Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    Eu ando à pé, meu carro tem pouquissimo uso , mas quantos podem ter esse privilegio?

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Plantar arvores, sem duvida nenhuma é uma necessidade prioritaria e preservar nosdos rios

    Responda
  3. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Apresentou o problema sem hipocrisia e contribuiu com possíveis soluções. O transporte público está lotado, a expansão do metrô é cara e demorada devido a ser construído em uma cidade sem espaços, nossas ciclovias são um atentado ao bom censo.

    Responda
  4. Paloma Fonseca

    Como você disse, é uma cultura do carro, pois ouve-se música nele, conversa-se pelo celular nele, faz-se terapia nele (uma coluna sua tratou disso), é uma expressão da individualidade, é um meio de locomoção enraizado para ir ao trabalho, fazer compras, ir ao lazer, levar os filhos pra escola, viajar etc. Eu optei por não ter carro por economia e estilo de vida, ando a pé, de ônibus, bike e até carro de aplicativo. Boa lembrança essa do SUV, o super poluente, a ostentação em forma de carroceria.

    Responda
  5. Heloisa Fischer de Medeiros Pires

    A cidade pós-carro requer muitas ações de regeneração. Uma delas é a retirada do asfalto em determinadas vias, trocando por pavimentação adequada à infiltração de chuva. Há exemplos em várias cidades no exterior, mas por aqui o tópico ainda é pouco (ou nada) aplicado. Já está claro que o Novo Regime Climático é marcado por fluxos extremos das águas. Cidades 100% asfaltadas precisam ser repensadas.

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    No lugar de praças para estacionamento de carros, seria melhor parques, com muito verde, árvores e quadras esportivas para a população se movimentar, se acalmar, brincar com filhos e netos; curtir a natureza e contribuir para diminuir o calor da urbanidade asfáltica e concretada.

    Responda