Hélio Schwartsman > 'Nexus' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Já no prólogo de Nexus, Harari nos alerta, nós Sapiens temos acumulado tremendo poder; mas poder não é sabedoria. O Nazismo e o Stalinismo são exemplos de insanidade em massa que envolveram sociedades ditas modernas. A IA tem o potencial de escapar ao nosso controle e de nos escravizar ou aniquilar. Não resisti; já comecei a ler Nexus de Harari! Como o poema de Goethe O Aprendiz de Feiticeiro, ficamos enfeitiçados com o poder. Somos mesmo Sapiens??
Uai, sô, se ele não vender coelho e entregar gato, tá tudo bem bom, né? Desde que tenha pago um toquinho ao espólio do PhilipKDick pra usar o "Nexus".
Ôôô, Gildázio, é que eu não sou um *fino* colega-leitor, né, prófi? Trilogia do Henri Miller é dismais pra um mero corpo-DumBão, como diria a douta Tati Bernardi.... Hahahahah!
Meu caro amigo-leitor, e o "Nexus," da trilogia (" Sexus" e "Plexus")de Henry Miller?
Não é preciso concordar com o autor para apreciar uma obra bem escrita. Uma leitura agradável que faz pensar já cumpriu muito bem sua missão. E eventuais generalizações ajudam o autor a vender seu peixe.
Esse livro foi escrito pela IA acusando a si mesmo para desviar a atenção sobre a real grandeza do seu perigo. Sobre o marciano envolvido nisso recuso-me a comentar.
Li três livros de Harari, Sapiens, Homo Deus e21 lições para o séc21. Parece, ao meu ver, uma função monotônica decrescente. O primeiro se tornou um clássico, fala bem para a plateia. Os outros comentários genéricos sobre temas atuais. Generalizações são problemáticas. Se fizermos perguntas gerais a IA responde constelações. Temos que fazer perguntas claras e com conteúdo especÃfico, a partir de evidências, teorias e corpo de crenças cientÃficas. Harari, como historiador, nos deve explicações
Não li e não gostei
Kkkkkkkkkk!
Em entrevista recente no Estadão (16/09) neurocientista Miguel Nicolelis faz uma crÃtica a Harari chamando-o de superficial. Trecho: "minha crÃtica é a mesma do orientador do Harari, em Oxford, que diz que nem fala mais com ele porque ele basicamente abordou temas extremamente importantes com superficialidade e teses que não têm nenhuma base. Certos livros dele beiram a eugenia, por exemplo.." "ele vendeu muito, caiu nas graças de gente como Bill Gates. Ele virou um porta-voz dessa aristocracia
Legal. O importante é ler com espÃrito crÃtico, como você fez.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > 'Nexus' Voltar
Comente este texto