Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O país sempre aposta em atalhos ilusórios para proteger sua elite rentista. Juros reais de mais de 5% ao ano é a estratégia da preguiça. Deflação ou crescimento do PIB não diminuem a fome desses rentistas. A Folha não ajuda a melhorar o cenário, pois não se aprofunda no tema e não discute as raizes do mal que enfrentamos.

    Responda
  2. Joao Braga

    A esquerda quer reescrever a história. A chamada cleptocracia (sic) foi um combo junto com incompetência.

    Responda
  3. João Vergílio

    Dilma tentou fazer o ajuste, mas os políticos que vocês apoiavam não deixaram. Calculavam que, se fizessem o ajuste, o país se recuperaria e o PT continuaria no poder. E vieram as pautas-bomba. Toda a lógica da estratégia política adotada pelo mercado e por seus representantes na imprensa e no Congresso fica incompreensível se considerarmos que havia algum tipo de situação insolúvel no Brasil daquela época. Essa história terá que ser recontada. Vocês sabem disso.

    Responda
  4. Giovanni Bruno

    Parabéns à Folha. Editorial forte, informativo e corajoso. Os colegas à esquerda deveriam se lembrar que o governo Temer herdou uma taça Selic de 14,25% de Dilma e entregou uma de 6,5% para Bolsonaro. E também herdou inflação de 9,32% e entregou uma de 2,76%. Fez o Teto de Gastos e retomou a credibilidade com Meirelles na Fazenda, ou seja, arrumou a casa e fez o que tinha de fazer. Agora temos arcabouço fiscal desacreditado, um governo que insiste em ser perdulário e a culpa é da Faria Lima?

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Amarildo Caetano

    Temer e Bolsonaro ficaram nove anos no poder .Tiraram direitos históricos do trabalhador. Afundaram o país após o golpe .E a FSP culpa a Dilma .Piada pronta ,como diz Simão.

    Responda
  6. Petrônio Alves Corrêa Filho

    E aí? Valeu o impeachment da Dilma e a subida de Temer e Bolsonaro? Mas, não aprendem... Pobre Brasil!

    Responda
    1. João Vergílio

      Tudo vale a pena quando a conta não é pequena. É inacreditável. Arrebentaram o país, arrebentaram a democracia e mantêm esse discurso. É como se nenhum de nós, leitores, tivesse memória.

  7. Paulo Roberto Taveira

    Empobreceram- nos. No futuro, se tudo der certo - no q não creio-,voltaremos ao q éramos 11 anos atrás; que já não era grande coisa. A república não deu certo. Fora Cachaça

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Cachaça tem cura ,mas psicopatia do genocida, não .

    2. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa caricatura. Possuído pelo bozó, cérebro e mente dominadas, acredita em qualquer coisa que ele fale ou que é crítica ao atual governo. Repete a bobajada manjada, sempre transbordando ódio. Imagine que vida miserável. Vive do ódio e torcendo para tudo dar errado no governo e no pais, irrefletidamente. Não desejo isso nem para os meus mais desafetos. Esse é um caso perdido de um pobre coitado facilmente recrutável. São dezenas de milhões de brasileiros assim. Uma tristeza.

  8. Peter Janos Wechsler

    Nova matriz econômica nunca mais !

    Responda
  9. Antônio João

    O editorial ideológico da Folha insiste no controle do déficit fiscal e defesa das altissima e irreiais taxas de juros, mas a Folha nunca faz a discussão da conta juros, cerca de 850 bilhões de reais ano, a de maior impacto na elevação da dívida do setor público. Quanto ao déficit fiscal, o Grupo Folha é beneficiário da desoneração da folha que contempla 17 ricos setores da economia, que aumenta os déficits da previdência e fiscal.

