Dora Kramer > 'Direitas' entram em cena Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mais um ótimo artigo da Dora Kramer, que faz análise perfeita da situação polÃtica atual.
As esquerdas sob a marquise do Lula? Essa senhora vive em qual paÃs? Gente, que coisa rasa!
Meme do dia: Dora, no Brasil tem comunista? Não (só o ministro do Supremo, o Dino).
Após o término do perÃodo de governos militares, o debate público brasileiro foi durante muito tempo dominado pela esquerda. As discussões dela eram as que repercutiam de modo significativo e sua corrente menos ruidosa, a social-democracia, chegou a ser ardilosamente chamada de direita para confundir as pessoas e fazê-las ignorar tudo o que fosse prejudicial a esse arranjo. Oxalá tal quadro esteja definitivamente superado e as forças polÃtico-ideológicas destras consigam se firmar cada vez mais.
Olha, eu até me esforço pra ter alguma paciência com essa colunista mas sinceramente não dá, é sempre tão rasteira. Não tem contexto e momento polÃtico a considerar nas suas análises. É um tatibitati prisoneiro de um repertório analÃtico repetitivo e ideologicamente comprometido. Sobre a esquerda então ela tem uma déficit de compreensão só explicável por sua absoluta má vontade e, por assim dizer, anti-esquerdismo encroado.
Hahahahah, dedo no'zóio! Acho que vai ter que ressarcir os óculos Zé Roberto. Hahaha!
Na esteira desse lÃderes caricatos estão TarcÃsio, Nunes e outros. Não se envergonham de apoiar golpistas que exigem o impeachment de Moraes, anistia aos invasores e mandante da sede dos três poderes, aos pregam a prevalência dos preceitos religiosos em detrimento das leis constitutional. São os que prosperam na via das enganações, mentiras, fakes, distorções da realidade, negação da ciência e cuidado ao meio ambiente etc.
Eu sou da América do Sul/Sou do mundo/Sou Minas Gerais. E no mais, gerais.
Ah, desculpe: todas essas desqualidades, são o que a dona Cremer chama de modernidade polÃtica. De dereita, coisa fina e tudo.
Totalmente mineiro: filho d'um, marido d'outra. E nascido em Pira, caipiracicabano da gema. Tudo com grande orgulho, felicidade, na verdade.
Ei! Marcos! Esse Uai é bem mineiro. Não entendi seu comentário.
Uai, Anete, mas isso é exatamente o que a dona Dora chama de "modernidade polÃtica". A torta e à direita.
Agora é a vez da extrema direita neofascista. Trata-se de dar força a esses lÃderes autoritários, reacionários, precários, violentos, misóginos, machistas, preconceituosos, anti-ambientalistas, ocos, vazios, que não passam de uns indigentes intelectuais.
Um passado que já passou e que venceu as últimas eleições presidenciais. Ou será que a torcida da colunista é em favor do avanço da extrema direita golpista?
Bom, há sempre compensações no mundo, Dona Dora: a chatice é uma só, daqui até a Antártica. Há várias esquerdas - cada vez menos, inclusive - justo porque o chapelão do pt não cobre a todos os ombros, que dirá célebros. Essa "direita" que a senhora menciona, nem cérebro tem, é só interesse - bateu contra o meu, faço um partido; interessou-me também? Junto-me a quem for. Nem o Marçal é caricato nem os demais são respeitáveis, olha os temas: impedimento de Xandão e anistia a gorpista. Haja Roundup
a ideologia da direita é de divisão, entre os que não devem responder a constituição e o resto. Estão aà as bets, os aplicativos de acompanhantes dentro do meio esportivo e na cbf, ruralistas, clinicas de harmonização facial a genitálias, garimpeiros, grileiros, instituições financeiras, presidente do banco central, todos contam com a direita, para serem invisiveis fiscais e serem o povo escolhido de deus.
Dora tem uma análise profunda, ela acha que a direita briga por grandes nomes: Bolsonaro,Marçal, Tarcisio, Caiado, Malafaia, Bananinha,Flavio Renan, Damares, Girão,Nicolas Ferreira, Hatten, Malta Costa Neto..... E aà vão os luminares ideológicos cujas propostas de paÃs Dora defende fortemente. No momento ela adicionaria Milei. Como diziam: Que tristeza Greta Garbo acabou no Irajá.
Dora no Nordeste PT não fará prefeitura alguma
Até a vÃrgula fugiu do comentário safrário.
Até a Dora começou preparar desculpas para justificar que seu Boules vai ficar fora.
