Luiz Felipe Pondé > Rousseau era um canalha, Marx pegava dinheiro dos outros e era ingrato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Além desses intelectuais progressistas , jornalistas apresentam cada vez mais essa " vaidade moral " e " sinalização de virtude " . Vendem a ideia de que são humanistas preocupados com o povo , querem ensinar ao povo com votar e etc mas uma grande parte faz um ativismo de quinta categoria!
Cruz credo, que salada de palavras sem nexo com a história, ou seja, com pouco ou nenhum sentido.
Ponde, poupe-nos. Usar as conjecturas estapafúrdias de Paul Johnson, um cara que elogiou Pinochet e Franco, para bisbilhotar falsas hipóteses, para não dizer fofocas, sobre o caráter de celebridades consagradas, diz tudo sobre sua arrogância, presunção intelectual e sua indisfarçável vaidade, que revelam sua confusão mental. Não sei como que a Folha mantém você como colunista. E eu, assinante, leio e arrependo-me, no final.
A matéria fala do amor a imperfeição. Ora: o dia em que acabar a imperfeição, o mundo acaba junto! A graça da vida, é buscarmos a perfeição, eternamente, sem que nunca consigamos...
O cara fez uma matéria para dizer que conhece grades intelectuais do passado.
Argumentos ad-hominem que muitas vezes não passam de xingamentos jogados ao vento. É essa a forma de argumentar de quem não tem capacidade de formular um pensamento coeso, e refutar argumentos com argumentos. Isso é cortina de fumaça para defender ideias nefastas e não querer ser comparado.
Esse Pondé é o inteligentinho. Uma pessoa se julga por sua obra, não por ter vivido na miséria, dependendo da ajuda de Engels e outros.
Proust não acreditava em biografias Ele dizia que entre o homem e sua obra haverá sempre um fosso intransponÃvel. Vida pessoal e criação não andam juntas. O que eu quero, ler a obra ou saber da fofocas da Candinha?
Amo Jean Jacques Rousseau. Na época que era culta, ali pela pós adolescência, até mais ou menos os meus vinte anos.quinze li as suas obras:Contrato Social , Discurso sobre a desigualdade...! Era o meu filósofo, à época, favorito.
Dei meu Pitaco. Li os grandes clássicos na minha juventude.
EÂ…?
Uma ratazana dizendo que Marx era um porco? Faça-me o favor! E a Folha ainda cede espaço para uma figura como essa?
Luizinho, todo esse blábláblá para justificar o ser conservador e de direita? Vire o disco homi. Já fizeste um livro sobre “porque virei à direita” com teu parça João Pereira Coutinho. Fazendo vezes de historiador consegues ser pior que de filósofo. Usar Tony Judt para justificar o conservadorismo mostra apenas que pouco sabes sobre esse o inesquecÃvel historiador. Estou certo que Tony não gostaria de ver seu nome citado para justificar o conservadorismo.
Progressista e conservador, assim como direita e esquerda, são conceitos que não fazem mais nenhum sentido. Ninguém é totalmente isso ou aquilo. Ao fim e ao cabo, todo mundo tem uma parcela de razão. Nem que seja sua própria razão.
Esse dito filósofo é repetitivo , midiático, quem estava numa recente bancada do Jornal da Cultura foi ele e Marcos Nobre que ,num brevÃssimo bate-boca (porque não havia nem tempo , nem paciência), este último desancou o primeiro.
Texto interessante, mas o autor se esqueceu dos filósofos conservadores franceses (De Maistre) e alemaes (Nietzsche). Este último é considerado o maior de todos, incluindo progressistas, liberais e conservadores. Pena que poucos o entendem, e muitos o desvirtuem.
Talvez sua descrição de intelectual como arrogante, querendo moldar o mundo às suas ideias, sirva bem para você. Suas citações não conseguem esconder a pobreza de suas ideias. A propósito, saiba que medimos a qualidade de um texto pelo número de adjetivos eem vez de substantivos - seu texto está no fundo da escala, bonito que acha usar termos ofensivos em relação aos outros.
Uai, mas se você diz que o intelectual conservador ou liberal ama a imperfeição, ao contrário do progressista, por que cargas está apontando as imperfeições dos supracitados?
Pertinente questionamento.
Bla, bla, bla de C é R.
Dizer que liberais e conservadores amam a imperfeição não explica muito. Progressistas também a amam, exceto os imaturos. O que distingue as pessoas públicas umas das outras talvez seja a sua crença de que vivem dois palmos acima do chão. Não vivem, mas sempre há tolos que os fazem acreditar que sim, até porque aspiram à mesma condição.
*as fazem acreditar que sim
É sempre um gozo ler os progressistas soltando faÃscas por aqui nos comentários, ao lerem um intelectual que os contraria em suas opiniões.
