Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose camargo

    Na Venezuela é auditável. Lá tem voto impresso. No Brasil, não. E mais: a apuração deveria ser pública e não secreta.

    Responda
  2. Miro Costa

    Sim, é auditável. Mas nunca foi suditada.

    Responda
  3. REINALDO MACHADO

    Auditoria tem que ser do povo, do STE não é suficiente, basta ver que a última eleição para presidente exorbitou de suspeitas para eleger o atual, na urna e fora dela.

    Responda
  4. Lis P F

    Se não quiserem dar o recibo.Deixe o povo tirar foto do voto como fizeram a oposição na Venezuela foi aceito mundo afora só o Brasil e outro país não aceitou.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Na Vezezuela não foram fotos do voto, mas sim das atas, o que chamamos de boletim de urna, com o total de votos de cada candidato. Não pode liberar foto de voto porque geraria compra de votos.

  5. JOSÃ NETO

    Porque o TSE nunca permite auditoria nas urnas e códigos logo após a eleição? Se alguém tem alguma dúvida e pede esclarecimentos é multado? Não pode duvidar? Por que o TSE não esclarece?

    Responda
    1. Francisco Neto

      Tem auditoria, sim, e todos os partidos e órgãos da sociedade podem participar.

  6. José M Leal

    Os fatos falam mais alto do que qualquer argumento técnico. Nenhuma democracia do mundo usa urnas eletrônicas puras. O Brasil está ensinando algo novo ao mundo? E tem mais: se é assim tão segura, por que esse blá-blá-blá sobre segurança, essa teimosia e essa birra do TSE para não usar uma impressora de votos e auditar o resultado "por amostragem"?

    Responda
    1. Ezio Freitas

      Santos Dumont era brasileiro e ensinou algo de novo ao mundo.

    2. Francisco Neto

      Se fizer isso, os maus perdedores vão alegar fraude do mesmo jeito, vide Trump nos USA.

  7. Evando de Abreu

    Felipe, essa é a desculpa esfarrapada. Tenho funcionários que moram na baixada. Apesar de proibido eles entram com celulares e os mesários não podem fazer nada. Eles tem que filmar o voto. Moro no Rio

    Responda
  8. Felipe Macedo

    Urna eletrônica elege a familicia mais corrupta do país há décadas, mas só há fraude quando o líder da seita/orcrim perde. Que coisa, não? Além disso, hoje sabemos bem que a extrema direita precisa de teorias da conspiração e fake news. Sem essas estratégias ela não sobrevive pois não tem nada pra oferecer ao país. Nenhum projeto. Nenhuma política pública sólida

    Responda
  9. ARI JOSE ANTONIA

    Sou auditor e para se consideral algo auditável é necessário se confrontar dados de relatórios com registros primários impressos. No caso da urna eletrônica, seria o confronto dos votos impressos com o resumo dos boletins de urna. Em nenhuma democracia séria a votação e contagem de votos é puramente eletrônica. E não me venham com falácia de várias camadas de segurança.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Ari, se todos políticos eleitos pelo PL abrirem mãos dos seus cargos já que a urna é fraudade eu vou concordar contigo. Do contrário, é só mimimi de perdedor, gente que não presta nem pra eleger alternativa melhor ao lulopetismo. De fato, infinitamente pior né? sob todos aspectos

    2. André Antonio Santos

      Se é necessário documento em papel para auditar alguma coisa, como se audita o sistema eletrônico financeiro nacional ou o sistema de controle de trafego aéreo?

  10. Paulo Roberto Taveira

    Os votos são encaminhados pela internet em rede segura. Segura? Na internet? Ora, ora! Tenha a santa paciência.

    Responda
    1. André Antonio Santos

      Os boletins de Urna sao transmitidos por uma rede privada exclusiva da Justiça Eleitoral, não é pela Internet que vc usa. Se houver duvida sobre os números que chegam em Brasília, é só comparar com o Boletim de Urna impresso pela urna no dia da eleição. Em 2022, o Tribunal de Contas da União fez isso em milhares de boletins de todo o Brasil e nao encontrou nenhuma discrepância entre o número divulgado pelo TSE e os gerados pelas urnas.

    2. Felipe Macedo

      tanto sabia que ia perder nas urnas que até planejou golpe. Faz o L !! de Loser !!

