Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    por enquanto, depois das eleições isso triplicará. o eleitor votará em quem lhes tira o pão.

    Responda
  2. Emilio Bazzani

    E quanto bilhões do bolsa família vão para as bets... aumenta a miséria.

    Responda
  3. Marcelo Fernandes

    Artigo urgente e da máxima importância, afinal o dia das eleições está chegando. Tanta gente passando fome no meio de tanta riqueza é sintoma de algo muito grave acontecendo em SP.

    Responda
  4. roberta melissa oliveira sales

    Para a política e os políticos, tudo está errado, caso suas bases eleitorais sejam atingidas. Até uma pesquisa seria feita por universidades sérias. É só passear por são Paulo e cidades das regiões metropolitanas e veremos a olho nu que o povo empobreceu. É só ir ao mercado. Na sexta eu e minha mãe deixamos 420 reais no mercado e voltamos com cerca de sete sacolas. Só de carne foi 60 reais. Um kilo de chuchu quase 5 reais. Um maço de salada quase 4 reais. Bolsa família não resolve mais.

    Responda
  5. Vilma Inácio

    O consagrado instituto concluiu: pai Luli tirou 100 bilhões da pobreza (junto com os 30 bilhões de Gaza). Mas nos estados em que o Bozo comanda aí todo mundo morreu de fome pq o picolé de xuxu foi lá e roubou a merenda da população. Se é PT falar bem, se é Bozo falar mal. Como está o Maranhão caríssima senhora? E a ilha do Marajó? Criança lá não come, eh a recíproca

    Responda
    1. Vilma Inácio

      Eu não defendi nada…. Como vc é burr o

    2. Marcelo Fernandes

      É sério que você veio aqui defender o indefensável? Não espanta que o delinquente goiano conhecido como "M" tenha eleitores em SP.

  6. Márcio Marques Alves

    Interessante os retrocessos em programas contra a pobreza; uma evidência de que eles não são eficazes por não sobreviverem a outros governos. Prova que é preciso uma política de Estado contra a fome, e não política de um único governo. Interessante lembrar ainda, que mesmo com a "fila do osso", o IBGE registrou redução da pobreza entre 2021 e 2022; e isso, alguns meses depois de a ministra do Meio Ambiente dizer que havia 120 milhões de famintos no país, ou seja, metade da população brasileira.

    Responda
  7. Luiz Gustavo Amorim

    Os camisas amarela assinantes da Folha parecem pesquisadores etnográficos. Falam com tamanha autoridade sobre a fome que me faz pensar que estamos diante de sumidades reservadas que guardam décadas pesquisa e conhecimento apenas para contestar os dados apresentados por outros institutos. Esses sapecas vitimas do efeito Dunning-Kruger nos divertem, rs.

    Responda
  8. Rai Giovanni

    A conta não fecha, Lule tirou 36 milhões da pobreza.

    Responda
  9. Bob Pereira

    Parece que os números das entidades estão escandalosamente distantes, a ponto de ficar acima da média nacional, no caso dos dados das universidades. Resumindo, não há a mínima confiabilidade nesses dados, claramente de cunho político.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Não é o seu estômago que queima e grita. A fome talvez nunca tenha batido à sua porta, ainda.

  10. Antonio Melo

    A direita de Temer e a extrema direita de Bozo reintroduziram o Brasil no mapa da fome. O Brasil q tinha saído do mapa da fome no governo Dilma conforme apuração da ONU. Bozo gerou as filas do osso (uma vergonha internacional p/ o Brasil) e da qual o abjeto se orgulhava, sendo q ao final de seu governo tínhamos 33 milhões de famintos. Lula em um ano e meio de governo resgatou 20 milhões do mapa da fome e pretende retirar todos até o final do 3º mandato. No seu 4º mandato deixará a fome + longe

    Responda
    1. Iran Passos

      FALA SÉRIO!?!!

  11. Laudgilson Fernandes

    E tem vereador da extrema direita atacando o Padre Júlio.