Intelectual? Obrigado por me fazer gargalhar numa segunda
Podia citar Simone de Beauvoir e Michel Focault também.
... Pondé, o puppet de Malafaia! Pondé, puppet de E. Macedo (IURD)!
.... As filhas e filhos inúteis de operadores de partidos conservadores e de operadores de partidos progressistas sao amantes! Dos flertes para as orgias, o ritual inicia quando eles compram franquias de negócios de faturamento alto! Alugam/compram imóveis comerciais entre eles!... Sao adversários no visÃvel mas no invisÃvel são amantes!!!... O fluxo de ouro entre eles só se compara com o fluxo de fluÃdos corporais de quando copulam entre si em orgias luxuosas, em região Praiana, rural e Urbana
Pondé citou aqui os defeitos de vários intelectuais do passado. Que tal começarmos a enumerar os defeitos do Pondé também? Ou será que ele se acha perfeito?
Acredito que ele não se ache perfeito, se achasse, seria um intelectual idealista e utópico como são os da esquerda.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Como uma pessoa dessa tem espaço em um jornal de expressão nacional? Só fala mesma coisa. Todo texto é a mesma ideia "O mundo não presta". Que fase do jornalismo brasileiro! Que fase!
E o mundo presta por um acaso?
Essas comparações entre conservadores e progressistas, para decidir que é melhor, chegam a ser ridÃculas. Penso que, se compararmos a sociedade com um automóvel, tanto o freio, visto aqui como conservador, quanto o acelerador, visto como progressista, tem a mesma importância. Se usarmos só o freio, o automóvel jamais sairá do lugar. Se usarmos só o acelerador, fatalmente ocorrerá um desastre. Nossa função é gerar lÃderes que consigam usar os dois na hora certa e com a intensidade adequada.
Bons ou maus, as sociedades estão sempre gerando lÃderes pois, nenhuma é totalmente desprovida deles.
Acreditar nisso (gerar lÃderes...) é como acreditar em papai Noel, infelizmente não vai acontecer!!!
Que pretensão deste senhor Pondé!!! Deve se julgar um dos mais brilhantes pensadores contemporâneos em todo o mundo... Espalhou todo o seu ódio fascista sobre verdadeiros (e mundialmente respeitados por suas Obras) Filósofos Progressistas, como se alguém neste mundinho não tivesse algum defeito. Será que este distinto senhorzinho se considera 'perfeito'?
Acho que ele não se considera perfeito, do contrario seria de esquerda!
"As ideias de alguém são frutos, na verdade, de sua personalidade". Concordo.
O ultra direitista Pondé, suas opiniões devem passar ao menos por 3 filtros.
Realmente. Pondé é o ultradireitista que votou no Lula.
É curioso pensar em como os intelectuais foram elevados a uma posição quase mÃtica. Como se fossem capazes de enxergar o que nós, meros mortais, não conseguimos. Rousseau, com sua retórica sobre o bom selvagem, pregava um retorno à natureza e escreveu EmÃlio, mas era incapaz de educar seus próprios filhos. Marx, o profeta da revolução do proletariado, viveu grande parte à s custas de Engels e outros amigos, engravidou a empregada, cujos salários não pagava, enquanto pregava o fim da exploração.
Caro André, obrigado pelo comentário. Como bom aluno de Ciências Sociais da FFLCH-USP, li integralmente os três Livros do Capital e o quarto, publicado postumamente. Li também o Para a CrÃtica da Economia PolÃtica, do qual Capital é continuação. Li os Manuscritos Econômicos-Filosóficos; Tese contra Feuerbach; Salário, Preço e Lucro; O Rendimento e suas Fontes: a Economia Vulgar; O 18 Brumário de LuÃs Bonaparte e, claro, o Manifesto Comunista. Não critico ninguém sem ler a obra. Um grande abraço.
Não fosse a "preguiça" de Marx e sua depedência financeira de amigos ricos e generosos que acreditavam nele, jamais terÃamos a grande obra,que em termo gerais, explica o modo de produção capitalista em que estamos. Por acaso já folheou uma página de O Capital? Que homem cansado da lida teria esctito tal monumento?
Os intelectuais, assim como os artistas e cientistas, devem ser julgados por suas principais obras. Sua vida pessoal é irrelevante. Newton não era um tipo exatamente simpático, e Wagner um antissemita rançoso. A noção comum a Rousseau e Marx é que há um potencial muitas vezes atrapalhado por uma dada ordem social e polÃtica. O fim do comunismo em alguns paÃses do leste europeu e na principalmente na China é um exemplo disso. Bastou remover a superstição anti-comércio para desenvolvê-los.
Concluo que, depois dessa, Nerso da Capitinga é um poço de virtudes!
