Mirian Goldenberg > Carro velho precisa de mecânico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Querida Mirian, penso que muitos médicos não tem noção do impacto das palavras dirigidas a um paciente, que sempre é a parte mais vulnerável dessa relação. O seu relato me fez lembrar de uma pérola ouvida de um ginecologista quando sofri um aborto espontâneo aos 40 anos: "Bom, você já não é mais uma Brastemp"...
Nossa querida Claudia, que horror. Fico chocada com a insensibilidade de alguns profissionais que parece que nunca irão aprender como escutar, cuidar e amar
Cara Mirian, me solidarizo pois tive ambas experiências, quando criança e com tratamentos em consultas médicas, quanto esses últimos, no meu caso, hoje os deixo falando sozinho, isso se não digo umas verdades antes de sair da sala.
E a conversa durou 90 minutos, mas melhorou muito no final
Recauchuta o carro velho até o extremo, sem cura. AÃ, inservÃvel, é mandado pro ferro velho, e trocado por carro zerinho, cheirando à tinta. Assim somos nós, qd não temos mais jeito msm, a mãe natureza descarta ( por ser mais barato) e nos troca por uma criancinha "zerinho", inevitável.
Mirian; você diz que eu sou um carro velho bem cuidado, tenho 88 anos de kilometros rodados, atualmente o mercado de peças usadas ta ruim, o mundo ta entrando numa fria, é as florestas pegando fogo, você acha que o Nethanyahu, Zelenski, Putin e outros famosos estão preocupados com eu, difÃcil ne, quantos kilometros mais podemos rodar nesta estrada?
Lembre-se que tudo começou com a dosagem do ácido úrico.
Fosse minha mãe eu diria para mudar de médico. Fosse minha mulher eu diria para mudar de médico. Fosse minha filha eu diria para mudar de médico. Fosse minha irmã eu diria para mudar de médico. Fosse minha vó eu diria para mudar de médico. Fosse minha neta eu diria para mudar de médico. Fosse para mim eu perguntaria se ele tem ido ao Shopping e mudava de médico. Tudo bem o profissional estar focado em comprar o novo modelo de automóveis e ver o paciente como a próxima fatura paga?
Cara Mirian agora fiquei em dúvida seu cardiologista fez medicina ou engenharia mecânica, estagiou na Ford ou no Incor. Kkkk
Também fiquei
Uma pessoa tão sensÃvel ter de ouvir essas coisas... E a paleta de metáforas: o mundo automobilÃstico... O doutor tem Mercedes ou está satisfeito com outro veÃculo?
Vou perguntar
Façam como eu... sempre andei com pessoas mais velhas que eu... uns 10 anos pelo menos... Você sempre é o caçula e os papos sempre são mais divertidos
Eu também
Uma civilização humanista quer maximizar a duração da vida humana. Muitos querem ser homens e mulheres biônicos, conquistar a imortalidade. A IA nos promete a imortalidade. Até o presente a medicina nos salvou da morte prematura, não prolongou muito a duração da vida natural. Como você se sentiria se seu chefe tivesse236 anos, com ideias de antes da imprensa no Brasil?
Como?
Como meu mecânico, você acha que tenho que tomar antidepressivos? "Não, você tem uma cabeça muito boa, é muito evoluÃda. Mas vamos acompanhar." Precon ceito contra deprimidos? . Nós , os deprimidos, somos pessoas boas e tão evoluÃdos como qualquer outra pessoa. Esse comentário reforça o estigma contra quem sofre de depressão e usa medicação.
Opa.. errei de n9vo. Nelson Cavaquinho. Tb deprê . Mas fez Quando eu piso em folhas secas, caÃdas de uma mangueira.
O sol há de brilhar mais uma vez. Cartola. E ele era muito deprê. Mas a esperança na frente.
É Miriam... Só não envelhece quem morre cedo demais... Tô aqui com 57, tentando cuidar um pouco do hardware e do software. Nada de jogar a toalha antes do tempo, mas também nada de ficar tirando racha por aÃ, o motor já tá meio cansado né. Belo artigo.
Vc ainda é garoto! Ontem, no Estadão, uma reportagem sobre um campeonato de natação, da terceira idade, apontou o campeão: Um idoso com "apenas" 99 anos! Kkk
Adorei Marcelo: nada de ficar tirando racha
Rs...agradeço o escrito.
Fico feliz
Hoje em dia as pessoas sao muito sensiveis e melindrosas e têm muita dificuldade de aceitar o proprio envelhecimento. Qualquer coisinha já deixa o sujeito pra baixo e tristinho. Se fosse com nossos avos eles provavelmente iriam rir e vida que segue.
