Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Constantin Fischer

    “Mega”? O que define um “mega” ataque? Um bombardeio de um aviao?! Fica claro que os jornalistas da Folha não entendem nada disso e gostam de exagero.

    Responda
  2. Lis P F

    Bibi foi muito aplaudido pela união europeia e USA. Até porque entre as vítimas do Hamas ainda tem 6 americanos e 5 europeus em poder só Hamas.

    Responda
  3. Maria de Felipe Martinez

    O quartel geral do Mossad e o comando geral do exército do estado não nomeado encontram-se em prédios em meio a áreas civis densamente povoadas. Ambos possuem bunkers subterrâneos. Se fomos seguir a lógica do articulista, esse estado usa escudos humanos e seus mandos se escondem em túneis? FSP, não tem ninguém um tantinho mais isento para cobrir essa área?

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Comparação esdrúxula. Os quarteis israelenses não ficam em zonas civis. Os serviços de inteligência sim, como a CIA, MI6, FSB, DGSE etc, o Mossad fica em área civil.

  4. Denise Ambrosi

    Netanyahu fala sozinho na ONU e esse jornal não diz uma linha. Até Jornal Nacional da Globo noticiou isso

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Falou a todos que não apoiam grupos terrorista, ou seja, falou para a maioria

  5. jane Ventury Leal

    Netanyahu com sua agressividade militar de auto preservação ,não negociou nem um refém nesse um ano..Não fez um movimento de minimizar danos alheios ,nem pelos seus .Quarenta mil palestinos e agora inúmeros libaneses são trucidados em nome de uma guerra de auto sobrevivência política.Grupos terroristas vão pipocar com outros nomes.Esta semeando um ódio apocalíptico para além do OM.Brasil precisa retirar os libaneses urgente//.Matar os “escudos” civis de grupos terroristas não isenta a culpa .

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      São mais de 15k de brasileiros com nacionalidade libanesa. A maior fora do Líbano. O itamaraty tem que agir. Ou vai só olhar os mortos .

  6. Rubens gonçalves

    Benjamin Netanyahu deu ordens para o comando geral das idf para matar o líder do hesbolah em Beirute. Que estava em um bunker debaixo de um prédio residencial. Não sobrou nada. Só não foi.confirmada a morte dele. Imagino como ficou os restos mortais de quem ficou no edifício.

    Responda
  7. Marina Gutierrez

    Boletim diário para influenciar a opinião pública em vez se informar. Esses boletins podem ser confundidos com as declarações/ "press release " do governo que voces sabem quem é...

    Responda
  8. Josimar Soares

    O Gênio Cidah Netanyahu tinha que ter sido parado quando decidiu varrer a palestina. Ninguém fez nada. Agora acena para a ultra direita e quer ser o xerife do oriente médio. Mas foi vaiado e abandonado na ONU. O que não o impede de continuar seu trabalho de ex termi nion.

    Responda
  9. Milton Nauata

    O bicho homem tem o espírito guerreiro, sempre foi assim, não importa as dores q causam, o q importa é a ambição pelo poder, o gosto pela conquista, a submissão dos seus inimigos, impor a força a sua vontade. Os líderes poderosos de plantão sempre tiveram os seus fieis seguidores, pouco se dão ao q fazem, digam ou causem. Qto mais estúpidos, insanos ou sanguinários seguidores não faltam, essa é a essência humana.

    Responda
  10. Maria Sylvia de Albuquerque Maranhão Pereira de Sousa

    Um bunker "sobre (SIC!) prédios residenciais". Que analfabetismo.

    Responda
  11. Gilberto Rosa

    Outro dia vi um vídeo interessante, quem manda? Na Alemanha da segunda guerra, não se podia falar mal do partido nazista, na União soviética do partido comunista, nos eua de I. Eua envia bilhões em bombas que estão matando milhares de civis e depois dizem que estão tentando resolver o conflito.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Gilberto Rosa, alem disso vários políticos corrombidos pelo lobby pro I. estao trabalhando hora extra para criar leis e prender que critica o geno e o cidio.

