Comentários para:

Tumores em garrafas

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jove Bernardes

    Nosso problema é que somos tão ciosos de nossa boa sorte que cremos piamente que o Mal nunca nos alcançará, não importa o que façamos ou deixemos de fazer. Arriscar-nos é da vida, e quem adoece e morre é sempre o vizinho, n'est-ce pas?

    Responda
  2. Marisa Coan

    Folha, o que há com vcs? Um leitor pode chamar as pessoas de negacionistas fazendo ilações com a covid, terraplanismo, seja lá o que seja isso, jogando o ex presidente num balaio que só uma cabeça alienada consegue fazer, bate na tecla das vacinas de NRa mensageiro como elogiando estas vacinas que foram largamente utilizadas na época da covid e que foram condenadas por vários médicos pelos riscos que ofereciam e quando respondo a isso com estas informações, vcs se negam a publicar.

    Responda
  3. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Este artigo do Ruy, comentando suas experiência com cigarro e álcool, é um importante "alerta". Não é de hoje, que os médicos falam acerca dos malefícios desses dois vícios. E o ser humano, continua a beber e a fumar...

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Se não bebe e nem fuma, a pessoa é pulsionada para outro prazer-gz, ou mais-além-d-prazer, diz Freud. O ser humano está condenado a pulsões d vida e morte, buscar prazer para fugir da dor e sofrimento psi. Cada cultura contribui com uma promessa de prazer-felicidade, vale-tudo p não ver suas pprias falhas.Com-pulsões abebida, aotabaco-e cannabis, acheirar pó, ao jogo, religião,falar mal d próximo,aos remédios,são infinitas.

    Responda
  5. guto duncan

    Tomara!

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Hahahahah, esse texto não teve foto da Heloísa, hein, meu caro? Que bom. Eu ainda tô firme na dobradinha (não a comida, por óbvio), mas tô cansado da biritância. Eu temo bastante a força dos lobbies aqui no nosso legislabóstico negocista, Ruy, basta ver o Grande Agro e seus ganhos intermináveis sobre os cuidados ambientais, a saúde - ah, que delícia o sabor dos agrotóxicos! - e, como cereja, sobre os territórios dos concidadãos indígenas. Torço pelo alcoolismo e câncer no legislativo, só assim.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pois se queres uma lanterna de popa à Bob Fields, dou-lhe a sabença de que, do nada - sim, de grátis - experimentei parar a biritância e estou completando um ano de parada (eis que parar é fácil) às vésperas dos 64. Se vai dar em algo mais que sossego no estresse de ter de beber porque chegou o fim de semana, o aniversário, a comemoração ou o tédio, não sei, mas que agora engrenou, engrenou. Nunca imaginara.

  7. Carlos Jardim

    Hemingway no seu jardim do eden com joyce e seu finnegan e poe e seu usher e melville e seu escriturário bartleby desaprovariam viver caçando baleias.

    Responda
  8. Carlos José Souza das Chagas

    O alcoolismo é uma tragédia mundial, a pior de todas as drogas, dizem por aí. Os dados comprovam. Abandonei o álcool há doze anos e a cada dia cresce a certeza que fiz o melhor. Mas é so por hoje!

    Responda
  9. Marcos Alonso

    "qualquer dia, vamos passar a pão com cerveja E que não falte a bebida, baby Pra que pior não seja"

    Responda
  10. Luiz Mário Vieira Souto Leitão da Cunha

    Álcool não pode mesmo ser bom, pois é água que passarinho não bebe; e passarinho só bebe o que é bom. Que o digam minhas calopsitas.

    Responda
  11. Cristiano Kock Vitta

    Lamento muito ter tomado a primeira dose décadas atrás. Se isso tivesse acontecido seria bem menos infeliz.

    Responda
  12. NACIB HETTI

    Johnnie Walker e Romanée-Conti tudo bem; mas Brahma!?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Viver no Rio sem chope era pecado, Nacib. Parece que tiraram da lista dos capitais, mas ainda continua venial.

    2. Marisa Coan

      Ruy nunca nega sua origem.

  13. José Fernando Marques

    Achei a crônica muito útil e, como sempre, bem escrita. Castro não é Disneylândia!

    Responda
  14. Mauro Borba Colletes Alves

    Quem... perguntou? Quanta chatice!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Favor postar a relação dos que pediram seu comentário. No aguardo.

    2. gilles qerq jeal colas

      Chato é o seu comentário!

