Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marco Antônio M de Oliveira

    Nada muito diferente dos combustíveis, nos quais atraentes pechinchas cobram seu preço.

    Responda
  2. Marcos Costa

    Na Europa, meio litro de azeite custa pelo menos dez euros. Coloquem os impostos e façam suas contas.

    Responda
  3. Antônio João

    Mas no fundo, o que provavelmente vai acontecer será vender azeite falsificado a preço de azeite bom, talvez ponham até alguns centavos a mais para se parecerem ainda melhores.

    Responda
  4. Lucas Gomes

    Azeite confiável está de R$40 pra cima. Agora, eu penso que a indústria poderia estudar medidas para baratear um pouco. De repente repensar a embalagem, pois vidro é mais caro.

    Responda
  5. neli faria

    Aí um dia comprei um azeite caro, muito caro.Paguei mais de duzentas pilas: vidro bonito etc. Afinal, mereço! O azeite lá: eu usando e como boa cozinheira, tudo igual. Num outro dia, fui pegar o litro de azeite, que fica debaixo da pia, e....chão! Espatifou o meu azeite! Pior: ter que limpar . Depois disso: azeite? Compro o mais barato. Se cair ao chão, não me dará prejuízo ,só trabalho. Parabéns, Anvisa pela defesa do consumidor.

    Responda
  6. Erivan Rodrigues de Macedo

    A reportagem era para dizer o nome das marcas dos azeites referidos. Ao invés de transferir para o consumidor, e com ironia, a responsabilidade de identificar a altenticidade do produto.

    Responda
  7. Agostinho de Almeida Moreira Moreira

    Tenho predileção por azeites de Portugal. A legislação brasileira permite até 30% de óleo de soja no azeite. É por isso que prefiro o azeite português que não é barato, mas compensa.

    Responda
  8. LUIZ CRUZ LIMA

    Há anos uso azeite de oliva. Notei, nos últimos três ou quatro anos, que não encontro mais azeite com odor e sabor, como antes. Já comprei em vários mercados, de Fortaleza e de outros estados, de preços médios e mais elevado, todos, todos sem odor e sabor de azeite de oliva. Para mim, há algum "mistério" nisso. Claro, os baratinhos são óleos.

    Responda
  9. Paulo R Justo

    De fato, não existe azeite bom barato. Os falsarios só conseguem escapar da polícia porque são avisados com antecedência adivinhem por quem? Isso mesmo pela corrupção existente dentro das polícias. Pegam dois ou três gaiatos e liberam os grandões. Isso acontece com falsarios de azeites e cervejas no país. E o Brasil kkkkk

    Responda
  10. Edson Muniz de Araujo

    Azeite argentino é mais barato e é bom.

    Responda
  11. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Pior ainda é quando se paga caro por um produto falsificado. Na dúvida use logo o óleo Maria!

    Responda
  12. Maria Lima

    Só compro azeite gallo. Muito bom. Compensa o gasto investido.

    Responda
  13. noel neves

    Para fazer juz ao "bruta" de nome aos "bois"! Penso que jogar aos ventos não é justo!

    Responda
  14. Claudio Goldman

    Compro Andorinha. Não tem erro. Sim, é caro.

    Responda
    1. noel neves

      Aqui em casa até o azeite é Galo! Forte e Vingador!

  15. José Cardoso

    Devemos dar preferência ao óleo de soja, que é um décimo do preço do óleo de oliva. A não ser quem tenha o paladar refinado o bastante para diferenciar algo frito em azeite ou em óleo de soja.

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Para temperar saladas e finalizar algum preparo eu prefiro o azeite, tanto pelo sabor quanto pelas propriedades nutricionais. Já para fritas, grelhas, refogar e afins eu uso óleo de milho que não tem sabor marcante.

    2. noel neves

      Prezado José Cardoso, dê preferência ao óleo de milho em substituição ao azeite. É ótimo em relação ao de soja. Saudável por demais!

    3. Paulo César de Oliveira

      Azeite não eh para fritura.

  16. sandoval abreu sader

    Nao compro fora das tres ou quatro marcas favoritas de muitos anos. Só racionando agora. E o preço do café Marcão?