Que coisa irônica né Mirian, a gente vai ficando mais maduro, entendendo nossos limites, apreciando o detalhe, valorizando o que realmente importa. Se amando mais e se respeitando mais, dando menos valor ou quase nenhum pro achismo alheio... e o corpo... há ele não acompanha. Vou fazer 45 mês que vem, nunca me achei tão interessante, madura e bela quanto agora mas meus hormônios estão enfurecidos. Você não é um carro velho e sim uma Ferrari clássica.
Um fusquinha Lucy
Fiz em junho 6.0, nunca me senti tão bem com minha depreciação, fico meio triste com a hipocrisia de quem fala, nossa! nem parece, você tá otima! no primeiro momento, acho ótimo, mas quando faço minha analise de jovem, vejo que não tem como, pois lembro quando conheci minha sogra, ela deveria ter no máximo a minha idade hoje e eu já achava ela uma pessoa de idade e olha que nem era tão jovem tinha 28 anos a época, um adolescente/jovem acha uma pessoa de 30 velha.
Oi Marcos, aqui no Rio é emitido por um site da prefeitura, fiz o meu no mesmo dia que atingir a maioridade, tirei foto e espalhei meu troféu para os 4 cantos que tenho familiar.
Minha esposa fez sessenta neste ano . Eu já tenho sessenta e cinco . Ambos já temos "cartão de velho" do Detran para estacionar em vagas preferenciais no supermercado .
Mirian, texto mto bom e de grande sensibilidade. Acho que o seu médico não foi educado ao comparar a sua idade com um carro velho que precisa de reparos. Ele deveria ter feito uma abordagem mais humana, ter visto o seu estado de saúde num contexto tbm psicológico e falado de maneira que não a deixasse triste. Acho que vc deveria mudar de médico e procurar um profissional mais atualizado e lhe dissesse palavras que realmente a ajudasse e lhe trouxesse mais esperança e alegria .
Estou buscando um mecânico de confiança para cuidar do carro velho
Carro velho precisa de um bom mecânico... de confiança. Gostei da metáfora. Crônica escrita com a simplicidade poética, de quem vê a vida numa boa... muito bem!
Que bom saber que você gostou
Carro velho precisa de um bom mecânico... de confiança. Gostei da metáfora. Crônica escrita com a simplicidade poética, de quem vê a vida numa boa... É isso aÃ, bicho!
Maa na foto, parece uma gatona... beleza!
o importante é saborear vinho no jantar de 6ª f e sábado - em casa ! Se beber, não dirija ! Eu saboreio vinho há mais de cinquenta anos !
data de nascimento antiga + prazo de validade vencido são coisas normais ! Leiam Eclesiastes, capÃtulo três !
DNA + PVV = não há como escapar disso !
tem também a PVC ( po_ _ ra da velhice chegou
Mirian, quanto mais o tempo passa, mais importante para nós que sejamos bem acolhidos, com respeito, com cuidados, com atenção. Isso vale também para os médicos que escolhemos ( quando a escolha é possÃvel). De grosseria e indelicadeza esse mundo já está lotado. Lembro a música " sapato velho" gravada pelo grupo Roupa Nova: fala poeticamente e lindamente sobre o envelhecimento natural nosso, de todos.
Verdade, querida Rachel
Todo carro fica velho. Agradeça por não ter sido largada em um ferro-velho. Veja sempre pelo lado bom. A longo prazo,estaremos todos no estaleiro.
Estou procurando enxergar assim
Ri muito MÃrian, pois acabei de deixar a minha picapinha velha para trocar o escapamento, que tinha caÃdo por corrosão. O mecânico vai simplesmente trocar e me devolve hoje. Não veio com aquele papo médico: vamos ver como o carro vai reagir à operação, cada carro é um carro, e essa idade você sabe... Quem dera ser um carro velho!
Adorei, você está com toda a razão
Falando de carro velho, tinha marcado consulta com o mecânico da próstata (opa, desculpa é urologista) na sala de espera, tinha uma dona que perguntou minha idade, 88 falei, ela gentilmente diz, nossa ta bem conservado, pensei - to bem conservado - mas o mecânico tirou minha prostáta porque não tem reparo, mas fiquei feliz, a dona diz ta bem conservado. Não sou carro velho né.
quando falar que estás bem conservado, fala que é porque você é picles, tem que ficar na conserva kkkk. Eu costumo perguntar qual formol a pessoa dorme, pois tem gente que realmente não demonstra a idade.
É carro antigo e conservado?
Eu estou chocada com a postura do médico. Achei uma analogia grosseira, faltou sensibilidade, empatia, respeito. Não vejo a hora deste tipo de médico ser substituÃdo por um robô.
Muito triste
Pense pelo lado bom,Mirian: você não é um carro velho, você é uma raridade.
