Celso Rocha de Barros > Globalização de Lula defendida na ONU dá alguns passos à frente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O discurso multilateralista de Lula é velho mesmo e ideologicamente preso na epoca de seus primeiros mandatos. Uma prova disso é que nada do que ele disse e continua dizendo foi implementado. Porém, penso também que o problema está mais na irrelevância de Lula e do Brasil do cenário mundial.
Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.
A fraqueza do discurso não vem do fato dele estar errado, mas da fraca credibilidade de quem o profere. Coisas como encher a boca pra falar de transição energética, enquanto a vontade mesmo é de perfurar toda a margem equatorial. Ou ainda se reunir com a Shell fora da agenda.
O discurso do Lula na ONU foi razoavel e adequado mas incoerente com a sua realidade. CrÃtica fortemente o mundo livre onde eleições valem e ofende Is por perder a paciência e atacar pontualmente seus agressores, e defende Putin e seu ataque por poder, esquecendo da nossa vizinha Venezuela que nos exporta milhares de pessoas fugindo da fome e opressão. Amorim deveria cair.
Artigo maravilhoso. Todos os que escrevem na FSP sobre polÃtica externa deveriam ler e aprender a argumentar como o Celso Rocha de Barros: compreendendo a lógica interna das ações do Itamaraty, ao invés de reagir a declarações, como se estivessem numa mesa de bar e Lula estivesse dando "sua opinião" sobre vários assuntos (Ucrânia, China, etc.). Podem discordar, mas primeiro tentem entender. Só indivÃduos têm "opiniões". Um governo constrói posições, que podem ser proveitosas ou não para o paÃs.
O discurso da esquerda precisa urgentemente de uma renovação. Essa tentativa de tirar o protagonismo mundial dos EUA não cola. Quem manda mais é quem bota mais dinheiro na mesa. O mundo estaria vivendo uma grande recessão não fosse o consumismo promovido pelo American way of live.
Caro Nilton, se não teve a oportunidade ainda, sugiro a leitura da entrevista com a professora Naomi Oreskes na Ilustrada (IlustrÃssima?) deste mesmo domingo.
O Papa também está sempre pregando a paz mundial e o entendimento entre as nações. O diabo está nos detalhes. Dizer por exemplo que a Ucrânia devia aceitar uma paz perdendo parte de seu território, se for esperta, é deprimente.
Não, pelego de pouca inteligência. A ONU é que se perdeu em sua missão. Poderia escrever mais, mas tenho preguiça de sua qualidade profissional.
Que civilizado.
Paulo Fernando, tenho uma proposta. Uma guerra civil para aniquilarmos a praga esquerdista de uma vez por todas!
vc tem alguam protosta?
Que diferença desse deslumbrado para o Élio Gaspari, por exemplo!
Aham...
Quantas divisões o Brasil tem?
A única coisa que não gosto na polÃtica externa de Lula é se calar sobre as ditaduras socialistas na América Latina. De resto, está sim de parabéns! A Ãfrica, a Ãsia e América Latina representam sim o futuro e Lula se dá muito bem com lÃderes refinados e cultivés como Mácron. Está de parabéns pelas crÃticas ao genocidio que Netanyahu faz no Oriente Médio.
E porque não falar também das ditaduras capitalistas do resto do mundo ?
É óbvio que a extrema - esquerda vai defender o discurso enviesado do presidente. Cheio de platitudes e lugares comuns foi descaracterizado por um integrante da esquerda latina-americana ao não tocar na ditadura Venezuelana. Durante dois mandatos,Lula ainda visto como o cara(aspas), financiou obras para as ditaduras amigas da América Latina - pós Petrolão e sem o apelido é uma triste caricatura do que já foi considerado.
Quem acredita que Lula financiou obras para as ditaduras amigas da América Latina, está assinando um atestado de mal informado.
Matéria seria, sem pitaco doMerval! É isso , Lula continua um lÃder global aberto à mudanças e aprendizado também!
Lula é um gênio! kkkkkkkkkkkkkkk dentro da lâmpada!
Lula quer ser o (reizinho)do mundo.