  12. valdonir estivalet teixeira

    Só aumenta o direito a defes, e eu se fosse palestino, homem humanista, e de paz pertenceria a um grupo de resistência. E estaria tranquilo, já que até ONU na resolução 3103 de 1973, autoriza todas as formas de luta contra colonialismo, inclusive a ação armada.

    Responda
  13. DANIEL ROUSSO

    Depois de tanto tempo sob ataque do Hezbollah, estava mais que na hora de Israel procurar dar um basta!

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Seguinte; Israel desobedece todas as resoluções da ONU. Fez vistas grossas para a invasão de 9 de outubro para ter desculpa para exterminar um povo. Sempre teve planos de ocupar todo o território Por que ocupa a Cisjordânia se não há lá Hesboloah nem Hamas. São idênticos a certo austríaco que usava um bigode ridículo. Os 2 são vergonha para a humanidade.

  14. Gilberto Rosa

    Já não gostava do Guga Chacra, reporter medíocre, daqueles que só lê Nyt e repete a visão americana de tudo, mas ontem me deu ansia vendo ele defender I. e passar por cima de toda barbárie, nenhum pingo de sensibilidade com as milhares de crianças e mulheres que estão sendo mortas, alejadas, fora olhos arrancados de centenas de civis com o ato terrorista dos pagers. Nunca mais vou olhar para o Chacra sem lembrar que ele faz parte da imprensa marrom.

    Responda
    1. alderijo bonache

      UM CARA DE FACÍNORA.

  15. Cesar Costa

    Aos descontentes com as reportagens do articulista recordo que a FSP não é a Aljazeera. Também gostaria de saber se eles estariam dispostos a serem utilizados como escudos humanos? Um dos assinantes disse que isso é o argumento “bom sense”. Fotos distribuídas pela imprensa mostram plataformas com mísseis na sala de jantar de uma casa. Não podemos deixar a ideologia ou ódio interferir em nossa capacidade de análise.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Cesar Costa, publique o nome da imprensa que distribuiu essa foto que voce viu.

    2. Marina Gutierrez

      E que imprensa é essa, Cesar? O governo de I. nao permite jornalistas independentes em Gaxza e na Cis- jordania, os únicos jorrnalists que o governo de I.permitem entrar tem que se juntar aos soldados do I D F e tudo o que escrevem tem que passar pela censura antes de ser publicado. Publica o nome da imprensa onde vc viu essa foto.

    3. Dagmar Zibas

      Escudos humanos? Isso dizem os que bombardearam? Quem confia nas palv4ascdeles? São uma vergonha para a humanidae4. Tal qual um certo austríaco q usava um bigode ridículo

  16. Gilberto Rosa

    Intercept descobriu que Nunes pagou mais de meio milhão de reais a uma locadora de apenas um carro velho. Um absurdo que a Folha vergonhosamente esconde, afinal, foi paga por Nunes para dar apenas notícias positivas, como o interceppt também já denunciou.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Para que apoiou a ditadura ....

    2. Dagmar Zibas

      Pois é... a Folha, além de se submeter ao lobby poderoso $ de um certo pais, censurando comentários q dão nome aos bois e minimizando o genocídio, tb faz qq negócio para evitar q a esquerda chegue ao governo. Até apoiar o corrupto das creches.

  17. Lucio P S

    Quem leu a matéria pulou a parte que antes o Hezbollah lançou foguetes e mísseis contra Israel? Que os Houthis atacam navios no mar vermelho e lançaram um míssil de longo alcance contra Tel Aviv e mísseis e drones contra americanos? Que o Hamas não devolverá 64 reféns (eram 251 e 1200 foram mortos em Israel em 07/10/23) que “talvez estejam vivos? Qual a sugestão? Negociar com terrorista que abertamente defendem a extinção de Israel e de todos os “infieis”?

