Muniz Sodre > Irrelevância social de uma plataforma digital Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É um ponto interessante. Por um lado, meios tradicionais como jornais e TV, ganham com a ofensiva contra aplicativos como o X. Mas por outro lado tem aquela advertência do Brecht: se você não protesta agora, quando levam teu vizinho, não haverá quem te defenda quando vierem te pegar.
Perfeito. Um dos problemas do celular é que ele, assim como o cigarro, é um vÃcio que se carrega no bolso.
Bom artigo, radical em alguns momentos. Porém o cerne da questão é a censura - se o autor analisasse muitas das mensagens questionadas pelo ministro Moraes notaria o exagero daà a censura. Todavia mensagens censuradas não deveriam implicar em perfis censurados - chama-se isso de censura prévia que foge ao arcabouço das leis.
Sem dúvida que nenhuma rede social é necessária. Mas todas são produtos oferecidos à população, que deveria ter o direito de escolher entre acessar ou não. Vejam o "free speach" a respeito da leitura da revista "Hustler" no filme "O povo contra Larry Flint"
E um troço quase descartável. E muitos hiddiotas fizeram muito barulho por isso.
De fato o senhor tem razão, uma interessante visão que na verdade retrata não só a bloqueada plataforma, mas o sistema todo, e ainda vemos posicionamentos não de debate, mas sim de falas isoladas em contextos mais isolados ainda, sem nexo nenhum com o real propósito desta reflexão. Obrigado por compartilhar qualidade em quantidade.
O povo da Venezuela tá precisando de ajuda
Que podemos fazer pelo povo venezuelano se não conseguimos amparar quem mora na rua em nossas cidades? Quanta onipotência.
Numa frase só duas considerações interessantes: 1 - O que tem a ver a sofrida Venezuela, sofrida tanto por Maduro, como por Corina, (não tem bonzinho naquela história), como o que se discute no texto. 2- que capacidade temos de ajudar o povo da Venezuela? Não conseguimos fazer nada por moradores de rua de nossas cidades.
Socorro kkkkkkkkk
Substitua X por Folha. Dá na mesma!
Quanta imbecilidade
Deu um nó na cabeça, hein…
O que há de imbecil no texto?
só serve para a extrema direita disseminar mentiras, e incentivar crimes
Muito boa reflexão. A grande maioria do povo, usuário de celulares, não está interessado nessas plataformas, exceto Whatsapp e talvez Facebook.
O mundo mudou, caro repórter! Liberdade de expressão se estende além do campo do jornalismo tradicional. O X é uma plataforma de debate público e isso faz bem a um paÃs que se diz democrático.
Debate? É permitido discordar de Musk? Pode-se dizer que ele está errado, quando afirma que seu filho morreu por se identificar como filha?
vocês confundem liberdade de expressão com crimes, ou vice versa
O debate comandado pelo algoritmo, robôs e perfis fakes. Aà chega na eleição isso não vota ficam achando que foi fraude. E no caso do X nem disfarça, há interferência do dono explÃcita.
Filhão, rede social e nada é a mesma m. E debate sério se faz ao vivo. Deixa de ser bobinho e infantil. Essa m vai acabar e não vamos sentir falta. Vc vai. E só vc
A gente percebe que a Folha está sendo tomada pela extrema direita pelos comentários dos leitores. O professor universitário vira jornalista militante de esquerda. O seu curriculo, sua mensagem, não importa. Tem que ser massacrado nesta ágora do ódio. Uberizaram a carreira dele. Com certeza todos fãs do Gustavo Lima, do Pablo Marçal e de muitos mais, idi otas como. Ladeira abaixo
Eis por que estou tentando "desassinar". É difÃcil!
Desde o ensino Médio todo “X” perdeu a relevância para mim, a não ser que integre alguma palavra. Sempre estive fora desse pequeno mundo aÃ, com esse ou outro nome, pelo qual se digladiam furiosamente.
Eu também. Nessa barafunda só participo do zap. Participo de poucos grupos, três profissionais e um enorme, onde estamos, eu, minha companheira e nossa filha.
Parece um taxista falando mal de aplicativos de transporte.