... atualmente debita-se ao governo Lula o desmanche da polÃtica externa pelo governo Bolsonaro.
Uma boa reflexão, colocando os pingos nos is.
O Presidente ajuda a proteger a Terra, único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida.
Desta feita o Brasil contribuiu para a planetarização e para a paz entre os paÃses.
Lula é insignificante. Quem foi recebido por Biden, Kamala e Trump foi Milei. Ele nem convidado foi
Tirando a Kamila, não sei qual a vantagem de ser recebido por Biden ou Trump.
Isso foi onde? No mundo paralelo? A coisa tá séria mesmo. Alienação em alto grau.
Kkkkkkkkkkkk…essa é uma piada, né? De mau gosto!
Hoje Lula é apenas conhecido como boquirroto anti semita e apoiador de párias mundiais.Tudo o que diga terá apoio apenas de Putin e da Coréia do Norte, porque nem pelo Maduro é respeitado. Lula acabou.
É de uma puxação de saco descarada esse colunista. Esse tipo de alinhamento automático obsessivo não contribui.
É de uma puxassão de saco descarada esse colunista. Esse tipo de alinhamento automático obsessivo não contribui.
Ops puxação.....
O Presidente Lula está certÃssimo!
Quanto sofrimento e desespero, que tortura para meia dúzia de leitores terem que encarar a realidade de um nordestino torneito mecânico, eleito pela maioria dos brasileiros, ser interlocutor reconhecido pelas maiores lideranças polÃticas e até econômicas mundiais. Agora temos governo brasileiro, cuidando dos nossos interesses nacionais, desta que é uma das maiores potências do mundo.
Jênio
Kkk
A ONU está próxima do destino da liga das nações. É só ver o discurso de Netanyahu na semana. A negação da ONU dentro delam
Lula, como sempre, está certo. O mais importante presidente do paÃs de todos os tempos, salvou a nossa democracia e nos livrou do atraso.
Queria me solidarizar publicamente com os nossos Napo, Flor, Raà et caterva. Imaginem, meus caros: o nordestino/retirante/sindicalista discursa na ONU e o que repercute é objeto de ampla cobertura e análises como essa do Celso; ato contÃnuo, prêmios dos Gates e dos Clintons. Já o presidente deles ficou célebre pelos discursos como aquele de 8 minutos em Davos ou quando comeu pizza na calçada em NY. Nem me atrevo a cogitar a intensidade da dissonância cognitiva da turma. Força, patriotas!
Celso, gostaria de conhecer este mundo onde você vive, com céu rosa e estrelas carmim. Infelizmente, ou felizmente, no mundo real, o ile_trado que você tanto ado_ra não representa absolu_tamente nada, ou melhor alguém que é ign_orado mundialmente.
Silvia, Como está o céu rosa choque aà na comunidade?
Sai do ZAP, tio....
Paulo, pelo comentário ou você é um robô ou está junto na far_ra.
Tão "ignorado mundialmente" que foi aplaudido de pé pelo Parlamento Europeu.
Isso é só sua opinião, senhor Nilo. A realidade pode ser bem outra. O céu pode ser azul de dia e bem escuro de noite, com estrelas branquinhas ou amareladinhas.
Padilha, Pior é que você pensa que sabe ler. Como nossos todos presidentes.
É justamente por saber ler muito bem que disse o que disse. Volta, mané!
Padilha, És alfabe_tizado? Peça para alguém ler o que postei.
Cara, volta do universo paralelo! O desgoverno Bozo já acabou há quase dois anos! Se liga, mané!
Ele é um polÃtico inteligente a quem faltam estudo e bom senso oriundo de educação, necessária a um governante. Vai bem além de suas capacidades.
Luiz A urna não fica em lugar escuro e somente sou tentado por coisas efetivamente boas. Por isto que me re_cuso em votar em seres de mo_ral, inteli_gência discutÃvel e de person_alidade ainda pior.
