Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lourenço Orlandini

    Mesma colocação dos leitores anteriores. Seria interessante saber por qual fonte de energia o Reino Unido substituiu o carvão e como anda o consumo no Brasil pra essa finalidade. Obrigado

    Responda
  2. Camila Castro

    Bom dia! Seria bacana se houvesse dados sobre o Brasil. Obrigada!

    Responda
    1. Erich Schaitza

      Oi Camila. A EPE, logada ao Ministério de Minas e Energia, publica mensalmente o balanço de fontes de energia, elétrica e total (inclui combustível e calor também). Em 2023, carvão representou 1,2% da energia elétrica e 4,6% da energia total.

    2. sandoval abreu sader

      O Brasil usa carvão?

  3. DENNIS HYDE

    Obrigado pela notícia Susanna. Seria bacana mostrar quais foram os substitutos, como isso foi planejado e executado, bem quais os impactos em emissões. Se o Reino Unido está nessa toada, por que estão aumentando explorações de petróleo no Mar do Norte?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A demanda de energia não para de crescer, tanto em nível de consumo como de consumo per capita. O que houve é a substituição de uma fonte mais poluente por outra menos poluente e não necessariamente mais barata. Sem cair o número de habitantes no planeta e sem reduzir a quantidade de energia consumida por pessoa seguirá sendo essa a narrativa.