Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    Não me surpreende que os evangélicos em sua maioria na maior cidade do país ganhem até dois salários mínimos - são segundo pesquisas um grupo bastante desprovido e com pouca instrução - o que ajuda a explicar seu comportamento. A internet infelizmente deu voz para os tais influenciadores, que não agregam em nada. Por fim, na cidade onde nasci, está cheio de pastor e filho de pastor na política, se vocês vissem o nível!

    Responda
  2. Rodrigo Flexa

    Um jornal com o rabo preso ao criacionismo.

    Responda
  3. Rodrigo Flexa

    Coluna criacionista, um horror.

    Responda
  4. João Paulo Zizas

    A ternura, a beleza e a magnanimidade de Michelle Bolsonaro revelam a essência sublime e angelical da nossa adorada ex-primeira-dama. A linda apoia causas nobres, por exemplo o incentivo à presença de mulheres no debate público. E não quer fazer a libertinagem e o aborto parecerem caminhos de libertação, contrariamente à forma de feminismo mais ruidosa nesta época. Assim, é natural a entrada da consorte do anterior chefe de Estado na política ter feito muitas eleitoras o verem com mais simpatia.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Meu Deus, eu sinto vergonha alheia ao ler isso!

    2. Emerson Luis de Moraes

      Kkkk muito bom! :)

    3. Luiz Candido Borges

      Ironia com estilo... Só mesmo assim para escapar da çençurah da Folha.

  5. Iraia Galindo

    Não consigo entender como a Folha, que deveria ser um jornal laico, se passa a fazer proselitismo "evangélico ". Qual o interesse da Folha em uma teocracia fundamentalista evangélica no Brasil?

    Responda
  6. Priscila Soares

    Muitos defensores relevantes da tal da teoria da prosperidade, enriquecem por caminhos bem estranhos. Tem até narcopetencostais no circuito, além do candidato relacionado com o PCC.

    Responda
  7. José Cardoso

    Acabei de deixar meu carro numa oficina onde o rádio tocava continuamente música protestante. Espero que garantam a "vitória" de colocar o cabo que abre o capô e o "louvor" dos cabos da tampa da caçamba.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      É que Jesus Cristo, infelizmente, virou garoto propaganda para eles. Passou a ser a alma do negócio.

  8. Dirceu Luiz Gonzaga

    Política em escolas (de pobres) tem um milhão de críticas, mas em igrejas tá liberado. Kkkkkk

    Responda
  9. Tiago Neis

    Talvez tenha me excedido no conteúdo do comentário e o jornal não publicou. Mas, então dizendo o oposto do que eu dizia, considero que estes queridos neo pentec's são o que existe de melhor na sociedade, são um colosso de inteligência e gostaria que permanecessem na terra por longos anos. Eu os amo!

    Responda
  10. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Ah! Evangélicos.

    Responda
  11. Maria Izaura Cação

    Mais uma generalização do que é ser evangélico.

    Responda
  12. Marco Antônio M de Oliveira

    "76% dos entrevistados destacaram a importância da religião em seus planos financeiros e na vida profissional". Sou do tempo em que o cristão procurava fazer o bem, e não "se dar bem". A manipulação da fé é um ótimo exemplo do dolo bilateral tão característico do estelionato, no qual o agente usa a ambição da vítima para iludi-la.

    Responda
  13. Marcelo Fernandes

    Ótimo resumo. Primeiro, é muito bom não fazer parte de nada disso. Segundo, parece que os evangélicos sonham com um mundo só deles - pet shop de crente, academia de crente etc. - então eu me pergunto se eles também vão reivindicar uma penitenciária só para crentes. Afinal, pelo visto, em breve eles serão maioria nas cadeias também.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Perfeito. E eles querem obrigar todo mundo a ser evangélico. A ditadura evangélica.

    2. Iraia Galindo

      Perfeito. E eles querem obrigar todo mundo a ser evangélico. A ditadura evangélica.

  14. Marcelo Fernandes

    Ótimo resumo. Primeiro, é muito bom não fazer parte de nada disso. Segundo, parece que os evangélicos sonham com um mundo só deles - pet shop de crente, academia de crente etc. - então eu me pergunto se eles também vão reivindicar uma penitenciária só para crentes também. Afinal, pelo visto, em breve eles serão maioria nas cadeias também.

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Parece que a prosperidade não é muito dividida com os fiéis vide a renda média citada. Marçal evangélico é meio demais né. Nunca foi.

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Boulos vai para o segundo turno, Juliano. Espero que o LaMaçal seja enterrado agora, junto com o lixo que ele atrai. Dizer que LaMaçal é cristão, parece uma piada de mal gosto. Nada é mais contrário ao Cristianismo que o aproveitador lamaçal. Juliano decepciona quando se fascina pelo Lamaçal, uma luz, iluminando o caminho do mal, da falsidade da enganação. Juliano, vale a pena vender barato seus princípios cristãos para ganhar uma eleição em nome da falsidade? Pura vaidade.

    Responda
  17. Luiz Candido Borges

    O Spyer normaliza um aventureiro sem escrúpulos que não tem absolutamente nenhuma proposta para S.Paulo. Para este "antropólogo" basta que ele tenha se declarando "cristão" (evangélico) para que tenha seu apoio. Ética? Ora, se o Marçal está rico é porque teve o apoio divino, quem há de contestar o Seu julgamento? Quem é pobre é porque não tem a verdadeira fé! Tudo tão conveniente para os poderosos...

