder de alguma coisa quando realmente colocarem trilhões de US$ aqui pra produção de outro tipo de energia.
O Brasil em primeiro lugar precisa cuidar do seu povo que vem sendo tratado com desprezo pelos poderosos. Os trabalhadores vem cada vez mais caindo na pobreza extrema. Com o salario mÃnimo valendo menos de 10% do valor legal e os que recebem mais paga mais de 60% de impostos a cada ano milhares caem na pobreza e vão engrossar o bolsa famÃlia e aumentar as favelas. É preciso algum polÃtico inteligentes para criar a ideia de investir no salario dos trabalhadores para mudar o rumo.
Muito lúcido o artigo. Se houver a vontade politica e firmeza para descarbonização do paÃs, temos que começar imediatamente uma guerra total ao desmatamento e modificação do uso da terra, os maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. A tal transição energética- conceito contaminado pela maquiagem verde de empresas e governos omissos- precisa ser reformatada totalmente. Impor um programa serio de eficiência energética e subst combustáveis fosseis tem de ser politica de estado.
No palco internacional liderança não significa ser exemplo. Significa ter voz, poder dizer, influenciar, pautar, etc. Ideal seria que o lÃder inspirasse por sua conduta, mas isso é conto de fadas. O Brasil, como qualquer paÃs, quer ser influente e isso é liderança no cenário internacional.
o lula só quer o palanque. Não sabe de nada, não viu nada e não resolve nada. Só saber esbravejar nos palanques arranjando culpado pra tudo Junto com Maduro já virou um pária internacional desacreditado. Seus marqueteiros na comitiva só estão querendo um corte pra distribuir pro 'consórcio" como lÃder mundia , sic, contra as queimadas e devastação do meio ambiente.
O Presidente Lula e o Brasil está no caminho certo. Uma diplomacia respeitada e ouvida pelas principais lideranças mundiais, tudo pela defesa de nossos interesses nacionais. Um Presidente assim estava fazendo falta.
Um primeiro passo de uma conferência do clima é notar que o clima não conhece fronteiras. O fogo queima o noroeste do Brasil, assim como Peru, BolÃvia, Paraguai e norte da Argentina. Havendo material combustÃvel como vegetação seca, haverá fogo. Ou consegue-se molhar preventivamente a vegetação, ou talvez criar corredores totalmente vazios de plantas entre setores de floresta para limitar a extensão dos incêndios.
Podemos substituir a matriiz fóssil por fontes renováveis e assim contribuir na redução da emissão de gases de efeito estufa, usando biogás, energia fotovoltaica, eólica (se conseguir superar os inúmeros problemas socioambientais existentes, especialmente com os proprietários das terras arrendadas), biomassa vegetal, hidrogênio verde etc. O etanol como combustÃvel é uma realidade, mas o preço desestimula o consumidor, e por aà vai.
Sobre a matéria. O mundo chegou a um ponto, que já não pode parar, muito menos voltar atrás. Desde quando encontraram o caminho da evolução, o trem tem que seguir em frente ater trombar com a muralha do fim do mundo. A cada problema resolvido outro maior aparece e, assim seguiremos a procura do fim da humanidade. Quando o leite da mãe natureza secar, não sobrará problema para resolver, Como disse a coluna de Antônio Prata, talvez seremos a ultima geração de humanos na terra...
Adenor, nós deixaremos de existir antes do fim, percebam e aprendam com os indÃgenas, quando um lugar está ruim eles mudam e deixam a natureza fazer o trabalho de recuperação, o problema é que não temos para onde mudar, portanto a única saÃda é a natureza se virar contra nós, ela vai resolver o problema, possivelmente excluindo quem a destrói.
Perfeito.
Antônio, quem pediu pra liberar geral foi o teu minto. Seja honesto! Não custa nada!
Desmatamento zero, zero, urgente. A união europeia está certa. Nada de carne e soja oriunda de Desmatamento recente. O que fez o governo? Pediu para liberar geral o desmatamentos
Está correto. Em tese nada podemos fazer nessa questão sem que a atitude parta dos paÃses ricos que são os maiores consumidores de petróleo. O problema é que o aquecimento global não é um mito e a queima de combustÃveis fósseis é uma de suas principais causas. A temperatura global está subindo e juntamente com ela avança a extrema direita negacionista. É um beco sem saÃda. Isso é aterrorizante.
A verdade, é que o Brasil sozinho, não pode resolver os problemas do mundo. A medita que se exigem crescimento econômico continuo, os só problemas aumenta.
O Brasil, ao insistir na exploração de combustÃveis fósseis, perpetua um modelo obsoleto e ecologicamente inviável, perdendo a oportunidade de liderar por meio de práticas genuinamente sustentáveis. Não há planeta suficiente para sustentar o modelo de crescimento baseado em combustÃveis fósseis. Simples assim...