    Responda
  18. Vilarino Escobar da Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Nelson de Paula

    Se ficar sabendo como pensam os fanáticos do hamas, do hezbollah, do talibã, da al-qaeda, o brasileiro mais crítico vai admitir que aqueles que oram para pneus são uns sábios.

    Responda
  20. Wilson Rossi

    Alvo era o QG? Mentira, outra vez, o objetivo é aterrorizar a pop. indefesa.

    Responda
    1. gisele sterenfeld

      O mais interessante é que a população libanesa é do Irã comemora a morte do Nasrallah e você aqui se acha no direito de julgar os atos de Israel! Até parece que é especialista em Oriente médio

    2. Rubens gonçalves

      O prédio residencial foi reduzido a po. Quem estava lá foi pulverizado. Se o comdante do hesbolha estava lá já era. Assim age os is ra hell.

  21. DANIEL ROUSSO

    Para um cessar fogo é só o Hezbollah parar de disparar projéteis contra Israel e cumprir resolução 1701 retirando-se ao norte do rio Litani - simples assim. Aí o Líbano poderia aproveitar e exercer soberania sobre o seu território.

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Para um cessar fogo bastava parar de tru cidar civis pala tinos. Essa era a única condição, nenhuma outra. E para os retorno dos reféns, bastava trocá-los pelos reféns pal tinos que são mais de 10.000. Ha 68 mortos pala tinos mortos sob tortura no campo de concentração de Sde Teiman, que nenhum jornalista pode visitar. Assim como I não permite jornalistas internacionais em Ga Za. Mas calma, temos ao IG retransmitindo as notícias de I.

    2. Marina Gutierrez

      Favor ler meus comentários de baixo para cima, para melhor entender. Esqueci de acrescentar que o tal estado tem 12 meses para cumprir essa últilma resolução.

    3. Marina Gutierrez

      "Com uma votação registrada de 124 nações a favor, 14 contra e 43 abstenções, a resolução pede que o tal estado cumpra o direito internacional e retire suas forças nilitares, cesse imediatamente todas as novas atividades de assentamento, evacue todos os colonos nas terras ocupadas e desmonte partes do muro de separação que construiu dentro da Cis-jordânia ocuupada."

    4. Marina Gutierrez

      Por falar em resolução quando o governo do tal estado vai cumprir as dezenas e dezenas de resoluções impostas, a última delas foi aprovada dia 18 de set. de 24 por 124 países a favor e 13 contra.

    5. Dagmar Zibas

      Fake. É terrorismo. Tente justificar os pagers que explodiram nas mãos de civis e até crianças. Nenhuma diferença de seus algozes alemaes do século 20.

  22. Graça Almeida

    É preciso nomear a causa maior do desequilíbrio e tragédias no Oriente Médio? Tudo planejado para fazer dos povos escravos submetidos a um único poder. Que opção eles têm?

    Responda
  23. reinaldo ramos

    Esses anti cristo tem corpo fechado ou o grupo libanes so atira traques. Não aprece nenhuma baixa do oponente.

    Responda
  24. DANIEL ROUSSO

    Am Yisrael Chai, Kadima Israel!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      " Cheerleader" do genecidio.

  25. Edgar Alves

    Um absurdo esse estado terrorista de israeli ainda não ser parado pelos demais países. Não tenho dúvidas que eles são o mal do mundo. Promovendo um genocídio e um terrorismo sem precedentes. Esse estado terrorista e criminoso precisa ser combatido. Poderiam Rússia e China dar uma resposta. Até quando inocentes e indefesos irão falecer? O Deus deles é o satã... A justiça final ainda vai agir nesse mundo. A grande imprensa finge que não vê. Nenhuma crítica ou indignação contra estas barbaridades.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Que bom que você não tem dúvida nenhuma. Pensa que sabe, mas não sabe nada!