TaÃ, Nilo, eu já estava pensando mal de você, mas já que não votou no Bozo, até que você não é tão mau assim... Mas tem certeza que no escurinho da urna você não se sentiu tentado a votar no gen_ocida?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Por que não reconhecer as excelentes propostas de Lula para que o mundo avance nas questões essenciais, urgentes? São problemas que terão que ser enfrentados em conjunto, já que nada pode ser solucionado individualmente, no cada um por si. Após passarmos tantos constrangimentos com a presença, os discursos, as piadinhas, as falas descabidas e desconexas de quem não entendia nada do que saÃa fora do seu mundinho restrito, do cercadinho montado no Alvorada.
A megalomania de Lula nunca acaba. Agora ele pode se orgulhar perante o mundo. Nunca antes O Brasil teve incêndios da magnitude observada em 2024. No lessons learned. PaÃs continua planejando extrair petróleo e portanto produzir mais gás carbônico. Governo não tem lei apropriada e satélites para controlar criminosos ambientais efetivamente. É um governo ga ga.
Manezaço, se o Brasil deixar de prospectar e produzir petróleo sabe o que acontecerá em poucos anos? Estaremos importando petróleo como antes do pré sal. Favor providenciar os recursos para patrulhar 8,5 milhões de km2 e combater os milhares de criminosos ambientais, desmatadores, grileiros, contrabandistas ligados aos PCC/cv, apoiados pela extrema direita e pelo agro ogro diariamente. Dentro do teto, ou melhor arcabouço fiscal, senão o bozoloide do BC se vinga subindo os juros.
O Brasil foi maravilhoso com Luiz Idoso e Dilma, daà vieram quatro anos de destruição, agora tudo voltou ao melhor dos mundos. Haja cachaça.
A nossa situação climática hoje é consequência dos 4 anos do desgoverno do inelegÃvel. Passaram a boiada com força e vontade. Foram demolidos órgãos de controle e prevenção, ocorreram perseguições e assassinatos de lÃderes ambientalistas e indÃgenas. O garimpo, desmatamento, queimadas, grileiros, agrotóxicos, contrabandos, drogas correram soltos, prosperaram. São os que não admitem florestas improdutivas, regiões de preservação, cuidado com a natureza. Isso é papo de esquerdistas!
Solução é o que resiste à prova to tempo. Apenas propostas, vamos ver.
Lula viu sua liderança regional na América do Sul se dissipar, ao ser leniente com o governo antidemocrático da Venezuela. Como o Brasil pode se projetar globalmente, se na América do Sul sua suposta liderança natural está sendo duramente questionada pela acões e falas desastrosas de Lula?
As falas desastrosas poderiam ser evitadas se fosse escalado Alckmin ou um cônsul para falar. A falta de cultura e de educação formal fazem muito mal à nação
Multilateralismo é maravilhoso, o que é execrável por parte de Lula é sua simpatia pelos regimes autoritários e antiocidentais, o que minou sua credibilidade em mediar acordos de paz entre Ucrânia e Rússia. Lula falou muito de Ucrânia e Isr a el, mas estranhamente silenciou diante da crise humanitária venezuelana.
Isrhael assassinou 4O mil palestinos, por enquanto! Agora inventou uma nova guerra e em uma semana assassinou 8OO pessoas, entre as quais duas crianças brasileiras. Perto disso as atrocidades do Maduro parecem meras travessuras.
A crise na Venezuela torna-se minúscula frente aos massacres, mortes e destruição provocadas pela tirania de Netanyahu. Por que essa implicância? Será por ser esse nosso vizinho um mero paÃs subdesenvolvido, sem armas nucleares?
Isso não é análise é opinião de sabujo!
É duro ter que admitir né mané?
Essa é uma realidade difÃcil de encarar!
Celsinjo vom suas colunas parecendo estar cavando um carguinho
Realmente a ONU está eternamente sentada no século passado.
Impressionante a liderança mundial do Lula ao discursar no auditório da Assembleia da Onu com capacidade de centenas de assentos. É verdade que mais da metade não estava ocupada. Sendo que dentre os presentes a maioria estava batendo papo enquanto esperava algum lÃder de verdade. Mas a comitiva do presidente achou o máximo.
Concordo! Impressionante mas no sentido negativo. O tempo dele acabou e continuou falando, desligaram o microfone e continuou falando. Faltam-lhe educação formal e uma dose de lucidez.
