Opinião > PIB movido a consumo leva a queda do saldo comercial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se a Folha diz que está errado, é porque está certo, se acha que vai fracassar, meu otimismo aumenta. É que a Folha sempre erra e depois diz que Lula tem sorte. Simples assim.
Chega ser asqueroso a maneira que Folha e a midia corporativa combatem o aumento do PIB. Sera que eh por obra de Lula que todos esses veiculos sao contra? Os candidatos de direita e extrema direita, queridinhos desses veiculos, o maximo que conseguem entregar eh I% de crescimento, enquanto que o Barbudo nunca entrega menos de 3%. Por que vcs nao se confessam incompetentes e passam a apoiar a esquerda, que eh quem sabe adminstar esse pais? Deve ser por causa da Selic, que vcs querem nas alturas.
E a Folha continua a sua campanha contra Lula e o PT. Meu Deus... Até quando? Pobre Brasil!
O PT tem uma especialidade na gestão econômica, o voo de galinha.
Esse cara ouviu isso dos economistas liberais e repete igual a papagaio œ.
A direita nao consegue administrar a economia do Brasil. Sempre que entram tudo fica ruim até a esquerda voltar, os adultos, e mostrarem o mÃnimo sobre como gerir uma economia. Direita é muito fraquinha pra entregar resultados.
E a direita nem isso consegue fazer. Com a direita a galinha sequer sai do chao, vide governos Temer e Bolsonaro e crescimento mediocre de 1%. Tudo parado. A situação estava tao ruim que os economistas liberais disseram que o novo normal era crescer 1%, pois supostamente o potencial tinha caido para 1%.
A velha e surrada discussão entre o grupo de Friedman e o de Keynes. A FSP cada dia mais deixa claro seu posicionamento. Quem diria que um dia já chegaram a se classificar como imparciais.
O Brasil, segundo nos economistas daqui, com sÃndrome de vira-latas, está condenado a estagnar. Os nossos economistas não tem outra visão. É o mesmo realejo, se repetem insistentemente moncraticsnente e sempre prevêem o caos e erram. Nem os leio mais. Deveriam escrever horóscopos, acertariam mais.
O governo Dilma foi um sucesso econômico ou deixou como legado a segunda maior recessão da nossa história?
Folha de São Paulo inventa teoria econômica para criticar Lula: crescimento do pib sem crescimento do consumo. Ainda tiveram a coragem de escrever, quem manda botar estagiário para redigir editorial.
NovilÃngua da Folha e o descredito de seus antigos leitores.
Os valores são em dólares. Não há problema num grande crescimento das importações, até pelo contrário. Mas desde que fossem acompanhadas por um aumento equivalente das exportações. Essa trajetória não se sustenta a longo prazo.
Não vai melhorar nunca. PolÃtica populista nunca deu certo.Para o Brasil conseguir credibilidade é focar na Fazenda no cidadão Pochmann muito conhecido no mercado.
Embasamento fraco para uma análise. Superficial e descontextualizado. Querer comparar exportações durante o boom das comodites com o agora parece meio forsação de barra. A expansão do gasto público precisa ser analisada de forma mais minuciosa. O funcionalismo público é um fator importante. Passou 6 anos sem reajustes e reduzindo pessoal comprometendo a estrutura a exemplo do Ministério da Saúde. Então, será que a expansão com esse gasto é culpa do atual governo? O mesmo no calote dos precatorio
Feio o PIB manipulado mundo todo sabendo. Estudem quem é Pochmann
Dilma errou na politica economica?sim.mas querer justificar deficit na balança comercial como consequencia direta destes erros é de uma ma fé inacreditavel!até as pedras sabem que isso foi consequencia da desvalorizaçao dos preços das commodities, que despencaram!!!menos Folha!!!!
Não dá para acreditar que a Folha escreveu uma asneira dessa. Pede para quem escreveu essa baboseira estudar as identidades macroeconômicas e um pouco de história econômica.
A folha publica a versão mentirosa do golpe na presidente Dilma. O que houve foi que ela promoveu varias polÃticas públicas de caráter social que desagradaram sobremaneira as elites financeiras. A primeira tentativa de derrubá-la foi através do voto, mas o povo não aceitou Aécio. A partir daÃ, foram pautas bombas e todos os tipos de pressão na mÃdia corporativa, incluindo a folha. Um texto desse é um acinte com a população e um desrespeito com a história oficial do pais.
A fsp deixou de ter ( ou nunca teve) compromisso com a história e com o progressso civilizatório . Seu engajamento nas Diretas Já foi puro oportunismo comercial.
Enquanto o Brasil cresce a uma taxa de 3% ao ano, com investimento em alta, inflação controlada e pleno emprego. com politicas de desenvolvimentismo, a Arg que pôs em prática todo receituário neoliberal da FSP, está em recessao, desemprego em alta, investimento em queda e inflaçaõ de 236% nos ultimos 12 meses. Contraste didáctico do que dá certo e nao dá. Expõe de forma clara o que funciona e nao funciona.
Modere a convicção, Victor. A Argentina está saindo de décadas de polÃtica econômica errada. Para que o experimento seja válido seria preciso que Milei conseguisse colocar suas ideias em prática(nem todas foram aprovadas pelo Legislativo) e alguns anos de acompanhamento dos resultados.
Enquanto o Brasil cresce a uma taxa de 3% ao ano, com investimento em alta, inflação controlada e pleno emprego. com politicas de desenvolvimentismo, a ARG de Milei que pôs em prática todo receituário neoliberal dos sonhos, está em queda livre, com desemprego em alta, investimento em queda e inflaçaõ de 236% nos ultimos 12 meses. Contraste pedagógico e escancarado do que dá certo e nao dá. Expõie de forma clara que o neoliberalismo é um blefe.
A Argentina teve décadas de populismo em vigor. Seria um milagre se a correção dos disparates ocorresse em poucos meses. A maioria das medidas propostas por Milei foram vetadas pelo Congresso.
E a FSP e sua trupe neoliberal, será que nao vao fazer autocritica tambem, após o crescimento anemico do periodo Temer-Bolsonaro em que houve adesao total às politicas liberais defendidas pela FSP? O crescimento era tao baixo com as politicas neoliberais que os economistas da midia falaram que o novo potencial do PIB tinha caido para 1% ao ano.
A FSP quer que a gente volte para a quela situaçao de tudo parado e Brasil crescendo 1%. Com a economia morta aà sim nao vai ter nenhuma inflação nem importação e o saldo comercial vai ser gigantesco. Mas de que adiantaria?
Nao se deram conta que o crescimento de 1% era por conta das politicas deles que geram péssimos numeros. Aà veio o novo governo com novos politicas e de repente o potencial de crescimento do PIB dobrou.
Lula já está preparando outra crise econômica e o agravamento da ambiental para o próximo governo.
Qualquer um com um pingo de conhecimento sobre finanças sabe que o estado nunca pode dar dinheiro do tesouro as pessoas esperando receber de volta na forma de impostos, a conta não fecha nunca. O PT sempre foi governo irresponsável...
Parece que funcionou, hein, Rai? Contra as tuas previsões. Acho que, agora, tens que prever que será por pouco tempo, ou coisa assim. É o que sobra.
Ótimo editorial, quem discorda é enviesado ideologicamente
Posso dizer o mesmo de quem concorda.
Vamos torcer para que nenhum Presidente convide os economistas da FSP para o ministério da Fazenda! Seria o caos !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > PIB movido a consumo leva a queda do saldo comercial Voltar
Comente este texto