    2. Guilherme Nobre Souto

      Agora você nos diga, quem pode com o sionismo?

  26. Rafael Gallina Delatorre

    Esse argumento de usar escudos humanos, endossado pela nossa imprensa, é muito non sense... Descaramento total... Como podem levantar esse tipo de argumento? Usar isso pra legitimar ataques e perdas essencialmente civis é de uma brutalidade sem sentido... E agora querem invadir o país, e ninguém vai fazer nada? EUA vão continuar legitimando isso? As eleições devem estar deixando o pessoal de rodilhas...

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Mais dinheiro e armas são as providencias de ontem.

  27. JOSE CAMPOS

    Se o governo do "povo que se diz escolhido por deus" sabe que o inimigo usa inocentes como escudo humano e mesmo assim realiza ataques que vitimizam esses inocentes, é tão terrorista quanto!

    Responda
  28. Cesar Costa

    Uma pergunta aos assinantes defensores do Irã, Hamas, Hezbolah e Houthis: vocês topariam ser usados como escudos humanos? Vivem dizendo sobre as mortes de mulheres e crianças como realmente se importassem. O que gostam mesmo é destilar seu ódio diário, será que já fizeram alguma oração para esses civis inocentes que morreram? Se preocupam com a guerra no Sudão, com o Boko Haran e Al Shabab sequestrando meninas de 12 anos para serem suas escravas sexuais? Hipócritas!

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      O problema da sua argumentação é que essas guerras que você nomeia não estão sendo diretamente financiadas e alimentadas pelo ocidente dito civilizado e que os que combatem o colonialismo e expansionismo de I não tem politicamente nada a ver com os grupos mencionados. E como dizer que os católicos irlandeses são terroristas por causa do IRA e que os vascos espanhóis merecem ser exterminados por causa do ETA. Como dizer que I representa a todos os ju deus o que, felizmente, não é verdade.

    2. Denise Ambrosi

      Essa estoria de escudo humano é balela. Ninguém acredita nisso.

    3. Rubens gonçalves

      Você quer justificar o genocidio? Citando outro?

    4. Rai Giovanni

      Irretocável...

  29. Lis P F

    Quem procura sempre acha

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Infelizmente, quem tem procurado destruir todo um povo e ocupar todo o território, exterminando milhares de mulheres e crianças. desafiando resoluções da ONU, ainda não achou o castigo que merece. Mas a História irá registrar que em nada diferem de seus algozes do século 20. Duas vergonhas para a humanidade.

    2. NIvalde Castro

      Lis Safra, quem procura o que? avançar sobre os territórios pales tinos desrespeitando inúmeras resoluções da ONU

  30. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Enquanto usarem escudos, civis morrerão por causa de quem os usa.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A comunidade libanesa fora do Líbano e aqui no Brasil. Só em foz do Iguaçu são milhares. Eu acho que vc não se importa muito com a morte de civis. O hesbolha é uma milicia armada como no Rio de Janeiro e outros estados. Não é matando todo mundo que esse problema pode ser resolvido.

    2. Dagmar Zibas

      Ninguém prova q eram escudos Há só a palavra dos assassinos. Vergonha da humanidade.

    3. NIvalde Castro

      Luiz, os dois brasileiros que foram mortos eram escudos? Acorda Luiz

  31. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    A reação de Israel, e pesada. Mas, quem se esconde em áreas civis?

    Responda
  32. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Quem iniciou isto? Quem pratica terrorismo no mundo?

    Responda
    1. IVAN MATHIAS FILHO

      O início foi em mil novecentos e quarenta e sete.

    2. José Roberto Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Quem sequestrou?

  33. Josue Oliveira

    Engraçado, culpam as populações de Gaza e do Líbano pelos terroristas. Mas quando lsreI pratica genocíduo não se pode nem citar o povo jubeu.

