Martin Wolf > Como fazer a política industrial europeia funcionar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vi uma comparação de que o PIB per capta, com paridade de poder de compra, do Reino Unido só é maior do que o do Mississipi, estado menos desenvolvido dos EUA. Embora não seja mais hegemônico, os EUA garatiram a liderança mundial por várias décadas ainda ao tomarem a frente no campo da tecnologia da informação. Não há nada similar ao Vale do SilÃcio na Europa.
"Devido ao rápido ritmo de inovação, baixos custos de fabricação e subsÃdios estatais quatro vezes maiores do que em outras grandes economias, [a China] está agora dominando as exportações globais de tecnologias limpas." Resta saber até quando a China terá fôlego para oferecer o mesmo nÃvel de subsÃdio a suas indústrias. Além disso, tais subsÃdios tem servido de pretexto para uma sucessão de medidas protecionistas por parte dos concorrentes. Não é polÃtica que possa ser mantida por muito tempo.
não estou preocupado com a indúsria europeia, quero sim que a industria funcione no Brasil....
A grande indústria da Europa é o turismo. É o agro ou o petróleo dos europeus.
Claro que fiz uma caricatura para ilustrar o ponto. Mas o turismo é sim uma indústria fortÃssima. Portugal por exemplo fatura mais (em proporção do PIB) com esse setor que toda a nossa agricultura e pecuária!
Francamente! Boa parte dos paÃses europeus conta com setores que produzem bens e serviços de alto valor agregado. A SuÃça, por exemplo, é uma das nações mais industrializadas da Europa e exporta máquinas-ferramentas de altÃssima qualidade para todo o mundo. Não é somente turismo e finanças, como pensam alguns. Se a Europa dependesse do turismo como certos paÃses do Caribe, suas taxas de desemprego seriam muito mais elevadas.
Na minha opinião de leigo, creio que a UE já perdeu este bonde. A energia barata sumiu e o mundo unipolar está derretendo. A Europa não tem nada tem nada e importa tudo que é essencial. E agora com mais uma âncora de 2,5% do PIB para "defesa". SaÃram das mão dos russos para cair nas mãos dos americanos pagando o quádruplo. Vale a máxima do pôquer: se depois de meia hora de jogo você não descobriu quem é o pato da mesa é porque o pato é você.
"A Europa não tem nada tem nada e importa tudo que é essencial."!!! Você sabe de onde vem boa parte das máquinas industriais e máquinas-ferramentas que a China emprega para fabricar seus bens manufaturados? Da Europa. Indústria quÃmica, farmacêutica, serviços de alto valor agregado, tudo isto é exportado pela Europa. Eles são os "patos" e exibem os mais altos nÃveis de vida do mundo, enquanto os "espertos" estão correndo muito para alcançá-los.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Martin Wolf > Como fazer a política industrial europeia funcionar Voltar
Comente este texto