Marcelo Viana > Jean-Baptiste Fourier, o matemático mais citado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fábio Nogueira

    As séries infinitas de Fourier são uma das ferramentas da matemática que eu acho mais interessante... Com ela podemos interpolar diversas funções que representam fenômenos físicos muito importantes.

    Responda
  2. Rosa Soares

    Termo mal empregado: "descobriu" a equação. Ninguém descobre uma equação. Melhor seria: Estabeleceu a equação, formulou a equação. O fenômeno existe, o físico descobre e o matemático fórmula.

    Responda
  3. Marcio Mattos

    O enunciado de Clausius, na segunda lei da Termodinâmica, é que trata da irreversibilidade do calor… poderiam incluir o nome de Fourier aí também com a sua fórmula…

    Responda
  4. Luiz Alberto Brettas

    Adorei a frase "monsieur de Laplace trouxe para o governo o espírito do infinitamente pequeno...". MOstra que, qlém de seus muitos defeitos e muitas virtudes (apoio às ciências "exatas"), tinha um excelente humor... Kkkkk

    Responda
  5. Roberto Rangel

    Que época feliz essa da França, apesar das cabeças rolando. Possuir na mesma época três grandes matemáticos - Laplace, Fourier e Lagrange, não é para qualquer país.

    Responda
  6. José Cardoso

    Uma aplicação notável da série de Fourier é a compactação de um arquivo de imagem. Na internet pode-se ver um desenho do Homer Simpson, onde o traçado é feito usando essa ideia. Embora a série tenha muitos termos para uma boa aproximação de um desenho, o número de bytes necessários para armazenar a fórmula é em geral muito menor que para guardar uma tabela com o estado de cada pixel.

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ... Fourier e Laplace e suas Transformadas sagradas e mágicas!!!...

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... tem que enterrar Estes dois no mesmo cemitério e jazigo, eles são irmãos, de alma, pessoal!!!...

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... Este Sukys, eu vou te falar uma coisa, pessoal!!!... Veja só, o bate-bola de Viana e Sukys!!!... Dios Mio!... Só marcando gol,! Viana lança a bola para Sukys, Sukys nos seus peito, adianta a bola com o joelho e sentindo a presença de Viana já grande área, Vianna corre e já chega batendo de primeira pro gol!!!...

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ... Fourier, o fantasma que vive em todos os engenheiros eketricistas!!!...I live in you, child!!!...Je vis en toi, enfant! Vivo en ti, niño/niña!...

    Responda
  11. Joaquim Rosa

    Essa gente aí é o que merecidamente podemos chamar de gênios da raça humana.

    Responda
  12. Vito Algirdas Sukys

    Lagrange, Laplace e Legendre na maior parte se ocuparam com a análise, geometria e astronomia. Uma visão, se estiver correta, mostra que Poisson e Fourier são sucessores de Lagrange e Laplace e devotaram muita das suas atenções à aplicação da análise matemática à física.

    Responda
  13. Vito Algirdas Sukys

    Na Théorie Analytique de la chaleur de Fourie, ele mostra que qualquer função de uma variável, contínua ou descontínua pode ser expandida numa série de senos de múltiplos da variável, um resultado que é constantemente usado na análise moderna. Daí as inúmeras citações à Fourier em textos de matemática.

    Responda
  14. Vito Algirdas Sukys

    Lagrange, Laplace e Legendre criaram a escola francesa de matemática. Nela, havia dois grupos, o primeiro Poisson e Fourier aplicavam a análise matemática à física. O segundo com Monge, Carnot e Poncelet criaram a geometria moderna.

    Responda
  15. Vito Algirdas Sukys

    A escola inglesa de físicos envolvia John Dalton que investigou a lei da expansão dos gases sob mudanças de temperatura. Mais preocupado com o lado experimental do assunto. Do lado dos físicos franceses temos Poisson e Fourier que trataram o assunto de um modo mais matemático. Fourier era filho de um alfaiate. Fourier baseou sua lei do calor na lei do esfriamento de Newton, o fluxo do calor é proporcional à diferença de temperaturas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.