Queiram ou não, Lula é um lÃder mundial, tem presença, tem discurso, tem propostas para apresentar.
Adauto,sabias palavras, so o celsinho q acreditou e ta tentando fazer o red banho acreditar
Imagina uma governança Global: Que exija eleições livres na China, Coreia, Mundo Ãrabe. Lula esta lendo o que mandam ele ler. Nem sabe e nem entende esses conceitos que diz.
Cuidado com a inveja. Faz mal.
Você com certeza é mestre nisso, né não?
Concordo! O tempo dele acabou e continuou falando, desligaram o microfone e continuou falando. Faltam-lhe educação formal e uma dose de lucidez.
Há 3 mil anos, segundo o historiador e arqueólogo Eric Cliton professor e diretor do arqueologia do Congresso Americano, o mundo era incrivelmente globalizado. Civilizações do Mediterrâneo e mais distantes desenvolviam intenso comércio, soberanos trocavam presentes, peças do dia a dia produzidas no sul do Iraque eram encontradas na Grécia, e vice versa. Não se sabe bem por que, subitamente entraram em colapso. A hipótese mais provável foram mudanças climáticas, criando disputas, onde havia paz.
O discurso de Lula não é novo. Ainda bem. Apenas aos aldeões cabe fazer datação com carbono 14 de ideias. Ideias funcional, ou não funcionam. Uma das questões mais importantes da globalização são as taxas alfandegárias. Biden aplicou taxa de 102 por cento em carros chineses, e suga empresas europeias com subsÃdios. A China se tornou a maior Fura-Greves da História reduzindo o poder mundial do trabalhador São questões a discutir, ou jogo de mata-mata? Lula está certo.Os aldeões errados.
Acho que o articulista assistiu Lula discursar em outra lÃngua ou em um universo paralelo. Não foi o mesmo discurso que ouvi.
Conta para nós o que ouviu. Tem transmissão direta lá para o universo paralelo?
Melhor articulista da Folha. Vale sozinho a assinatura.
É só falar bem do PT. Se amanhã falar mal, ja vai ser criticado. Petista pensa que a FSP é o jornal particular deles.
Um monte de comentários raivosos de gente com complexo de vira lata. Lula tem muitos defeitos, mas saiu da extrema pobreza para discursar com coerência e lucidez para o mundo. Figura respeitada no mundo todo, ao contrário do outro que gostava de prestar continência a bandeira dos EUA
Celso Rocha, seu peleguismo é de vomitar.
Sei que é duro para um bozoloide ter que conviver com um presidente que tem capacidade de articulação, de análise da realidade e de discursar para o mundo e, em qualquer lugar onde esteja, responder a questionamentos de jornalistas e dialogar com lÃderes dos mais diferentes paÃses. Mas tenho certeza que sua força de vontade napoleônica lhe permitirá superar isso.
Os assinantes de cota correm em socorro do militante de redação.
Cuidado. Foi nessa exata posição que o xará perdeu a guerra.
Se você sofre de bolsonarismo e está passando mal, isso é um problema apenas seu.
As falas na onu servem para o consumo interno de cada membro falante. Palavras ao vento.
O Lula falou um monte de lugares comuns. Nada além disso. Um discurso vazio de acoes. Aliás como o governo dele.
O que você chama de governo vazio: PIB em alta e crescendo, superávit na conta, inflação baixa, desemprego historicamente no mÃnimo, povo assistido e investimentos chegando a rodo. E isso tudo com um congresso hostil à s suas ações.
Queria que ele invadisse ou atacasse algum paÃs?
Acorda ninguém ligou para o discurso de Lula. Os poucos que estavam dormiram.A globo colocou em destaque.
Jumbeira, meu fi , inveja mataÂ…
"O pior cego é o que quer ver". (Millôr Fernandes)
Pô, esse discurso do Lula é mais antigo que a barba dele. O mundo mudou e Lula ainda está nos anos 60. Infelizmente a esquerda brasileira não se atualizou e está perdendo espaço para um monte de doidos mais espertos.
Eles contam com gente atualizada como você.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Globalização de Lula defendida na ONU dá alguns passos à frente Voltar
Comente este texto