    Responda
  34. SAMYR AUAD

    A mesma farsa, as mesmas mentiras, a mesma propaganda, as mesmas armadilhas discursivas utilizadas para dizimar G aza agora requentadas para estender o genocídio ao Líbano.

    Responda
  35. roberto cardoso

    É antigo testamento na veia. Jesus até tentou, mas com ajuda de todos, pouco conseguiu. Lá a guerra está no início. O Brasil com tanta teóloga, religiosa e coisa tal, está indo rumo a teocracia do Irã e quiçá do Paquistão.

    Responda
  36. Luiz Reichmann

    Esse quer ver o circo pegar fogo sim, e tudo em volta!

    Responda
  37. Wilson Rossi

    Do rio ao mar.

    Responda
  38. Luiz Reichmann

    Difícil compactuar com Israel e Rússia! Independente, Criam o mau de forma consciente, e após as reações, insinuam como se fosse estranho a eles, para combate-lo...

    Responda
  39. raul neto

    O dia que a Folha de São Paulo parar de se intrometer no conflito do oriente médio, teremos a paz mundial. É a conclusão a que cheguei lendo os comentários aqui.

    Responda
  40. Genésio Marcelino

    Esse demônio Bibi, certamente será o pivô da terceira guerra mundial.

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Na hora em que ele acertar o calo errado, estará feito ,,,,sta.

  41. Ivo Broeing

    Terrorista covardes que usam de escudo a população de gaza e do Líbano, e matam civis homens, mulheres e crianças sem nenhuma distinção. Que o ocidente se livre destes covardes e ajude o Líbano e Gaza a se re erguerem livres de fanáticos radicais e independentes

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Rubens ja estive no libano, siria, ira entre outros, falando do libano uma grande maioria da população e contra o hezbollah que tem apoio de menos de 35% da população, a maioria xiitas, a grande maioria e a favor de israel inclusive a grupos sunitas e cristãos que estão em guerra hoje dentro do libano contra o hezbollah, ser a favor do hezbollah e ser contra a maioria dos civis libaneses

    2. Rubens gonçalves

      Já visitou os países muçulmanos.? Morar nos eua e fácil para quem é livre e tem o grean card. Mas se vc não tem dinheiro vai lavar banheiro ou colher frutas como os imigrantes mexicanos. Usa go home.

    3. Gilberto Rosa

      Ivo fala tudo certinho para desumanizar as vidas eliminadas, 15 mil crianças em Gaza. É a mesma farsa que usaram para justificar o que aconteceu no Iraque. Esta tudo desculpado quando a barbárie é praticada pelos seus. Desde 48 eliminando e expulsando palestinos, mas se conlocando como completas vítimas, até quando usam pagers para arrancar os olhos de centenas de inocentes, eliminando e mutilando crianças.

    4. IVAN MATHIAS FILHO

      Os pallestrynos têm cidadania? Entretanto vivem em um território ocupado. Trabalham em nas obras de vocês mas não têm cidadania. Isso é democrático?

    5. IVAN MATHIAS FILHO

      Democráticos com quem? Guantánamo foi democrático? Não seja hi pô krita

    6. Ivo Broeing

      Claro que é, ja fui em 28 paises alem de ja ter morado nos usa, os países livres e democrsticos terão sempre meu apoio quando fizerem o correto e minhas criticas quando errarem, neles existe liberdade, você não e morto e perseguido por criticar ou ir contra quem esta no poder. Sou cidadão do mundo, sou livre, posso viver onde bem entender

    7. IVAN MATHIAS FILHO

      O ocidente já tentou se livrar de vocês, lembra-se? E não foi apenas uma vez. Você acha que a direita americana é amiga de vocês? Não se iluda.

    8. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Este seu gasto argumento de que usam civis como escudo , faz parte da propaganda massiva e mentirosa de Is rhel para justificar sua gana de poder e ampliação territorial. Vá viver num lugar que vc não pode ter porto, ter aeroporto, tem controle de quem e quais mercadorias podem entrar., um País que já foi próspero e moderno. Como vc acha que os jovens lá se sentem? Têm que ser amiguinhos do invasor? Não subestime a nossa inteligência e nosso conhecimento da história. "Do rio ao mar".