    Responda
  10. Antônio João

    Mais um editorial superficial e errado. Se a dilma tem lá sua culpa, tem, mas o erro maior fo do eduardo cunha, o então todo poderoso e cor rupto presidente da câmara dos deputados. Cunha barrou durante 8 meses todas as tentativas de dilma de concertação. A Folha é useira e vezeira em ensistir nessa acusação com cegueira deliberada em favor da ideologia liberal impostora.

    Responda
    1. João Vergílio

      A Folha fez vista grossa para o Eduardo Cunha e apoiou o Aécio Neves. Aquilo foi uma vergonha.

    2. Antônio João

      foi do eduardo cunha

  11. jose carlos toledo junior

    dez reais por mês é muito caro. Que editorial vexatório. Não passa de narrativa de torcedor de uma ideologia. Façam como o nyt, escrevam editorial quando tiverem algo importante para se posicionar de fato e escrito por não torcedores. Chega desses editorais diários superficiais, parciais e ruins. O frias filho está destruindo a reputação da fsp.

    Responda
    1. josé SOARES

      Discordo em parte caro José Carlos.A fsp nunca teve lá uma boa reputação. Ressalve-se alguns de seus articulistas.

  12. José Cardoso

    Um indicador físico que confirma o lento crescimento é o consumo de energia elétrica. Passou-se de 463Twh para 531Twh nesses 10 anos. Pouco acima do aumento populacional.

    Responda
  13. Marcelo Magalhães

    Enquanto a folha insiste na mentira sobre o golpe contra a presidente Dilma, ela é homenageada na China e está envolvida na maior manobra contra o imperialismo estadunidense, que é a retirada do dólar como moeda exclusiva para o comércio internacional. Os cães ladram e a caravana passa, provérbio árabe que exalta as provocações dos irritados, enquanto os determinados progridem indiferentes. Folha lobista.

    Responda
  14. antonio brito

    Correto. Não é só distribuição da renda que quando é feita pelo governo a maior parte fica na burocracia. E no aumento da eficiência da produção, impedida pelos altos impostos gerados por um governo perdulário.

    Responda
  15. Marcelo Magalhães

    Artigo fora do contexto. Metade da população brasileira vive com 18,00 reais por dia. O problema é que essa população é invisível e não tem voz. Artigo mentiroso, o que fizeram com a presidente Dilma foi um golpe, em que pautas bombas foram financiadas pelo mercado, seguidas de trabalho intensivo da imprensa, com mentiras sobre o governo. Os quase sete anos de governo neoliberal afundaram de vez essa década. A folha perdeu o respeito pelos seus leitores e mente descaradamente.

    Responda
  16. Régis Cava

    Que coisa Folha! Derrubaram a Dilma em 2014 e a partir daí só vivemos pobreza e achaques sociais. Precisou Lula voltar ao poder para corrigir o que os maravilhosos liberais fizeram. Conte a história direito! Além disso, vem o jornal falar de novo em corte de gastos, mas não diz onde cortar, embora seja claro para o jornal que deve-se cortar da educação e saúde, diminuindo os valores obrigatórios dessas rubricas, além, claro, da desvinculação do salário mínimo. É lastimável.

    Responda
  17. Evandro Botteon

    Vamos combinar q Dilma não foi boa pra economia. Ok M Agora, e o q veio depois? Q foi endossado reiteradamente por esses mesmos editoriais? O q os números dizem? N vamos nem entrar no golpe de Dilma... E essa argumentação alucinada de subir juros? Como faz pra distribuir assim? Curiosamente os números iam bem com Lula, e retornam a ir bem com Lula. E a fsp faz o q ? Leeeeenha. Q bom q haja essa preocupação com a distribuição. Mas é preciso, sobretudo, coerência.

    Responda
  18. Gilmar Maghenzani

    Eu faço a pergunta de novo pra quê editorial?, ora vejam senhores e senhoras a imprensa foi responsável pelo golpe na Dilma em 2016 e agora assume que é a culpada pela queda da renda no Paisl

    Responda
    1. João Vergílio

      É isso. Golpistas. Bolsonaro foi só um corolário.