Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giovanni Bruno

    Ao criticar os salários dos CEOs, Lula não consegue entender que eles só conseguem ganhar mais primeiro pela posição que ocupam e segundo porque quanto mais lucrativas, mais as empresas pagam bons salários. Todos querem bons salários, mas sem qualificação e sem lucro real, resta a canetada. É por isso que os salários só devem ser reajustados se o PIB crescer de maneira equivalente. É isso que o professor tentou explicar. Lamentavelmente, pelo nível de vários comentários, ninguém entendeu…

    Responda
  2. João Leite Leite

    Essa ideia de que é o salario mínimo que faz aumentar a inflação não é do Lula, é dos economistas. A começar por Delfim Neto. Que desvinculou o salario mínimo dos demais salários que podiam brigar para recuperar as perdas com a inflação. É a política do leninismo. Quanto mais tira deles mais eles gostam da gente.

    Responda
  3. WAGNER NEGREIROS

    Para não ter inflação, então podemos deixar as pessoas com um salário que não consegue entregar o mínimo pará a sobrevivência?

    Responda
  4. RILER BARBOSA SCARPATI

    E o cara se vende como cientista...alguém deveria escrever um artigo na Folha só juntando as pérolas desse colunista. A produtividade dos CEOs que ele defende é aquela do Tallis Gomes, aquele do Deus me livre mulher CEO.

    Responda
  5. José Cardoso

    Talvez elevar os salários dos trabalhos mais desqualificados ajude a melhorar a produtividade. O investimento em automatizar o setor de embalagem numa fábrica por exemplo, economizando mão de obra, tem maior viabilidade se essa mão de obra encarece.

    Responda
  6. Rubens Vinicius Rocha

    Estes dogmas da economia não conseguem torná-la uma ciência exata. Acho muita mais inflacionaria a política econômica atual que privilegia o ganho de capital e deixa de tributar o rentista . Acho um despropósito a isenção de tributos sobre os lucros derivados de dividendos .

    Responda
  7. Eliaquim Almeida

    A ideia de que salário do trabalhador causa inflação é uma teoria preferida dos conservadores. Mesmo quando não há inflação, eles gemem. Haja cegueira ideológica!

    Responda
  8. ROSANGELA SILVESTRIN

    Inflacionário mesmo é a logística deste país com distâncias imensas e não tem ferrovias de norte a sul. Só construíram para levar minério para os portos,beneficia os comodites, coisa que só empobrece o povo e degrada o meio ambiente. E as estradas com pedágio caro e outras intransitáveis. No sul levamos 2h e meia para andar 90 km. Isto é custo. Isto é inflação.

    Responda
  9. João Leite Leite

    Todo trabalhador precisa saber que o salario mínimo não é essa merreca que o governo paga. Essa é apenas uma pequena ajuda de custo. O salario mínimo legal que está na constituição está valendo R$6.642,00. Até médicos e engenheiros recebem menos de um salario mínimo e tem que pagar 60% de impostos e pagar escolas e planos de saúde porque a saúde pública e o ensino é de péssima qualidade.

    Responda
  10. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Duas questões pro decoreba de gráfico: 1- todos que têm sua atualização salarial, com base no aumento do mínimo, são sem qualificação? 2- qual é a base empírica pra se dizer que o aumento da demanda advém do aumento do mínimo?

    Responda
  11. Afonso Galvão

    Então o governo Lula está estressando o mercado e os mais ricos. Essa é uma excelente notícia num dos países mais desiguais do mundo. Por isso votei no Lula!

    Responda
  12. CLODOMIRO LACERDA

    Sugeri que o valor do salário mínimo não se justifica diante da produtividade dos trabalhadores ordinários, mas os altíssimos salários dos CEOs se justificam é cruel e uma tolice, pois sem base em boas evidências. Essa grande diferença de salário é coisa recente; é menos comum nos países mais desenvolvidos; e há fartos exemplos de grandes salários com resultados catastróficos.

    Responda
  13. Antonio Silva

    A percepção de que o governo atual está estressando os muito ricos, mexeu com Dr Samuel, que reagiu forte, foi cético com educação pública, sugeriu apertar o salário mínimo, legislação trabalhista , sindical e reduzir os abonos IR de despesas médicas da classe média. Para o andar de cima nada.

