Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel Silva

    Moralmente dá raiva, mas qualquer governo racional tem que ficar passando pano ou se omitindo perante aos agressores e seus aliados na subtração de soberania alheia, como Rússia / China, que fazem parte da nossa cadeia econômica.

    Responda
  2. ILIMAR CANDIDO KASPER

    Penso junto comigo... a China é um quinto da população mundial. A Índia é outro um quinto. O Brasil tem enorme área e capacidade... É só querer e direcionar ao lado certo da mesa, que é redonda, não é mesa quadrada com cantos vivos. Pense e aja com o que te ofereça mais qualidades

    Responda
  3. Daniel Salomon Guimarães

    A China tem forte dependência econômica no setor imobiliário (mais de 20% do PIB), que está precisando de maciça intervenção estatal para se manter em pé... Vai dar certo, sem dúvida.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    O gigante asiático com sua fome insaciável por commodities e produtos primários, continuou a ser o principal comprador de soja, minério de ferro, carne e outras riquezas que brotam da nossa terra. A China, que nos últimos anos consolidou sua posição como o maior parceiro comercial do Brasil, encarna o destino de uma nação que soube usar sua economia planejada e, ao mesmo tempo, o dinamismo do mercado para saciar sua necessidade de crescimento exponencial.

    Responda
  5. José Cardoso

    Toma chá quem não tem café. Ficando mais ricos os chineses devem aumentar suas compras da rubiácea.

    Responda
  6. Joya Fernande Sachs

    Nos leva a sugestão super básica de olhar para todos os lados, sem desprezar nada..

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  7. Gilberto Rosa

    Boa coluna, a Folha poderia acordar também com um chá chinês, ao invés de 10 colunistas americanos, quase todos de terceira categoria, poderia colocar ao menos um asiático, e por favor, que não seja americanosta de fundo. É só uma vontade, a Folha sempre representou mais os interesses americanos que os brasileiros, desde o golpe 64.

    Responda
  8. Wil Leon

    O que foi exportado? O que importamos e como esta a balança?!

    Responda
    1. Ciro Lauschner

      Soja,milho, minério de ferro, principalmente. Uma mixaria de carne de gado , porco e frango, ou seja ítens brutos que não agregam muito valor.Uma crise na China, que chegará e nosso agro, que aliás não se importa em importar adubo roubado pela Russia na Ucrânia, irá para o beleléu.

  9. Jorge Alberto Wolpert

    Muito boa notícia. Até procurei assistir "Mude, mas comece devagar..." com o Abujamra, no YouTube, que é um bálsamo para a mudança.

    Responda