Blogs Café na Prensa > Café ficará pior e mais caro devido à mudança climática, diz especialista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Décio Ceballos

    Talvez, a melhor entrevista aqui. A produção de café de qualidade vai precisar envolver agricultura regenerativa e sombreamento. A produção convencional vai envolver solos piores, adubos químicos e mais agrotóxicos. O ser humano deverá voltar ao campo, deixar robôs nas fábricas, nesse caso o café sombreado pode ser combinado com homeoffices.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      O meu sítio fica próximo a Pedra do Baú. Desenvolvo experiências de consórcios de oliveiras, com videiras, araçazeiros, figos e romã. Embora meu sítio esteja em um local bem alto, 1550 metros, o aumento de temperatura e aos ondas de calor já prejudicam a florada. Melhorar o solo e o micro clima já representam demandas para produção.

    2. Décio Ceballos

      Como único comentarista até agora, me dou ao direito de falar um pouco mais. Em minha opinião plantas como o café, oliveiras, cacaus, castanheiras, abacateiros entre outras podem ser excelentes meios de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Claro que se os cultivos forem combinados com regeneração de solos e consórcios agroflorestais. Isso gera maior retenção de carbono, melhorias do solo e meio ambiente, bem como um microclima mais ameno.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.