Opinião > Brasil precisa intensificar controle ambiental Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    O BRASIL ñ precisa apenas intensificar o controle ambiental, mas tantas outras necessidades básicas na gestão governamental, com apoio das atividades privadas. A OPORTUNIDADE de ser o primeiro país a usar a tribuna da ONU é única e os governantes não tem demonstrado o valioso tempo de expor ideias e propor projetos ou planos de gestão, basta olhar o governo anterior que falou e falou e ñ disse nada. O LULA 3 TERà OUTRA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR QUE UM OUTRO MUNDO É POSSÃVEL...!!!

    Responda
  2. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Quem mais defende o meio ambiente são as esquerdas... A Folha é contra elas. Quem destrói as florestas é o agronegócio... A Folha apoia o agro. Quem é contra o controle ambiental são os políticos conservadores... A Folha apoia. E aí?

    Responda
  3. Neucir Valentim

    Onde está o jornalismo investigativo da Folha,buscando saber a origem dos incêndios criminosos? Segundo outros jornais 99,99% o são, mas a FSP se fala e culpa do o governo. Já estamos na era dos satélites, jornalistas! Basta fazer uma simples consulta e denunciar os criminosos. O silêncio do jornal sobre isso é retumbante. Há algo de podre no Reino da Folha de São Paulo e o Agro.

    Responda
  4. josé Roberto de Menezes

    O Brasil não precisa intensificar o controle ambiental. Apenas, diminuir as normas burocraticas que limitam o desenvolvimento sustentável. Mais Ecologia local e menos ambientalismo global.

    Responda
  5. Marcus Büneker

    É a pobreza e falta de instrução que destroem o meio ambiente. Não adianta explicar ao pobre ignorante que precisa preservar. Estão eternamente colocando nas costas do agro. Levar o progresso onde existe a pobreza geográfica é o ponto central da solução.

    Responda
    1. josé SOARES

      Que comentário mais elitista e ignorante, próprio de quem desconhece toda a cultura dos pequenos lavradores tradicionais e familiares, bem como dos indígenas , que sempre souberam cuidar do meio ambiente para sua sobrevivência.

  6. roberto foz filho

    Retroagimos 50 anos em 4. Como grande parte dos defensores de grileiros foi parar no senado a recuperação é lenta.

    Responda
  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Para melhorar, nada como Nunes e Tarcísio no comando do executivo, como quer a FSP?

    Responda
  8. antonio brito

    Correto. Os europeus estão certos. Desmatamento zero. Em vez de pedir adiantamento, criar novas agências, discursos inúteis, deveria se concentrar em monitorar, identificar, punir de modo eficaz, fazer uma propaganda de conscientização. Estamos perdidos com essa gente que só faz discurso.

    Responda
    1. josé SOARES

      Concordo , mas é uma tarefa difícil de reconstrução a médio prazo , depois de seis anos dos descalabros dos governos Temer e do inelegível.

  9. raul neto

    O grande problema ambiental brasileiro é esse congresso reacionário e atrasado. Infelizmente o povo colocou essas pessoas lá e agora temos o pior congresso de toda a história do Brasil.

    Responda
  10. PEDRO Rezende

    O Brasil está em chamas, quem vê o Lula falando na ONU parece que está em outro planeta

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Acho q o senhor não entendeu o q ele disse na onu. Talvez seja cognitivo

  11. Elisabeth Beraldo Faria

    Lula assume um gov. recheado de agro negócios, os quais fazem parte de grandes mandatos de dep. senadores, todos nós sabemos. O confronto é da razão x gente que só pensa em dindim! Tem tambem a turma do dia do fogo , bols.raiz... aguardem,federal em cima, aí quem sabe voltaremos a ter florestas e rios sem mercúrio!

    Responda
  12. ANTONIO F CARVALHO

    Na verdade para cumprir essas finalidades seria necessária a presença intensiva da União, dos estados e municípios, pois esses crimes são cometidos em seus territórios específicos. Não adianta medidas de gabinetes nem normas, pois os infratores e as comunidades atingidas não leem os mandamentos das bíblias estatais. O que precisamos nessas aéreas são ações e orientações para o plantio, extrativismo e reflorestamento das áreas já devastadas.

    Responda
  13. Fábio Nascimento

    Ninguém negará q a preservação seja dever do Estado e q os governos têm posturas e ações insuficientes para conter a devastação. Mas a Folha n faz o q cabe à imprensa: denunciar. Quem são os poderosos produtores de soja de Santarém? Quem são os proprietários q estão ganhando título resultante de grilagem prévia? Quem são os deputados mais atuantes como força de destruição? É sempre uma cobertura impessoal, de crimes sem criminosos!

