Opinião > Restringir celular nas escolas exige debate aprofundado Voltar
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Quando li o tÃtulo tive a certeza que iriam botar mais uma na costas dos professores! Já que não conseguem orientar em nada os filhos, joguem mais uma bomba para os pobres coitados professores que já não têm quase nenhuma atribuição...
Concordo sim, que o celular em sala de aula deva ser regularizado e ou restringindo em avaliazação e relativização ao contexto. Porém, o que me preocupa é como o estado vai avaliar a questão no âmbito das escolas públicas, visto que a disponibilização de recursos informáticos se mostra deficiente e precária havendo um déficit de dispositivos informáticos. Celular atrapalha? Sim, mas os recursos computacionais são ferramentas de consulta critica quando, por exemplo, estamos estudando inglês.
Pode me dar um único exemplo em que o uso do celular em sala de aula pode ser mais útil do que o papel ou um computador com restrição a redes sociais? Por favor
Excelente editorial.
Não Folha, isso é papo de quem não tem filho na escola, há décadas que celular em sala de aula é uma tormenta, basta um para distrair e bagunçar o coreto e, ultimamente, há alunos com mais de um.
Nosso congresso nacional ainda não conseguiu, ou não quis, regulamentar as redes sociais. Isto agrava a capacidade dos pais de controlar seus filhos. Portanto temos apenas um "chip" no controle. Então é necessária a proibição imediata do uso de celulares, no ambiente escolar, até que haja a regulamentação e uma capacidade efetiva de controle paternal. Depois disso abrir o debate para todos.
A proibição dos celulares associada à obrigação do aluno tirar notas mÃnimas em todas as disciplinas, ou seja, o endurecimento das regras para a progressão escolar seriada, parece ser um ponto de partida eficaz.
Bem que a folha de são paulo poderia dar o exemplo e oferecer o conteúdo da 'folhinha' na versão impressa e não somente na versão digital.
Há várias e sérias questões a serem resolvidas como formação de professores, aulas e conteúdos que façam sentido para o estudantes, metodologias ativas, salas de informática equipadas com profissionais preparados no lugar de celulares individuais. Só a proibição do celular dissociada de outras ações é mais do mesmo.
Quem está nas Escolas da Educação Básica sabem o quão prejudicial é o celular para os estudos e as aprendizagens dos estudantes; um problema que se estende às suas casas, onde não fazem as atividades propostas pela Escola - muito por conta da inação dos pais. A proibição é urgentemente necessária! Vai resolver o problema da aprendizagem? Não, mas ajuda a não piorar.
*sabe...
A existência de educação midiática não depende dos celulares particulares dos alunos. Mas antes do foco em conseguir estudar de forma adequada, analÃtica e responsável. O fato é que tanto o foco, quanto a convivência escolar estão gravemente prejudicados nas unidades de ensino público e particulares. Aqui o ponto não é o CONTEÚDO a ser ensinado, nem mesmo, como já li, TREINAMENTOS de professores. Mas a retirada de algo que tem se tornado nocivo para a aprendizagem e convivência dos estudantes.
continuando: métodos com alto grau de engajamento ('gameificação') e interatividade literalmente impossÃveis com materiais fÃsicos (ainda indispensáveis). O problema é que não há desenvolvimento de material educacional porque, diferente de jogos de divertimento, não dá dinheiro nesse nÃvel da educação e ninguém se interessa em investir. Para terminar, ao invés de proibir mais, seria mais interessante criar disciplina de educação digital para ensinar as crianças a lidarem com tecnologia.
Afinal, não são só as crianças que estão doentes pelas redes sociais (sem falar dos bets) - é a sociedade que não aprendeu a conviver com elas. Não é uma proibição que muda uma sociedade, e sim a educação desde pequeno. Então melhor criar um espaço formal para conversar sobre essas questões na escola, ao invés de varrer o problema sob o tapete e fingir que isso resolve algum problema. Em tempo, leiam com seus filhos, A Fabulosa Máquina de Amigos, livro infantil genial sobre redes e amizade.
Acho que é, para muitos, um debate hipócrito. Adultos vivem com o celular na mão. Até acho uma boa ideia de tirar os celulares da sala de aula e os espaços de recreio, mas não é uma solução mágica, é enxugar gelo: imitando os pais, os adolescentes vão pegar o celular logo ao chegar em casa. Ao mesmo tempo, plataformas digitais (e até redes sociais usadas seletivamente, lembrem do Khan Academy) podem ser uma ferramenta tão potente de aprendizagem.