    Responda
  14. Luís Costa

    Os economistas ouvidos pela FSP devem ser pagos diretamente pelo pessoal da Faria Lima!

    Responda
  15. MATILVANI MOREIRA

    Uma forma de alterar a desigualdade, a longo prazo, é por meio da escolarização de qualidade da população. Então nos preparemos para não dar certo! Impossível escolarização de qualidade com essas universidades, faculdades e cursos EAD, que ganham muito e pouco ensinam! Como aprender com qualidade se quem ensina não a tem?

    Responda
  16. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    O salário mínimo é inflacionario? É a proposição da nova versão da escravidão? Um desrespeito à sociedade brasileira.

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Foi explicado acima, se não entendeu então realmente a escolaridade precisa aumentar mesmo.

  17. IFOFI FILHO

    Putz, começar o dia com uma matéria besta dessa... O cara é doutor e não entendeu nada até agora. Ou entendeu e é só dor de cotovelo mesmo.

    Responda
  18. Antonio Silva

    O analista da grandes rendas foi cético com a educação, sugere aperto no salário mínimo, legislação sindical e trabalhista, para andar de cima para não ficar de fora apenas eliminar o reembolso dos gastos de saúde, faz sentido

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Se ele não for da elite, deve ser seu escravo, usado por ela como se dela fizesse parte, só para defendê-la.

  19. Humberto Giovine

    O que o autor da matéria não vê ou omite, é que os juros são a causa e objetivo daqueles que atores econômicos improdutivos, que com o seu aumento, causam maiores danos à economia do que o aumento do salário mínimo.

    Responda
  20. ROBERTO SILVA

    A vida é igual ao Xadrez, quem faz o L são os cavalos.

    Responda
  21. Marcelo Carneiro da Rocha

    É que que nem ler a Folha … não precisa mais pra que estressar ? Melhor ler um livro.

    Responda
    1. jose silva

      t c h a u!

  22. Alexandre da Rosa Pellizzon

    Desemprego a 6,6% , menor da história pro mês de Agosto! Pib crescendo acima de 3% no ano e inflação dentro da meta, em torno de 4,5% ao ano. Que stress é esse? Que xou da imprensa é esse?

    Responda
  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    Tolices, tolices, nada mais que tolices. O que causa a inalação é o aumento do consumo, sem que o mercado especulativo aumente a oferta. Produtos e serviços escassos, que pressionam a inflação devem investir mais como capital produtivo, e menos como especulativo que não produz nada. Outra medida é a importação. Hoje sobram reservas, que não haviam no tempo de criação do Real.

    Responda
  24. Bruno Lourenço Barbosa

    As incríveis vontades e forças sobrenaturais do mercado sempre infalíveis e perfeitas. O Mercado é uma santidade

    Responda
  25. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Mata logo os pobres.

    Responda
  26. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Se o salário mínimo é inflacionário, imagina o que seria um salário decente.

    Responda
  27. Cristiano Penteado

    O que me estressa é boneco de ventríloquo da Faria Lima.

    Responda
  28. Bruno Sebastião Neto

    Se os números positivos que a economia tem apresentado desde inicio do governo estressa a economia, quero o lula estresse mais ainda ,para desespero dos negativistas !

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Os números da dívida pública em relação ao Pib não são nada positivos.

  29. Gilberto Rosa

    Temos que parabenizar o calunista Samuel por produzir o melhor esgoto do mês na Folha, conseguiu ultrapassar todos limites, deve ganhar uma plaquina de funcionário do mês das mãos do bilionário banqueiro parasita de juros e dono da Folha pelo feito. Haaaaaja paciência.

    Responda
  30. Raymundo Itareru

    você estressa os leitores para ganhar um dinheirinho dos especuladores

    Responda
  31. Hercilio Silva

    Já é um avanço reconhecer que o modelo aqui provocou desigualdade acima da média.