    Responda
  12. Márcio Marques Alves

    Mas as prioridades atuais são: mudanças climáticas, racismo, igualdade de gênero ou qualquer outra pauta do tipo. Enquanto fome, desemprego, pobreza ou miséria e exclusão social, são pautas do passado; como se o Brasil tivesse superado o subdesenvolvimento ou passasse a ser parte da OCDE. Esse negócio de bilionário injetar dinheiro em partidos de esquerda, deu nisso.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Interessante os retrocessos em programas contra a pobreza; uma evidência de que eles não são eficazes por não sobreviverem a outros governos. Prova que é preciso uma política de Estado contra a fome, e não política de um único governo. Interessante lembrar ainda, que mesmo com a "fila do osso", o IBGE registrou redução da pobreza entre 2021 e 2022; e isso, alguns meses depois de a ministra do Meio Ambiente dizer que havia 120 milhões de famintos no país, ou seja, metade da população brasileira.

    2. Márcio Marques Alves

      Mas é isso que eu não entendo: teve fila do osso, e depois o próprio IBGE, da gestão atual, chegou à conclusão de que houve redução da pobreza entre 2021 e 2022. Tem algo errado nessa narrativa. A atual ministra do Meio Ambiente, disse que 120 milhões de pessoas passavam fome. Agora ela não parece se preocupar mais com os famintos. Só em não pavimentar uma estrada que poderia transportar alimentos na Amazônia.

    3. Antonio Melo

      Vc pensa q convence quem? Bozo deixou as filas do osso pelo Brasil e reintroduziu 33 milhões de brasileiros no mapa da fome, sendo q Lula, em menos de 1,5 ano de governo, já retirou 24 milhões desses famintos. Viver de difamação é o caminho da desmoralização.

  13. Vitoria Machado

    "A fome em grandes plantações." G. Vandré.

    Responda
  14. NACIB HETTI

    Lula vai resolve esse e de mais 32 milhões de famintos. É promessa de campanha.

    Responda
    1. Antonio Melo

      Lula em 1,5 ano de governo já resgatou 20 milhões desse mapa da fome q Bozo recriou com as abjetas filas do osso. Até o final do 3º mandato Lula acabará resgatará todos e em seu 4º mandato deixará fome mais longe ainda dos brasileiros ( e ainda elegerá mais 2 sucessores).

  15. Itamar Perenha

    Aí o cara se cadastra no bolsa familia e aposta nas bets. Enquanto espera ficar rico vai vivendo de esmolas, do que lhe dão de comida e da bondade alheia (quando encontra bons). Como último refúgio vai na modesta Paróquia da Mooca.

    Responda
  16. Carlos Amorim

    Em geral a fome está na periferia distante, não no pedinte da av. Paulista

    Responda
  17. Tersio Gorrasi

    Peçam a um faminto varrer a sua calçada, retirar o mato, recicláveis e outros detritos em troca de um pagamento e vejam o que acontece. Preferem sentar e deitar nela, suja como está, contaminada por urina, fezes, escarro e outras secreções estendendo a mão por uma esmola.Isto é Brasil, seguindo sempre a lei do menor esforço

    Responda
    1. Antonio Melo

      Peça para um presidente facínora não roubar joias e não traficar drogas no avião presidencial, e o criminoso bandido nem se importa. Mas vai pra cadeia com seus comparsas, tenha certeza de q vai e com condenações humilhantes. E pra cadeia junto com militares, empresários e políticos golpistas; os verdadeiros criminosos da pátria. Aguarde...

  18. CARLOS TARDIVO

    O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e boa parte de sua população passa fome!

    Responda
  19. Florentino Fernandes Junior

    O chute podia ser de trezentos mil, fois milhoes, vinte mil, tanto faz para a coluna ativista

    Responda
    1. José Fernando Marques

      "Negue o meu amor, o meu carinho/ Diga que você já me esqueceu/ Pise machucando com jeitinho/ Este coração que ainda é seu..."

  20. Florentino Fernandes Junior

    Passam fome e jogam seiscentos reais em apostas

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Falando em reais, o seu comentário de bolsonarista não vale nada.

    2. Antonio Melo

      E Bozo q era presidente roubava joias e traficava drogas no avião presidencial! O povo faminto q joga é uma vítima desses ladrões da nação.

    3. José Fernando Marques

      O que só torna o quadro mais grave. Empatia, por favor.