Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Mesquita

    Parabéns. Gratificante conhecer número tão substancial produtividade. Lado outro, essa sociedade se preocupa com a criação de emprego? Melhoras nos salários e benefícios? Ou, só aumentar os lucros e concentração da riqueza? Os números estão aí.

    Responda
  2. Rodrigo Silva

    Há uma excelente análise do pensamento (e subjetividade) geradas a partir do Mont Pèlerin, feitas por Michael Foucault, num curso dado no Colege de France, intitulado O nascimento da biopolítica. É de 1979, e acho que ele foi o primeiro a usar o termo "neoliberal ".

    Responda
  3. Noel Carvalho

    O liberalismo é uma excelente ideologia para quem gosta de viver dentro de ideologias. Para quem gosta da realidade, bom mesmo é Estado e democracia.

    Responda
  4. Frederico de Souza Cruz

    Um texto vazio, Eu poderia descrever a viagem de multidões de refugiados cruzando o mediterraneo, ( mas não são iates). Todos vem de estados ditos liberais, apesar de serem meras autocracias liberais na economia e ditatoriais no tratamento da política e das liberdades individuais. Os governantes tem a liberdade de trazer o neoliberalismo através de privatizações, e estas grandes corporações não se incomodam de usar trabalho escravo. Vamos ser franco Deirde as vezes parece Poliana.

    Responda
  5. Michel Patrick Viana de Oliveira

    Excelente, avante liberais.

    Responda
  6. Carlos Eduardo Cunha

    A tese é muito clara. O Liberalismo e a liberdade de cada um planejar sua carreira fizeram o mundo muito melhor com o desenvolvimento, reduziu imensamente a fome no mundo , viagens rápidas, produtos baratos mas o mundo não liberal ainda está preso na inação. Claro que a liberdade pressupõe também responsabilidade e respeito.

    Responda
  7. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    É realmente uma diversão ler os comentários dessa coluna. É como visitar um museu de invenções inúteis: valeu a intenção, mas deu errado. Quando essas pessoas que se dizem de esquerda criticam a economia de mercado, parte do sistema liberal, deveriam indicar a alternativa comprovadamente mais benéfica para a maioria. Vaiar é fácil, mas improdutivo, inútil. P.S. Acredito na utopia da igualdade solidária, mas também que só se conseguirá pela reforma individual, íntima – liberal, pois

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Falou falou e só disse as*ne*iras.

  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Na última frase definiu tudo "Bom para nós". Para "eles", nada.

    Responda
  9. Hernandez Piras

    O neoliberalismo, que já foi representado por intelectuais do porte de um Hayek, agora terá como porta-voz a colunista! Até ele está se infantilizando! Talvez o sucessor da Profa. McCloskey seja o Marçal.

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    De " sou a próxima " até "house" explica muito bem o cabotinismo dessa sra.

    Responda
  11. José Antônio

    ´´A "lama" do ´Grande de mais para quebrar` não nos deprecia, buscamos o Estado quando não estamos bem``.

    Responda
  12. Gustavo Chelles

    Para mim o liberalismo é como o socialismo, embora o primeiro tenha funcionado melhor que o segundo. Com o liberalismo, alguém sempre fica para trás ou se torna pária; funciona numa sociedade perfeita, onde todos tem uma educação igual, se respeitam de forma igual, planejam a demografia de forma consciente e não com fundamentalismo, e aceitam que a Terra é um ator que não está sendo remunerada. Respeito a busca por modelos utópicos, mas está na hora dos economistas inventarem outro "ismo".

    Responda
  13. José António Eleutério

    Não existem liberdades sem responsabilidades, que parece ser o desejo e o objetivo do (Neo) Liberalismo, Conservadorismo, etc.

    Responda
  14. José Cardoso

    O princípio é simples: a chave da riqueza é produzir para vender em vez de para consumo próprio. Em vez de plantar feijão, arroz, milho, cana e couve, e criar algumas vacas, porcos e galinhas para alimentar a família, tudo na enxada, na foice e no pilão, especializar-se em um ou dois desses produtos e vender em grande escala. Com o dinheiro compra-se todo o resto.

    Responda
    1. José Cardoso

      É só uma ilustração para enfatizar um ponto. No caso de um país, tanto a indústria como a agricultura e mineração devem visar o mercado mundial, ou seja, produzir para vender e não apenas para o autoconsumo. É certo que temos um mercado de 200 milhões de pessoas, mas China+EUA+Europa perfazem 10 vezes isso, e com mais renda por habitante.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E quem vai fazer todo o resto?