  11. francisco humberto cunha

    Há desconfiança pública em relação à guarda do Código Fonte, que fica confiada a uma elite do TSE. Outra questão é que a apuração eletrônica não atende ao preceito constitucional de publicidade e não permite recontagem pública. Por essas e outras razões somente o Brasil e uns poucos países inexpressivos utilizam o sistema de votação e apuração puramente eletrônico, sem impressão dos votos. Impressão dos votos é única maneira de promover a confiança inequívoca ao processo eletrônico.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Nos EUA o voto é impresso e o projeto de ditadorzinho de lá também alegou "fraude". É método

  12. Evando de Abreu

    O problema não é ficar fora sa Internet, é não emitir o recibo para o eleitor para possibilitar conferência. Os únicos países com urnas sem recibo eram Butão, nós e Bangladesh, sendo que neste último o governo caiu. As urnas são iguais o sistema de caça niqueis, tem programação embutida e vc programa as que escolher. Tem que emitir recibo.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      as milícias adorariam isso né? imagina fazer o povo votar em quem elas querem

  13. Sam Duart

    Alguns gênios adoram acusar de fraude as urnas. Mas quando seu candidato ganha a fraude acaba magicamente. Vai entender.

    Responda
  14. Matheus Battistoni

    Ridículo. Ofende a inteligencia do leitor. Matéria paga pelo TSE. Não é auditavel pelo próprio eleitor. Se o lacre da urna fosse 100% confiável não seria preciso testar no dia da eleição. O número de urnas testado é ínfimo. Técnicos em informática podem gravar programas que roubam votos em milhares de urnas sem serem descobertos. Por isso o mundo inteiro imprime os votos, menos o Brasil, país de imbecis.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      aceitem que vcs não prestaram nem pra eleger alternativa melhor e que jogaram fora uma oportunidade de ouro ao apoiar quem apoiaram, um sujeito infinitamente pior sob todos aspectos, notoriamente corrupto, isso desde quando era deputado

    2. Evando de Abreu

      Exato. Se o TSE quiser vai programar as urnas para o boulos começar a reverter votos a partir de um certo momento, igual dilmaxaecio. Programação igual máquinas de caça níqueis

  15. Plinio Góes Filho

    Este é o tipo de matéria que diferencia a imprensa que recebe verbas do Erário daquela que as rejeita, para preservar a independência e o compromisso com a verdade. Quando o BU é impresso a fraude já ocorreu, sendo a prova do crime. Só que não pode ser auditado, pela ausência de contraponto. Contagem de votos deve ser pública, jamais tarefa de um computador de acesso restrito, pois é ato administrativo. Folha já foi censurada e incluída nos “inquéritos do fim do mundo”. O que lhe resta fazer?

    Responda
  16. Lis P F

    Gostaria de ter meu comprovante. Qdo compro uma geladeira recebo um certificado de garantia. Os países que tem horror as urnas como USA não adotaram por esse motivo

    Responda
  17. Nilo Mismetti

    Somente quem ignora os princípios mais elementares da informática iria tentar fraudar as urnas. Mais simples e direto seria (?) promover uma fraude na totalização, que até onde sei, é feita de forma centralizada em um único computador em Brasília. Imagino como devem rir os que promoveram esta centralização, certo Ministro Barroso?

    Responda
  18. Jorge Rodrigues

    Quem quiser manipular a eleição fará isso na transmissão dos dados e/ou no servidor que faz a contabilidade dos votos. Fraudar as urnas eletrônicas é extremamente ineficiente. Muito se fala sobre a segurança das urnas mas quase nada se sabe sobre os procedimentos de transmissão e contagem dos votos. Ambos são caixas-pretas e suscetíveis a fraudes.

    Responda
  19. Francisco Neto

    Lógica bolsonarista: se meu candidato ganhar, vale, se perder foi fraude.

    Responda
  20. Vilson Gouveia

    Não entendi o conceito de auditoria. Para mim auditoria é pegar a amostragem de várias urnas e verificar se os números apresentados foram realmente o que os eleitores queriam e isso simplesmente não existe. Impossível fazer auditoria de uma urna.. pode até ser infalível, mas não auditável

    Responda
  21. Arnaldo Facciotti

    Só gostaria de saber qual o motivo de não ter uma impressora para este máquina, simples assim. Moivo: não confio em quem conta estes votos

    Responda
  22. Wil Leon

    Menos. Nem a urma eletronica com voto impresso funcionou na Venezuela.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Evando, tudo isso é inveja pois Maduro consegue há anos fazer o que seu projeto de ditadorzinho daqui não conseguiu, que é instaurar uma ditadura, cheia de milicos igualmente corruptos no poder.

    2. Evando de Abreu

      Tanto funcionou que eles não querem mostrar as atas que são relatórios nominais e provariam a fraude. Seu anão diplomático já desistiu de cobrar. Maduro tem razão em afirmar que nossas eleições não são confiáveis e que o Supremo é que decide. Igual lá

    3. Campos Francisco

      Funcionou sim. O problema é que os boletins de votação não foram apresentados pela autoridade eleitoral da Venezuela. Lembrando, ao incauto aqui, que esse sistema com voto impresso, foi implantado em razão da esquerda venezuelana, representada na época por Hugo Chaves, exigir segurança e transparência nas votações.