    Responda
  32. Fernando José Sanchez de Aquino

    Interessante… “estressa a economia”… kkkkk… o que estressa a classe dominante é o risco de ganhar menos

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      esse daí é mais um 'economista' de opinião, nunca vi um professor de economia escrever na mídia cana|lha

  33. João Carlos Oliveira Marques

    "O salário dos executivos são rendas produzidas pelo funcionamento do mercado, o salário mínimo foi aprovado no congresso." Será que no meio dos executivos, cujas "rendas são produzidas pelo funcionamento do mercado", tem alguém do agro? Caso haja, a renda deles não tem nada a ver com os dois últimos planos safras (os maiores da história), aprovados no congresso? O plano safra é inflacionário? No geral o texto é bom. Minha humilde discordância é só com esse trecho.

    Responda
    1. Alexandre da Rosa Pellizzon

      Povo do agro ama uma bolsa "esmola" que pra eles é bem gorda! !Bilhões em subsídios nos empréstimos e ainda têm desconto em impostos pra comprar carrões de 1 milhão que nunca rodam numa fazenda! Mas odeiam a bolsa dos pobres, o bolsa família!

  34. Mario Henrique Furtado Andrade

    "A elevação do salário mínimo pressiona a demanda e, quando a economia se aproxima do pleno emprego, é inflacionária". Agora entendi, tem que reduzir o mínimo que beneficia desqualificados e turbina os programas sociais para daí reduzir a demanda. Vamos também torcer para baixar o nível de emprego porque daí sim a inflação vai baixar. Não tem nem lógica. O que é um sujeito comprometido com o mercado. E que também não tem nem medo errar. Para estes, quanto pior melhor.

    Responda
  35. José Bueno

    É só falarem em pagar melhor os professores que "o mundo cai abaixo", contra mais esta "gastança"! Menos cinismo, cara...

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Os mesmos professores ganhando mais, dão aulas melhores? Não é o que a pesquisa internacional tem encontrado. Por outro lado, salários que atraiam professores melhores, isso pode fazer diferença. O problema aí, é a tal da estabilidade do professor concursado.

    2. José Bueno

      Ouvi, recentemente, de um empresário de Cingapura que pagar bem os professores foi o motor da impressionante revolução econômica de seu país.

  36. Paulo Sales

    Que papo ruim. Um salário que está 70 por cento abaixo do que deveria encomodar nosso amigo.

    Responda
  37. Peter Janos Wechsler

    O nível de educação a que o colunista se refere ultrapassa o nível do presidente. A Coreia

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Sim, José. Grande especialista em Ucrânia. Deveria ser evidente para qualquer um que somente pesado investimento em educação leva ao progresso econômico. A CUT foi uma desgraça junto com o sindicato onde ele passo décadas coçando. Tinha todas as oportunidades para se instruir.

    2. José Bueno

      A m id ia golpista sempre não deixou o Presidente Lula ser ouvido. Quando não escondem omitindo, distorcem o que ele fala. Agem assim porque sabem muito bem que sua capacidade lógica, de argumentação, é excepcional! Desde quando estava no sindicato, até agora nas organizações internacionais.

    3. Peter Janos Wechsler

      é um bom exemplo.

  38. Roberto Pimenta

    O salário mínimo é inflacionário, claro... Comer é inflacionário, comprar é inflacionário, pagar conta é inflacionário. O bufão que governa a Argentina parece que ganhou um adepto de peso... Lá, o controle da inflação é pelo aumento da miséria. Afinal, miserável não recebe salário nem compra nada, portanto a inflação cai. Não é mesmo um gênio das finanças?

    Responda
    1. vitor da Silva

      O salário mínimo é reajustado acima da inflação, mas o mercado é mais inflacionário, ganha uns 7% acima da inflação! O maior inflacionário de todos é o BC, que com a desculpa de ter que controlar a inflação, aperta a economia, onera o governo e faz o que o mercado quer.

  39. jose prado

    Kkkkkkkkkkkkkkk O Salário Mínimo cara? P.q.p.! Ficou louco, cara?