Estou precisando muito rir de mim mesma. Você acertou em cheio
Agora você me fez rir, Marcelo
Diga-se de pronto que a dor é de quem tem. Logo, faltou ao médico habilidade e intimidade ou familiaridade com a cliente para a metáfora do carro, pois toda fala ou texto tem contexto. Como idoso, e apenas como vejo pessoalmente o mundo, me considero "como" um carro antigo exigindo cuidados e revisões frequentes, sem me reduzir ou coisificar, num exercÃcio de certa ironia pessoal.
Adorei Edson, falta sensibilidade e empatia
Certa vez, estava perto de casar quando encontrei um carro descendo do guincho que me chamou a atenção. Era uma Mercedes clássica, carro de colecionador, impecável. Parei para conversar com o dono, um fazendeiro que trouxe o carro para SP para colocá-lo a venda. O preço estava uma bagatela por aquela relÃquia, até hoje me arrepende de não ter comprado. Não era um carro velho, estava muito bem cuidado. Era apenas antigo! Acho que esse termo é mais apropriado a muitos casos como o seu, Miriam.
Carro antigo bem conservado então
Tem de ter manutenção, até trocar peças quando precisa e é possÃvel, tirar peças que nao funcionam direito e pode ser retirada. A academia virou parte da rotina e virou gosto, melhor remédio pra dor na coluna. Agora entendo a estatÃstica de porque a expectativa de vida era de 40 anos há menos de um século, e porque velho era quem tinha 60. Quase lá acham que o carro velho tá nem. E não pode esperar ficar ruim demais pra mexer.
Verdade
Boa tarde, Quando envelhecemos, ficamos mais suscetÃveis e precisamos nos cuidar com mais atenção. Não temos mais a mesma energia. E precisamos nos desafiar, sim! Fazer exercÃcios de força até o limite, escolher uma atividade aeróbica que goste, ou nosso fôlego e músculos vão embora. Você é uma voz importante nesse diálogo sobre o envelhecimento. Queremos ouvi-la feliz, com saúde, por muito tempo!
Adorei Marcia. Estou cuidando bem melhor da minha saúde. Afinal, carro velho precisa de mecânico
Será que não estamos pouco preparados para aceitar a nossa finitude. Independente de qualquer coisa, simplesmente procurar enteder e aceitar o processo. Talvez doa menos, não sei
Com certeza
Esta analogia de envelhecermos e nos tornamos tal qual um carro velho já era conhecida por mim por um conhecido espirituoso e idoso: ele dizia que ir ao médico era como levar um carro velho ao mecânico : sempre vão achar defeito... Quanto a mim, experimento agora este sentimento dolorido de me descobrir envelhecida : entrei na menopausa! Ai, Jesus, como doi! Não me reconheço neste novo eu : melancólica, ansiosa e mais insone que nunca! Mas já estou me cuidando : terapia, remédios...privilégio
Me parece que essa autora é marcada pelo infância convivendo com um pai abusivo. Somente uma terapia especÃfica que trata a infância, como a terapia do Esquema, que inclua uma abordagem da chamada "criança interior ferida" pode começar a resolver os traumas dela. Muitas pessoas são marcadas por infâncias assim. Mas a boa notÃcia é que tem tratamento. Terapia especÃfica, e leitura. Sugiro procurar um bom profissional e iniciar o quanto antes. Não só a autora mas todos aqueles vivem isso.
Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calada...
Março de 2020 fui a um médico. Eu estava com 53 anos, 1,83m de altura, absurdos 127 quilos, hipertenso, diabético, colesterol alto, sedentário, estressado... acho que só não morri pq não fumo. O gatilho foi após o médico conferir os resultados de todos meus exames e perguntar: "Quantos anos você tem?" "53". "Quantos anos você quer viver? A pergunta é: Como você quer viver, sabendo que pode ter problemas?" Emagreci 32 quilos em um ano com exercÃcios e reeducação alimentar. Meus exames? Normais.
Mecânico muito bom
A Medicina tradicional é mecanicista. Comparar o organismo humano com uma máquina, é muito anticuado; ou seja Médico carro velho. Deveria trocar de médico por um mais holista e moderno, assim como se troca um carro antigo por um de tecnologia mais atual. "Fazer coisas que não gosta de fazer ? Outra besteira. Melhor gostar de desafios, o que não significa não gostar de fazer coisas não habituais.
Tapar o sol com a peneira não ajuda. O corpo humano é uma máquina, amplamente sujeita ao desgaste das multiplicações celulares devidamente documentado pela ciência. O envelhecimento saudável realmente está sujeito a abrir mão de certos hábitos, além de adquirir novos, nem sempre prazerosos: cuidar da alimentação, fazer exercÃcios especÃficos para os músculos e para o cérebro. Quanto mais direto e realista for o médico, melhor o resultado para o paciente.
