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  1. João Leite Leite

    Gasta-se muito dinheiro com a política e quase nada para investir em melhoria para a população. Quase R$5 bilhões sendo torrado para bancar campanhas de políticos seria suficiente para construir 5 km de linhas de metrô. Mais de R$50 bilhões para o governo comprar apoios de parlamentares e os parlamentares comprar apoios de prefeitos e vereadores. Tem que mudar essa política de políticos ter poder absoluto para se apossear de tudo o que eles querem para sobrar dinheiro para investir em melhorias.

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  2. José Cardoso

    Uma das razões da posição tranquila do Eduardo Paes no Rio foi a recuperação do BRT nos últimos 2 anos. Claro que ele reparou um projeto/execução mal feita por ele mesmo em mandato anterior. Ainda assim a população sentiu a melhora evidente. São Paulo é um desafio maior porque não é uma tira leste oeste como o Rio, com metrô e BRT das cadeias de montanhas para o litoral e trem para os de "trás os montes".

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  3. Alexandre Marcos Pereira

    O tempo perdido no trânsito é um tempo que parece evaporar na rotina cinzenta, quase como se estivesse aprisionado em uma ampulheta sem fim, onde os grãos de areia não caem com suavidade, mas com o peso de um fardo. Há quem diga que o tempo no transporte público se dilata, que o universo dos trilhos e dos corredores apertados tem seu próprio ritmo, um compasso que desafia as horas do relógio. Aqui, o presente se alonga, e cada minuto parece ter uma eternidade.

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  4. Carlos Ernesto de Oliveira

    Tema excelente, Jorge; v. poderia pesquisar e publicar aqui a solução de Singapura? Eles colocaram pedágio na cidade e encareceram o equivalente ao IPVA, ao leiloar as licenças, limitadas a um máximo definido de carros; ao mesmo tempo montaram rede de transporte público barato, abundante e confortável; tornaram o carro individual caríssimo;

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  5. Rodrigo Andrade

    Belo Horizonte é o mesmo, talvez pior do que SP porque não foram feitas obras significativas de mobilidade nos últimos 40 anos. Como pode uma região metropolitana com quase 6 milhões de habitantes não ter metrô? Somos reféns de um grupelho de donos de frota de ônibus que impedem a melhoria pra todos. Até quando?!

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  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Outro que tenta discutir o assunto. Esquece, paulistano é um bicho reaça! Vejam o que ocorreu com a Marta, melhorou o transporte coletivo, fez corredores exclusivos de ônibus, criou o bilhete único. Foi reeleita? O povo preferiu o Serra, cuja principal obra foi estender as marginais do Tiete!

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    1. Rodrigo Andrade

      E aqui em BH, que não tem nem metrô? Caracas tem, inclusive financiado pelo BNDES, mas aqui não merecemos...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O orçamento de SP é um recorde histórico e o que faz o prefeito com tantos recursos, investe no transporte coletivo, ciclovias, transporte alternativo, melhora das calçadas, mais metrô? Recapeia ruas! E o que faz o povo, reelege! Não temos jeito, paulistano adora um congestionamento, uma poluição do ar e sonora e não abre mão do seu carrinho, mesmo que seja para ficar horas parado dentro.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Haddad investiu em faixas exclusivas para ônibus, ciclovias e tentou reduzir a velocidade dos carros. Foi reeleito? O povo preferiu o BozoDoria que fez campanha combatendo a redução da velocidade dos carros! Não podemos esquecer o que aconteceu com a Erundina, que tentou implantar a tarifa zero no transporte coletivo.

  7. Wilson Roberto Theodoro

    A demora do trânsito e o privilégio ao transporte individual não são restritos a São Paulo, mas afetam, em graus diversos, todas as grandes cidades brasileiras. Soluções? Consta que há uns 50 anos, Jaime Lerner, então prefeito, implementou medidas que diminuíram muito esse problema em Curitiba. Sugestão para a Folha: analisar como a capital do Paraná vem lidando com essas adversidades e se os remédios adotados ainda são válidos e replicáveis.

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  8. VITO NETO

    Nenhum candidato fala sobre sincronização de semáforos. Hoje com IA conseguiríamos reduzir o trânsito, o consumo de combustível e a poluição de forma muito significativa. Regredimos , até na avenida Paulista onde foi instalado o primeiro sistema sincronizado da cidade na década de 70 ele foi desativado. Uma vergonha.

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  9. Anderson Aparecido Candido

    Não moraria em São Paulo nem se me pagassem!!

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  10. Rafael Theodoro Silva

    O tempo oco (deslocamento) é um dos males desta cidade, E pelo que sempre vemos não será resolvido, tudo será como sempre, e não é pessimismo é a realidade que constatamos no pós eleição. Podemos esperar uma série de discursos evasivos, tanto da esquerda como da direita e segue o fluxo.

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    1. João Leite Leite

      Tarifa zero não existe. Não existe nada de graça. Quem paga a conta somos nós. Para isso pagamos mais de 60% de impostos. Se os trabalhadores tivessem um sindicato que instruíssem os trabalhadores sobre os seus direitos constitucionais como tinha até o final da década de oitenta esses candidatos que prometem tantos benefícios já mais se elegeriam. O que falta para o povo trabalhador é dinheiro no bolso para dar todo o conforto a família sem precisa de auxílio de ninguém com está na constituição.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas quem tentou amenizar esses problemas foi só a esquerda. Lembrando, tarifa zero, corredores de ônibus, bilhete único, redução da velocidade, ciclovias. Só não se tentou melhorar as calçadas. Pudera, veja o que aconteceu com eles , nenhum foi reeleito e o Haddad ousou tentar reduzir a velocidade. Resultado, elegeram o BozoDoria que pregava justamente o contrário. E você vem igualar esquerda e direita nisso?

  11. EDUARDO DE MELLO

    A falta de ônibus aumenta o lucro das empresas e fomenta o uso do carro, o verdadeiro causador de trânsito e poluição. Para os 13 mil ônibus em circulação temos mais de 3 milhões de veículos rodando, muitos invadindo a faixa destinada aos corredores de ônibus.

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