Que nó na cabeça, hein!
É lamentável ver jornalista defendendo medidas estatais que limitem a informação. O interesse por trás disso é voltar no tempo em os jornalistas tinham o "monopólio" da informação e, por conseguinte, da pauta. Favorece a esquerda (posição do autor) que tem maior domÃnio na midia tracidinoal.
São medidas judiciais (medidas estatais dão a impressão que são polÃtica de governo). Cobram responsabilidade pelo que é dito e escrito, exigida desde sempre da mÃdia tradicional.
O autor não condenou todas as redes. Ele lembrou, com muita elegância, que as redes tem que seguir leis no paÃs. Issso foi ofensivo para um senhor, filho branco do Aparthid Sulafricano, que disse: "Podemos dar golpe onde quisermos. Acostumem-se com isso." Sua onipotência foi questionada pelo meu careca favorito.
Não amola. Acabou isso. Ótimo
Marcos Sanches , conta para nós todos como é a vida na terra plana. é verdade que uma caravela, quando se afasta da costa, continua a ser vista ao longe? há um abismo, abissal, nas extremidades? conta !
Fora militante
O que é militante?
Censura como sempre
Ainda bem. Kkkk. Calar vcs é uma benção. E ver vcs desesperados é uma delÃcia.
Você deve ser aquele que usa a plataforma para polÃtica e fofoca. Uma pena.Para comunidade cientÃfica não é bem assim. Cresça intelectualmente.Provavelmente você não passa de um militante sem relevância nenhuma.
Você não tem ideia de com quem está falando, não é, robot?
Safra "a militante" chamando os outros de militantes. Só rindo.
Misericórdia! A senhora não pode estar falando sério. Eu gostaria de "des-ler" o que a senhora escreveu. Se possÃvel, eu mesma apagaria esse seu comentário, por misericórdia.
Quando eu fumava, o vÃcio me fazia acreditar que não poderia viver sem o cigarro. Com o Twitter algumas pessoas sentiram a mesma coisa, até perceberem que o condicionamento pode ser quebrado rapidamente. Alguns fizeram a besteira de substituir uma droga por outra, outros fizeram um detox completo. No Reino Unido a população decidiu por conta própria abandonar o X depois do surto de cólera e ódio patrocinado por Musk. O Brasil deveria aprender com isso e fazer o mesmo, mesmo quando desbloqueado.
Pra você desocupado talvez nada tenha atingido.Para quem usa para pesquisa cientÃfica foi lesado sim. Você deve usar pra polÃtica e fofoca
Que comentário despropositado...
Haja misericórdia! A senhora insulta um professor emérito, acadêmico, intelectual, escritor, de 81 anos de idade, com os adjetivos "desocupado" e "fofoqueiro"? A senhora, que considera a plataforma X uma fonte para "pesquisa cientÃfica", não sente nem uma mÃnima vergonha de escrever isso?
Todo mundo sabe que o X é uma fonte fundamental para a pesquisa cientÃfica. Algum brasileiro vai deixar de ganhar um Nobel por culpa do Moraes (SQN).
Professor, valeu! O seu artigo é muito bom!
Quem diria: fomos da janela psicanalÃtica da/para a alma a um buraco da alma. Há uma fratura exposta no sentido de ser.
Em relação à s redes sociais e demais veÃculos de comunicação foi criada jurisprudência. Serve de norte para todos.
E mostra algo que, nós brasileiros destestamos, existe lei no paÃs. O Hino nacional poderia ser um funk carioca: "Nóix não é fora da lei, porque a lei quem faix é nóix" Caprichei no sotaque carioca.
A suspensão do x serve como balizador de q é possÃvel comparar coisas importantes, fazer correções de rumo e voltar aos trilhos de maneira mais respeitosa e civilizada. Se sair dos trilhos novamente já sabe q vai haver ajustes. É muito educativo isso, em todos os sentidos.
Perfeito: "esses dispositivos (X) são menos necessários do que se querem vender." E foi importante abrir a janela ao mundo para mostrar a toxidade do Musk. Não vale 'meio pequi roÃdo'!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Irrelevância social de uma plataforma digital Voltar
Comente este texto