Mundo > Casos de racismo e xenofobia provocam debate sobre lei de cidadania na Itália Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sobrenomes italianos no Brasil deveriam ser considerados brasileiros? Oriundos da imigração por pobreza e miséria q viviam na Itália, deveriam ostentar brasilidade, principalmente quando se posicionam pró-extremadireita, nacionalista e racista?
Conheço gente que nem sabe localizar a Itália no mapa e busca cidadania porque um tataravô seria italiano. Que identificação com o paÃs essa pessoa tem? Se não fala o italiano vai fazer o que lá? Só turismo. Por outro lado, discriminar os que são nascidos no solo mostra o potencial racista que a sociedade apresenta. Imagina se o Brasil começasse a pensar dessa forma e mandasse de volta os italianos e seus descendentes, não ia ter espaço para tanta gente.
Quem nasce na Itália, italiano deve ser. Se um imigrante despreza aquele povo então que volte para casa.
Primeiro: o Brasil não é Itália. Segundo: os italianos, ao contrário dos brasileiros, são "racistas estruturais" (exceto na visão hollywoodiana do italiano macarronico bonachão tipo Nicholas Cage), inclusive contra brasileiros "oriundi" (exceto se tiver grana). Então, precisa relativizar: é questionável dar cidadania italiana para um brazuca com tataravô italiano, mas também para um imigrante que se sente desprezado e despreza os italianos. Um barril de pólvora.
Realmente isso é muito confuso . De outro lado, brasileiros , netos ou bisnetos de italianos , que nunca estiveram na Itália, sequer falam italiano, têm direito a passaporte italiano .
Sim, eu tenho o sangue italiano e passaporte !! Tenho origem ! Simples assim.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Casos de racismo e xenofobia provocam debate sobre lei de cidadania na Itália Voltar
Comente este texto