Maria Herminia Tavares > Sob a fumaça, algo bom para o clima Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A natureza é simples e eficiente. Não obedece microfone e narrativa.
E nada perdoa: KHagou nela, recebe o troco. Cada vez mais rápido, aliás.
Não podemos desconsiderar os estados e municÃpios incendiários, além do Congresso e suas bancadas do inferno. Há muito mais pensamentos e ações criminosas que visões colaborativas. O nÃvel de disputa por parte dos extremistas não tem a mÃnima preocupação com as questões ambientais, entre outras. Afinal, são negacionistas.
Então, véi', mas e aÃ? Negar a parada não fará que seu neto não cozinhe em molho pardo - em parte, ferro e lama; em parte, corantes, acidulantes e flavorizantes - ou que, antes, seus negócios vão pro brejo (seco). Ou será que eles acham mêmo que irão pra Marte de carona com o PrÃncipe AlmÃscar?
"A constatação não pode, porém, diminuir o que esse mesmo governo chamuscado pelo fogo vem fazendo ... em marcha batida para o pesadelo." A frase revela a essência dessa colunista: passadora de pano da incomPTência governamental.
Se com toda a boa vontade e com Marina no governo está difÃcil controlar os incêndios que se agravaram com a seca prolongada e com incendiários criminosos, imagine se fosse com o governante anterior que incentivava a queima das florestas pelos grileiros, lad rões de terras públicas a quem apoiavam, não é Zé?
Lula e a lorota ambiental ,acompanhada da lorota do fiscal.
Impressiona a capacidade da ideologia distorcer a realidade. Que planos são esses? Que metas? O meio ambiente continua sob Serra, fogo e ouro como sempre foi. São mais de dois anos de governo e discurso. Tinha greve no IBAMA quando começaram queimadas. Essa falta de capacidade crà tica da realidade faz dos intelectuais de esquerda uns alie nados.
Estamos entrando em uma crise climática irreversÃvel, faltou a Maria a usual coragem para apontar o real problema, o ataque criminoso e coordenado nas queimadas, preferiu atacar o governo, ao gosto do patrâozinho. O governo assumiu a responsabilidade sozinho, por um crime inesperado, buscando resolução, enquanto o protegido TarcÃsio, Pacheco, Lira e Folha se abraçam ao ogro. Maria e a Folha sâo cúmplices do desastre.
A pesquisadora Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), fez um alerta contundente sobre a urgência de ações para conter as queimadas no Brasil. "A gente vê aquele monte de post dizendo que o Brasil ia pegar fogo, dois dias depois o Brasil inteiro pega fogo ao mesmo tempo, coordenado. No estado de São Paulo, tem imagem de satélite mostrando que os incêndios começaram exatamente todos a uma hora. Não tem indÃcio? Me poupa!", afirmou Gatti. Brasil24 7
Óia, Dona HermÃnia, se alguma coisa de bom sai dessa barbaridade das últimas semanas, é o fato de que a barbárie fica mais evidente do que nunca, aqui para nós e também no exterior. O Agro Bozolóide deveria ficar furioso com os fogueteiros pelaÃ, que colocam sob escrutÃnio todo o conjunto da produção agrÃcola Brazuca. É o decréscimo de seus negócios futuros sendo contratado já: daqui a pouco, ninguém compra mais aquilo que produzem. A China, freguês menos criterioso, já já se vira sozinha.
Por fim, prezada Profa. Dra. Maria HermÃnia, talvez pelas minhas limitações culturais, eu não encontrei no seu artigo quais seriam as "coisas boas" por baixo da fumaça das queimadas. Se alguém puder me explicar - ou desenhar - eu agradeceria. Afinal, até o Lula não falou em nenhuma "coisa boa" sobre a Amazônia na ONU. Preferiu se esquivar ao máximo do tema. O sonho dele deve ser construir muitas refinarias e oleodutos para o petróleo que espera obter na foz do rio. Sem árvores, fica mais fácil.
Lula está preocupado com os companheiros Putin e Maduro. Talvez ele entenda que se trata de dois matadores do bem. Foram eles as preocupações de Lula na ONU. Além da ambição biográfica de aparecer, sem ser nenhum Oswaldo Aranha. No atual governo pode ter muita capacidade intelectual para defender o meio ambiente. Mas um estudo das medidas e falas de Lula revela claramente que, para ele, a Amazonia queimando é uma alegria, desde que não o comprometa demais eleitoralmente.
Com todo respeito que a Profa. Dra. Maria HermÃnia merece, peço licença para me atrever a contestar. "Fixação de metas", "marcos legais", "estratégias de mitigação", "preservação de biodiversidade" e outras soluções comentadas pela sra. - e pelo pres. Lula em NY - acontecem por força de lei. Mormente a Amazônia não é governada pelas leis brasileiras. Lula precisaria ter a coragem de reconquistar aquele território, torná-lo novamente brasileiro. Daà dá pra voltar a falar nisso tudo. Aqui e em NY.
João, prezado, a discordância bÃpede e educada é, no mÃnimo, aquilo que de melhor pode-se oferecer na disputa polÃtica. Não é pouca coisa, pela qual agradeço, discordando.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Sob a fumaça, algo bom para o clima Voltar
Comente este texto