    3. Fabiano Meirelis Belem

      Quem… mandou ler? Vá procurar o que fazer!

  15. Décio Ceballos

    Ruy, é raro, mas quando você resolve chatear chateia com gosto.

    Responda
  16. Vito Algirdas Sukys

    A cerveja sem álcool torna-se mais popular na Alemanha. A cerveja não alcoólica tem menos calorias pois o álcool evapora na produção. Essa versão corresponde a10% no país, que está bebendo menos cerveja. Na próxima Oktoberfest em Munique a versão alcoólica e a sem álcool terão os mesmos preços. Alguns acham que se divertem mais com álcool mas isso não é uma boa coisa porque você pode se divertir também sem álcool. O lúpulo é diferente na versão sem, para dar o mesmo cheiro. A escolha é sua.

    Responda
  17. João Aris Kouyoumdjian

    Na maioria das séries exibidas nas plataformas de streaming há elevada propaganda do alcool. São raras aquelas ns quais o alcool não está presente. Há associação subliminar para tirar o stress ou exaltar a alegria. Pior são as séries sobre o passado (a partir de 30 anos atrás): com a desculpa da época, os personagens fumam o tempo todo.

    Responda
  18. paul constantinides

    o mundo é um câncer, aliás, a humanidade é um câncer. espero q não chegue ao jerere.

    Responda
  19. Francisco Vieira

    Vai ser muito difícil que sejam adotados avisos, mundo afora, nos rótulos das bebidas alcoólicas, que podem causar câncer e outras enfermidades mortais, tal como aconteceu com a indústria tabagista. O poderoso lobby dos fabricantes de bebida lutará contra tudo que possa prejudicar seus negócios. Não vai rolar ....

    Responda
    1. gilles qerq jeal colas

      Nada é impossível, visto que a Irlanda, terra de produtores e consumidores, implantou a lei!

  20. Vito Algirdas Sukys

    Outras como beber bebidas alcoólicas têm implicações mais perigosas para nossa saúde. Devemos discutí-las com a comunidade científica. Tirar o efeito de propagandas, lobbies, spin doctors, o obscurantismo, o negacionismo, enfim a ideologia que atrapalha a ciência.

    Responda
  21. Vito Algirdas Sukys

    Há questões interessantes com relação a bebidas alcoólicas. Esse problema já aparecia nos Diálogos de Platão. Como um leigo pode avaliar um médico?E se houver desacordo entre eles? Tenho que ser um expert para avaliar um expert?Mesmo sem ser um expert, pode-se colocar em dúvida os dados a metodologia. Muitos médicos são contra vacinas. Ideologia chegando à ciência. Negacionismo, obscurantismo. Em nome do quê? Crenças infundadas como a terra é plana não afetam a nossa saúde.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ô Marisa Coan, que comparação descabida de talidomida com vacinas. A talidomida foi retirada do mercado poucos anos depois de surgir nos anos I95o/I96o de forma quase unânime em todos os países em que era usada por conta dos gravíssimos problemas em milhares de crianças. Mas as vacinas vêm sendo usadas desde o séc. XVIII, quando apareceu a que tratava varíola, e de lá as coisas só vêm se aperfeiçoando. Caramba, que desinformada.

    2. Jove Bernardes

      Afeto-me menos com estas questões. Não é preciso saber cozinhar para saber que o feijão está salgado.

    3. Jove Bernardes

      Afeto-me menos com estas questões. Eu cozinho, mas concedo q

    4. Marcos Benassi

      Caro Vito, crenças como "a Terra é plana" podem não afetar rápida e diretamente à saúde, mas afetam-na, sim, de modo decisivo: a Bozofrenia é doença singularmente dependente de crenças, ainda que essas contrariem a realidade. E, como podemos assistir, é síndrome persistente, que causa grande desconforto mental e afetivo, especialmente nos não-contaminados. A molhadeira no Sul e a secura no resto, com o impenitente auxílio, convicto, de gente antivac e terraplanista, são efeitos graves.

    5. Vito Algirdas Sukys

      Cara Marisa Coan, eu me referi a médicos contra a vacina do covid, usavam a teoria pseudocientifica do câncer turbo. Muitas pessoas morriam de câncer rápido antes dessa vacina. Tem que haver um estudo com grupo de controle. Há médicos anti-vacina, geralmente por motivos ideológicos; depois tentam encontrar apoio empírico para não parecerem fanáticos. Lamentável utilizar uma vacina para criticar grupos políticos rivais. O debate deveria se dar em outras bases. Bases científicas, não ideológicas.