Johnson, como Pondé, era adepto do esporte mais praticado nas bandas dos intelectuais: argumentos ad hominem... Se Rousseau fazia isso, logo... se Marx fazia aquilo outro, logo... Enfim: não se discute ideias, mas pessoas... e sim, as pessoas são tão chatas como os textos pondelinos...
Correto! Quando o Pondé está com a pauta atrasada, liga o piloto automático e manda ver. O resultado são bobagens como essa de hoje, em que fica julgando a vida pessoal dos intelectuais. Marx acrescentava um plus á mais valia da empregada, mas o que importa é a genialidade de O Capital. O resto é folclore.
Rousseau era chato, Marx pegava dinheiro de agiota e Pondé é vesgo.
... e o Pondé é um Filósofo muito chato, que usa sua coluna para se justificar porque é tão...
Hoje sou apenas dona de casa, mas por mais de trinta anos, ao longo da minha carreira profissional, transitei por diferentes ambientes densamente ideologizados. Sendo filha de um pai com formação técnica de nÃvel médio, que tinha a integridade moral como valor absoluto, eu sempre procurei nas lideranças do meu campo profissional a coerência entre o discurso público e as atitudes pessoais. A decepção fez parte do meu amadurecimento. Não consigo entender quem vive o oposto do que prega...
Rousseau, inspirador da revolução francesa, marco da história da civilização ocidental, era um canalha? Quem passou a vida tentando produzir ao menos uma frase original deve ter enorme inveja e ódio de gente como Rousseau e Marx.
Bem observado! Fazendo uma analogia a literatura de para-choque de caminhão:" Se tua estrela não brilha, não tente apagar a minha"
A Revolução Francesa foi um marco na história, mas também um movimento que criou um regime de terror e assassinou dezenas de milhares de pessoas. Quanto a Rousseau ser ou não k-n-l, isso nada tem a ver com a qualidade de seus escritos. A separação entre o autor e sua obra é princÃpio básico da epistemologia. Mas se for para apelar ao legado para canonizar qualquer autor, cumpre lembrar que a opinião de Voltaire sobre Rousseau também não era nada lisonjeira.
Vã tentativa de justificar ataques ad hominem!
Esse tá longe dos seus contemporâneos Karnal e Cortella...
Tão ruim quanto.
E quem comenta as "ideias " de Johnson, com a finalidade de formar opinião o que é?
Que triste fim para um (ex) professor arrogante e vaidoso. Insatisfeito com sua insignificância, fica caçando insignificâncias pra reduzir o mundo ao seu oportunismo nanico.
Quanto mais o João fala do Paulo, mais a gente conhece o João. Rsrs!!
Por Freud! No último parágrafo ele sintetiza a si mesmo.
Touché!
Intelectual Conservador, per si um exagero , mensageiro de quem tem poder , com a função de ensinar a massa ignara a conservar - se
Também te acho canalhe. Mas aqui estou lendo sua coluna. Cana lhice não invalida os escritos de quem o faz.
Intelectuais liberais , em geral uma qualificacao exagerada , são sempre prolixos . Aperfeicoaram a falta de descencia com discursos vazios , modernamente chamados de narrativas. Vez ou outra também desconhecedores das letras , as vezes até ministro da educação. Frequentemente arrogantes , como o autor , especialista em antropo caricaturas, esconde a essência do ideólogo conservador, convencer a massa de resguardar sua insignificância.
Esse Johnson devia ser um porre também, ou era o dono da verdade, pode ir....
Johnson é um pensador interessante e não tem culpa das bobagens ditas a respeito de sua (dele) obra.
Sensacional!! Um diagnóstico perfeito de um problema que, infelizmente, é amplificado pelas redes sociais. Melhor até que o diagnóstico de Chomski sobre o pós modernismo!rsrs
Eh direito seu se manifestar a favor de QQ um pela razão ou falta dela que for. Mas seja comedido. Não fale além do necessário. Falar de Chomsky na mesma frase que toca em Pondé acaba revelando demais sobre sua intelectualidade.
Nossa, que cara chato. Chato. E você como escritor, como se autodefinia ? Ecu, que chatisse.
Falou o Pablo Marçal inteligentinho, usando argumentos vulgares simplesmente provocadores. Só. É só o que esse Pablo Marçal inteligentinho tem a dizer ultimamente
O Pondé surtou. Alzheimer?
Bem, eu defendo que o ministro abusador seja preso por um longo tempo. Aliás, sou um defensor da ideia de que cadeia é uma bom spa para boa parte dos polÃticos do Brasil. Não a mão na cabeça de ninguém, nem dos meus três filhos. Mas cá para nós, filósofo com Alzheimer é punk.
Melhor ter Alzheimer doq defender ministro abusador né, Ivan...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Rousseau era um canalha, Marx pegava dinheiro dos outros e era ingrato Voltar
Comente este texto