Falta uma Direita que não se renda ao sistema, que não seja cupim dessa máfia toda, mas que também tenha rumo de Nação, que tenha uma Ordem de fato e Progresso que queremos: com educação, reformas, fazer o dever de casa no próprio Estado reduzindo custos e aumentando eficiência pra poder ao mesmo tempo que oferta melhores serviços públicos com maior qualidade, reduzir a carga do elefante dos impostos em cima do cidadão. Direita, mesmo, sabe gente!?
A direita é justamente o cupim dessa máfia toda. Falta é um centro que congregue o melhor da esquerda e da direita em prol de uma sociedade mais próspera e justa.
A senhora Dona Dora precisa se conformar com a realidade, o seu PT não tem eleitores, tem Fãs e Fãs existem de todos os tipos de Artistas a Ladrões, a novidade é que Fãs existem no mundo todo mas Fãs de Ladrões só existem por aqui com o condinome de Eleitores do PT.
A ferradura gastou, barná, vê se troca...
Pobre esse pessoal de esquerdas e direitas do Brail, a grande maioria nunca repousou sua mão ou mesmo os olhos em um livro de Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Montesquieu, não sabe o que foi a revolução francesa nem como foi a luta entre bolcheviques e mencheviques na Rússia, o que falta aqui é o que os nossos polÃticos não querem prover ao povo: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
não esquecer que o maior grupo polÃtico (??) por deputados eleitos é o "centrão"; politicamente esquerda/direita, se considerado o peso deste grupo, são irrelevantes. Qualquer agenda ideológica, tem que passar obrigatoriamente pela peneira do tomá lá/dá cá do centrão, o que minimiza o impacto dos radicalismos ( o que seria bom ou mau conforme o olhar).
Irrelevantes as denominações. O que verdadeiramente importa é saber que o grupo "direitas" é bem maior e não coloca em risco o sistema econômico no qual o Brasil está inserido. Os partidos de esquerda são simples siglas para arrecadação de grana partidária; estão inseridos na economia de mercado.
Cuidado! A inserção do Brasil não é mais aquela da década de 1970, houve uma mudança colossal nas nossas relações internacionais, a começar pela pauta de exportação e importações, quem apostar num alinhamento subordinado ao bloco ocidental, vai perder !
Bingo
Floriano Fernandes Junior, e na extrema direita tem um corretor com 52 imóveis e um negociante de joias rou|badas
A direita é assim: capitalismo na veia.
Luciano Napoleão de Souza, chola não bebê f dp
Bolsonaro tem muito pouco de direita. Apenas a pauta de costumes o aproxima da direita (mais especificamente dos conservadores). Bolsonaro não adota os fundamentos do liberalismo econômico, venera o estado hipertrofiado, tem aversão a reformas e modernização do estado, se opõe à economia de mercado, é antiético e autoritário. Tudo isso o aproxima muito do Lula e de outros polÃticos de esquerda. Na prática o que se tem é o infame bolsopetismo.
Eu acho genial essa palavra "bolsopetismo". É um termo sintético que permite identificar imediatamente a capacidade cognitiva e a bagagem cultural de seu usuário.
Olhe mais para a esquerda, Celso, vai enxergar um bocado de fascistas em busca de um mundo ideal, de acordo com as próprias convicções.
A história desmente a versão de que direita é sinônimo de liberalismo econômico e conservadorismo de costumes, temos o fascismo como ideologia e governo da direita, com pauta conservadora de costumes e forte ação estatal, a direita caminha pelas mãos dos donos do capital, visa preservar a exploração da força de trabalho e a propriedade privada dos meios de produção!
Falta um "libertário" que fala com cachorro morto.
Maria, minha cara, realmente tá em falta: o Bozo ou Marçal só conseguirão latir juntamente com o cão...
Talvez o melhor interlocutor kk
Sempre bom lembrar : desemprego em queda,inflaçâo controlada,PIB subindo e melhora da percepçâo da economia,segundo agências de classificação de risco. Agora uma perguntinha bem inocente e singela : Que números positivos tem Bolsonaro pra mostrar de seu ex governo ? Pois é...
O Paulo esqueceu da Faria Lima indicando outro banqueiro para o BC. E ainda tem gente pensando que o Lula é esquerdista.
hammmas, taxacao , sigilos , escandalos, fraudes, empreiteiras corruptas e seus donos sendo perdoados e nem o dinheiro roubado vao ter que devolver, censura, venezuela, queimadas, ibge em crise por fraudar numeros mudando a formula do calcuo, como no caso do desemprego, autoritarismo, alinhamento a ditaduras e autogracias, querendo controlar juros na marra o que nos levou a uma baita crise no gov dilma, 44bilhoes de rombo na saude, a lista nao para
Certo, e gastos subindo três vezes a arrecadação, né? Tá preparado pra pagar a conta? Taxad vem aÃ!rsrsrs
" A sorte das "direitas" né que as "esquerdas" vivem de um passado que já passou " . A sorte das "esquerdas" é que a direita é incompetente e vive de mentiras. O brexit afundou o Reino Unido e a Argentina já tem nÃvel de pobreza da Ãfrica. A sorte da direita é a solidariedade e parceria com grande parte da imprensa.