    Responda
  17. Jorge Alberto Wolpert

    Lembro do Dr Lair Ribeiro, também dizendo numa palestra. Precisa ter 4 características, para o azeite de oliva conservar suas características, de aroma, benefícios à saúde e conservação: embalagem de vidro, o vidro têm de ser escuro, (opaco melhor ainda), prensado a frio e só a primeira prensagem. Fui pesquisar, e todos acima de 100 reais.

    Responda
  18. Vinicius Chaves

    Fico de olho nas promoções. Hoje comprei azeite espanhol extra virgem de boa qualidade por 39 reais. Oportunidade. Quando acho já compro alguns

    Responda
    1. Paulo R Justo

      Ah tá kkkkk. Não entendeu a matéria escrita. Esse azeite só pode ser o “extra tonto”.

    2. José Filho

      Cuidado! Sempre existem aqueles que são mais espertos que os "Espertos".

  19. filipe moura lima

    Pelo menos para mim, difícil é atestar a qualidade pelo paladar.

    Responda
  20. Felipe Vasconcelos

    Antigamente a Domino's Pizza oferecia azeite aos clientes, agora é só ketchup...

    Responda
  21. Alexandre Smith

    Pois é. Não sou expert nem em vinho, nem em azeite, mas, convenhamos. Se o cidadão não consegue diferenciar, pelo paladar, por que investir em um bom azeite se o ruim o satisfaz?

    Responda
    1. José Filho

      O problema em "Ser Ruim" vai além do sabor. Dentro do "Conceito Ruim" cabem muitos problemas como: Baixa qualidade, presença de substâncias prejudiciais à saúde, impurezas que vão desde insetos até coisas imundas descartadas por outras indústrias. Obs.: Estou tentando ser gentil, usando palavras suaves, ok?. Na verdade ninguém sabe o que significa "Azeite Ruim". Cuidado. Muito cuidado!

  22. SERGIO PAN

    Marcos Nogueira, por que não informa aos seus leitores o nome da marca portuguesa fake no mercado que frequenta? por que não cita que os azeites proibidos pela Anvisa são da marcas Serrano e Cordilheira? informar é isso e você nao esta fazendo o dever de casa. Por que ?

    Responda
    1. filipe moura lima

      Quem vai pagar os honorários advocatícios? A família Frias, com certeza não.

  23. raul neto

    Tenho comprado somente azeites chilenos, argentinos ou uruguaios que são ótimos, pois são mais frescos e isso é muito importante para ter um bom azeite. O preço não muda muito, de 40 a 50 reais. Vale a pena pela qualidade.

    Responda
    1. FLAVIO ZOLETTI

      Eu li a matéria na expectativa dele comentar alguma coisa a respeito do frescor do azeite ser um dos quesitos mais importantes, em função da perda rápida da qualidade no decorrer do tempo. Pesquisei esse assunto tempos atrás e não encontrei nada.

  24. Vito Algirdas Sukys

    Às sextas-feiras, comia num restaurante português, bacalhau a Gomes de Sá. O dono trazia, quando visitava a família em Portugal, azeite da região. Era frutado, aromático, um deleite. Ansiava para chegar o final de semana. Infelizmente o dono faleceu. Comprei meio litro de azeite hoje com o preço nas alturas. Está acima das nuvens cumulus nimbus.

    Responda
  25. Zelis P F

    Tudo mentira e falsificado.

    Responda
  26. Galdino Formiga

    Escreva sobre azeite. O leitor agradece.

    Responda
  27. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Já comprei um litro de azeite de um amigo meu, que dizia ter trazido 10 litros de Portugal. Aí ele me disse que este era o último que sobrou. No outro dia, ele estava conversando com outro amigo dele na padaria tomando café, e ouvi ele dizendo que tem mais litros. Daí já desconfiei, e a garrafa que comprei dele está até hoje está guardado, e ainda não joguei fora. É isso mesmo, tem golpista até entre os amigos!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Os amigos é que vão te ferrar sempre porque aos inimigos você não dará chance para eles fazerem.

    2. CARLOS TARDIVO

      Quem tem amigos como você, não precisa de inimigos!

    3. Marcelo Pires Santana

      E você o considera amigo. Nossa! Amigo tipo o azeite citado pelo colunista.