Martin Wolf > Como fazer a política industrial europeia funcionar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Felipe Vasconcelos

    Vi uma comparação de que o PIB per capta, com paridade de poder de compra, do Reino Unido só é maior do que o do Mississipi, estado menos desenvolvido dos EUA. Embora não seja mais hegemônico, os EUA garatiram a liderança mundial por várias décadas ainda ao tomarem a frente no campo da tecnologia da informação. Não há nada similar ao Vale do Silício na Europa.

    Responda
  2. Hernandez Piras

    "Devido ao rápido ritmo de inovação, baixos custos de fabricação e subsídios estatais quatro vezes maiores do que em outras grandes economias, [a China] está agora dominando as exportações globais de tecnologias limpas." Resta saber até quando a China terá fôlego para oferecer o mesmo nível de subsídio a suas indústrias. Além disso, tais subsídios tem servido de pretexto para uma sucessão de medidas protecionistas por parte dos concorrentes. Não é política que possa ser mantida por muito tempo.

    Responda
  3. Marcelo Silva Teixeira

    não estou preocupado com a indúsria europeia, quero sim que a industria funcione no Brasil....

    Responda
  4. José Cardoso

    A grande indústria da Europa é o turismo. É o agro ou o petróleo dos europeus.

    Responda
    1. José Cardoso

      Claro que fiz uma caricatura para ilustrar o ponto. Mas o turismo é sim uma indústria fortíssima. Portugal por exemplo fatura mais (em proporção do PIB) com esse setor que toda a nossa agricultura e pecuária!

    2. Hernandez Piras

      Francamente! Boa parte dos países europeus conta com setores que produzem bens e serviços de alto valor agregado. A Suíça, por exemplo, é uma das nações mais industrializadas da Europa e exporta máquinas-ferramentas de altíssima qualidade para todo o mundo. Não é somente turismo e finanças, como pensam alguns. Se a Europa dependesse do turismo como certos países do Caribe, suas taxas de desemprego seriam muito mais elevadas.

  5. Ricardo Botto

    Na minha opinião de leigo, creio que a UE já perdeu este bonde. A energia barata sumiu e o mundo unipolar está derretendo. A Europa não tem nada tem nada e importa tudo que é essencial. E agora com mais uma âncora de 2,5% do PIB para "defesa". Saíram das mão dos russos para cair nas mãos dos americanos pagando o quádruplo. Vale a máxima do pôquer: se depois de meia hora de jogo você não descobriu quem é o pato da mesa é porque o pato é você.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "A Europa não tem nada tem nada e importa tudo que é essencial."!!! Você sabe de onde vem boa parte das máquinas industriais e máquinas-ferramentas que a China emprega para fabricar seus bens manufaturados? Da Europa. Indústria química, farmacêutica, serviços de alto valor agregado, tudo isto é exportado pela Europa. Eles são os "patos" e exibem os mais altos níveis de vida do mundo, enquanto os "espertos" estão correndo muito para alcançá-los.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.