Sei… A Argentina estava maravilhosa por conta dos papais noéis perdulários, né? Quanto ao Brexit, é mais uma consequência de não levar a sério as demandas de parte da população em função de agendas estúpidas, entre elas migração descontrolada, problemas econômicos e aà vai.
O conceito de esquerda e direita do seculo XX cada vez mais perde o sentido. Mo mundo do narco-Brasil existem bandos com seus chefes ,Lula e Bolsonaro, lutando entre si pelas mesmas coisas, mercado e benefÃcios pessoais.O que está surgindo agora são movimentos mais modernos que se baseiam no respeito e no diálogo para buscar o comum , como TarcÃsio na direita e Tabata na esquerda. Ainda bem.
Há tentativas de mudanças de quadrilha a cada quatro anos, certamente, enquanto os oligarcas nadam de braçada em penduricalhos. Essa é a nossa dita democracia. O povo de carga que se lasque.
TarcÃsio é moderno e se baseiam no respeito e no diálogo para buscar o comum? Pergunte para os moradores da periferia do Guarujá qual foi o diálogo com o cara de chapisco. E o que é esse "buscar o comum"? Só se for o lucro dos acionistas da Equatorial.
Dscp, amigo, mas Tábata não é de esquerda. No máximo, pode ser considerada semelhante a uma democrata americana, paÃs onde existe uma direita liberal progressista e uma direita conservadora e só.
Olavo de Carvalho, o principal insuflador dessa 'nova direita', declarou publicamente ser um 'anarquista'. Ele era mestre na arte de jogar uns contra os outros dentro do próprio rebanho, bem como de se tornar inimigo de antigos aliados. Então era questão de tempo para a 'nova direita' estar toda digladiando entre si. O único fator que pode mudar isso é o aparecimento de um inimigo comum que una todas as facções - e alguns integrantes do STF têm feito esse favor a eles.
O inimigo comum também gosta de grana.
Texto tendencioso com pé e com cabeça.
O texto é mera constatação.
a direita brasileira não existe mais, agora só extrema direita, não vejo nenhuma alternativa da direita civilizada que come com talheres tentando se afastar dos negacionistas gool pistas
Fineza, hein, napô?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pelo nome do sujeito já prevemos o QI.
Ja na esquerda eu vejo varias alternativas: esq janja-leblon, esq boules disse e nao disse, esq ham mas
O PT tem umas dez divisões internas tinha mais. Não é possÃvel que alguém que se positione esquerda não encontre um nicho para se aninhar. Por exemplo qual é a ala daquele tesoureiro, o prof Delúbio. Ao deparar com a foto dele fumando charutos, cubanos por suposto, pensei deve ser um grupo privilegiado. Depois adega de Atibaia mudei de idea, melhor vinho que charuto. Agora com a Jan já se hospedando em Paris com uma corte, o pobre do presidente ficando na embaixada em NYC, perde-se o referencia
e não recebeu nem um mÃsero colar de diamantes
Não existe solidariedade entre seres que se dispõem a seguirem Bolsonaro e coisa que o valha.
Prezada Dora, como eleitor da direita, digo que sempre foi assim. "Bolsonarista" é um rótulo que foi criado pela esquerda para constranger eleitores da direita. Assim como chamavam-nos de "neo-liberais" e até de "fujimoristas" na década de 90. A direita é plural e é complexa. Tem a direita conservadora e tem a direita liberal, por exemplo. A direita voltada para os costumes, a direita voltada para a economia. Tem os "anarcocap" (Milei...) E tem a direita podre também, do capitalismo selvagem.
Tem gente que é bolsonarista sim.
Dona Dora escreveu muito bem hoje, mas nas entrelinhas quis comemorar com a sua ideologia e no fundo criticar as esquerdas agora pergunto Dona Dora as esquerdas não podem existir?
O Gilmar tá certo; a esquerda também gosta de grana.
Nada mais natural, já é simplista dividir o espectro polÃtico em Direita, Centro e Esquerda, como se apenas 3 vertentes pudessem abarcar todas as linhas de pensamento polÃtico humano.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > 'Direitas' entram em cena Voltar
Comente este texto