Alexandra Moraes - Ombudsman > 35 anos de ombudsman (e quem semeia a dúvida é você) Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. neli faria

    Caraca, sou assinante há 35 anos? Lembro da criação do ombudsman. Não se pitacava nas notícias, então quando percebia um erro, telefonava para a Folha e o,a, ombudsman atendia. Escrevia e-mail reclamando e assim foi.Envelheci aqui! Muitos reclamam da Folha ,porque não sabem ler Jornal! Jornal é para passar notícias: ruins ou não. Ne nuntium necare:mirou neles! Reclamei muito da Caderno de Esportes ser péssimo,não passar notícias do Santos. Hoje,o time está tão ruim que a omissão é ótima!

    Responda
  2. Murilo Belezia

    Hoje fui censurado por aquilo que todos sabemos ser a linha ideológica da novíssima Revista de Variedades, ex-jornal Folha. Mas em um nicho de debates, críticas e elogios à Ombudsman, cabe censura, a.k.a.Moderação? Nem aqui, que deve ser o espaço sagrado do leitor, pode ele dizer as coisas do modo como pensa? Caramba, Alexandra, isso é humilhante para você, apesar de seu esforço contínuo para agradar ao tutor. Master's voice, remember? Fui

    Responda
    1. neli faria

      A Folha manda para moderação e depois publica. Todos os meus nps, só um não foi publicado. Deveria publicar!Quem passa carão é aquele que escreve. O que me irrita é denunciar um comentário e a Folha excluir sem mencionar qual. O meu de agora a pouco foi para moderação. Depois publicará.

  3. Florentino Fernandes Junior

    Parabens pela coluna alexandra, mostrou bem o fogo cruzado em q vc está, no piir momento destes anos

    Responda
  4. Fernando Alves

    A moderação vergonhosa nem publica mais comentários críticos. Vocês viram o exemplo de coitadinho citado pela ombudsman como se tivesse razão? Um cara que abriu mão da humanidade dele pra defender corrupto. Parece o napoleão de hospício que apareceu. Já notaram que só aparece gente nova paga pelo PL pra comentar na folha?

    Responda
    1. neli faria

      Sr. Fernando gente paga pelo pt também? Basta escrever verdade sobre o lula para o povo xingar subjetivamente. Os meus comentários sempre são publicados. Tem gente que diz: você ama o lula, igualzinho os bolsonaristas.

    2. Fernando Alves

      É pra rir mesmo das bobagens que escrevem aqui.

    3. Eduardo de Moraes Carvalho

      Meu caro. O Napoleão de hospício aqui. Não seja tão rápido em me julgar sem ler todo o meu texto. O resto é muito pior. Até agora nem um centavo do PL. Mas vou deixar minha conta bancária com a redação. Votei no PT desde a minha primeira eleição. Mas devo ser um idiota por achar que a revolta popular do outro lado se explica por alguma mais do que imbecilidade. Você não sabe o quanto eu espero que você esteja certo e eu, errado. Abraço.

    4. Florentino Fernandes Junior

      Fernando, as urnas vso te mostrar q tem muuyo menos gente de esquerda do q vc pensa

  5. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Sou leitora assídua dos comentários dos leitores e observo, como a ombudsman, uma bem marcada polarização. Há extremismos à direita e à esquerda, mas há mais que diferença ideológica entre esses dois polos. Leitores de orientação à esquerda, em geral, demonstram letramento e senso critico, enquanto os que se apresentam como "conservadores liberais", em sua grande maioria, regurgitam ódio, sem apresentar argumentos. A FSP fomenta isso, ao promover a cizânia, 'ateando fogo ao parquinho'.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Jaqueline, letramento e senso critico? Vc so destila intolerancia

  6. Alexandre Marcos Pereira

    Trinta e cinco anos. Não é pouca coisa. Não é um sopro passageiro, uma brisa de verão que sacode as folhas e segue seu curso invisível. Trinta e cinco anos é uma vida. Não, é mais do que uma vida. É o peso de um ciclo, a marca profunda que o tempo deixa quando se estende por tantos dias, semanas, décadas. E no meio desse labirinto de horas, lá está o ombudsman. Não aquele que dá respostas, mas aquele que planta a dúvida, que é como semente lançada ao vento. Parabéns, Folha de São Paulo.

