Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose prado

    Mas e as tais reformas? Quais seriam elas? Obrigar os não brancos a votarem em brancos democratas? Ou preto votar em preto? Proibir cristão de votar em cristão?

    Responda
  2. Tadêu Santos

    Assisti a entrevista com Steven Levinstick, autor de "COMO AS DEMOCRACIAS MORREM" ao jornalista Iuri Pita na CNN (pelo qual deve estar acessível no site), qdo me surpreendi com o conhecimento da vida política partidária no Brasil. É surpreendente, pois nem mesmo pífio ex-pres boZonaZi sabe tanto sobre a democracia brasileira quanto o yankee Levistsky. Recomendo a uma imensa maioria do rebanho negacionista, pois são raros os (gado) q conseguem visualizar, além das suas potencialidades mentais..

    Responda
    1. Henry Galbiatti

      A estupidez do Marçal no ataque.

  3. Marcos Benassi

    Justa artigo do seu Steven, coisa de pendurar na parede - aliás, papel de parede é do gosto estadunidense. Que seja esse.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Pensei exatamente a mesma coisa ao terminar de ler, Marcos. Para emoldurar e alertar a turma dos Tarcisios, Nunes e os governadores do centro-sul do país sobre o que está em jogo lá e cá.

  4. ROBERTO MACIEL

    Só para lembrar aos bozodireitistas (geralmente incultos) que estão criticando esse artigo: ele não foi escrito por um jornalista brasileiro, mas por um respeitado professor de ciência política da Universidade Harvard, que é autor, entre outros livros, de "Como as Democracias Morrem" e "Como Salvar a Democracia", escritos com Daniel Ziblatt.

    Responda
  5. ROBERTO MACIEL

    Vale lembrar que no Brasil, curiosamente, temos o mesmo problema dos EUA: a desproporcionalidade da representação. Por conta do famigerado Pacoite de Abril do general Ernesto Geisel, os eleitores de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul etc. têm menos poder de eleger alguém do que estados pequenos. Por causa dessa aberração, por ex., são necessários 12 paulistas para ter o msmoi poder no voto que um acreano. Com isso, estados mais desenvolvidos elegem proporcionalmemenos deputados e senadores

    Responda
  6. MAURICIO FLEURY DA SILVEIRA MESTIERI

    UOl talvez seja um dos veículos de comunicação mais tendenciosos que existem a ser comparado com Fox News e CNN. Evangélicos, sim, são maioria entre os Cristãos nos EEUU. Aqui no Brasil nos encaminhamos para uma mesma dinâmica.

    Responda
  7. Tiago GAdelha de Moraes

    Realmente impressionante que nos últimos 30 anos os republicanos ganharam no voto popular apenas uma vez! E pode botar mais 4 anos nesta conta, porque o Trump pode ser eleito presidente, mas não será pelo voto popular. Uma democracia onde o princípio do "um homem, um voto" não vale mais.

    Responda
  8. ROBERTO SILVA

    Incrível como alguns jornalistas vivem em uma outra dimensão, falam que os republicanos são adeptos da violência e os democratas ursinhos carinhosos, porém quem vem sendo alvo de tentativa de eliminação física é justamente o candidato dos violentos, e os autores dos atentados são seguidores dos ursinhos carinhosos. Vá entender!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, vá entender. "Nós", já entendemos.

    2. Paulo Augusto

      Fake news: foram republicanos que atentaram contra o topetudo. E afinal, é o Partido Republicano que prega as pessoas possuírem armas para combater ditadores. Esses levaram a pregação ao pé da letra....

  9. ELISEU ROSENDO N VICIANA

    Ótimo artigo, que mostra os riscos à democracia, que infelizmente também ocorre no Brasil. Reitero que não se trata de ideologia x esquerda ou direita, mas de Democracia x Ditadura. Tb lembrei da série Conto de Aia.

    Responda
  10. Miro Costa

    O grande mérito deste Levitsky continua a ser falar bobagens. É ele de um lado do Atlântico evo Pikety. Do outro.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Eu me pergunto qual o seu mérito — seria ser alfabetizado? Olhando a argumentação e a pontuação das suas duas linhas, eu diria que nem isso.

    2. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

      Acabaste de utilizar a falácia do espantalho: ao invés de refutar as ideias, parte-se para a desqualificação do seu autor. É um dos mais simplórios instrumentos de retórica utilizado, no mais das vezes, por quem realmente nada tem a dizer. Parabéns.

    3. Gil Filho

      A verdade vai sempre ferir essa direita extremista no mundo.

  11. José Cardoso

    O que caracteriza a urbanização dos EUA são os subúrbios, aquela infinidade de casas semelhantes de 2 andares, do tipo que se vê nos Simpsons. A aprendizagem "socialista" de conviver com vizinhos num prédio gera democratas, enquanto que ter os vizinhos mais longe, além da cerca do jardim, gera republicanos. Daí os compactos e populosos centros urbanos serem democratas, e os extensos e rarefeitos subúrbios republicanos.

    Responda
  12. Raymundo Itareru

    quando se fala em religião perto de mim só tenho vontade de vom|itar, esses extremistas lixo

    Responda
  13. Zelis P F

    USA ninguém engana ninguém com conversa fiada. O cidadão está preocupado com a economia. Não importa se democrata ou republicano. Povo não tem políticos de estimação. Pode ressuscitar até Elvis.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Madame Safra sempre afirmativa, rs. O diagnóstico? O efeito Dunning-Kruger é o viés cognitivo pelo qual pessoas com baixa habilidade em uma tarefa superestimam a mesma. Parece que tem cura. Peça ajuda no Google.

    2. Raymundo Itareru

      engana não kkk

  14. Marcelo Bondioli

    A Extrema Direita abraçou o Conservadorismo Fundamentalista Cristão, não por serem exemplos de cristãos, mas como um meio de conseguir apoio de uma massa popular facilmente doutrinável. Estão fazendo uma mistureba de ideais fascistas com teologia do Domínio, que não passa de uma gororoba intragável.

    Responda
  15. Marcelo Bondioli

    Ninguém no mundo ocidental "democrático " exerce tão bem a arte da manipulação e a da doutrinação quanto o Conservadorismo Fundamentalista Cristão.

    Responda
  16. Marcelo Bondioli

    Ao que tudo indica, para os EUA se tornarem Gilead basta apenas uma questão de tempo.

    Responda
    1. Cleide Balbieri

      Marcelo, pensei a mesma coisa.