Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Luís de Godoy Machado

    Como já disseram, faltou a questão dos tempo de aposentadoria. 250 vezes por quantos anos? 55 anos como no exemplo? E se for menos, tipo uns vinte e cinco anos?

    Responda
  2. CARLOS EDUARDO CORREA TOLEDO

    “… precisará acumular algo em torno de 250 vezes…” Faltou dizer em que idade se dá a aposentadoria

    Responda
  3. jarbas cabral

    Tem aquela solução também dada pelo poeta: eu não preciso de muito dinheiro, graças a Deus.

    Responda
  4. Marco Antônio M de Oliveira

    A formação de uma retaguarda para a aposentadoria em nada difere dos cuidados com a saúde e a alimentação: doses de sacrifício no presente asseguram alguma segurança no futuro. Ênfase para "alguma", já que tanto a economia do país quanto nosso organismo podem reservar surpresas inesperadas. Afinal, vida é o que acontece enquanto fazemos planos.

    Responda
  5. Antonio Melo

    A China hj tem 300 milhões de aposentados e está resolvendo essa grande questão do século XXI. Já é a maior economia mundial na paridade do poder de compra (produção de bens e serviços) e logo será na paridade do dólar A grande nação tecnológica do século XXI tem muito a nos ensinar. Mas a imprensa "livre" censura, pq a China nega o direito de propriedade (origem da exploração do homem pelo homem).Lá, quem compra uma casa, um apartamento só tem direito de usufruto a propriedade é do Estado.

    Responda
  6. Antonio Melo

    A China hj tem 300 milhões de aposentados e está resolvendo essa grande questão do século XXI. Já é a maior economia mundial na paridade do poder de compra (produção de bens e serviços) e logo será na paridade do dólar A grande nação tecnológica do século XXI tem muito a nos ensinar. Mas a imprensa "livre" censura, pq a China nega o direito de propriedade (q é a origem da exploração do homem pelo homem), quem compra uma casa, um apartamento só tem direito de usufruto a propriedade é do Estado.

    Responda
  7. Adauto Lima

    Quando jovem pensamos num carrão, smartphone de primeira, raves, etc. Então tem que considerar isso. Por outro lado, quando idosos, temos que prever: medicamentos e suplementos caríssimos, cirurgias com próteses não cobertas pelos planos de saúde, cuidadores, etc. Conclusão: Preveja 500 vezes mais.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por isso mesmo deveríamos fazer o que fazem os países civilizados, não me refiro aos EUA, claro. Saúde e educação publica de qualidade para todos! Planos de saúde só são solução para ricos e donos das operadoras. Não há aposentadoria que dê conta do custo cada vez maior dos tratamentos médicos privados.

    2. Galdino Formiga

      Boa aposentadoria e bom lastro patrimonial garantem isso.

  8. Isabel Trindade

    Excelente conteúdo. O cenário futuro para a terceira idade é catastrófico. E se não começarmos agora um amplo trabalho de educação financeira, o efeito será em cascata.

    Responda