Opinião > Diplomacia precisa se concentrar na crise do clima Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Editorial bem equilibrado. Parabéns à Folha.
Não por acaso pesquisa recente revelou que os latino-americanos confiam mais no Brasil que em Lula, ou mais no nosso povo do que naquele que deveria ser o nosso lÃder. Hoje, vê-se que a única diferença entre Lula e Bolsonaro é que este já dá sinais de consciência da sua mediocridade. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos! Namastê!
A maior parte dos artigos assinados da FSP são da melhor qualidade. O que justifica o uso desse tom panfletário num editorial? De onde é que se tirou a ideia de que Celso Amorim não continua sendo, como sempre foi, o formulador da polÃtica externa do governo Lula? Quem estaria formulando no lugar dele? O próprio Lula? A Janja? É inacreditável que um jornal articule o discurso do anticomunismo (como se ainda houvesse comunismo no mundo) e depois critique o Pablo Marçal.
Apesar de tudo, Lula é um verdadeiro estadista.
Ué, não é isso que o atual governo vêm fazendo desde o inÃcio? Não é exatamente o oposto que o atual governo de São Paulo faz?
Celso Amorim é um diplomata internacionalmente respeitado e sempre teve posições equilibradas, em defesa dos interesses nacionais brasileiros. O não reconhecimento disso por parte da Folha é vergonhoso. Assim como é lamentável a caracterização estereotipada de alguém essencialmente ideológico. Quem assim se revela é a Folha, com este editorial.
Saudades do Bozo, FSP ?
Do saco de ideias ultrapassadas cultivadas por esta Folha e os radicais do mercado financeiro cujo este jornal ase submete não vai sair um tostão furado para o futuro do paÃs. A não ser furadas como a tal "ponte para o futuro"
Vamos nos concentrar no clima e esquecer da nossa vizinha Venezuela com suas atrocidades? Muito bonito da parte de vocês. Querem dar pitaco no oriente médio mas não tem coragem de opinar no fundo do próprio quintal.
Luciano, Milei foi eleito democraticamente. A esquerda está no poder no Brasil a vinte anos e boa parte da população continua na pobreza. Viver da pobreza alheia dá dinheiro. É disso que vocês vivem.
Anete, esse discurso não convence. Na hora de receber o ditador sanguinário no tapete vermelho vocês receberam. Como sempre, pra não querer passar vergonha, assumem esse papel de que agora que o circo tá pegando fogo, não tem responsabilidade. A esquerda não vale nada mesmo. Nem a do Brasil e nem a da Venezuela.
A nossa vizinha Venezuela, como o nosso paÃs, é considerada um mero quintal para os estadunidenses. Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui. Com tantas atrocidades, tantas guerras sangrentas acontecendo mundo afora, a questão da Venezuela se tornou algo irrelevante.
...enquanto isso Milei e seus amalucados enterram os argentinos na pobreza e miséria....realmente devemos dar pitacos nisso também....
Até para fazer um elogio gastam meio artigo em crÃticas desnecessárias e que deixam em evidência a arrogância de quem escreve...Sinceramente, está ficando difÃcil acompanhar estes editoriais...
Dificil, né, FSP? Como atacar um discurso impecável do ponto de vista civilizatório? Um jornal que pormove o bolsonarismo brega pode fazer o quê?
Foi vergonhoso nenhum jornal no mundo fez uma matéria. Lamentável
Quem distorce são vocês. São covardes também. Não tem um pingo de honestidade. Parágrafo retirado da matéria aqui na folha sobre a convocação do ministro Fux para tratar do problema: Essa legislação foi resultado do esforço do governo Lula (PT) em regulamentar o setor —no ano passado, o governo editou uma medida provisória para a legalização
Uma extrema direita neofascista que nega a realidade, distorce os fatos, reacionária, moralista etc
Marcelo, Milei foi melhor. Até você sabe o que ele falou rsrsrsrs
Anete, precisa se informar melhor. Na brasil247 ou no site do PT você não vai encontrar informações sobre Bolsonaro. Vocês amam o Bolsonaro. Daqui a quatro anos vão continuar falando nele.