    Responda
    1. Marcus Büneker

      A preservação é dever do cidadão. Alguém tem dúvida disso? Quem já esteve na Amazônia sabe que é IMPOSSÃVEL ações de fiscalização. Na minha opinião, muitas queimadas são um protesto do agro para os discursos vazios e desassociados com a realidade desse governo. Um discurso de apoio daria mais resultado do que de crítica. A grilagem existe sim, é só controlar os registros de imóveis dessas regiões. Lá nos confins, tem muita coisa que é na base da bala.

    2. Elisabeth Beraldo Faria

      A folha, infelizmente não confronta o agro !

  14. José Augusto Bernabé

    O RPLD (Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento) é pra valer, se a China aderir vai ser a morte das esquerdas aqui no Brasil, é por isso que tacaram fogo nas nossas matas a fim de se livrarem das sanções a partir do ano que vem e o PT corrupto como sempre não tem condições de barrar o que vai acontecer porque é o Partido das famosas maracutaias.

    Responda
    1. josé SOARES

      Nossa ,

    2. Mônica Casarin Fernandes Elsen

      Sua leitura da situação é, no mínimo, fruto de ignorância (sem ofensa, quero dizer sem conhecimento sobre o assunto)! A bandeira da preservação ambiental é justamente do campo da esquerda progressista. É o Agronegócio que abocanha enormes territórios (muitos de forma ilegal) para a monocultura ou pecuária, e para isso desmatam e botam fogo! Isso é fato comprovado e histórico. Tentar mudar a realidade não é coisa inteligente!

  15. Washington Santos

    A "parceria" do executivo federal com os desmatadores e outros criminosos ainda vai se refletir durante bom tempo. Não foi só federal, mas todo político aliado em governo de estado ou município deve ter colaborado de uma forma. E elegeram senadores. Então, vai ser complicado

    Responda
    1. José Bueno

      Parceria com os desmatadores, feita pelos sete anos de executivo federal nas mãos da extrema direita, de Temer e e Bolsonaro. É isso?

  16. Paolo Valerio Caporuscio

    Vão sonhando mídias ilusórias, brasil cultura mediocre junto com a preguiça e de sem ação( nato) espera como de sempre dos outros em vez de agir antes.

    Responda
  17. Lisy P F S

    Se tivesse ficado calado ficaria mais confortável. Criticou tanto e foi ridicularizado. Sobrou pra ele reunir se com Macron. Ninguém quis

    Responda
  18. Aderval Rossetto

    Correto, mas a Europa devia fazer o mesmo! Pesquisando, eles só não cultivam nas montanhas geladas, porque há séculos desmataram e não regeneraram suas florestas nativas!

    Responda
  19. Marcelo Magalhães

    “O objetivo de certificações, rastreamentos e punições é preservar o meio ambiente e estrangular o crime, que são tão somente obrigações do Estado”. Assim a folha continua no seu lobby a favor das privatizações. Ou seja, ela prega que a iniciativa privada avance sobre todas as atividades do governo e cometa crimes, pois cabe somente ao governo combatê-lo. Esses editoriais ideológicos não conseguem esconder o trabalho sistemático contra o governo Lula.

    Responda
  20. Charles Moreira Cunha

    Nossa mudernidade atrasada mesmo vestida de terno e gravata é o que mais atrapalha. Regras de proteção ambiental deveriam ser fortalecidas, aprimoradas e não questionadas...barrigadas por aqui é praxe. Livros ajudam! Pesquisas ajudam! Mas ler é tão trabalhoso! Ciência e tecnologia são sempre por transferência...quem está certo? Quais são os nossos problemas? Melhor não mexer com isso pois é difícil! Libera isso daí!

    Responda
  21. Henrique Marinho

    Enquanto este tipo de opinião (de que tudo é dever do Estado) prevalecer, nós continuaremos a ser subdesenvolvidos. O meio ambiente saudável e à fiscalização é um dever de todos.

    Responda
  22. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Temos que punir crimes para preservar nosso direito a água, solos férteis e ar de qualidade. Em segundo vem alcançar certificação da união européia. Já passamos da etapa da ecologia pra gringo ver. Estamos realmente na época dos grandes desastres provocados e agravados pela nossa falta de zelo.

    Responda
    1. Marcus Büneker

      Besteira, só como ex., milhares de agricultores na Alemanha ganham para não produzirem. Então fica mais conveniente eles comprarem do Brasil e indenizarem o produtor alemão. Mas não combinaram com a França. Enfim, comprando do Brasil, podem exigir absurdos que sempre vamos tentar atendem em nome da preservação. E isso não tem fim. A estratégia de taxar exportação não deu certo na Argentina. A saída é promover a nossa indústria, e agregar valor ao produtos do agro.

  23. Flávio Fernandes Marinho

    Temos um governo que trabalha pelo meio ambiente, o inelegicel já teria dito to nem ai deixa passar a boiada.

    Responda
  24. Davi Monteiro

    Queria ter lido editoriais assim durante o último governo. A folha se preocupava com outras pautas mesmo na época hein...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.