    Responda
  7. Luciano Napoleão de Souza

    O ombudsmanato, como disse Alexandra, vem morrendo mundo afora após os jornais não conseguirem mais se sustentar como empresa. A necessidade de “agradar” seguimentos e a ideologização das redações asfixiou este departamento nos jornais. A FSP não fecha o seu pq, assim como o Brasil, não é séria. Alexandra ainda diz a FSP abrirá uma ouvidoria editorial. Deve ser piada. A ouvidoria deverá constar de dois telefones fixos. Um no palácio do Planalto e outro na mesa do editor chefe da Foice.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      O Napu continua abusando do ozônio.

    2. Luciano Mina

      Com certeza: se rebaixar ao neoliberalismo mais irracional e ser sócia da tal "Ponte para o futuro" abrindo o caminho para o hecatombe bolsonarista afundou a credibilidade desse jornal, quanto a tal "ombudsman" em 35 anos essa é se dúvida nenhuma a mais fraca de todas.....

  8. Gilberto Rosa

    Ih, acho tá querendo avisar pro patrãozinho que, dá forma vergonhosa como está a Folha, é melhor fechar, do que ter que passar vergonha. Quem sabe a colunista, como forma de protesto, escreve uma receita de bolo na próxima coluna?

    Responda
  9. NEY HAMILTON MICHAUD

    Mais um texto escapista da ombudswoman. Afinal, " de onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo" , já profetizava o Barão de Itararé (o jornalista Aparício Torelly).

    Responda
  10. Elysio Ernesto Matos Alecrim

    No auge dos ataques a democracia e a civilidade perpetrados no quadriênio 19-22 a FSP comportou-se dignamente, mas agora tornou-se alcoviteira dos baladeiros do atraso. Que pena FSP!

    Responda
  11. Antonio Silva

    Continuo com dificuldades de entender a nova ombudsman, na coluna de hoje só captei que o cargo tá em extinção neste jornal.

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    Os feitos e avanços de Lula na economia, na política externa, nos projetos sociais são evitados, escamoteados, distorcidos, minimizados. Se aparecem, por não haver outra saída, vem sempre acompanhados a um mas. A torcida para que esse governo não dê certo é evidente, como também o esforço para uma candidatura de direita em 2026, mesmo que tenha os dois pés na extrema direita neofascista, como é o caso de Tarcísio.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não se trata disso. A Folha embarcou feio nas estrepolias de Moro, ajudou a implacar o antipetismo, a depor Dilma. Como não tinha o que elogiar em Bolsonaro, elegeu o Guedes o queridinho da vez. Fingiu não perceber a tragédia que se avizinhava.

    2. Fernando Alves

      A imprensa na "única democracia do oriente médio" deve pedir todos os dias o dias o fim da guerra e a prisão do primeiro ministro condenado por corrupção.

    3. RODRIGO NAFTAL

      O papel da imprensa é ser crítica ao governo. Apontar as falhas. Talvez a grande imprensa como a Folha e o Globo estão com dificuldades de se manter, por buscar uma visão mais equilibrada e crítica tanto em relação a Lula como para Bolsonaro. O que as pessoas querem é imprensa de fachada ou de Instagram

    4. Anete Araujo Guedes

      Lula tem proximidade com milicianos.

    5. Anete Araujo Guedes

      Lula abriu uma loja de chocolates para lavar roupas sujas.

    6. Anete Araujo Guedes

      Lula praticou crimes de peculato ou rachadinhas durante longos anos

    7. Anete Araujo Guedes

      Lula comprou vários imóveis com dinheiro vivo.

    8. Luciano Napoleão de Souza

      Cabeça baldia*

    9. Luciano Napoleão de Souza

      A Foice não noticia o que vc elencou sobre o desgoverno de seu ladrao de estimação pq isso simplesmente só existe na cabeça baleia dos militantes petistas.

    10. Gilberto Rosa

      Ótimo comentário, para mostrar o que deveria ser o papel da colunista.

  13. Marcelo Magalhães

    O que pedimos todas as semanas é que a senhora comente o trabalho sistemático de crítica ao presidente Lula. Na mesma linha, a ausência de um comentário de economistas que não tenham contratos com o mercado. Além de médicos que não trabalhem no Einstein, de advogados que não sejam de bancas bilionárias.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado por fazer o papel da colunista. Ela me faz lembrar do personagem do matrix desviando das balas, só que lá era a mocinha que desviava.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pelo o dinheiro e o patrimônio da Viúva, a Folha tem seus especialistas.

  14. jose fernandes de lima junior

    A lá vem a senhora Aras da FSP.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.