    Responda
  40. Valdir Teixeira da Silva

    Na narrativa neoliberal, aumentar salário mínimo gera inflação, investir na infraestrutura gera inflação, o salário só pode subir com o aumento da produtividade, produtividade que depende mais de investimentos do patrão do que do empregado, haja vista, que depende máquinas. Na visão desses caras, bom é aumentar juro e o governo economizar para ter como pagar esse juro absurdo. O sistema financeiro neoliberal virou um parasita, não deixa o hospedeiro se desenvolver.

    Responda
  41. Márcio Marques Alves

    O governo deveria criar salários mínimos regionais a nível de estados, para testar um modelo de reajuste sobre a produtividade. Seria bom, se ao invés de todo e qualquer reajuste embasado em custos e inflação, que o fossem sobre o resultado do produto ou da produtividade. O problema maior, não são metodologias ou embasamento científico economicista, mas a ganância humana.

    Responda
  42. Marcelo Magalhães

    O autor vê benignidade no sujeito que não trabalha e vive de renda, mas o trabalhador que é quem produz a riqueza que remunera a renda do parasita, ele acusa de ter baixa produtividade e portanto, ele tem que ser miserável. Há uma circularidade invencível nesse modelo, pois o professor é mal remunerado e por isso ensina mal, os alunos com certeza terão baixa produtividade e serão os professores. Ou seja, não há saída para o pobre, enquanto o rico assiste de camarote, sem trabalhar e faturando.

    Responda
    1. Valdir Teixeira da Silva

      A lógica desse sistema financeiro neoliberal é moldada para o rico. Para o dono do dinheiro continuar rico sem trabalhar e o trabalhador viver na miséria. A produtividade do trabalho é absorvida pelo juro. Pessoas iguais ao colunista tentam nos convencer de que o rentista é o bonzinho do sistema.

  43. jarbas cabral

    As pessoas acham que é fácil tornar a escola em tempo integral. Pra isso, a escola precisa ser adequada. Com café da manhã, lanche, almoço, lanche e janta. Além disso, a escola tem que ter condições físicas para que as crianças e adolescentes fiquem lá 8 horas, como piscina, sala de cinema, quadra coberta, local adequado para descanso com refrigeração nos locais mais quentes, sala de enfermagem, vestiários, armário para guardar roupas e material para cada aluno.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Saudosos Brizolla e Darcy Ribeiro.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sr Jarbas tivemos um político interessado em escolas de tempo integral nos anos oitenta. O sr lembra o nome dele ? Chama Leonel Brizola. Foi atacado de todos os jeitos e maneiras. Quarenta anos de atraso.

    3. Dionisio DeBarros

      Muitos sabem que isso nao eh facil, caro Jarbas. Mas se nunca comecarmos, nunca o faremos. Bastaria reduzir a Selic em 1% que sobraria R$ 8O bi extras por ano ao governo, o que daria para impulsionar esse programa. Eh preciso pagar menos juros e investir mais em educacao.

  44. Rai Giovanni

    Se fala bem do PT, são os melhores colunistas, se falam a verdade, vem as criticas. Acordem petistas, a FSP não é o jornal particular de vcs.

    Responda
  45. Marcelo Magalhães

    O que o autor não conta é que essa exigência de ganho de produtividade pode até justificar o aumento, mas antes disto, serve para aumentar o faturamento dos rentistas que vivem da mais valia dos trabalhadores. No Brasil quem paga impostos são os trabalhadores, rentistas não pagam. Metade do orçamento vai para pagar a dívida, ou seja, existe uma legião de pessoas que não trabalham e exigem produtividade dos que trabalham para sustentá-las. É uma inversão completa de valores. Desonestidade.

    Responda
  46. Benedicto Ismael Dutra

    Estamos mal, e não é só na educação. É enorme a dependência do país nas finanças e na produção . O pessoal de fora quer o mercado interno. Os produtos não são da melhor qualidade, mas promovem lucros que são transferidos, assim como na exportação de commodities. Tudo vai sendo acomodado com a classe política e elites beneficiadas, mas a nação e sua população não têm espaço para evoluir e se aprimorar e nisso o sistema educacional, incluindo as mídias tem contribuído para estagnação e declínio.

