Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BERNARDO MANDELERT

    Muito bom. Ou aumenta a produtividade, que inclui a escolaridade, ou não se sai do lugar. Não adianta voluntarismo. Tudo o mais é ar continuidade ao nosso atavismo.

    Responda
  2. Marcelo Fernandes

    Conclusão: para a economia do Brasil andar bem, a maior parte da população precisa colaborar morrendo de fome.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Sr Marcelo, perfeito!! Pra esses economistas, bom e o governo argentino, com 52% da população na miséria!

    2. Marcos Sanches

      A conclusão, pelo seu comentário, é que você não entendeu nada. O que reforça ainda a mensagem a do texto de melhorar a educação no país.

  3. Marcelo Magalhães

    Com certeza em um país de miseráveis, qualquer recurso que for oferecido vira consumo imediato e obviamente inflacionário. Já os dividendos retornam para o investimento que é capital estéril. Esse artigo é um primor que ajuda a quem não entendeu porque a única saída para o miserável é trabalhar como um escravo, ou morrer. Essa fórmula foi aplicada nos dois governos anteriores e por Milei. Por aqui o país parou, a Argentina já tem 53% da população abaixo da linha da pobreza. Ótimo!

    Responda
  4. Alberto A Neto

    "O pior cego é o que quer ver". (Millôr Fernandes)

    Responda
  5. Ronaldo Oliveira

    No único país do mundo onde as empresas não abrem mão de terem lucros muito acima da média mundial, onde ser banqueiro é o melhor negócio do mundo, onde o presidente do Banco Central é um usurário nato e favorece descaradamente sua trupe, a Folha, outrora um jornal progressista, dá palco para um analistazinho reacionário, lambe botas. Lamentável.

    Responda
  6. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Nosso presidente é um político muito astuto, infelizmente sem cultura ou fundamentos que poderiam somar à sua inteligência. A renovação será a maior bênção que a Nação receberá em 2026.

    Responda
    1. Roberto Pimenta

      Vai ser feliz na Argentina...

    2. Marcelo Magalhães

      Perfeito. Acho que o senhor traduz o pensamento de um eleitor de Milei.

  7. PAULO CURY

    Está isenções, por doença e outras não pode colocar todo mundo no mesmo saco, a fórmula eh simples, limitar o desconto ao mesmo valor do que paga um barnabe que ganha o teto do funcionalismo público , que deve dar uns 100 mil reais, passou deste valor acaba a isenção, mas acho que o Haddad não tem esta capacidade de pensar coisas do gênero,

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Cara, vc não consegue nem escrever uma sentença de cinco linhas com coerência. E dá pitacos de macroeconomia. Tenha dó.

  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O que estressa a economia são os juros. Quatrocentos por cento ao ano .

    Responda
  9. Frederico de Souza Cruz

    Segundo Samuel os empresários aqui não devem correr riscos e devem ter seus lucros garantidos. Mesmo com aumento da demanda eles não investem. Na verdade todos os lucros são aplicados no mercado e Samuel entende que isto sim é correto. Em resumo os empresários estão estressados porque a demanda no país aumentou. Segundo Samuel uma legislação trabalhista mais dura com o trabalhador é a melhor forma de investimento. No fundo todos queriam a política economica de Milei. Vai pra Argentina Samuel.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Faria limers inventaram ate essa estoria de PIB potencial de 2%. Sendo que toda vez que o pais cresce acima disso, BC aumenta os juros por achar que crescimento gera inflacao. E o empresario? Dado o aumento de demanda, pq nao investe em aumento de capacidade? Seria pq ja sabe que BC aumentara a Selic, suprimindo a demanda, e tornando inutil todo investimento? Segundo Samuel eh melhor investir dinheiro em titulos do tesouro que da retorno sem risco.

  10. Frederico de Souza Cruz

    Samuel Pessoa continua um portavoz do terraplanismo economico. Vem falando as mesmas coisas há muito tempo . Sempre a mesma coisa: bolsa família e salário mínimo aumentam a demanda e isto aumenta a inflação porque a indústria não cresce. O mais interessante é que a indústria que é privada só cresce se for com o dinheiro publico. Em um neo-liberalismo sério o aumento da demanda seria seguido de aumento de investimentos e ampliação da oferta. Mas aqui o capitalismo é estado dependente .

    Responda
  11. João Leite Leite

    Mas o Lula está sempre errado. Educação e saúde de qualidade para todos é dever do estado. Não é de graça. Todo trabalhador paga impostos suficiente para ter saúde e educação de qualidade de primeiro mundo. Todo trabalhador produz. O faxineiro, o gari. todos cumprem a sua tarefa. Quem ganha muito bem e não produz nada são o políticos. Se o Lula tivesse cumprido a constituição o Brasil estaria ao lado dos países ricos e não teria pobres vivendo nas ruas.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Qta pedancia e qta bobagem infantil em tão curto comentário. Record nacional

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Nosso presidente é um político muito astuto, infelizmente sem cultura ou fundamentos que poderiam somar à sua inteligência. A renovação será a maior bênção que a Nação receberá em 2026.

    3. Julio Bruno

      "... Se o Lula tivesse cumprido a constituição o Brasil...", quem não deixa é o atual congresso!!!

  12. João Leite Leite

    O salario mínimo é inflacionário porque os salario que o trabalhador recebe não dá nem para comprar comida. Milhares de trabalhadores cai na pobreza estrema e vai engrossar o bolsa família e aumentar as favelas todos os anos. Em Sta Catarina vão construir o prédio mais alto do mundo. Custo total para construir, R$3 bilhões. O bolsa família gastou R$171 bilhões em um ano. Gasto suficiente para construir 57 prédios mais alto do mundo por ano.

    Responda