    6. Marisa Coan

      Médicos contra vacinas, ou contra algumas delas, ou especificamente uma delas? Se vc fosse um consumidor de remédios do final dos anos 50 e início dos 60 e comprasse medicamentos contra enjoos ou tranquilizantes, entre outras coisas, talvez para s sua mulher por exemplo, também chamaria de negacionista um médico que fosse contra a talidomida, a maravilha que relaxava e tirava enjoos além de " tratar " outras doenças ?

  22. Murilo Belezia

    Rolando Boldrin contava o causo de um caboclo que depois do trabalho passava num bar próximo de onde morava para uns gorós. Sempre carregava uma garrafinha de vidro para abastecer com a "marvada" e liquidar o assunto em casa. Numa noite chuvosa, indo do bar pra casa, escorregou e ao cair ouviu um barulho de quebrado Começou a se apalpar -Tomara que seja um osso! Tomara que seja um osso!

    Responda
    1. Roque Michel Jr

      Boa! Inesquecível Rolando Boldrin. Bem lembrado...

  23. Paloma Fonseca

    O Instituto Nacional do Câncer possui um posicionamento acerca das bebidas alcóolicas, afirmando que qualquer tipo aumenta o risco de câncer e que não há limite seguro para o consumo dessa substância. Aumentou muito o consumo de álcool no Brasil entre homens e mulheres que dependem exclusivamente do SUS. Para aqueles que fazem parte de uma elite talvez o alerta não faça sentido ("não vai me atingir por uma série de razões: boa genética, eu tenho acesso ao melhores médicos etc.").

    Responda
  24. daniele carolina lima

    sísifo a rolar os somases, favor, passar na frente, que eu logo te alcanço. por ora, um café para aplacar a ressaca moral e o sopeso de um futuro incerto. … de fato, urge uma política espelhada para que possamos desmistificar e desembaciar o consumo do álcool em excesso, sobretudo, o dos hábitos dilatados em pequenas doses no cotidiano.

    Responda
  25. neli faria

    Bebo,ou melhor, já bebi muito,com a ajuda de Deus.Mas, sou contra propaganda de bebida alcoólica . Os oportunistas proibiram propaganda de cigarro e mantiveram de cerveja. O cigarro causa mal apenas para a pessoa, já a bebida causa mal a ela, para a família e para a sociedade. Faz dez anos que parei de fumar. Se eu pegar um cigarro agora, fico meio tonta,mais do que sou, e tudo bem. Já o álcool não. Se tomar uma dose, dirigir, causa mal a terceiros.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Neli Faria, os fumantes de segunda mão ou passivos, isto é, os que convivem com fumantes tambem correm sério risco à saúde, mais de 41.000 mortes por ano são causadas por respirar o ar ao redor do fumante, isso piora uma ampla gama de efeitos prejudiciais à saúde em crianças e adultos, incluindo câncer de pulmão, infecções respiratórias e asma.Fonte: Associação Americana do Pulmão. Uma conhecida minha nunca fumou e morreu de câncer no pulmão. O marido era fumante.

  26. Vito Algirdas Sukys

    Somos bombardeados pela propaganda e lobbies da indústria de bebidas. Meu pai achava que beber uísque escocês era bom para o coração. Uma apresentadora escocesa dizia que quanto mais envelhecido o uísque mais impurezas continha. Depois meu pai passou para o vinho tinto. Pesquisas mostraram que a correlação não se sustenta; a boa genética do meu pai fez a diferença, não foram as bebidas.

    Responda
  27. José Cardoso

    Que a bebida alcoólica danifica o fígado ninguém contesta, além de outros efeitos nocivos. Mas a propaganda do setor de vinho já tentou emplacar que vinho tinto, consumido moderadamente, é bom para o coração. A propósito, pelo sobrenome eu acho que conheci os 2 filhos desse médico. Eram vizinhos nossos nas férias de verão em Teresópolis.

    Responda
    1. IRINEU LIBRENZA

      Galdino, álcool em qualquer quantidade é deletério. Usavam- se cerveja e vinho porque a água era contaminada e tomá- lá uma loteria mortal. Ruy foi camarada, não citou a direta relação de álcool com AVC e infarto do miocárdio, pancreatite crônica e muitas outras...

    2. Galdino Formiga

      Álcool desde os tempos bíblicos é alimento. O excesso pode matar.