Pelo menos tem a praia. Envelhecer se matando de trabalhar, obrigado pelos compromissos familiares, pelo consumo, sem nenhum propósito pessoal, acalentar a depressão com receio dos medicamentos, aumentar o consumo de álcool piorando a ferrugem do carro, introjetar injustiças de toda uma vida, renunciar aos sonhos, e sem nenhuma praia por perto.
Meu carro "velho" tem nove anos; acendeu uma luz amarela acusando dois defeitos. Meu mecânico de confiança só descobriu uma avaria; trocou uma peça. No dia seguinte a luz acendeu novamente. Levei a outro mecânico que disse que tinha que trocar outra peça. Não troquei. A luz não acendeu mais. Cada mecânico uma teoria. O mesmo se aplica aos nossos médicos. Só o nosso pragmatismo para resolver nossos problemas de existência. O problema de nossas vidas é que não dá para trocar por um carro novo.
Mandou bem na analogia.
acho que agora a goldenberg vai tirar da cabeça a idéia de adotar um gatinho. rs.
+ rs
Não vou não
O termo 'carro velho' é deprimente e não ajuda em nada. O correto é um carro de colecionador que é bonito, bem cuidado e todo mundo admira! Em tempo: todo avô se rejuvenesce quando rodeado pelos netos!
Carro de colecionador????
Aproveito a oportunidade para informar que estamos adoecendo também por causa da contaminação por microplásticos (5 mm ou menos) presentes no ar que respiramos, em tudo que bebemos e comemos. Faz tempo, que foram encontrados tais resÃduos no sangue, nas células e nos órgãos internos de voluntários testados por pesquisadores de vários paÃses. Diferentes habitats da Terra estão contaminados por resÃduos plásticos, levando a chamá-lo de Planeta Plástico. Estamos "plastificando" tudo!!
Importante observação, enquanto somos sobreviventes de um planeta em desarranjo social com suas consequentes mazelas das profundas desigualdades.
Viver é muito perigoso! tanto é que ninguém sobreviveu para contar a história!
Triste, muito triste
Sorri quando o médico disse que sou um carango velho mas ainda dá uma guaribada.
Precisando rir de mim mesma
Alguém já disse" A única forma de ser eternamente jovem é morrer jovem". Portanto, sejamos um bom carro velho por muito tempo.
Recentemente, reli o livro 10% Humano: Como os micro-organismos são a chave para a saúde do corpo e da mente. Somos mais que este "veÃculo", já que ele depende do seu entorno para continuar cotidianamente indo aqui e ali. Para cada célula humana em nosso organismo, há outras 9 impostoras, pegando carona no nosso "veÃculo". Não somos formados apenas de carne e ossos, sangue e músculos, mas também de bactérias e fungos. Você não é um indivÃduo, mas uma colônia – um ecossistema.
Surgidos há 3,8 bilhões de anos, os micróbios ajudaram a criar a atmosfera terrestre, oferecendo as condições para existirmos. E até hoje têm papel de destaque em nossa vida, ou morte – contribuindo para a digestão e para a produção de alimentos e remédios, ou convertendo-se em pragas e doenças, além de, no momento derradeiro, consumirem nossos corpos.
Querida, Mirian creio que a metáfora do carro velho atingiu-te com uma precisão cirúrgica, quase cruel, e te pegou desprevenida. Sei bem o que é isso. O meu disse que o coração ainda funciona, mas o motor já não responde como antes. Eu poderia tentar alguns reparos, mas a verdade é que o desgaste do tempo é irreversÃvel. Eu, que sempre pensei em minha vida como uma longa estrada, senti naquele instante que, talvez, estivesse próximo da última curva. Nessas horas, a mente começa a vagar pela vida
Atingiu mesmo Alexandre. Mas depois acabei achando importante para começar a cuidar mais do meu carro velho
O pensar e o sentir estão conectados e o corpo biológico é o que os estrutura, em termos de linguagem psÃquica e linguagem orgânica. A expressão "carro velho", talvez, tenha atingido uma raiz de eternidade culturalmente construÃda... Inconscientemente assimilada...
Nós somos o nosso corpo.
O que pensamos reflete o que sentimos e vice-versa. Se produzirmos alguma torção em nossos pensamentos, para bem-dizer a Natureza que nos habita, quem sabe, o envelhecimento siga seu curso natural de modo menos doÃdo.
Você não é o seu corpo. O carro - o equipamento mecânico - pode até ser”velho”, mas a “motorista” (consciência ou intelecto, como preferir), está novinha em folha, no auge. Isso é o que mais conta. Questão de perspectiva.
Você me fez até sorrir, mas o carro está velho mesmo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Carro velho precisa de mecânico Voltar
Comente este texto