    9. Ivo Broeing

      O quão doente ideologicamente e quem usa falsa equivalencia entre um grupo terrorista que busca atacar civis e mulheres e criancas por serem vitimas fáceis e desarmadas para promover o terror na população que quer atingir e evita os soldados e combatentes pois são covardes , com quem contra ataca estes terroristas de forma direta e especifica , terroristas esque usam a população do territorio que parasitam como escudo e acabam gerando mortes de civis palestinos e libaneses como dano colateral.

    10. raul neto

      Verdade, essses comandados do Netanyahu são uns terroristas covardes que matam civis, crianças e mulheres sem nenhuma distinção.

  42. Vicente de Oliveira Sampaio

    Viva Israel!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Álhah ak bar

    2. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Moço, não vem passar vergonha, pelo menos argumente

    3. Natália Molina Romano

      Viva os assa-ssinos de criança! Ma-ta mais, Is-rael! 40 mil crianças tá muito pouco.

  43. Eduardo Galvao

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  44. Eduardo Galvao

    Enquanto isso o mundo árabe está silenciosos para a grande humilhação sofrida perante ao ocidente. São armas ocidentais pronta para esxterminar. O povo ocidental está completamente seguros humilhando a China, a Rússia. Não quero falar do Irã... Em todos os países árabes tem bases americanas para deixar patente que a vida desse povo não significa nada para o Ocidente.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Quem pratica terrorismo no planeta?

    2. Ivo Broeing

      O mundo Árabe se humilhou pôs revolução islâmica, abracando o radicalismo e a intolerância, só no Ira mais de 400 mulheres mortas só por usar da maneira errada o véu islâmico apos a revolução, fora as milhares que pegaram 10 anos de cadeia por esta banalidade, a vida de mlheres e de quem tem outra visão do mundo não tem valor algum para os radicais , o mundo árabe era outro antes da revolução

  45. Marcos Medeiros

    I está fazendo o que fizeram com eles, chega.

    Responda
  46. Eduardo Galvao

    Enquanto isso o mundo árabe estão silenciosos para a grande humilhação sofrida perante ao ocidente. São armas ocidentais pronta para esxterminar. O povo ocidental estão completamente seguros humilhando a China, a Rússia. Não quero falar do Irã... Em todos os países árabes tem bases americanas para deixar patente que a vida desses povos não significa nada para o Ocidente.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Os Árabes e muçulmanos são desunidos desde as épocas das colonizadores europeus. Não imaginam a força que tem em serem 1 bilhão de habitantes no planeta.

  47. ARI JOSE ANTONIA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. raul neto

      Condenável é sua escrita.

    2. Marcos Medeiros

      Gado inútil, muuu.

  48. Matheus Battistoni

    Blitzkrieg

    Responda
  49. Alexandre Oliveira

    Chega a ser irônico ler na matéria "o chefe do grupo fundamentalista". E o outro que esteve em Nova York hoje fazendo discurso é o que? Chefe de um Estado terrorista!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Chefe do estado terroirist com orçamento infinito pago pelo contribuinte norte-americano, cuja maioria não tem seguro saúde e precisa se individar se sofre alguma doença cujo tratamento custa caro.

  50. Evaldo López Zilio

    Este conflito não começou em 07/10/23. Em 1948 foi criado o estado de Israel em território palestino, quando grupos terroristas sionistas afugentaram parte da população palestina, que não pôde voltar e virou refugiada. Quem não fugiu, virou cidadão de segunda categoria em Israel. Em 1967 Israel ocupou a Cisjordânia e Gaza, e desde então implantou um regime militar e apartheid nestes territórios, que quer incorporar. Gaza era um campo de concentração desde 2007.

    Responda