Vergonha era quando Bolsonaro nos representava na ONU ou em outras atividades internacionais, tanto que ficava isolado, ninguém se aproximava, sua agenda ficava vazia.
Prezado Sérgio, se você ficou com vergonha de um discurso do presidente Lula sugiro que você vá ler o do Milei, ou o comentário do Boric, presidente do Chile. Combinam mais com os pobres de direita.
Marcelo, foi tão vergonhoso que nem mÃdia canhota falou alguma coisa. Uma vergonha!
Exato, a mÃdia internacional é realmente uma vergonha, não repercutiu um discurso épico que fica para história como mais uma manifestação brilhante do maior lÃder polÃtico do planeta. Naturalmente, que os informados tiveram e terão acesso, mas como sempre, os exploradores dos vulneráveis não deixam que discursos libertários cheguem a quem foram dirigidos.
O discurso foi tão positivo quanto necessário, e só restou à Folha elogiar. Como elogiar Lula causa urticárias ao Frias, foi necessário atacar Amorim abaixo da linha da cintura para compensar. Porém, todos sabem: Amorim e Lula são cem por cento alinhados.
A despeito dos excessos do PT, Lula tem sim uma boa visão Internacional: defende os paÃses de terceiro mundo. A Folha não se dá conta de que a maior parte da população mundial está na Ãfrica, Ãsia e América Latina e não no dito Ocidente e do Ocidente, nossas elites querem copiar o que há de mais atrasado no Liberalismo Americano ao invés de olhar as social democracias europeias (Lula se dá muito bem com Macron). É preciso também condenar a Venezuela e Is ra el.
Discurso carregado de ideologia sim. Deixou claro, novamente, que a iniciativa privada e seus lucros deveriam servir a distribuição de renda ou qualquer outra coisa. Mas sabemos que desde que essa iniciativa não venha dos seus amigos, como os Batista ou de seus filhos. Se acha que alguns ganham demais poderia ele mesmo começar a doar seus bens e dinheiro “para o bem maior”. Quanto às mulheres, tem graça falar que não tem representatividade na ONU se no próprio governo ele mesmo não o quis?
Excelente editorial, me faz lembrar porque assino a Folha há mais de 30 anos.
Má vontade do carai! Jornalismo brasileiro tem um problema sério de subalternidade qd a área é a diplomacia. Covardia tÃpica da classe a q pertence esses donos de jornais.
Discurso equilibrado onde? Sem dizer uma palavra sobre a ditadura de Maduro que revelou a pseudo-liderança latino americana de Lula. Este jornal é que precisa definir que rumo quer tomar, ao invés de ficar nesse " zigzag" pseudodemocrático. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
*pseudoliderança latino-americana.
Diante de um discurso brilhante, a manifestação vergonhosa, pobre, rasa, vazia reacionária que traduz a petulância e a arrogância dos endinheirados que elegem um nome forte e independente a ser combatido. É sempre assim, a clássica posição subserviente ao imperialismo estadunidense que ceifou todas as tentativas do Brasil de brilhar por conta própria. Don Helder Câmara esteve na iminência de receber o prêmio Nobel da Paz em meados do século passado, recebeu esse mesmo tratamento dessa elite.
A Folha é a voz da Elite do Atraso!
É isso ai: fora Celso Gagamorim!
Tem que parar de gastar e falar besteira. Todo dia fala do ex presidente. Dois anos e não esquece vai ser igual fazia com FHC. Ninguém aguenta mais.Esse discurso não cola. Comece governar. Mande embora metade dos ministros.
Diplomacia precisa se concentrar na crise do clima, mas sem a devida gastança, dentro do Teto de Gastos - idealizado na Faria Lima e adotado por Temer - que retirou verbas destinadas aos projetos sociais e emergenciais, deixando a gastança por conta dos incentivos fiscais, privilégios, desonerações e pagamento desproporcional de impostos.