    Responda
  47. JORGE CESAR BRUNO

    Esses economistas são piadas de péssimo gosto!! Vejamos o PIB, subindo anualmente acima do previsto, desemprego próximo do mínimo histórico, inflação dentro da meta, aumento real do trabalhador, programas de educação como o " pé de meia", além do bolsa família que impõe a permanência das crianças na escola, financiamento estudantil, e... deixa quieto!

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Uma das condições pra se ter o benefício do bolsa família é ter as crianças vacinadas e na escola, ponto! O programa teve início com o primeiro governo Lula em 2003, segundo, sua implementação ajudou a incrementar o comércio local de pequenas cidades, gerando empregos e renda! Produtividade requer qualificação e maquinario de ponta, " fazer mais, con menos"!! Os avanços e resultados não caem do céu, eles levam tempo, e convenhamos, é o governo que mas fez pela educação e combate a miséria!

    2. vitor da Silva

      Sim, PIB subindo, desemprego caindo, inflação controlada... Mas o BC, a politica monetária, destoa totalmente ! Apoiado pela maioria da mídia, o BC aumenta os juros da economia, asfixiando a economia produtiva e transfere bilhões para banqueiros e rentistas. E ainda tem a desfaçatez de dizer que o problema é o salário mínimo , que está inflacionando esta zorra toda.

    3. vitor da Silva

      Sim, PIB subindo, desemprego caindo, inflação controlada... Mas o BC, a politica monetária, destoa totalmente ! Apoiado pela maioria da mídia, o BC aumenta os juros da economia, asfixiando a economia produtiva e transfere bilhões para banqueiros e rentistas. E ainda tem a desfaçatez de dizer que é o salário mínimo que está inflacionando esta zorra toda.

    4. Dionisio DeBarros

      Concordo. Agora que a fome foi saciada, chegou a hora de investir em ensino basico de alta qualidade. Que tal mudar o calendario de todas as escolas para tempo integral, e vincular o beneficio do bolsa familia a matricula e presenca na escola. Ja seria um bom proceguimento, concorda? Lutemos por menos juros e mais investimento em educacao.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não, Dionísio! Não proponho que seja cortado. Apenas aponto que não resolve. Já se vão mais de duas décadas de esmola, sem qualificação alguma a já três gerações escolares sob o amparo do bolsa família. Daí, tem-se isso que você diz: serve para matar a fome. E nada mais. Então indago: por que ? e a formação escolar de quem hoje tem 25 anos e tinha 5 quando iniciou o bolsa família ?

    6. Dionisio DeBarros

      Dalton, tenho certeza de que se tiver que escolher entre comer ou jogar numa bet, pessoas pobres escolherao comer. O que vc prope entao? Que o bolsa familia seja cortado, deixando criancas e donas de casa a merce da sorte?

    7. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema é a realidade. Haverá, sim, inflação por conta do aumento de renda sem ganho de produtividade. Financiamento estudantil para ensino de péssima qualidade não resolve o problema da desqualificação. E o bolsa família, pelo que se vê, virou renda para as bets.

  48. Dionisio DeBarros

    Nos moldes atuais, BC deixou de pertencer ao Brasil e foi entregue ao sistema financeiro multinacional, cujo objetivo eh extrair o maximo de dinheiro do Brasil para contas daqueles que verdadeiramente o comandam. Por isso juros sao mantidos perenemente nas alturas com a divida crescendo. Dizem fazer isso para segurar a inflacao. Falso! Economia patina pq toda vez que cresce acima de 2%, BC aumenta juros, transferindo frutos do crescimento para poucos rentistas, enquanto mantem o pais estagnado.

    Responda
  49. JORGE CESAR BRUNO

    Um dos menores salários mínimos do mundo, é um presidente que ousou dar alguma valorização, ajudando assim uma melhor distribuição de renda, aumento do comércio e indústria, consequentemente melhor arrecadação de impostos, mas... pro colunista e um pecado capital!! Faça me o favor!! Vá para Argentina, lá será muito festejado!!

    Responda
  50. NACIB HETTI

    Lula segue o figurino adequado para as circunstância. Nomeou um banqueiro para o BC e manteve as benesses para os seus eleitores. Se a eleição fosse hoje estaria eleito.

    Responda