Que debate aprofundado o quê ?! Pode ? Então pode. Não pode ? Então não pode. Tem de simplificar e não aprofundar debate.
A capacitação dos jovens para uso consciente, responsável e produtivo das novas tecnologias começa por uma educação bem tradicional e humanista: leitura, escrita, capacidade de reflexão e argumentação, senso crÃtico, formação para o pensamento cientÃfico, autonomia intelectual. São habilidades complexas, impossÃveis de desenvolver se distraindo com redes sociais, videogames, vÃdeos recreativos. O banimento de celulares nas escolas é muito bem-vindo e justificado por evidência cientÃfica.
Dona Helena, seu comentário é perfeito. O tempo da Educação não é o tempo do capital. O aceleramento da vida devido a dinâmica presente nos nossos aparelhos só prejudica nossos meninos. Eles terão outros espaços do dia para fazer o uso do celular. Escola é sagrada!
Tem que proibir sim. A aprendizagem agradece.
Hoje está totalmente liberado e não funcionou. Vamos tentar a proibição e acompanhar. Se capacitar alunos para uso seguro da tecnologia fosse fácil, alguém já teria feito. Fácil criticar.
Realmente a era digital entrou em nossas vidas sem qualquer preparo educacional sobre seu uso, o que possibilita assistirmos hoje esta monstruosidade que se tornou a polÃtica nacional em busca de likes e engajamento digital . Urgente a inclusão desta disciplina nos currÃculos escolares. Mas não espere discussão aprofundada pelo Congresso , eles não são capazes disto, pelo contrário, vai contra os interesses dos mesmos. Fiquemos atentos ao que dizem os pesquisadores e órgãos internacionais .
Um editorial que não traz dado objetivo para a discussão e se limite a contestar, sem qualquer fundamentação minimamente aceitável, a conclusão de especialistas. Negacionismo puro.
Que editorial sem pé nem cabeça.
O jornal poderia investigar se nos estados fizeram investimentos em ataformas digitais contando com o uso de celulares pelos alunos. Aproveitem par checar se as aquisições desses softwares são suspeitas. Acredito que "vozes poderosas" irão se levante contra essa proibição e eu espero do meu jornal um bom trabalho de jornalismo investigativo porque, dar notÃcia até meu vizinho dá.
Imagine um garoto de 15 anos sem celular durante o perÃodo da aula?? Ele terá crises de abstinência! É uma questão difÃcil. Talvez o ideal seja incorporar o celular ao projeto pedagógico das escolas, se é que isso é possÃvel. Impedir o uso seria muito difÃcil e os alunos usarem o mesmo de forma consciente seria uma utopia
DifÃcil? É só proibir o uso e cumprir as regras pra quem burlar. Acha isso mais difÃcil do que controlar se os alunos estão em seus celulares no “site da aula atual?”. Sério mesmo?
É papel do Mec liderar essa discussão, cabendo ao legislativo analisar e aperfeiçoar o projeto de lei
Banir celulares nas escolas não exige debate nenhum! O celular deve ser sim banido das escolas para que as crianças foquem nos estudos. O celular não agrega nada a uma aula ou um debate escolar. ImpossÃvel que haja estudos que concluam pela adequação do celular em ambiente escolar.
Sou professor e digo que esse papo de uso consciente por parte do aluno não rola. Conversa fiada. Entre aprender qualquer disciplina e olhar o Instagram, os alunos farão o segundo.
Está tudo certo. Há um diagnóstico: a presença de celular em sala de aula compromete a aprendizagem. O Executivo elabora projeto de lei e o envia ao Legislativo, que fará o necessário debate com os mais diversos setores envolvidos no tema. Ao final, uma lei que sirva de farol para as escolas, professores e estudantes. Não se admite a inação, e o Poder Executivo está se movimentando.
Acho que esse debate aprofundado vai prolongar a decisão de limitar o uso de celular na sala de aula .O tempo de uso dos meninos já é enorme .Sala de aula envolve disciplina de estudo ,foco,interação com os colegas e professores e aproveitamento do tempo para melhor desempenho acadêmico .Brasil já tem dados crÃticos de aprendizagem ,querer considerar que a discussão e manejo ,através da maturidade dos meninos vai permitir um uso racional.Isso é ilusão ,nem os adultos conseguem .
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