    Responda
  18. Ivan Bastos

    Teocracia à vista. Pobre braziu.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Caminhamos a passos largo para uma teocracia evangélica

    2. Tiago Neis

      Exatamente, seremos um Irã. E parabéns aos envolvidos.

  19. Daniel Barbosa

    Valores cristãos? Um cara que agride, não demonstra o menor amor ao próximo, e Juliano vem falar de valores cristãos? É eleição pra pastor? Juliano força pra misturar o que deve permanecer separado: políticos, vida terrena , econômica e social, de um lado. Convicção espiritual e prática religiosa de outro. Isso é liberdade religiosa. Mas Juliano quer ajudar o neofascismo a implantar seu projeto teológico de poder. Lamentável. Absurdo. Um retrocesso e uma ameaça de fundamentalismo.

    Responda
  20. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A "esquerda" identitária abandonou a meta narrativa e mergulhou no irracionalismo, este, tem mais de uma face, o resgate do neo calvinismo tem avançado através da teologia da prosperidade, eles tem um fio condutor que não abriram mão, estão levando a contra revolução burguesa aos limites medievais enquanto a "esquerda" identitária busca inserção corporativa no capitalismo!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Só os muito limitados criticam sem fundamentação, são as duas faces do irracionalismo, o comentador do comentário se Situa num dos extremos !

    2. Dirceu Luiz Gonzaga

      Quanta besteira.....

  21. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Políticos que usam a religião para se eleger e líderes religiosos que convencem fieis a vender a casa para ganhar o céu são farinha do mesmo saco: nenhum dos dois é digno de confiança. Simples assim.

    Responda
  22. Raymundo de Lima Lima

    Quando padres e fiéis católicos entraram na politca receberam muitas críticas e xingamentos. Mas pastores e fiéis evangélicos, muitos fanáticos, negacionistas e anti-ciência, passaram a fazer politica inclusive nas igrejas, tudo bem, ou tubo pelos bens. Isso é ser antisistema? O povo ficou doido e histérico.

    Responda
  23. Alexandre Marcos Pereira

    Há tempos que pastores das grandes igrejas neopentecostais têm consolidado sua influência na política, pregando uma visão de mundo onde o sucesso financeiro é a bênção divina, a prova visível do favor de Deus. As multidões, seduzidas por promessas de riqueza e bem-estar, lotam os templos, doam parte de seus salários, e esperam o retorno espiritual e material. O discurso da prosperidade transformou-se em uma máquina, alimentando a fé e o consumo, gerando líderes carismáticos e ambiciosos.

    Responda
  24. Leonardo Trindade

    Essa nova fase da igreja evangélica está ótima: um não-crente que vive blasfemando diz aos pastores como eles devem pensar! Depois de milênios manipulando as pessoas, a igreja agora é manipulada por qualquer oportunista que se diz cristão. Tudo bem que ter fé é abrir uma porta para o imponderável, mas aí já é demais...

    Responda
  25. Filipe Quintans

    Segue firme como a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.

    Responda
  26. Jaques James Calderaro

    Deus é o supremo juíz, portanto, evidentemente, não tem nem pode ter lado. Quem tem lado são os homens que utilizam a imagem Dele para auferir lucros e privilégios. Esses, sim, já estão no inferno e carregam consigo os incautos, preguiçosos e ignorantes.

    Responda
  27. José Tarcísio Aguilar

    A folha e sua contribuição por um estado teocrata. E ainda, adota uma vertente com baixíssima tolerância às demais religiões: nada a ver com democracia, assim como o progressismo materialista não tem nada a ver com cristandade.

    Responda
  28. Emerson Luis de Moraes

    “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.”. Ou “ “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.”.

    Responda
  29. Carlos Antonio

    Se existe religião decente, deveria cuidar do espírito e não da politica…

    Responda
  30. José Eduardo de Oliveira

    é um bom candidato, explicita para eleitores paulistanos insanos, toda sua insanidade.

    Responda
  31. manuel rodrigues

    e a imprensa continua dando espaço para essas baixarias. que vergonha !! gente. é ... o Bolzonaro queria um Estado Cristão, na verdade Evangélico. falta pouco. muito pouco.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Falta pouco pro Jair ir pra cadeia, isso sim.

  32. Rodrigo de Sousa

    Que coisa! " Segundo o Datafolha, 65% dos evangélicos paulistanos ganham até dois salários mínimos por mês. Além disso, 76% dos entrevistados destacaram a importância da religião em seus planos financeiros e na vida profissional" .... Enquanto os donos das igrejas e o próprio ex$coach amealham fortunas com a fé alheia. Vendem a ideia de que a desigualdade brutal entre as pessoas é triunfar!

    Responda
  33. Benedito Claudio Pacifico

    Não voto em nenhum candidato que se diga evangélico ou apresente currículo de militar como um supostos atestado de idoneidade , quem eles pensam que estão enganando com este discurso tão velho

    Responda
  34. Wil Leon

    O Juliano tentando emplacar seu candidato Boules no segundo turno.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      É justamente o contrário, Wil... Mas você é uzeiro e vezeiro das fakenews aqui, surpresa zero...

    2. Iraia Galindo

      Não, você se enganou. Evangélicos, em sua maioria, votam em Marçal. São irmãos .