    3. José Cardoso

      Inclusive e principalmente máquinas para aumentar a produtividade

  15. Paulo Dos Santos

    É de impressionar quanta cultura "útil" e preocupação com a descrição dos poderes das classes sociais de outrora. "Preciso falar nisso pois sou superiora, não sou uma rélis mortal, quanto desencarnar vou direto para o panteão das celebridades, nem vou virar pó." (ironia) - Preciso demitir alguém hoje! - James você está demitido!

    Responda
  16. Gilberto Rosa

    Neoliberalismo é uma farsa desde o nome, prega a liberdade, de explorar o povo e poluir o planeta, sem um estado forte que possa intervir em prol da população. Esta senhora sofre de dissonância cognitiva, no fundo sabe do fracasso de sua ideologia, mas é difícil admitir nesta fase da vida, por isto insiste em tentar vender a si mesmo a farsa.

    Responda
  17. Jorge Rodrigues

    Muitos criticam o capitalismo e o liberalismo econômico mas não vivem sem os produtos e serviços gerados por eles. Países que inibem o empreendedorismo e a liberdade econômica vivem em extrema pobreza e ninguém quer morar em tais países (até o seu próprio povo foge para o exterior sempre que for possível). O clichê está datado mas vale ser repetido: quem odeia o capitalismo, vá morar em Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte . Isso ninguém quer, nem mesmo o mais fanático dos obtusos esquerdistas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Vá morar na Rocinha, em Heliópolis. Que argumentação barata, como se só houvesse Venezuela ou neoliberalismo.

  18. JOSE AUREO BIGLIASSI

    É o liberalismo a favor de se queimar um monte de combustível fóssil para a senhora fazer a viagem para uma reunião de sua sociedade? Não dá para fazer liberalismo à distância?

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Esta senhora representa bem o decadente império das guerras e seu parasitário capitalismo financeiro neoliberal. O mundo esquentando, cheio de desastres ambientais, guerras absurdas, e ela se vangloriando abraçada em clubinhos decadentes que nos levaram a situação atual.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O plástico de uma bic leva milhares de anos para se deteriorar na natureza.

  20. Fatima Marinho

    Quanta besteira. O liberalismo está destruindo o planeta.

    Responda
  21. Humberto Giovine

    Hayek e Friedman são os basilares do liberalismo econômico. Representam sim, o que há de pior na teoria econômica, não aceitando qualquer ação governamental na sociedade (previdência, saúde, educação, etc.). Em tudo, o mercado e a iniciativa privada resolve, menos aos desempregados ou subempregados, que não tem condições de arcar com despesas básicas. Infelizmente este liberalismo econômico domina o mundo. para tristeza de bilhões de pessoas.

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    Pega a bic e faz a conta de quanto custa em horas de trabalho uma casa. Como Piketty demonstra, com números e não achismos no livro Capital e Ideologia, faz 50 anos que os trabalhadores americanos nâo tem ganhos salariais, enquanto as fortunas se multiplicaram centenas de vezes. Graças a Reagans, mentes ultrapassadas de sociedades decadentes e muito neoliberalismo, com redução de impostos aos mega ricos.

    Responda
  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    Melhor artigo de nossa foragida das Figueiras de Salem até hoje. Só faltou dizer que os segundos de trabalho na produção da esferográfica é trabalho chinês. Economia socialista com capitalismo. Um bicho híbrido não previsto e não reconhecido em Mont Pelerin Society.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Figueiras não. Fogueiras. Pelo que consta o enforcamento não era alternativa confiável para os irmãos puritanos de Salem.

  24. Marcos Benassi

    É, as viagens longas e trabalhosas entre Londres e Delhi nos deram a indian pale Ale, a breja IPA, de belo aroma floral e paladar amargo. As curtas, canetas Bic e artigos como esse da Tia Auntie. Sei não, mas será que é por isso que fiquei meio alcoólatra nestes últimos anos?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sempre vale ler os comentários nos artigos desta senhora, prato cheio pra diversâo :)

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, colegas, breja sempre dá boa prosa. Aliás, Bira, o lúpulo extra na IPA era pra ver se ela güentava a viagem. Ói que servição prestado pelo séculos 18e19?

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Marcão, fabrique os equipamentos completos das primeiras cervejarias artesanais do Brasil. Numa época em que ninguém acreditava que cerveja artesanal pudesse ser melhor que a Brahma. eu comentário patou a pau. Parabéns.

    4. Bira Scutari

      Benassi o que valeu neste artigo foi sua contribuição, agora sei o significado de IPA, e IPA gelada é bem liberal. Também descobri que o Monte Pèlerin fica na Suiça!

  25. Cleomar Ribeiro

    ... Chatham House??? Très Intrigant!!!... Gracias por venir, Señora!!!... Valeu pela conversa! Have a sacred joyful life in you next journey as SMP's CEO!!!...

    Responda