Comentário publicado erroneamente
No inÃcio foi difÃcil aceitar que o ministro tinha cometido um ato tão vil. Mas, bastou escutar a sua defesa, erroneamente realizada através de um órgão público, para que fosse tomada por um sentimento de repulsa. As palavras dele caÃram na mesma vala de todos os demais assediadores.
E as milhares de mortes na pandemia? E a população correndo atrás do osso? E constrangimento de ver o Bolsonaro representar o Brasil no exterior? E o reacionarismo, o machismo, retrocesso, o atraso de comprar as vacinas, o paÃs voltando ao mapa da fome etc
Isso é ponto de vista. Você tem a sua visão de destruição, eu tenho a minha. Já passamos de vinte anos com a esquerda no poder e a miséria continua. Não é só distribuir dinheiro. O que vi foi um grupo que dilapidou uma petroleira que quase foi a falência. Estamos pagando acionistas no exterior até hoje por conta dessa fraude. Nunca existiu e nem vai existir interesse em acabar com a pobreza. Até o PT já descobriu isso. A ONU não conseguiu apresentar um projeto coerente para acabar com a fome.
Não se trata de culpa, Sérgio. Mais de um legado de destruição, descaso, incompetência, irresponsabilidade, desgoverno.
Eu não defendo pessoas. Pessoas cometem erros e devem ser responsabilizadas por isso. Não defendo nem os meus. Pode não parecer, mas defendo a ética, a moral, a sobriedade, o certo, o coerente. Não queira ser santo porque todo mundo tem falhas, ninguém é perfeito. Colocar a culpa no próximo é sempre mais fácil.
Sérgio você deve resistir no andar de cima, defende os seus.
Incomoda não. Só não concordo com o que falam. Discordância, apenas. Tem uma turma aqui da esquerda que me conhece muito bem. E olha que eu nem falei muito.
Meus comentários não devem cansar tanto assim, pois você não deixa de lê-los. Devem é incomodar pra caramba.
Se não jogar no time de vocês não presta. Narrativa que cansa. Porque os artistas podem ser de esquerda e Gustavo Lima não pode ser de direita? Gustavo Lima é um problema da polÃcia, mas pra vocês não é só isso, tem que ofender o sujeito que tem uma opção ideológica diferente. Não gosto de música sertaneja e não sei nada da vida dele, ele que se explique com a polÃcia por lá.
O sertanejo virou sinônimo de ostentação, breguice, corrupção. O sertanejo virou sÃmbolo da extrema direita neofascista, de Bolsonaro, o incomÃvel, imbrochável, imorrivel, inconsequente, irresponsável, inelegÃvel, irracional.
Graças a Deus que não tem cura porque não é doença. Doente é a esquerda com essas narrativas que chegam a ser inescrupulosas. Povo que se acha o supra sumo da sociedade, que acredita que só o que fazem é o que presta, soberbos, sem humildade, sem coerência, sem respeito, intolerante, sem educação. Só quem conhece as entranhas do PT e da esquerda entende o que eu falo.
Sérgio sai das Neves, das Nuvens. Pensa com a cabeça e não com o fÃgado. Antipetismo na veia, para esse sintoma grave não há cura.
Lula tem cobertura duplex no bairro mais nobre de SP. Está bem melhor que Bolsonaro.
Parágrafo retirado da matéria aqui na folha sobre a convocação do ministro Fux para tratar do problema das Bets: Essa legislação foi resultado do esforço do governo Lula (PT) em regulamentar o setor —no ano passado, o governo editou uma medida provisória para a legalização. Precisa se informar melhor sobre as milÃcias no RJ. Não é só Bolsonaro que se envolvia não.