Quem vai deixar de produzir e exportar petróleo enquanto houver demanda? Se algum pais mais altruÃsta se retirar do mercado algum outro logo suprirá a demanda.
Precisamos de dinheiro, somos miseraveis e temos petróleo a explorar. Não é simples assim como vc disse amigão.
Perfeito, VTF! Também acho que o governo não tem que cair nessa cilada. Afinal, se os demais paÃses não cortarem as emissões qual será o efeito se apenas nós cortarmos, sequer vamos atrasar o desastre. Ademais, nossas emissões, como você bem apontou, provém de desmatamento e agro ogro, pouco vem do petróleo. Que nos concentremos nisso, zerar o desmatamento e reduzir as emissões do agro, sem prejuÃzo, é claro, de prosseguirmos com o desenvolvimento de fontes alternativas e limpas.
Concordo. Mas para zerar o desmatamento e reduzir as emissões do agro ogro, é preciso também reduzir drasticamente os bolsonarentos nagacionistas, que emergiram das profundezas da Terra só para destruir, queimar, e nada construir.
Mas continuar dependendo do petróleo também não resolve! O pré sal resultou em algo útil para os brasileiros ou apenas engordou os benefeciados de sempre?
Os recursos dos impostos e royalties ajudam o caixa desse governo perdulário, gastador, irresponsável. Sem falar na exportação, sem falar nos empregos.
Não fosse o pré sal estarÃamos importando o petróleo que produzimos. Elementar, meu caro! A conta petróleo é alta e ainda exportamos. Se liga!
Perginte a quem deu fim na lei que destinava parte dos recursos para educação e saúde.
No artigo o VTF comenta que sem o petróleo estarÃamos em situação crÃtica. O custo de importar energia vira inflação, que viram maior taxa selic que vira mais dÃvida pública
Não concordamos em fazer lição de casa do viés liberal capitalista em detrimento do social aos miseráveis, que sentem a dor da fome que mata e não entra nas estatÃsticas. O governo Lula 3 tem priorizado agradar a economia do capital de atingir objetivos como eficiência governamental e por dar mais ibope que cuidar dos pobres marginalizados po sistema. Não haverá mudança, o Lula 3 quer se reeleger até 2030, custe o que custar!!!
Discordo Tadeu. O governo do Presidente Lula está propondo um programa técnico e responsável de desenvolvimento com equilÃbrio fiscal e inserção dos pobres no orçamento. Temos é que apoiar este programa de governo,, contra a sabotagem e tentativa de boicote de parte dos polÃticos do congresso e desta m i d ia da extrema direita violenta e radical.
A transição energética só se viabiliza, única e exclusivamente, com o desenvolvimentos de fontes alternativas suficientemente competitivas com os combustÃveis fósseis, caso contrário, a substituição por imposição legal, será traduzida em aumento generalizados de preços e perda de competitividade.
O problema é que ninguém pensa em deixar de comprar carros, todo mundo quer mostrar para seu vizinho, que é um bam bam bam... Há quem possuem carro para ir a academia a duas quadra da sua casa... Ainda dizem que esta raça é filhos de Deus! Nem o suposto demônio quer...
A opção mundial é um factoide. A Arábia Saudita vai produzir por mais um século, a Venezuela por mais 40 anos. Vamos amadurecer, sem energia não há sociedade.
Por isso a opção tem que ser mundial.
Uma coisa é ter dentro do território a maior floresta do mundo e outra coisa é achar que isso é razão para ter delÃrios de liderança ambiental. Se for examinar a coisa pelo lado do abandono na zeladoria e cuidados com a floresta é melhor se esconder em baixo da cama de ver go nha, tamanha des trui ção q acontece na região, debaixo do nariz do governo. Vai ser lÃder de que, cara pálida? Só se for do des aparecimento ambiental!
O paÃs repete os europeus e os americanos, destruindo tudo de forma irresponsável. O governo assiste em parceria a invasão das terras. Temos vergonha de nossos dirigentes.
Nosso maior problema ambiental é o nosso congresso. Lá é que estão nossos problemas ambientais.
O nariz do governo precisa ser imenso para patrulhar, punir e barrar sozinho essa destruição toda. Com o congresso não se conta, são sabotadores ruralistas, basta ver a quantidade de projetos em tramitação para abrir completamente as porteiras, os estados e municÃpios são governados pela direita ruralista bozoloide e reacionária.
O Brasil não lidera nem "os parças", Venezuela e Nicarágua,como vai ser lÃder mundial.
O Brasil não tem obrigação de liderar nada, afinal das contas, que começou a destruição por aqui, foram os porcos jesuÃtas!
Cachaça e delÃrios à falta de diretoria
Vamos esperar sentados nossos polÃticos acordarem pra realidade, começando pelo mais boquirroto de todos, aquele mesmo que se diz o mais honesto do mundo.
O prêmio Nobel da cara de pau
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > A conversa mole sobre Brasil líder mundial no ambiente tira a atenção de crises urgentes Voltar
Comente este texto