Mansões e imóveis comprados com dinheiro vivo, crimes de peculato ou rachadinhas praticados durante anos, proximidade com milicianos, tentativa de demolição do Estado de Direito e golpe de Estado, joias valiosas recebidas na Arábia Saudita, transportadas ilegalmente, tentativas de venda etc
Se Bolsonaro for condenado que pague a justiça o que deve. Mas convenhamos que o que ele desviou não chega nem aos pés de uma lava a jato. Podem falar o que quiser mas as multas que foram aplicadas estão sendo negociados com cinquenta por cento de desconto. Só na cabeça de vocês não ouve desvios.
Anete, ganhar uma eleição não quer dizer que temos que aceitar tudo como se fosse o salvador da pátria. A esquerda não tem moral nenhuma para criticar alguém. Lula tem sim responsabilidade nas mortes de milhares de pessoas na pandemia, deixou de construir hospitais para fazer estádios e uma olimpÃada. Na época, isso foi colocado mas como sempre, a ganância foi maior.
Sérgio, porque incomoda tanto com as minhas argumentações? Por mais que tente colher os tais mal feitos que você imputa aos governos do PT, trata-se de um partido que vence as eleições no voto, e não por intermédio de fakes, mentiras, trapaças, difamações, calúnias e golpes. Lula não possui milhares de mortes nas costas. As provas contra os crimes cometidos pelo inelegÃvel são abundantes, evidentes e irrefutáveis. Ele terá que acertar contas com a justiça.
E o Taxadda? Só aumentando os impostos. Governo que dá dez e tira cem. Aumenta o salário mas aumenta os impostos. Matemática de esperto.
Lula não pode fazer nada antes da posse porque é inconstitucional. Os Ãndios, vocês abandonaram. O Brasil está pegando fogo e vocês foram avisados com antecedência. As armas nas mãos de banddo não é de agora, já tiveram tempo mais que suficiente para tirar armas de banddo mas não tem competência pra isso. A Dilma fez aquela lambança com a conta de luz e vocês jogaram para debaixo do tapete. Bancos lucrando como nunca. Graças a Bolsonaro, o auxÃlio é de seiscentos reais. Estatais davam lucro.
Lula, mesmo antes de tomar posse, teve que se haver com as lambanças do inelegÃvel, rombo nas contas públicas na vã e ilegal tentativa de se reeleger, invasão e destruição das sedes dos três poderes, ministérios, órgãos de prevenção e controle funcionando precariamente, incentivos para o desmatamento, garimpo, grileiros, invasão de terras indÃgenas, assassinato de lÃderes ambientais, desmonte dos projetos sociais e de vacinas, liberação de armas, que foram parar nas mãos do crime organizado etc
Anete, se o Lula não é o responsável pela jogatina atual é ele quem se vangloria de ter criado os benefÃcios sociais. Se não quer acabar com a jogatina porque foi outro governante que criou que faça alguma coisa para impedir o uso desse recurso da forma como está sendo feito. Ele será o responsável de um jeito ou de outro.
É o Lula que tem que enfrentar as consequências das delinquências do Temer e do inelegÃvel. Algo que já se fortaleceu, que está nas mãos de gente influente, a serviço do crime, da corrupção e lavagem de dinheiro. Quem pariu Mateus que o embale! Tudo é empurrado para as costas do Lula! A ganância está de mãos dadas com os criadores!
Anete, o governo que você defende teve a oportunidade de não regulamentar, mas a ganância pelo dinheiro público e em arrecadar cada vez mais deixa vocês completamente cegos. Perderam a oportunidade de tirar proveito positivo e perderam. O dinheiro falou mais alto e duvido que vocês vão mudar alguma coisa porque viver da pobreza alheia é o principal objetivo de vocês.
O jogo de azar foi liberado no governo Temer, correu solto, sem nenhuma restrição, no desgoverno Bolsonaro, foi apropriado por empresários e outros poderosos, fazendo com que os que vivem da crença gastarem todo o salário, liquidarem com patrimônios e poupanças.
O que está tirando verba dos projetos sociais são as Bets. Três bilhões em menos de um mês! A justificativa de contribuir com a economia caiu por terra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Diplomacia precisa se concentrar na crise do clima Voltar
Comente este texto